Entende-se por marketing toda iniciativa empresarial voltada para atrair e reter a atenção do público, com a finalidade de converter clientes em potencial e efetivos compradores de uma marca ou empresa. Os dados comportamentais são essenciais neste sentido.
As empresas que investem em marketing, seja ele nos formatos físico ou digital, precisam estar atentas para a etapa de segmentação.
A segmentação é o que facilita o processo de qualificação dos clientes em potencial para o serviço de motoboy.
Em específico, as empresas que atuam com o apoio do marketing digital, considerando que na internet a visibilidade é expressivamente maior em relação às ações promocionais e de publicidade concentradas no marketing tradicional.
Neste sentido, os dados comportamentais são o mecanismo pelo qual as organizações conseguem estipular uma melhor segmentação porque é feita uma análise mais aprofundada acerca do comportamento do consumidor.
Conforme relatam os especialistas, ter em mãos as informações comportamentais do consumidor faz uma diferença no escopo de marketing, entretanto, é indispensável o levantamento de informações básicas, como:
- Definição dos objetivos gerais e específicos;
- Entendimento do nicho de mercado;
- Levantamento dos canais de comunicação utilizados;
- Dispositivos usados.
Essas são algumas das informações básicas que auxiliam as empresas a ter melhor visibilidade em termos de estratégia de divulgação, sendo necessário contextualizar com as necessidades individuais de cada organização.
Entenda o que são os dados comportamentais de marketing
Considere o processo de prospecção de serviços e produtos, onde é essencial a intersecção entre os escopos de trabalho comercial e de marketing.
Cabe aos times comerciais compreender o perfil e comportamento dos clientes, para aprimorar o repertório de abordagem, incluindo novas técnicas que assertivamente levam ao fechamento.
Para agregar com assertividade, as equipes de marketing têm a responsabilidade de analisar informações referentes aos consumidores.
Sendo assim, fazer o levantamento comportamental de potenciais clientes para alarme e monitoramento comercial.
Na era da internet, esse apurado é ainda mais relevante porque contribui para o processo de segmentação. Considerando o alto volume de informações recebidas e compartilhadas no ambiente virtual, o alcance é maximizado.
Desse modo, as empresas que atuam principalmente com o marketing digital precisam ter o entendimento de perfil e comportamento do cliente.
Se antes o processo de entendimento levava em consideração métricas simplificadas, com os avanços tecnológicos são encontrados dados inteligentes, que permitem maior compreensão da realidade do consumidor que possui motor de arranque arranhando.
Partindo desse pressuposto, os dados comportamentais de marketing foram desenvolvidos, atuando por intermédio de ferramentas, aplicações, plataformas e demais mecanismos que dão a oportunidade das empresas conhecerem seus respectivos clientes.
Por que influenciar seus consumidores?
Na era digital, pode-se observar que os usuários são bombardeados frequentemente com anúncios, estejam eles presentes em sites, e-mails e até mesmo em determinadas redes sociais.
Por isso, o contato com diversas ações de publicidade sobre CNH adição de categoria soma no que tange aos gatilhos mentais.
Em outras palavras, ao navegar na internet, o consumidor tem contato com muitos anúncios, e a partir disso começa a ser fomentado o interesse de compra.
Todavia, com o volume de informações a disputa torna-se acirrada, afinal, quando há responsabilidade financeira no cotidiano dos consumidores, as compras acontecem paulatinamente, em concordância com as prioridades.
As marcas precisam investir em técnicas para não só fomentar o desejo de compra, como também para influenciá-los a adquirir. Os chamados gatilhos mentais são as técnicas que se responsabilizam por tal ação.
Conforme indicam os especialistas, os gatilhos mentais são abordagens e conteúdos direcionados para os diversos canais de comunicação disponíveis na internet, com a finalidade de influenciar o comportamento de compra.
No entanto, para que o posicionamento de tais gatilhos seja feito adequadamente, é essencial o mapeamento do público.
Isto é, uma empresa limpeza precisa efetuar a devida segmentação de público, compreender o perfil e comportamento de seus clientes e após isso dispor de técnicas e ferramentas para influenciá-los no sentido comercial e mercadológico.
Dado o cenário econômico atual repleto de desafios para empresas de segmentos e portes variados, pode-se afirmar que a inteligência comercial é um ponto crucial para o bom andamento dos negócios e da saúde financeira.
Sabendo da intersecção dos escopos de marketing e negócios, a inteligência comercial pode ser utilizada para o mapeamento de consumidor e na aplicação de técnicas, no sentido de alavancar a comercialização de pulseira de silicone personalizada.
Faça da internet uma aliada
O marketing digital é um recurso amplamente usado nos dias atuais, tendo em vista os reflexos da aceleração digital no mundo corporativo, o foco das empresas é a virada de chave dos formatos físicos para o ambiente virtual de comunicação.
Nesse mesmo cenário, é possível notar que nos últimos anos houve o aumento do número de usuários presentes nas redes sociais, modificando a alternância do modelo de comportamento dos clientes.
Uma empresa que fornece estudos de impactos ambientais pode contar com o apoio da internet para potencializar suas vendas, partindo da modalidade de negócios B2B, ou seja, Business-To-Business, que traduzido do inglês corresponde a negócios entre empresas.
Entre os múltiplos benefícios do marketing digital, podem ser destacados o baixo custo de investimento, facilidade de administração, manutenção descomplicada e ainda a possibilidade de maximizar a visibilidade.
Visando otimizar o uso da internet nos negócios, técnicas como os dados comportamentais apresentam-se como o braço direito das equipes.
O mercado brasileiro é regido por tendências originadas no exterior, algo que é comum nos países em desenvolvimento.
Porém, o resultado desse cenário é a falta do acesso à informações relevantes para os proprietários e executivos.
Com a finalidade de tornar o meio corporativo democratizado, os especialistas reúnem dicas para que os dados mercadológicos sejam levantados e aplicados para o sucesso comercial.
O poder das redes sociais
Com a aceleração digital, as pessoas de modo geral focaram a atenção para os recursos tecnológicos, pois estes permitem a integração com outros indivíduos ao redor do mundo em poucos segundos.
Ao notar tal velocidade, o mercado respondeu ao apelo das empresas, criando uma nova tendência. Desde comércios eletrônicos, lojas virtuais e até consultorias especializadas estão presentes nas redes sociais.
Em redes específicas como o Instagram, é possível obter dados importantes sobre o consumidor, considerando que a plataforma disponibiliza ferramentas de análise, respeitando sempre a Lei Geral de Proteção de Dados.
Ainda nas redes sociais, pode-se contar com as palavras-chave para conectar pessoas que precisam da prestação do serviço de assistência para notebook, com organizações que oferecem a solução.
Para a obtenção de dados, é indicado ainda estar presentes em grupos, fóruns e ainda contar com o apoio de influenciadores de mídia social, porque tudo isso reflete o comportamento do público nas redes.
Customer Relationship Management
O Customer Relationship Management (CRM), é o termo em inglês que se refere ao conceito de gestão do relacionamento com o cliente.
Na prática, tal gestão acontece por intermédio da consolidação de pilares que combinam o uso de técnicas assertivas, ferramentas e não deixando de lado a tecnologia, que tanto contribui para o dinamismo dos fluxos de trabalho das equipes.
Em adição, investir no relacionamento com o cliente é uma ação benéfica, já que os resultados são além do aumento das taxas de conversão, a viabilidade de diminuir o custo de aquisição de compradores com o buzz marketing.
Sendo assim, empresas que contam com uma boa reputação no mercado conseguem fechar negócios de forma mais rápida, tendo ainda a referência de outros consumidores diante do público.
As ferramentas de gestão foram aprimoradas, podendo receber não só as estratégias comerciais, como também oferecendo melhores recursos para os times, como dados demográficos, tempo de decisão de compra e demais dados que podem ser personalizados.
Diversifique os canais
Além das redes sociais, o Google é uma ferramenta capaz de receber as técnicas e estratégias das empresas, sendo uma tendência em pleno desenvolvimento desde os anos 90.
Se engana quem acredita que a funcionalidade deste recurso é somente “enciclopédia”, porque o mecanismo de busca consegue atuar no recolhimento de indicadores dos usuários e na conversão de clientes em potencial.
A partir do Google, podem ser implementados planos de ação estratégica distintos, seja com anúncios, criação de sites, a automação dos mecanismos de busca com palavras-chaves e conteúdos.
Uma das principais vantagens da ferramenta em questão, é que ela oferece às empresas a possibilidade de segmentação mais apurada, detalhando inclusive os dispositivos utilizados pelos usuários.
Com os dados recolhidos na plataforma Google, pode-se então replicar a segmentação nos diversos canais de comunicação disponíveis na internet.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing é o recurso essencial para aproximar empresas e marcas de seus consumidores, podendo inclusive alavancar as vendas de um produto ou solução.
Contudo, investir no levantamento de dados comportamentais auxilia as equipes em termos comerciais e mercadológicos a influenciar os consumidores na decisão de compra.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.