Se existe uma oportunidade valiosa que o avanço da tecnologia está dando às empresas é a possibilidade de otimizar as suas relações comerciais, construindo um relacionamento mais humano com o público através do marketing interativo.
O critério que foi posto no centro das relações profissionais e econômicas, tanto no interior das companhias, dentre os colaboradores, quanto no trato com os clientes que chegam de fora, é o gênero humano como pilar fundamental.
A partir desta premissa, as emoções humanas são o foco principal. Por esta razão, para se fazer marketing, seja para serviços de conserto macbook pro ou para delivery de comida, não se pode descartar a importância da interação.
Tendo isso em mente, neste artigo serão postos em evidência o conceito de marketing interativo e as suas principais áreas de atuação no mercado.
Por fim, será de grande utilidade listar quatro dicas para se construir laços sólidos com os clientes na Internet, fazendo com que a comunicação seja pioneira na transformação antes mesmo da chegada da inovação trazida por produtos como capa violão acolchoada.
Definição de marketing interativo
O marketing interativo se trata de uma estratégia que possui como objetivo o encorajamento do cliente ideal, ou persona, a fazer interações com a marca, proporcionando, desta forma, um cenário propício à sua atração, nutrição e conversão.
Ele se trata de um método muito eficaz para turbinar o engajamento dos consumidores e, ao mesmo tempo, possibilitar uma experiência muito mais qualificada.
Como foi mencionado anteriormente, a atenção aos fatores que fazem um ser humano ser o que é se faz fundamental para a conquista da confiança do consumidor contemporâneo, otimizando as chances de fidelização.
A ideia da interatividade consiste em colocar o cliente no centro das etapas feitas pela companhia, transmitindo um sentimento de inclusão e colaboração.
É certo que ninguém vai pedir uma impressão offset e acabamento gráfico sem se enxergar naquela entrega. É necessário fazer com que o indivíduo que faz a compra sinta, não só que o produto foi feito para ele, mas que aquele atendimento foi todo pensado nele.
Dessa forma, é possível construir um diálogo aberto com a persona, colocando-a em um patamar onde ela possa se sentir no controle da própria experiência.
Isso não significa dizer que os benefícios por trás do marketing interativo se limitam apenas à criação de vínculo entre marca e cliente. Eles também são imprescindíveis para o desenvolvimento estratégico da empresa.
Isso porque, ao se comunicar com pessoas interessadas em suas soluções, a marca passa a receber feedbacks extremamente importantes para o crescimento do negócio. E, se inseridos nos planos de ação, esses retornos podem fazer muita diferença.
Trazendo otimizações em diversos processos e segmentos da empresa, as aplicações de melhorias a partir dos resultados das pesquisas de opinião são a virada de chave de muitos negócios, inclusive de uma lavanderia para lavar vestido de noiva.
Já foi possível constatar, há um bom tempo, que os consumidores modernos tendem a optar por empresas que não os tratam apenas como simples números em um sistema, mas sim de maneira humana e com atendimento personalizado.
Essa compreensão orienta a direção da maioria das estratégias de produção de conteúdo no segmento da publicidade. Tática essa que tem como objetivo formar uma relação de confiança com o cliente ideal, primeiro o atraindo e depois o convertendo em lead.
Para isso, é necessário criar experiências únicas e com significativo potencial de engajamento, de maneira a superar a grande concorrência existente neste mercado.
É nesta etapa que entra o marketing interativo. A partir do uso de conteúdos com traços de interatividade, é possível turbinar todas as etapas presentes em um processo de vendas desde a atração até a conversão, passando também pelo processo de nutrição.
Em quais áreas ele pode ser útil?
Para que seja possível compreender a utilidade do marketing interativo, é preciso ter em mente que essa é uma tática que visa a troca de informações com a audiência.
Desta forma, se o objetivo for implementá-la em uma empresa, é preciso começar esquecendo a ideia de que a marca está no controle de tudo que envolve a relação com os clientes.
Na atual era do marketing existe uma hierarquia sólida, na qual o público ocupa um local no topo e domina, por assim dizer, as empresas com a influência das opiniões e depoimentos públicos.
Isso funciona de uma forma tão concreta e absoluta que nem mesmo uma lavanderia de uniformes industriais pode se isentar de ater-se a este critério.
Isso significa afirmar, em linhas gerais, que para poder executar a estratégia de maneira adequada, é preciso começar a privilegiar as preferências dos clientes ideais e moldar a abordagem de acordo com elas.
Sendo assim, é necessário destacar a grande importância do marketing interativo como ideia, em si mesmo, de uma forma geral.
Mas, de maneira particular, ele se destaca estando a serviço de três práticas, que são: a captação de dados, a nutrição dos leads e a fidelização do consumidor.
1. Captação de dados
Para início de toda a questão, o primeiro objetivo que pode levar vantagem com o desenvolvimento do marketing interativo é a inteligência de dados.
Trabalhar com a logística das informações é algo que vem se tornando fundamental no cenário atual, principalmente por causa da preferência do consumidor contemporâneo por ações feitas de forma personalizada.
Muito além disso, a captação de dados é essencial para que a própria empresa promova as suas ações de forma adequada, visando, a critério de exemplo, o público-alvo mais adequado para os seus anúncios.
Junto a isso, ter acesso a dados demográficos da audiência, como a idade, a escolaridade e a localização geográfica, é fundamental para a criação de campanhas bem estruturadas.
2. Nutrição de leads
De fato, a captação dos dados é primordial para que seja possível desenvolver uma tática capaz de gerar os leads, que nada mais são do que aqueles visitantes que deixam os seus dados na página de captura. Após isso, eles estarão capacitados à conversão em clientes.
Entretanto, para que esse processo se desenvolva, é necessário que haja uma abordagem de nutrição eficaz, que seja capaz de ser diferente dos tantos outros conteúdos que o usuário da Internet consome diariamente.
3. Fidelização do consumidor
Por fim, depois de atraído e convertido, o cliente precisa ser fidelizado. Isso proporciona para a empresa uma base de clientes leais, o que é essencial para a reputação da marca e para a aquisição de novas visitas, o que ajuda na criação de um grande ciclo.
Para executar a fidelização com perfeição, é preciso ter em mente que a jornada do cliente não se encerra no instante da venda. Ao contrário, ele precisa continuar sendo nutrido com conteúdos que comuniquem valor e o mantenha próximo da empresa.
4 dicas para estreitar os laços com o cliente
Por fim, e para que se torne mais produtiva essa análise a respeito da modalidade de marketing interativo, são importantes algumas orientações sobre o que fazer para estreitar a relação das empresas com o seus clientes e como colocar isso em prática.
Seja na promoção de acessórios personalizados, como adesivo para van ou da distribuição de material de engajamento, várias são as estratégias utilizadas no meio publicitário para capturar a moeda mais valiosa dos últimos anos, que é a atenção humana.
Mas, quando o assunto é construção de laços de afeto, confiança e credibilidade, as quatro práticas dentre as mais relevantes do momento são:
- Fazer lives;
- Trabalhar com e-mail marketing;
- Permanecer atuante nas redes sociais;
- Otimizar a produção de conteúdo.
Além dessas dicas, vale ressaltar a importância que o produto e a forma da sua entrega possuem na geração de bons sentimentos e da sensação de pertencimento que o cliente terá pela marca.
Desde a confecção de um closet planejado com sapateira, até a construção dos entregáveis de uma plataforma de cursos, todos os tipos de produtos do mercado constituem, em conjunto com a tática de comunicação, uma parte essencial do marketing.
Tendo diante dos olhos as palavras a serem utilizadas, as plataformas digitais e físicas, as ferramentas tecnológicas, a produção de conteúdo e a qualidade do produto, do serviço e da entrega, torna-se muito mais fácil construir laços com os clientes.
Considerações finais
Através das estratégias publicitárias que vigoram no atual cenário empresarial, as empresas estão visando cada vez mais a criação de relacionamento humano com os clientes, estejam elas em pequenos galpões ou em auditórios com central de monitoramento CFTV.
Dessa forma, através do marketing interativo e da sua eficaz execução nos setores que mais se valem do seu trabalho, é possível manter a persona de um negócio engajada e satisfeita ao longo de toda a trajetória de uma relação comercial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.