Se você tem uma loja física, mas
ainda não vende seus produtos pela internet, é possível que já tenha pensado
nessa possibilidade. É claro que ampliar os negócios exige cuidado e planejamento,
mas vamos apresentar neste artigo algumas das vantagens do
e-commerce para que você possa tomar sua decisão de forma consciente.
De acordo com a pesquisa Webshoppers 40, da Ebit/Nielsen, apenas no primeiro
semestre de 2019, 5,3 milhões de brasileiros compraram online pela
primeira vez. Esse número por si só já é bastante expressivo, mas, a seguir,
vamos conhecer outras 20 vantagens do e-commerce para empresas. Vamos lá?
1. Sua audiência pesquisa pela internet para comprar na loja física
Antes de tomar a decisão de
comprar um produto, é cada vez mais comum que os usuários pesquisem online para
se certificar de que estão fazendo a melhor escolha.
A propósito, a pesquisa Digital
2020 aponta que 89% dos entrevistados brasileiros fazem buscas na internet
antes de adquirir um produto.
Imagine se, nesse momento, sua
marca já aparecesse como um resultado e ainda ofertasse o que o usuário está
buscando? É aí que vemos mais uma das vantagens do e-commerce para empresas!
2. O alcance online é uma das grandes vantagens do e-commerce
Ao contrário de uma loja física,
quando você vende por meio de uma loja virtual, o alcance geográfico se
torna muito maior.
Enquanto seu estabelecimento pode
dar conta de uma região ou, no máximo, de uma cidade, outra das vantagens do
e-commerce é que você pode vender seus produtos para todo o Brasil e, por que
não, para o mundo.
É claro que, para o caso de
grandes varejistas, mesmo com as lojas físicas é possível ter alcance nacional.
Mas sabemos que essa não é a realidade da grande maioria dos empreendedores
brasileiros, certo? Dessa forma, estar na internet definitivamente é uma
excelente estratégia.
3. Sua audiência já está online
De acordo com o estudo
Digital 2020, o Brasil tem 150,4 milhões de pessoas que utilizam a
internet, o que representa a conexão de 71% dos brasileiros. Isso mostra o
quanto nosso país já está em peso na web, de modo que as compras online se
tornam apenas mais uma das funções realizadas pela internet.
Nesse cenário, se você já tem uma
loja física, vender pela internet se mostra como uma ótima
oportunidade de ter seu produto ofertado a mais pessoas.
4. Certos itens podem ser encontrados mais facilmente na internet
Imagine que você é um torcedor do
Paysandu e mora em Porto Alegre…
Na capital gaúcha, dificilmente
você encontrará a camisa de um time de futebol paraense, mas, certamente, esse
item estará disponível em alguma loja na internet. Para itens regionais, comprar
online é infinitamente mais simples.
Para esses casos, fica evidente
como o maior alcance do comércio digital pode beneficiar seu negócio. Portanto,
se você vende artigos que acredita que podem interessar pessoas de outras
regiões, pode ser a hora de pensar em montar sua loja virtual.
5. Flexibilidade de horários
Enquanto a loja física tem um
horário e dia específico para abrir e fechar, outra das vantagens do e-commerce
é que você pode vender 24 horas por dia nos sete dias da semana. E o
melhor, permitindo a praticidade para seu cliente comprar sem sair de
casa.
Só fique atento caso os seus
canais de atendimento tenham horários específicos. Se for esse o caso, é
essencial deixar claro no site os horários em que sua equipe atende aos
clientes e também os prazos de resposta para as mensagens.
6. Possibilidade de ampliar os canais de atendimento ao cliente
Tendo uma loja física você até
pode estar presente nas redes sociais e no WhatsApp, além de fazer um atendimento personalizado
por e-mail e telefone, mas numa loja virtual você conseguirá ir além.
O primeiro passo é criar
uma página de perguntas frequentes dentro do seu site. Com a página
de FAQ bem estruturada, a chance de alguém vê-la e depois ainda precisar de
outro canal de atendimento é bem menor.
Outra alternativa interessante é
oferecer um chat online dentro da sua loja para atender as principais
dúvidas dos clientes no momento em que eles precisarem. Se você optar pela
plataforma de e-commerce da Nuvemshop, você será capaz de integrar esse tipo de
serviço, como o JivoChat, diretamente ao seu site.
7. Certos itens você só encontra
na internet
Certos livros e filmes mais
antigos, por exemplo, você só encontra à venda na internet.
Ocasionalmente você pode até
encontrá-los numa loja física, mas e para achar essa loja, como fazer? É
basicamente como procurar uma agulha num palheiro, pois nem todas as grandes
lojas vendem raridades.
O mundo virtual possibilita que
você encontre certos produtos sem te dar o trabalho de deslocamento até um
endereço físico.
Aliás, se você vende algum tipo
de antiguidade e/ou raridade e só trabalha com um estabelecimento físico, está
perdendo uma enorme oportunidade de ampliar sua clientela e aproveitar as
vantagens do e-commerce.
8. Fator confiança
Para muitos lojistas que começam
a analisar as vantagens e desvantagens do e-commerce, a falta de confiança dos
consumidores ao comprar pela internet pode se tornar um ponto desencorajador.
Entretanto, se você já tem
uma loja física, pode utilizar a reputação que seu estabelecimento traz
consigo.
Nesse cenário, você pode fazer de
uma potencial fraqueza do negócio digital o seu ponto forte!
9. Você já tem a experiência em vendas
Se você já é dono de uma loja
física, vender está no seu sangue…
Ao contrário das pessoas que
criam uma loja virtual sem um conhecimento prévio, você já tem toda a
experiência necessária para começar a vender.
Além disso, você já sabe como
fazer um negócio rodar, como controlar as finanças, estoque, fluxo de caixa
etc. Esse conhecimento adquirido ao longo dos anos como
lojista offline contará a seu favor na hora iniciar seu empreendimento
online.
10. Você já tem o estoque
Além da experiência, se você tem
um espaço físico, certamente já conta com um estoque próprio para
organizar seus produtos.
Caso opte por criar uma loja
online, você poderá dividir o estoque entre os dois negócios e economizar um belo
dinheiro.
Você só precisará ficar atento
com a organização desses espaços. Entretanto, se você mantiver as
informações sobre as quantidades de produtos em dia, não terá problemas para
fazer a gestão das vendas.
11. Você já tem os primeiros clientes
Uma loja física que adere ao
mundo online traz consigo parte dos clientes que já compram offline
costumeiramente.
Portanto, assim que você criar
seu e-commerce, divulgue-o no seu espaço físico e, se possível, ofereça
cupons de desconto para que os visitantes desse espaço possam conhecer e
comprar também no seu ambiente online. Dessa forma, essa se torna uma das
vantagens do e-commerce para empresas que já atuavam anteriormente no varejo
físico.
12. O menor custo para operar online é outra das vantagens do e-commerce
Quando pensamos em ampliar as frentes
de atuação de um negócio, é normal considerarmos grandes custos. Mas, no caso
de uma loja virtual, os valores são consideravelmente mais baixos do que
se compararmos com a abertura de um novo endereço físico.
Para manter o funcionamento do
e-commerce, basicamente, os gastos que você terá serão com a mensalidade da sua
plataforma de e-commerce, com as taxas de intermediadores de pagamento e com
suas campanhas de marketing digital.
Você pode ter um ou mais
funcionários dedicados exclusivamente à sua frente de comércio digital, mas não
precisará de tantas pessoas quanto em uma nova unidade de loja.
Além disso, você
pode utilizar a estrutura física do estabelecimento que já tem para manter
o funcionamento da sua loja virtual. Aqui, estamos falando de luz, internet,
estoque, entre outras necessidades que qualquer negócio tem.
13. Começar a vender online é simples
Dependendo da plataforma
de e-commerce que você utilizar, criar uma loja virtual não vai
exigir grandes conhecimentos. Criadas para facilitar a experiência dos
lojistas, elas não exigem conhecimentos técnicos.
Dessa forma, cadastrar seus
produtos vai exigir algum tempo, mas não é difícil. Além disso, por meio de
poucos cliques, você já vai poder integrar meios de pagamento e de envio ao seu
e-commerce.
[Coronavírus] Nota: se você
tem uma loja física e procura a melhor solução para continuar as suas vendas
durante a quarentena, criamos um guia para te ajudar a criar a sua loja
e começar a vender em minutos, confira clicando
aqui.
14. É mais fácil criar senso de urgência
Muitas vezes, em uma loja física,
os clientes podem ficar irritados com um vendedor que fique lhes dizendo o
tempo todo que precisam comprar determinado produto naquele momento.
Já em uma loja virtual, você
pode estimular que o consumidor finalize uma compra sem precisar focar na
insistência.
Existem formas simples de fazer
isso. Você pode, por exemplo, disponibilizar uma oferta por tempo limitado ou,
então, mostrar quantos itens daquele produto ainda estão disponíveis no
estoque.
Essas informações vão criar
um senso de urgência no visitante, o que aumenta as
chances de conversão.
15. Mais segurança para seu negócio
Outra das vantagens do e-commerce
é a segurança.
Todas as transações financeiras
são realizadas pela internet, por meio dos maiores intermediadores de pagamento
do mercado. Assim, você não precisará lidar com dinheiro em espécie.
Ademais, em comparação com uma
loja na rua, você não precisará ter mais um estabelecimento com portas
abertas até de noite. Sabemos que, em muitas cidades brasileiras, esse pode ser
um motivo de preocupação para os empreendedores.
16. Integração com outros canais de venda
Quando você tem uma loja virtual,
pode integrar seu site com outros canais
de venda, como marketplaces e redes sociais.
Dessa forma, você pode estar em
mais ambientes virtuais que seus potenciais compradores frequentam sem tornar a
sua operação muito mais complicada. É possível, inclusive, fazer a gestão
de todos os pedidos em um mesmo painel, de acordo com a plataforma de
e-commerce que você utilizar.
Além disso, com o auxílio de
ferramentas de ERP, que podem ser integradas ao seu e-commerce, você pode
organizar, inclusive, os produtos que vender em sua loja física juntamente com
os vendidos pela internet.
17. A avaliação de outros usuários fica à vista dos visitantes
Outra das vantagens do e-commerce
é que, no momento da compra, o visitante do seu site poderá ver na hora as
avaliações e os comentários de pessoas que já compraram aquele produto.
Essa prova social ajuda o consumidor a tomar sua decisão
baseada em uma opinião considerada imparcial, de outros clientes que receberam
e utilizaram aquele artigo. Para que você possa ter uma ideia sobre a
importância desse tipo de iniciativa em seu site, a pesquisa E-commerce Quality Index 2019 aponta de 95% das
pessoas leem avaliações antes de fazer uma compra!
Quando pensamos em uma loja
física, a não ser que o visitante pare a experiência presencial para pesquisar
em seu smartphone outras opiniões, esse tipo de conteúdo não fica à disposição.
18. Possibilidade de acompanhamento direto dos resultados
É claro que, em uma loja
física, você acompanha números e dados para analisar as estratégias do seu
negócio.
Quando falamos do comércio
digital, todavia, essas análises de indicadores podem ser feitas com muito
mais assertividade.
Isso acontece porque, ao navegar
na internet, seu visitante deixa rastros: dos anúncios em que clicou, das
páginas que visitou, dos produtos que visualizou, das compras que realizou,
entre muitas outras informações.
Assim, fica muito mais fácil
registrar seus KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave
do negócio), entender seus comportamentos e tirar insights para
sua marca.
19. Mais simplicidade para analisar a concorrência
Ao entrar para o universo do
e-commerce, você ganhará alguns competidores no ambiente digital.
Isso pode ser visto entre
desvantagens do e-commerce, mas, se pararmos para pensar, você também tem
concorrentes para sua loja física, certo?
Quando falamos de uma loja
virtual, fazer a análise da concorrência se torna muito mais simples,
porque você precisará observar um site, ao invés de ir até uma loja e
tentar descobrir informações.
Então, assim como a experiência
do cliente se torna mais prática, a sua como empresário pensando na estratégia
também. Existem várias ferramentas online que podem ajudar nesse momento.
20. Personalizar a experiência do usuário
No mundo em que vivemos, os
internautas buscam experiências cada vez mais personalizadas.
No que diz respeito ao consumo,
essa demanda não seria diferente. É claro que, em uma loja física, o vendedor
pode conversar com a pessoa ao vivo, mas, em uma loja virtual, você pode
oferecer produtos a partir de hábitos de navegação do visitante.
Dessa forma, é possível mostrar a
ele uma vitrine personalizada de acordo com seus gostos, além do
envio de ofertas especiais para o perfil daquele cliente por e-mail. Existem
ferramentas que você pode utilizar em seu e-commerce para promover essa compra
personalizada, sendo um exemplo a SmartHint.
Assim, a experiência de
compra se torna muito mais especial — tudo isso sem que um vendedor
precise bombardear o visitante com diversas perguntas.
Conclusão
Se você é um empreendedor e está
analisando possibilidades de ampliar seu negócio, fazer com que a sua loja
física vá para a internet pode ser a jogada certa. Você pode, inclusive, se
basear na experiência de outras pessoas que começaram sua loja online para
aprender mais sobre o assunto!
Esperamos que essas 20
vantagens do e-commerce para empresas sejam suficientes para te ajudar a
criar sua loja virtual. Se quiser, para se inspirar, você também pode observar
os casos de sucesso de alguns lojistas com experiência no
comércio digital.
Caso tenha se convencido, que
tal testar os 30 dias gratuitos da Nuvemshop e já começar a vender pela internet? Você pode aproveitar todas
as vantagens da nossa plataforma.
Fonte: Nuvemshop