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Os marketplace estão entre as plataformas mais importantes quando se trata de um e-commerce, o famoso comércio eletrônico.

Essas plataformas são como um shopping center virtual que atraem os consumidores para comparar diversos produtos através de fotos chamativas e descrições bem elaboradas.

Mas eles também são ideais para pequenos lojistas acharem uma nova maneira de expor seus produtos como um balcão térmico para alimentos, por exemplo.

Os marketplaces vêm crescendo de maneira exponencial que, atualmente, representam bem mais da metade do faturamento em e-commerces no Brasil.

Muitos brasileiros julgam esse tipo de compra mais fácil, rápido, seguro e cômodo para as suas rotinas que costumam ser corridas.

Ou seja, plataformas de marketplaces são extremamente relevantes no novo cenário digital em que vivemos, elas contam com uma série de vantagens, mas também com desvantagens, conheça algumas delas no decorrer deste artigo.

Entenda o que é marketplace

Quando se traduz a palavra marketplace livremente é possível interpretar como “lugar de mercado” ou “local de compras”, nele um espaço livre expõe produtos para que os compradores avaliem os itens e fechem negócio.

Como já mencionado, o Marketplace é um modelo de shopping virtual, diversas empresas podem anunciar nele, até mesmo uma especializada em assistência técnica electrolux geladeira.

Com isso, as vantagens assim como as desvantagens acompanham todos os envolvidos, possibilitando avaliações de uma série de profissionais e de compradores.

Os comerciantes e empreendedores podem fazer a divulgação de seus trabalhos e conquistar muitos clientes através dessas plataformas.

Eles podem fazer uma intermediação de negócio mais facilmente e lucrar ainda mais com as conexões que forem estabelecidas.

Além disso, quem administra um marketplace não conta com obrigações muitas vezes estressantes como:

  • Demanda;
  • Fabricação;
  • Estoque;
  • Entrega.

Até porque, essas e outras responsabilidades são exclusivas dos fornecedores da própria plataforma.

Tendo em vista que a função mais importante desse empreendedor é fazer a gestão da plataforma, além de atrair mais clientes e fornecedores, ele pode usar boas técnicas de marketing digital. 

Essas e outras questões mostram o quanto os marketplaces mudaram os e-commerces e tornaram as compras que já eram fáceis, muito mais práticas e muito mais eficientes.

Vantagens de vender no marketplace

Para aqueles que estão em dúvida sobre escolher esse tipo de plataforma para a divulgação de seus produtos como uma chapa expandida inox, por exemplo, conheça algumas vantagens.

Grande volume de público

Por contar com tantos produtos de diversos segmentos, o marketplace consegue chamar a atenção dos maiores e dos mais diversos públicos.

Isso dá maior visibilidade ao negócio e atrai mais pessoas que podem não conhecer a marca, tendo uma primeira oportunidade nessas plataformas.

Aumente as chances do cliente voltar

Quando a plataforma está sempre propondo novas ofertas e produtos ao público, os clientes tendem a passar mais tempo nela e a voltar sempre que quiserem ou que precisarem.

Por isso é mais fácil e prático concentrar as compras em uma única plataforma do que ter que lidar com vários canais de vendas e vários pedidos diferentes.

Gastos menores

Essa é uma das maiores vantagens que o marketplace apresenta, a redução dos gastos tanto com marketing quanto com publicidade.

Até porque, a plataforma oferece espaços únicos para que as marcas possam expor seus produtos como cabo de aço para aparelho de musculação, e receberem mais acessos.

Como a maioria dos marketplaces contam com grande divulgação, as empresas podem investir muito pouco em mídias e propagandas para o negócio.

Mais uma maneira de vender

Ter um ponto de vendas no marketplace é mais uma oportunidade da empresa de atrair novos clientes e aumentar ainda mais seu número de vendas.

Por isso manter presença nos maiores marketplaces aumenta as chances das pessoas interessadas no que a marca oferece conhecerem mais sobre os seus produtos e serviços.

Ajudar novos negócios

Esse tipo de ponto de vendas ajuda muito novos negócios a começarem a vender no mundo online, até porque a maioria começa com uma estrutura bem pequena.

Por isso o marketplace ajuda a colocar o nome desse negócio no mercado, chamando a atenção de mais pessoas sem precisar gastar muito com uma estrutura de e-commerce enorme.

Aumenta do alcance marketplace

Como já mencionado, o alcance de um negócio de aluguel de plataforma elevatória, por exemplo, ajuda a aumentar muito a visibilidade da marca e o que ela oferece ao público.

Até porque, a maioria das plataformas de marketplace recebem milhões de visitas durante um dia, e elas podem vir tanto do Brasil quanto de outros lugares do mundo.

Por isso, quanto mais pessoas conhecerem seus produtos menor será a necessidade de gastar rios de dinheiro com marketing e propaganda.

Nenhuma preocupação com funcionalidades

Quando o empresário opta por vender com o marketplace, ele pode ficar mais tranquilo pois não terá nenhuma responsabilidade quanto a funcionalidade.

Nenhuma dor de cabeça nesse sentido será passada para ele, tanto a segurança, a integração com pagamentos e outros problemas serão responsabilidade da plataforma.

Audiência alta no marketplace

A audiência alta é uma das maiores vantagens do marketplace, esse é um dos maiores motivos de tantos negócios estarem apostando nessa plataforma.

Até porque trazer visitas para uma plataforma própria é muito mais difícil do que para um marketplace que já recebe milhões de usuários todos os dias.

Desvantagens de vender no marketplace

Mesmo que vender no marketplace tenha uma série de vantagens, ele também possui algumas desvantagens que o lojista deve conhecer antes de escolher essa plataforma, são elas:

1. Risco de não achar uma plataforma responsiva

Uma série de fatores devem ser avaliados antes de colocar os produtos do seu negócio de molduras de concreto para fachada em um marketplace.

Por isso, é essencial conhecer a plataforma, seus canais de atendimento como e-mails, telefones, redes sociais, entre outros que ela possa contar.

Isso tanto os canais para a comunicação com o público e os clientes quanto os canais para a comunicação dos lojistas com os responsáveis pela plataforma. 

Isso ajuda assegurar que as operações da plataforma parceira poderão resolver problemas que surgirem rapidamente e facilmente.

2. Segurança com pagamentos

A segurança no pagamento e no recebimento de pagamentos deve ser um fator de total atenção dos lojistas que vendem sistema de alarme residencial via celular, por exemplo. 

Muitos marketplaces trabalham com prazos de orçamentos bem longos, chegando a até 45 dias depois da entrega ou da postagem do que foi comprado.

Isso é exigido para garantir que o produto realmente seja entregue ao cliente que fez o pedido. Com isso, assim que o processo é encerrado o pagamento é liberado em poucos instantes.

3. Dividir os lucros com a plataforma

Os marketplaces têm o costume de cobrar uma certa taxa de comissão das lojas parceiras que usam os seus meios de venda.

Quando o lojista escolhe por essa forma de negócio, ele deve conversar com a plataforma parceira e acertar as regras, as taxas e os aumentos que podem vir com a variação da economia.

4. Competição maior dentro das plataformas

As plataformas de marketplace vem ganhando uma grande popularidade nos últimos anos, isso não só no Brasil, mas no mundo todo.

E isso faz com que uma grande quantidade de lojistas se interessem por esses meios de venda e entrem nesses canais todos os dias.

Por isso é essencial procurar se diferenciar e mostrar que seus produtos são melhores do que os da concorrência, aumentando as chances de vender mais.

5. A página de vendas não pode ser customizada

Por ser como um enorme shopping virtual, esse canal de venda não dá muito espaço para que uma empresa se destaque mais do que outra e fique nos pensamentos do público.

Todas as lojas seguem o mesmo modelo padrão para passar igualdade, e por isso a loja que vende umidificador e esterilizador de ar não pode customizar a sua página.

O lojista não é o dono da plataforma, por isso ele deve ter em mente que a identidade da marca não poderá ser tão trabalhada nesse canal como poderia ser em um canal de vendas online próprio. 

Considerações finais

Os marketplaces estão entre os canais de venda que mais cresceram nos últimos anos, e a tendência é que nos próximos eles cresçam cada dia mais.

Por se tratar de uma importante parte nas vendas do e-commerce, os marketplaces estão tendo que receber cada dia mais lojas dos mais diversos segmentos.

Isso só mostra que mesmo que essas plataformas tenham as suas desvantagens assim como tudo, as vantagens que ele leva aos lojistas são muitas e podem valer a pena para alguns negócios que estão entrando agora no mercado.

O marketplace pode ser uma ótima escolha, seja para uma pequena empresa que está entrando agora no mercado, ou para uma grande organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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