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Quando se trata de vendas online, existem diversas formas de comercializar o seu produto, mas existem alguns modos mais populares. Através de marketplaces, vitrines virtuais ou um e-commerce, um empreendedor pode vender produtos, serviços ou informações.

Essas três formas de realizar vendas online têm sido muito exploradas na última década devido ao avanço rápido da tecnologia, que vem impactando cada vez mais o comportamento de consumidores de todas as idades.

Com esse impacto no comportamento de compra das pessoas, empresas de plataformas e outros segmentos têm tido a necessidade de se adaptar rapidamente para se manterem competitivas.

Porém, não basta somente abrir qualquer negócio online e começar a vender. Existem estratégias e vantagens diferentes para cada meio de anunciar um produto online.

Para entender como sua empresa pode se beneficiar em levar sua atuação para a internet, primeiro é preciso saber a diferença entre as três principais formas de vender online, que são os marketplaces, e-commerces e lojas virtuais.

Em que consiste o marketplace?

Um marketplace é um termo utilizado para se referir a uma plataforma que permite que compradores e vendedores negociem bens e serviços. Os marketplaces são tipicamente plataformas online que usam um sistema de preços baseado em leilão.

O termo “mercado” também pode se referir a locais físicos onde compradores e vendedores se reúnem para comercializar bens e serviços. Os exemplos mais famosos de mercados físicos são os mercados ou feiras realizadas em uma cidade.

Os marketplaces são uma maneira popular de compra e venda de bens e serviços, pois fornecem uma plataforma conveniente para que compradores e vendedores se conectem, assim, se uma pessoa procura por rótulo redondo, pode encontrar em um marketplace.

Os marketplaces também costumam oferecer preços competitivos, pois o sistema de preços baseado em leilão garante que os preços permaneçam baixos e possam ser comparados facilmente, pois produtos semelhantes estão na mesma plataforma.

Com sua plataforma conveniente e preços competitivos, um marketplace é uma ótima opção para quem deseja comercializar bens e serviços.

As vantagens de um marketplace

Um marketplace pode ser uma ótima maneira de as empresas venderem seus produtos ou serviços. Isso pode dar a eles exposição a uma gama maior de clientes em potencial e facilitar o alcance de compradores que procuram o que eles têm a oferecer.

Os compradores também se beneficiam do marketplace. Eles podem encontrar uma variedade maior de produtos e serviços em um só lugar e podem comparar preços para encontrar as melhores ofertas.

O marketplace também pode ajudar a conectar compradores com pequenos empreendedores que vendem comida light para jantar e não teriam encontrado de outra forma. Além disso, algumas outras vantagens são:

  • Maior alcance de público;
  • É fácil de começar a vender e comprar;
  • Ajuda na organização de inventário e pedidos;
  • Economiza tempo no processo de compra e venda;
  • Segurança contra fraude em ambas as partes.

No geral, o mercado pode ser uma ótima maneira de conectar empresas que fazem projeto de climatização comercial com os clientes certos e fornecer uma ampla gama de opções para os compradores.

Se um empresário individual está pensando em começar num marketplace, ou um negócio ou comprador está procurando uma forma rápida para vender ou comprar, há ótimas opções disponíveis através dessas plataformas de vendas.

O que é um e-commerce?

Um e-commerce, também chamado de comércio eletrônico em português, é o processo de compra ou venda de bens e serviços pela internet. Isso pode ser feito por vários meios, incluindo varejistas online, sites de leilões e mercados ponto a ponto.

O comércio eletrônico é uma maneira conveniente e eficiente de realizar negócios e se tornou cada vez mais popular nos últimos anos.

Esta pode ser uma ótima maneira de iniciar ou expandir seus negócios de aluguel luz pulsada, alcançar novos clientes e fazer vendas. Porém, há algumas coisas que se deve saber antes de começar.

Quais as vantagens de um comércio eletrônico?

Criar um e-commerce para comercializar seus produtos pode ser uma boa forma de começar a ter ganhos passivos mais rápido devido a abrangência de pessoas que a internet permite.

Mas, no geral, as vantagens de um e-commerce não se limitam só a conseguir abranger um público maior, outros benefícios são:

  • Custos baixos com mão de obra;
  • Criação de base de dados dos clientes;
  • Facilidade de divulgação de produtos e serviços;
  • Possibilidade de vender 24 horas por dia.

Para os consumidores, o comércio eletrônico pode levar a uma maior conveniência, mais opções e melhores preços e facilidade de aquisição dos produtos que desejam.

Saiba como começar um e-commerce

Existem muitas plataformas de comércio eletrônico diferentes, por isso, é importante que uma empresa de peças para portão basculante de ferro escolha uma que seja adequada para o seu negócio.

Faça algumas pesquisas e leia comentários para encontrar a melhor plataforma para atender suas necessidades.

Depois precisará escolher um processador de pagamento e configurar seu sistema de pagamento antes de começar a vender. 

Existem muitas opções por aí, então, novamente, faça sua pesquisa para encontrar a melhor para o seu negócio.

A dica é escolher métodos de pagamento abrangentes e se possível, com opção de parcelas sem juros, principalmente se seu negócio for vender produtos grandes como um armário escritório suspenso ou outros tipos de móveis.

Após isso, é preciso escolher o seu método de envio. Será necessário decidir como enviará seus produtos para seus clientes. Será usado um serviço de envio específico ou sua empresa enviará os produtos por conta própria?

Considere isso com urgência, pois vender produtos online e não entregá-los no prazo é uma boa maneira de ter problemas com os consumidores e manchar a reputação do seu negócio.

Crie ótimas descrições de produtos, que são o que venderão seus produtos, portanto, certifique-se de que sejam bem escritas e informativas. Inclua boas fotos e informações claras.

Depois de configurar sua loja, é interessante começar a promovê-la. Use mídias sociais, e-mail marketing e outras técnicas de marketing para divulgar.

A criação de um negócio de comércio eletrônico pode ser uma ótima maneira de alcançar novos clientes e fazer vendas. Apenas certifique-se de fazer sua pesquisa e configurar seu negócio corretamente.

Em que consiste uma vitrine virtual?

Como o próprio nome sugere, o site de vitrine pode ser definido como uma vitrine virtual ou até mesmo como uma fachada de loja ou folheto corporativo.

Ao contrário dos sites de comércio eletrônico, ela não é projetada para vender diretamente produtos ou serviços online, mas para fornecer as informações úteis para os usuários sobre a empresa, suas atividades, produtos e serviços para gerar muitas conexões.

O conteúdo do site de exibição deve conter pelo menos os seguintes elementos: a descrição da empresa, a biblioteca de imagens e seus contatos.

Estes permitem aos usuários obter rapidamente todas as respostas às suas questões. Portanto, é possível, então, adicionar conteúdo relacionado às suas atividades.

Descreva seu serviço e adicione uma seção de “recomendação” para atrair mais clientes. A maioria dos sites de vitrine virtual tem apenas uma página, mas isso depende de suas necessidades.

Benefícios de uma vitrine virtual

Semelhante às vitrines de uma loja física, as vitrines virtuais tem o objetivo de captar a atenção dos interessados em um determinado serviço ou produto, dessa forma, precisa ser bem estruturada.

Quando feitas da forma correta, existem diversas vantagens que uma empresa que realiza aplicação de película automotiva pode usufruir, dentre elas são:

  • Personalização distinta de acordo com seu público-alvo;
  • Oferece um diferencial perante os concorrentes;
  • Possibilita ações de marketing digital específicas;
  • Tem aumento significativo nas conversões.

Essas são só algumas das muitas vantagens das vitrines virtuais. Se bem estruturadas, essas páginas podem trazer grandes ganhos para qualquer empresa, independente do porte do seu negócio e do segmento em que atua.

Considerações finais

A internet se tornou um espaço muito benéfico para empresas e consumidores graças às possibilidades que ela dá para públicos com interesses distintos se conectarem e encontrarem o que estão procurando.

Essa conectividade permitiu que empresas de pequeno, médio e grande porte tivessem ainda mais abrangência para comercializar produtos e serviços de forma mais assertiva.

Com isso, muitas plataformas de vendas e formas de comercializar produtos foram surgindo e se moldando às necessidades dos consumidores. Portanto, escolher a melhor plataforma para vender pode ser um desafio.

Por isso, é importante que se conheça bem cada uma das opções e quais são suas vantagens antes de iniciar o seu processo de vendas online. Comece pesquisando mais a fundo sobre o seu público ideal e, após definir, escolha a plataforma ideal para suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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