Ter métricas dentro da empresa de diferentes departamentos podem colaborar com o entendimento e a visualização do andamento do negócio no mercado, sendo uma dessas medições o Custo de Aquisição de Clientes ou CAC.
Sendo a tradução de Customer Acquisition Cost, os cálculos dessa prática mostram o quanto uma empresa investe para conquistar novos consumidores com as suas estratégias de marketing, tendo o seu início no funil de vendas.
Quando se tem uma base de dados que mostram sobre o CAC, também é possível que uma empresa saiba quais são as campanhas de marketing que estão sendo mais atraentes para os consumidores.
Por exemplo, se uma empresa de impressão de fotos em grandes formatos utiliza diferentes formatos de campanhas de marketing, é possível ter um controle e saber quais são as que geram lucros para a empresa com base no CAC.
Contudo, é importante saber que o CAC não é a determinação para o fracasso de uma empresa ou de suas estratégias, mas sim uma métrica que pode fazer com que o negócio saiba o que está ou não funcionando para fazer as devidas correções.
Mesmo se o empreendimento utilizar as redes sociais e outras plataformas para gerar mais consumidores, é importante ter atenção nas campanhas para que compreenda o CAC mais a fundo e outras métricas que podem estar ligadas.
Quanto custa e como calcular?
Se uma empresa de persiana de alumínio externa, por exemplo, decide saber calcular o CAC para poder compreender melhor os resultados que são apresentados, a fórmula em si é básica e deve ter os seus dados determinados entre um certo período.
Podendo ser mensal, bimestral, trimestral ou semestral, os cálculos são feitos com a soma de todos os investimentos que a empresa fez neste período para o marketing ou também para as vendas, já que pode ser um dos pontos de aquisição de clientes.
E essa soma do investimento é dividida pelo número dos clientes adquiridos pelo investimento, sendo o resultado o que é definido como o CAC.
Contudo, é importante saber alguns pontos importantes para que o resultado seja equivalente a realidade da empresa e que devem ser incluídos dentro da soma dos investimentos, como:
- Salário da equipe;
- Comissões de venda;
- Treinamento de profissionais;
- Aquisição de ferramentas e softwares;
- Presença em eventos;
- Assessoria de imprensa;
- Materiais impressos e compra de anúncios.
Outros pontos como o conserto de cortina rolo na área administrativa, SAC e o custo que leva para se produzir o produto ou então o que será oferecido no serviço deve ser descartado.
O número de clientes é outro ponto do qual deve-se ter atenção para incluir dentro do cálculo, porque a estatística que é inserida na soma são aquelas que são conquistadas de uma forma direta após ter um investimento na área de marketing e de vendas.
Caso parceiros ou então alguma página nas redes sociais cite os produtos ou serviços de uma forma espontânea, não estando ligada a nenhuma estratégia ou parceria da empresa, e acaba fazendo com que novos consumidores apareçam, eles não são considerados.
Portanto, somente um anúncio oficial da empresa ou os canais de venda oferecendo organizador de cabos de rede rack são válidos para essa equação.
Alguns empreendimentos podem pegar uma forma menor de período para ser análise de CAC, isso porque essa estratégia permite que as melhorias ou até mesmo mudanças possam ocorrer de um modo mais rápido.
Dentro do mercado, algumas mudanças podem acabar sendo exigidas pela empresa que pode investir mais ou menos na aquisição de clientes, por isso, é importante monitorar para saber quando o investimento está saindo e não está de acordo com os planos.
Porque uma empresa pode acabar gastando mais em uma estratégia de marketing ou de vendas e não estar recebendo um bom retorno, mesmo que este venha a longo prazo, fazendo com que o CAC seja alto.
O que leva ainda mais a importância da empresa acompanhar a métrica para saber o momento em que deve aumentar algum investimento, ou então, diminuir.
Como diminuir?
Se uma empresa de nobreak data center deseja diminuir o CAC, é importante que se compreenda que, quanto menor for gasto para conversão de um novo cliente, maiores serão os lucros da empresa e sua possibilidade de crescimento financeiro.
Um dos pontos básicos para se diminuir é fazer com que as estratégias de marketing e as vendas possam conquistar o consumidor, por isso, escolher aquelas que mais se enquadram com os objetivos e metas do empreendimento.
O que leva uma empresa a ter um forte alinhamento entre ambas as equipes, para que outras estratégias de marketing e de vendas possam se unir de uma forma que não gaste tanto, e consiga bons resultados.
Portanto, quanto mais o alinhamento entre o marketing e vendas estiverem sólido, tendo uma mesma comunicação sobre o que fazer a respeito do preço de marido de aluguel, e como criar estratégias que possam levar a venda do serviço, melhor será.
Criar formas orgânicas para que o consumidor se converta também é um ponto importante da empresa, desde o contato até mesmo a descoberta sobre o empreendimento pode contribuir para diminuição dos custos.
Uma dessas formas é através do inbound marketing, com apresentações de conteúdos que possam ser úteis e tenham uma relevância, tendo a possibilidade de crescimento orgânico e até mesmo criar um relacionamento com o consumidor logo na jornada de compra.
O marketing de conteúdo também é uma forma de diminuir o CAC e também, de ganhar uma relevância dentro do segmento mercadológico do qual se atua.
Fortalecendo a imagem da marca e mostrando ao consumidor o que a empresa sabe sobre o que vende, o marketing de conteúdo pode ser abrigado em sites ou blogs, até mesmo em redes sociais, o que diminui alguns gastos mas podendo ter ainda bons resultados.
Criar pontos de conversões com o marketing de conteúdo sobre pergolado de madeira garagem pode fazer também com que os gastos do CAC sejam reduzidos, especialmente porque o consumidor irá ser atraído e incentivado a ser fidelizado.
Do mesmo modo que fazer uma aceleração do ciclo de vendas, mas que ainda possa proporcionar que o resultado final seja a venda do produto ou serviço, também reduz os custos de aquisição.
Isso porque quando o funil de vendas é longo, os gastos para se converter o consumidor são maiores, e com isso, a aceleração do funil de vendas permite que a trajetória seja mais curta, fazendo com que o consumidor fique interessado do início ao fim.
Algumas empresas podem investir em uma automação de marketing para fazer com que não haja contratações em excesso de profissionais, o que acaba modernizando algumas áreas da empresa como o e-mail ou chatbots.
Mesmo sendo um investimento que inicialmente pode exigir um bom orçamento das empresas, essas automatizações a longo prazo reduzem em boas quantidades o CAC, podendo fazer com que outras áreas recebam melhorias.
Por que medir o CAC é importante?
Ter um controle e acompanhar as métricas de uma empresa tem uma importância para entender a sua atuação dentro do mercado, mas também, para saber sobre como está a saúde do negócio.
Por meio do CAC é possível saber sobre algumas estratégias que foram tomadas, e também, o que é preciso ser feito para que o empreendimento melhore dentro do seu nicho.
Ao se medir o custo de aquisição, o empreendimento sabe prever o que poderá dar errado e reverter a situação a tempo, seja com melhorias e investimento interno, ou então, uma nova segmentação de clientes da qual trará maiores resultados.
Quanto mais uma empresa tiver controle dos seus gastos, ações e o que entra assim como que sai, melhores são as chances de evoluções internas que se refletirá para os consumidores.
Considerações finais
Para que a empresa tenha um bom número de consumidores, algumas técnicas acabam refletindo no custo de aquisição de clientes, também conhecido como CAC, onde métricas mostram o quanto está se gastando para atrair consumidores.
Estando ligado às áreas do marketing e de vendas, o CAC pode englobar muitos pontos, desde o salário dos funcionários até os gastos com o pagamento de anúncios e a impressão de campanhas para falar sobre estola de plumas.
Com um cálculo simples envolvendo o período que uma empresa gastou com estratégias, e a quantidade de consumidores que foi convertida, o resultado final é o montante em dinheiro que se tem para converter um cliente.
Se um CAC está sendo além do limite para uma empresa, é importante reconhecer e também, saber o que fazer para diminuir, ao ponto de que o capital não seja prejudicado e a empresa acabe entrando no vermelho.
Com uma boa estrutura e planejamento, o CAC de uma empresa pode ajudar o negócio a compreender mais sobre as ações que estão sendo feitas, e o que deve ser melhorado assim como, o que deve ser mantido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.