Inbound Marketing: 5 estratégias para vencer a concorrência

O marketing é uma área que permite a exploração de diversos recursos e meios para que possam ser elaboradas estratégias que mais aproximam um empreendimento de seus clientes, sendo uma delas o Inbound Marketing.

Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como foco criar e compartilhar os conteúdos que a empresa desenvolve, para um determinado público-alvo, com o objetivo de criar relacionamentos com os clientes de uma forma mais sólida e duradoura.

Essas estratégias colaboram com uma aproximação do cliente de forma natural, por conta da mensagem que foi transmitida através da campanha de marketing do produto ou do serviço, o que também acabou ganhando o nome de “marketing de atração”.

Deste modo, se uma loja de pisos antigos utiliza o inbound marketing para criar uma relação mais sólida com os consumidores, as chances deles acabarem divulgando a loja de uma forma espontânea é ainda maior.

Isso porque acabou-se criando um laço de confiança que transforma as divulgações ainda mais fáceis de ocorrerem, devido ao conhecimento de como a empresa opera e trata seus consumidores, fazendo com que a rede de clientes possa aumentar.

Mesmo não sendo o público que a companhia espera, ainda assim é uma forma dos consumidores terem um conhecimento dela e poderem divulgar para as pessoas que são consideradas os consumidores ideais. 

Como funciona o inbound marketing?

A estratégia em torno do inbound marketing de uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio, ocorre por meio da divulgação de conteúdos para os consumidores, a depender de qual etapa da jornada do cliente ele se encontra.

Podendo ser também por meio de outros formatos que a empresa utiliza para conseguir captar consumidores, contudo, as bases para que a estratégia de inbound marketing possam surtir efeito está ligado ao lugar, ao tempo e ao conteúdo apresentado.

Com isso, um conteúdo entregue no local e momento adequado, pode transformar o negócio em algo relevante para o receptor da mensagem que foi enviada, e com isso, uma possível conversão de leads.

Podendo ter suas operações comparadas com um funil, o inbound marketing começa pelos conteúdos que são compartilhados e que possam ser otimizados, até mesmo de forma paga, para chegar aos usuários online certos que terão seus interesses despertados.

Assim, um negócio de limpeza de piscina de vinil pode criar conteúdos que mostrem o quanto é importante a manutenção desse tipo de serviço, bem como as formas de se fazê-la com a empresa, junto aos benefícios.   

Após a atração, as estratégias para se ter os leads podem variar de empresa para empresa, já que uma pode optar pelo call to action, enquanto outra, para condução até uma página para apresentar conteúdos mais informativos e com links internos.

Essa pode ser uma forma de converter os leads em clientes do produto ou do serviço, gerando dados que, ao serem analisados, informam se a estratégia funcionou ou não, fazendo com que haja melhorias de forma imediata.

As métricas em torno dos resultados do inbound marketing são importantes para a construção de metas e objetivos das empresas em torno dos seus produtos, assim como os desejos que se constroem para se estabilizarem no mercado.

Com isso, pode-se dizer que os benefícios em torno do inbound marketing são:

  • Alcance de público;
  • Aproximação com os clientes;
  • Persuasão;
  • Curto ciclo de vendas;
  • Menos custos;
  • Resultados em tempo real.

Sendo algo que pode ser adotado por empresas de pequeno ao grande porte, o inbound é uma estratégia que está sendo cada vez mais utilizada no mercado, o que acaba gerando o desafio para as empresas saberem se destacar em meio à uma multidão de concorrentes.

Dicas e estratégias de inbound marketing

Se uma empresa de manutenção em câmara fria começar a querer desenvolver estratégias de inbound marketing, algumas estratégias e dicas podem acabar colaborando no planejamento. 

1. Criação de persona

Toda estratégia de marketing precisa ter um público-alvo como foco que será conquistado, e a criação de persona colabora para que esse processo seja mais fácil de ser realizado com base em dados que foram coletados.

Muitas vezes, algumas empresas utilizam a buyer persona para encontrar os consumidores verdadeiros do produto ou serviço oferecido, e com eles, saber criar uma base de perguntas ou dos dados que serão captados para que possam atingir as personas certas.

A buyer persona pode ser uma invenção com base no tipo de perfil ideal, e com isso, saber moldar o suficiente para colher as informações corretas para, posteriormente, criar estratégias mais assertivas.

2. Meios para gerar atração

Dentro do marketing, atrair o consumidor é importante para que a estratégia possa dar certo, bem como, o andamento da empresa e até mesmo a sua geração de lucros.

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia, os canais digitais são o vínculo para se atrair e consolidar ainda mais os clientes, mesmo que eles comecem apenas como visitantes das páginas e vão sendo conduzidos pelo funil de vendas com os conteúdos.

Neste ponto, a criação de um marketing de conteúdo pode contribuir com uma atração mais personalizada da empresa, que pode variar, afinal, um projeto estrutura metálica será diferente dos conteúdos de uma indústria alimentícia.

Os blogs acabam sendo uma das opções mais utilizadas quando se trata de criar um conteúdo para atrair consumidores, isso porque sua personalização e configuração pode ser determinada pelo administrador da página.

Já as redes sociais acabaram ganhando a atenção da indústria devido à sua popularidade e oportunidades de segmentar melhor os consumidores, bem como converter os usuários visitantes em leads.

Essas páginas online acabam contando com a ajuda do SEO para otimizar os motores de busca e fazer com que as páginas sejam encontradas mais facilmente quando o usuário digita uma palavra ou termo em uma plataforma de busca.

Com o crescimento dos conteúdos digitais, empresas buscam formas para se destacar e mostrar que seus conteúdos possuem uma relevância sobre o que o usuário está buscando, fazendo com que tráfegos pagos e orgânicos sejam cada vez mais planejados. 

3. Co-Marketing

Criar parcerias não está somente entre duas empresas para realizarem a instalação elétrica estilo industrial, mas dentro do marketing pode ser uma oportunidade para que duas empresas se juntem para potencializar resultados.

Além de também se mostrar como uma forma de diminuir os gastos que uma campanha de marketing pode gerar, e com isso, se torna um meio para que os dois empreendimentos possam se destacar, sendo ou não do mesmo segmento de mercado.

4. Meios para se gerar conversão

O inbound marketing também deve ter meios para gerar uma conversão após ter a atenção dos consumidores para as páginas da empresa.

Uma das opções é através das landing pages, que são os locais que acabam convencendo os usuários a se tornarem leads e acabar exercendo uma ação na página por meio das call to action, ou CTAs.

Os formulários também são meios utilizados para auxiliar na conversão, podendo ser desde uma pesquisa de opinião sobre impermeabilização de estofados automotivos, até mesmo para que o usuário cadastre o e-mail para ficar por dentro das novidades.

Estes mesmos formulários ajudam no entendimento e na construção de personas, uma parte importante dentro das estratégias de inbound marketing.

5. Criar uma jornada de compra

Toda estratégia de marketing acaba sendo necessária a criação de uma jornada de compra, por isso, essa base deve sempre ser lembrada enquanto está se criando ou publicando os conteúdos que irão captar consumidores.

Sendo em páginas ou outros meios digitais que irão ser da escolha da companhia, a jornada de compra é algo fundamental e que, construída com um bom planejamento, pode render para empresa os lucros e o reconhecimento planejados.

Considerações finais

O inbound marketing é uma estratégia que tem a possibilidade de ser usada por empresas de pequeno e grande porte, visto que sua intenção é conseguir fidelização e compartilhamento dos consumidores que possui, bem como a captação de novos.

Usando estratégias de marketing de conteúdo e do marketing digital, o inbound é um dos meios para fazer a criação de estratégias mais direcionadas aos clientes em potencial, sempre observando os resultados que elas irão obter.

Desde uma terceirização de serviços de limpeza hospitalar até uma empresa de cosméticos, o inbound marketing contribui para que o negócio possa crescer dentro do segmento que atua, bem como destacar-se da concorrência.

Por isso, é importante que em meio a popularidade deste modelo de marketing, uma empresa saiba planejar suas estratégias para que possa sobressair diante do mercado, e conquistar cada vez mais consumidores, aumentando o retorno sobre investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Janaina Crociatti em parceria com Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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