Com a expansão das redes sociais, uma nova profissão surgiu: a de influenciadores digitais. Mas, o que poucos esperavam, é que os softwares também poderiam desempenhar esse papel de influencer, e não apenas pessoas.

Esse é o caso da inteligência artificial utilizada como artifício para criar influenciadores digitais, uma tecnologia nova e que vem tomando conta do mercado.

Que, inclusive, está em constante mudança, principalmente após o advento da criação das redes sociais, que alteraram expressivamente a maneira que o cliente consome produtos e serviços.

Com milhares, e até mesmo milhões de seguidores, os influenciadores digitais possuem o poder de incentivar os hábitos e os objetivos de compras de todas essas pessoas.

Os papéis mais desempenhados pelos influenciadores são o de divulgar marcas, criar tendências e indicar produtos e serviços, como restaurantes, suporte fixação painel solar, lojas de roupas, dentre outras possibilidades.

A média de pessoas conectadas à Internet, e especialmente às redes sociais, aumenta a cada ano, sendo notória a capacidade dos criadores de conteúdo em influenciar os hábitos de compras desses milhões de usuários cada vez mais.

Contudo, nem sempre um influenciador irá representar tão bem uma marca. Muitos deles têm uma vida pública e precisam evitar o envolvimento com escândalos para que, assim, o público não relacione temas ruins com as marcas que os representam.

Por isso, as probabilidades de a parceria não funcionar por um longo período são grandes e o contrato é rompido, como o processo de criolipólise para homens que anula gorduras. De forma a evitar esse tipo de acontecimento, as inteligências artificiais foram criadas.

Portanto, o objetivo deste artigo é explicar o que são os influenciadores digitais de inteligência artificial, quais são os benefícios que uma empresa pode ter em aderir um,  como surgiu essa ideia e como colocá-la em prática.

O que é inteligência artificial?

Quando se fala em inteligência artificial, é comum que algumas pessoas conectem o termo a robôs, mas a realidade não é bem essa.

As inteligências artificiais, também conhecidas através da sigla IA, são softwares que conseguem realizar ou aprender algo genuinamente humano.

Ou seja, softwares que atualizam suas bases de dados de maneira espontânea, sem um programador por trás comandando esse processo. 

Com o passar dos anos nota-se que diversas atividades, antes realizadas por uma equipe de pessoas, como a limpeza de colchão encardido, agora são feitas por máquinas e tecnologias. Essa substituição é uma tendência comum na sociedade atual.

Antigamente, os softwares eram utilizados apenas para realizar tarefas repetitivas e simples, entretanto, com o aumento da demanda de profissionais que realizam tarefas complexas no ramo da tecnologia, a inteligência artificial foi criada.

O desenvolvimento da tecnologia IA está acontecendo há muitas décadas, iniciando-se com os testes de Alan Turing, que servem para analisar se um software é capaz de simular uma conversa humana.

Mas, apenas após a assinatura de um termo na conferência de Dartmouth, a IA se tornou um campo de estudo. 

Foi em 1964 que o primeiro chatbot do mundo foi criado, a ELIZA, um software apto a responder perguntas de maneira automática a partir de informações armazenadas em bases de dados.

Após esse período, o desenvolvimento da inteligência artificial alcançou patamares cada vez mais altos, assim como o desenvolvimento de box elegance incolor, podendo até mesmo aprender com o usuário, assim como os humanos.

O que são influenciadores de IA?

Os influenciadores digitais de inteligência artificial realizam o mesmo papel dos influenciadores humanos, entretanto, são gerenciados por empresas e funcionam por meio de computação gráfica e softwares de aprendizado.

Esses dois recursos são utilizados para simular a imagem e o comportamento humano. Dessa forma, a equipe de marketing pode moldar a melhor imagem física que se encaixa com os ideais da empresa.

Por exemplo, uma marca de produtos de beleza que busca ser mais inclusiva com seus produtos pode escolher uma influenciadora digital artificial negra, para abordar as pautas raciais.

Enquanto uma empresa que realiza serviços de impermeabilização de telhado de amianto pode utilizar um personagem masculino que representa a classe trabalhadora. 

Sendo assim, os influenciadores artificiais também possuem uma gama de seguidores que podem ter seu comportamento de compra e estilo de vida influenciado.

Como eles surgiram e quais são suas vantagens

Os personagens criados a partir de técnicas de CGI, Computer Graphic Imagery, que em tradução livre significa “Imagens geradas por computador” começaram a ser lançados no mercado em 1990, portanto, é uma técnica relativamente nova.

Nesse período, os personagens de CGI estavam presentes em clipes de músicas, filmes e desenhos. Hoje, esses recursos foram aperfeiçoados e são utilizados como ferramentas de marketing, devido a junção do CGI com a inteligência artificial.

Atualmente, os influenciadores podem representar diversas empresas, até mesmo as de hotel fim de semana romântico e eles interagem com o público da mesma forma que os influenciadores humanos.

Geralmente, os designs escolhidos para esses personagens são mais voltados para animações e não para o hiper-realismo. Dessa forma, o público consegue diferenciá-los de pessoas reais com facilidade.

Portanto, esses influenciadores não são falsos, e sim uma iniciativa positiva e divertida das empresas para interagir com o público de uma maneira diferente.

Sendo assim, os influenciadores IA trabalham falando sobre produtos da empresa criadora e seus serviços, por exemplo uma prestação de serviços de pintura predial. E fazem isso através de propagandas, posts, dentre outros recursos digitais.

As divulgações ocorrem no site da corporação e principalmente através das redes sociais, onde é possível atingir um público maior e criar uma lista de seguidores.

Existem inúmeras vantagens em criar um influenciador digital com inteligência artificial para a sua empresa, elas são:

  • É possível escolher o design do influencer;
  • Moldar sua personalidade;
  • Não é preciso preocupar-se com o comportamento;
  • Fideliza clientes;
  • Diverte o público;
  • Conquista novos consumidores;
  • Aumenta o faturamento.

Dentre os itens, um dos maiores benefícios de utilizá-los é a possibilidade de moldar o design e seu comportamento com os ideais da empresa, podendo deixá-los até mesmo perfeitos.

Entretanto, o público não se identifica com a perfeição, desse modo, é importante pensar nesses detalhes.

Mas, uma coisa é certa, o seu influencer não vai estar envolvido em polêmicas que podem manchar a imagem da empresa. Muito pelo contrário, estará sempre vinculado a notícias positivas que agregam a imagem da marca.

Quais as limitações desse tipo de tecnologia? 

Os influenciadores digitais possuem algumas limitações. Elas não comprometem o seu desempenho, mas merecem atenção para melhorias.

Uma delas está dentro dos princípios de marketing, que é a eficácia, assim como uma tela de proteção para portão possui. Ou seja, os influenciadores digitais fazem sucesso principalmente nas redes sociais e em outras plataformas da Internet.

Essa lacuna fora das redes precisa ser sempre trabalhada pelas empresas, através de campanhas para mostrar aos outros consumidores a existência do influencer, por exemplo, para aqueles que só assistem televisão.

Outro fator que pode impactar as campanhas são as barreiras da inteligência artificial. Afinal, mesmo com elas ainda são necessários humanos por trás de alguns atendimentos online para solucionar dúvidas mais complexas.

Como criar um influenciador digital com IA? 

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado para compreender como o seu público se comporta e com o que ele se identifica.

A partir disso, procure utilizar recursos gráficos para desenhar o seu personagem, podendo optar ou não pelo realismo, mas sempre lembrando de trazer elementos inclusivos que tenham a ver com a marca e que façam com que o público se identifique com ela.

O segundo passo é criar uma personalidade que transpareça o que a marca deseja transmitir para o público. Geralmente são sentimentos de empolgação, alegria, às vezes elegância, entre outros. Tudo depende do tipo de produto a ser comercializado.

Para que o influenciador interaja com o público, é importante escolher os melhores softwares de inteligência artificial disponíveis no mercado.

Considerações finais

Com a crescente expansão do uso das redes sociais, ter um influenciador digital é uma iniciativa interessante e que gera resultados positivos para um empreendedor.

Além disso, com o surgimento do CGI e da inteligência artificial, é possível criar até mesmo o seu próprio influenciador digital.

Neste artigo foi explicado o que são os influenciadores de inteligência artificial, como eles agem, seus inúmeros benefícios e algumas dicas de como utilizá-los.

Portanto, se o objetivo é ter sucesso nos negócios por meio do aumento das vendas, não perca tempo e invista na criação do seu influenciador digital com uma das tecnologias mais modernas que existem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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