As campanhas de marketing digital podem seguir diferentes conceitos e estratégias, como no caso do e-mail marketing. Todas elas podem ser aplicadas para diversas finalidades e em variadas épocas do ano.
O Cyber Monday, assim como a Black Friday, são exemplos de períodos do ano onde as campanhas de marketing digital ficam mais fortes e estruturadas. Na verdade, se você parar para pensar, existem muitos outros períodos sazonais que podem ser aproveitados.
A Black Friday é amplamente conhecida pelas pessoas, ao contrário do Cyber Monday que ainda não foi amplamente divulgado e trabalhado no mercado brasileiro, tendo em vista que é muito mais recente.
As promoções da Black Friday foram criadas para que os consumidores pudessem aproveitar as oportunidades de descontos e garantir as compras de fim de ano. No Brasil, essa estratégia funcionou muito bem, mesmo sendo originalmente estadunidense.
As estratégias de marketing digital do seu negócio precisam incluir o Cyber monday para lucrar ainda mais, e é sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.
Você vai entender o que é Cyber Monday, o que é e-mail marketing, a diferença entre Black Friday e Cyber Monday, e de que maneira ele e o e-mail marketing podem ajudar a organização.
Entenda o que é Cyber Monday
Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é celebrado na última quinta-feira do mês de novembro e é seguido pela Black Friday, período conhecido por descontos e promoções atraentes e que passou a ser praticado por outros países.
No Brasil, ele se tornou sucesso absoluto, principalmente, para as plataformas e-commerce, mas também existe o Cyber Monday, uma estratégia que existe nos Estados Unidos desde 2005.
Embora um fabricante de etiquetas para produtos de limpeza possa aproveitar esse período, originalmente, ele surgiu para impulsionar as vendas no e-commerce.
Ele acontece na segunda-feira posterior à Black Friday, por isso, tem uma forte relação com essa data. A proposta inicial é alavancar a oferta de produtos eletrônicos, como:
- Smartphones;
- Tablets;
- Computadores;
- Acessórios.
Ao longo dos anos, começou a promover a venda de outros tipos de produtos, como roupas e brinquedos, sendo uma oportunidade para os consumidores que perderam as promoções da Black Friday.
Por conta do nome, o Cyber monday continua tendo um apelo muito maior para os itens de tecnologia, mesmo assim, pode ser adotado por empresas de qualquer segmento.
O que é e-mail marketing
E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de comunicação, que permite às empresas se conectarem diretamente com os consumidores, por meio de um canal utilizado por 53% das pessoas no mundo.
Boa parte dos clientes de uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos possui uma conta de e-mail.
Tanto é que de acordo com um levantamento realizado pela Statista, existem cerca de 4,14 bilhões de usuários de e-mail no mundo, e até 2025, a previsão é que este número chegue a 4,59 bilhões.
Com base nessa informação, é praticamente certo que o público-alvo do seu negócio utilize o e-mail, mesmo porque ele é fundamental em várias outras plataformas da internet, por exemplo, para criar perfis nas redes sociais.
O funcionamento dessa estratégia consiste em enviar mensagens para os contatos que estejam de acordo com suas necessidades e interesses. Para possibilitar esse trabalho, surgiram ferramentas de automação.
Elas permitem segmentações avançadas e analisar as imagens enviadas para que a corporação crie abordagens estratégicas.
Diferença entre Black Friday e Cyber Monday
Muitos negócios se perguntam se fazer promoções para o Cyber Monday realmente vale a pena. Mas, para pensar sobre esse assunto, primeiro é necessário compreender a diferença entre ele e a Black Friday.
A diferença entre eles, além da data, é o fato de que as promoções da Black Friday podem ser trabalhadas tanto dentro quanto fora do ambiente digital. Em contrapartida, a Cyber Monday foi desenvolvida para as plataformas online.
As promoções de um fabricante de sacola personalizada durante a Black Friday podem se estender por mais alguns dias, e isso também acontece com o Cyber Monday. Só que ele está focado em descontos para produtos de tecnologia.
Com o constante crescimento das plataformas de vendas no Brasil, vale a pena considerar essa segunda-feira especial do ano como uma maneira de potencializar ainda mais as vendas.
Saiba que essa data foi criada com base em estudos realizados, depois que 72% dos varejistas afirmaram que suas vendas aumentam muito na segunda-feira após a Black Friday.
Criando uma promoção atraente justamente nesse dia, fica muito mais fácil alavancar as vendas no comércio eletrônico, e o melhor de tudo é que, atualmente, essa data pode ser trabalhada por lojas virtuais de qualquer segmento.
O poder do Cyber monday e do e-mail marketing
Um fabricante de placa em acrílico transparente com logo pode unir o e-mail marketing e o Cyber monday para potencializar suas vendas. Esses dois recursos são capazes de ajudar os negócios de muitas maneiras.
O uso do e-mail marketing é uma opção recomendada porque otimiza as campanhas para esta segunda-feira de promoções, garantindo o sucesso dos resultados. Isso acontece por meio de estratégias como:
Captar leads de qualidade
O comércio eletrônico fatura muito durante a realização da Cyber Monday, só que muitos empreendedores não sabem como atrair clientes no meio de tantos concorrentes digitais.
A primeira coisa que você precisa fazer para aumentar as vendas é captar leads de qualidade, ou seja, potenciais clientes que realmente possam se interessar por seus produtos.
Para captá-los, além de caprichar na fachada comercial de esquina para o estabelecimento físico, a loja virtual também precisa de alguns cuidados.
Um deles é conhecer o público da marca, saber como funciona a sua jornada de compra e investir na criação de conteúdos de qualidade.
Enviar e-mails informativos
Se você quiser ter resultados melhores, aumentar suas vendas e alcançar os objetivos propostos, precisa planejar com antecedência as estratégias que vai colocar em prática e divulgar a campanha para o público certo.
É fundamental falar sobre esse período, mostrar quais são os focos das ofertas e enviar alertas de descontos para a sua lista de contatos.
Fazer tudo isso com antecedência é muito importante para que as pessoas tenham tempo de se preparar e comprar o que precisam.
Fazer ofertas direcionadas
Qualquer empresa que conheça bem o seu público sabe em quais estágios os seus clientes estão e o tipo de produto que eles procuram. Com isso, um fabricante de papel lanche personalizado consegue direcionar melhor suas ofertas.
Isso ajuda a vender em boa quantidade, aumenta a produtividade dos vendedores, agiliza o processo de vendas e consequentemente reduz custos desnecessários.
Trabalhar carrinhos abandonados
Muitas vezes, as pessoas colocam uma série de itens no carrinho e simplesmente desistem de comprar. Quando isso acontece, a empresa precisa enviar um e-mail lembrando sobre os itens deixados no carrinho.
Essa prática se transformou em uma excelente oportunidade para se comunicar com pessoas que se interessam pelos produtos vendidos, mas que por alguma razão não finalizaram a compra.
Para potencializar os resultados dessa ação, o ideal é entrar em contato de maneira humanizada, analisar as opções e oferecer condições facilitadas de pagamento.
Em linhas gerais, assim como um adesivo vitrine personalizado deixa os produtos expostos praticamente irresistíveis, o e-mail para carrinhos abandonados faz a mesma coisa. Mas, para funcionar, precisa ser bem trabalhado.
Ser objetivo
Por fim, tente ser o mais objetivo possível ao criar a mensagem, pois isso aumenta as possibilidades de fazer vendas e conquistar clientes novos.
E vídeos ou e-mails longos ou difíceis de carregar, pois eles prejudicam uma comunicação simples, coerente com os valores e objetivos do negócio, humanizada e eficiente.
A marca também não deve misturar os assuntos em um único conteúdo. Por exemplo, se o propósito é o Cyber Monday, o foco do e-mail deve ser os descontos oferecidos, além de produtos participantes e opções de pagamento.
Dentro de uma loja física, um banner em tecido microfibra tem foco em determinado assunto, da mesma forma, o e-mail deve manter o foco no Cyber Monday.
Considerações finais
Os períodos sazonais são excelentes para aumentar as vendas, a exemplo da Black Friday, do Natal, Dia das Mães, entre outros. Isso fez com que surgisse o Cyber Monday, um período muito positivo para o comércio eletrônico.
Embora a Black Friday ajude a potencializar as vendas dessas plataformas, elas precisam competir com as lojas físicas, mas agora, podem contar com uma data exclusiva para vender seus produtos.
O e-mail marketing tem um papel muito importante nesse período, pois ajuda a divulgar as promoções e leva ao conhecimento das pessoas mais uma grande oportunidade de comprar com descontos imperdíveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e VIRTUALITI, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.