A Black Friday é um período do ano que possui uma grande visibilidade, não somente para consumidores que buscam as melhores ofertas nos produtos que tanto desejam, como também para os comerciantes que elaboram estratégias para a data.
Caindo cada vez mais no gosto do mercado, que acaba se movimentando para saber qual oferta de grelha uruguaia sob medida é melhor para atrair os consumidores, a data em si surgiu nos Estados Unidos e acabou se popularizando por todo o mundo.
Sendo realizada na quarta sexta-feira de novembro, em muitos casos a última do mês, a data pode acabar variando, ao contrário de outras datas que são bastante visadas no comércio, mas o parâmetro para definição é o feriado de Dia de Ação de Graças.
Sendo uma data que ocorre na quinta-feira, os lojistas aproveitam a movimentação que o feriado proporciona para oferecer ofertas e preços bons para todos os produtos e serviços que existem dentro do mercado.
Contudo, antes que uma empresa de limpeza pesada pudesse usar a Black Friday como uma forma de oferecer melhores preços pelos seus serviços, essa prática começou ainda no século XX.
Embora a liquidação de mercadorias tenha surgido nesta época, somente por volta da década de 1980 e 1990 que o termo de Black Friday passou a circular no comércio, fazendo com que o dia se consolidasse e que atraísse um grande número de clientes para lojas.
O sucesso que o mercado estadunidense conseguiu com a data, acabou influenciando, ao longo dos anos, outros países a fazerem igual, mesmo que o feriado não existisse. Através da data, novas campanhas de marketing começaram a entrar no mercado.
A evolução do mercado e a introdução da internet fizeram com que a modalidade do e-commerce também surgisse e ganhasse força na sociedade.
Por isso, a Black Friday se tornou uma data da qual requer uma estratégia de muitas empresas para se destacar em meio às promoções do nicho do qual atuam.
A importância das estratégias
Se uma fabricante de cabo de vassoura de madeira atacado busca ter um bom número de vendas durante a Black Friday, a importância das estratégias para que seu objetivo se torne concluído cresce em grandes escalas.
O feriado ganha uma boa notoriedade dentro do mercado devido a capacidade de aumentar as vendas das empresas, permitindo que os objetivos e metas, que são estipulados por um período ou até mesmo pelo ano inteiro, possam ser concluídos em uma maior velocidade.
A oportunidade de crescimento dentro do mercado que a data proporciona faz com que, ao ter clientes consolidados, o número de vendas possa crescer no ano seguinte por causa dos compartilhamentos das estratégias de marketing que esses clientes irão fazer.
Outra importância de criar estratégias para a Black Friday é poder fazer com que, por meio delas, o estoque de bateria estacionária de gel possa ter um esvaziamento e permitir novas remessas ou então, criar as novas versões dos produtos.
As estratégias que uma empresa elaborar podem fazer com que a marca ganhe uma presença virtual ainda maior e, deste modo, consiga aumentar o número de consumidores e também a receita da empresa.
Por isso, quanto mais um empreendimento se prepara para destacar-se dentro do nicho durante a Black Friday, maiores são as chances de fazer com que sejam notadas pelo público-alvo.
Preparando o e-commerce para a Black Friday
Para que um e-commerce de mochila tecido personalizada se prepare bem para a Black Friday, alguns pontos podem contribuir como uma base para as estratégias, sendo eles:
- Divulgação;
- Reforçar a plataforma;
- Preparar e ter controle de estoque;
- Treinar equipe.
Os primeiros aspectos para atrair a atenção dos consumidores e aumentar o número de vendas é fazer uma boa divulgação do e-commerce, principalmente, aqueles produtos que irão entrar em promoção durante o período.
As estratégias que serão colocadas em prática durante a Black Friday devem ser planejadas com uma maior antecedência para que, no período, não haja empecilhos que atrapalhem as metas e objetivos estabelecidos.
Por isso, o preparo para a data, tão visada dentro do mercado, deve incluir um bom reforço na plataforma do e-commerce, podendo ter uma maior sustentabilidade para o grande fluxo de visitantes e compras que podem haver.
Caso o e-commerce esteja instalado em uma plataforma que tenha tido atualizações recentes, é importante que sejam renovadas para fazer com que os recursos não travem ou gerem bugs no site.
Outro ponto importante para o preparo do e-commerce está em torno dos estoques. Devido ao grande fluxo de compras que pode haver, quanto mais atualizada as informações sobre uniforme elegante feminino for ao consumidor, melhor será a experiência de compra.
A falta de atualizações dessas informações podem contribuir para que, a imagem do e-commerce dentro do mercado sofra impactos negativos, o oposto do que a empresa deseja neste período. Portanto, deve haver uma prevenção.
Seja com estoques reservas do produto ou, então, um maior preparo de profissionais para atuar conforme as vendas forem chegando. O estoque dos produtos para a Black Friday podem até mesmo ser preparados com alguns meses de antecedência.
Outro preparo que o e-commerce deve ter na época da Black Friday são as equipes que ficarão responsáveis por atender no setor de vendas, estoque e atendimento ao cliente, pontos que podem ter um maior fluxo de movimentos.
Especialmente em relação ao atendimento, que pode lidar com dúvidas dos clientes novos e também com a monitoração de outros canais de vendas, como comentários em redes sociais.
Sendo uma época de grande movimentação dentro do mercado, usar boas estratégias que possam garantir que os lucros da empresa aumentem, a visibilidade seja maior e a conquista de novos leads os fidelize futuramente pode ser algo benéfico.
Estratégias para aumentar as vendas
Criar uma boa estratégia para aumentar as vendas de um serviço de restauração de tacos antigos, ou outros produtos podem ser feitos com um planejamento alguns meses antes de novembro, ou até mesmo, no ano anterior.
Por isso, buscar algumas dicas de formas de fazer isso podem contribuir para que o e-commerce se destaque neste dia especial para as vendas.
1. Não ofereça descontos falsos
Para conquistar mesmo os consumidores, os descontos que forem oferecidos durante a Black Friday devem ser de fato reais.
Propagandas falsas ou apenas a impressão de que o consumidor irá ter desconto acaba não sendo benéfico para a empresa, podendo até mesmo destacar seu nome no mercado de uma forma negativa, caso isso ocorra.
Até mesmo em relação ao frete o desconto deve ser real, porque em casos de valores altos para a taxa de entrega que o cliente note que não houve de fato descontos, acaba também não sendo bem visto pelos consumidores.
2. Planeje campanhas
As campanhas deste período devem conter um planejamento que possa, além de atrair o consumidor, mantê-lo para as próximas compras que serão efetuadas no mercado.
Usando estratégias do marketing digital, um e-commerce pode começar suas campanhas um pouco antes da data, geralmente durante a segunda semana, preparando o seu público-alvo para as ofertas que virão.
Utilizar o e-mail e as redes sociais para abrigar anúncios ou impulsioná-los, pode garantir uma visibilidade ainda maior para a empresa.
Algumas empresas podem optar por criar uma landing page temática para a Black Friday, o que pode ser uma boa estratégia, principalmente quando se deseja destacar algum produto específico que esteja entrando na promoção.
3. Observe o mercado no ano anterior
Campanhas sazonais como a Black Friday podem ser ainda mais bem planejadas quando se observa o mercado no ano anterior, desde os anúncios que foram feitos, até mesmo a taxa de compra e procura dos consumidores.
Saber como as concorrentes agem neste período do ano também contribui para criar campanhas originais, que possam atrair o consumidor e garantir que sejam notadas em meio a tantos anúncios que o período sazonal contém.
4. Use a tecnologia como uma aliada
Quanto mais a tecnologia puder contribuir com o e-commerce, maiores são as chances de funcionarem dentro do mercado e, por isso, plataformas, sistemas de automação e softwares são sempre bem-vindos aos negócios.
Com a tecnologia, também é possível saber de uma forma mais definida os resultados da Black Friday e auxiliar a empresa para o próximo ano.
Considerações finais
A Black Friday se popularizou pelo mundo inteiro após o mercado observar que, nos Estados Unidos, a quantidade de clientes que faziam compras após o feriado de Dia de Ação de Graças aumentava de uma forma consideravelmente grande.
Como um meio de atrair ainda mais esses clientes, as lojas começaram a oferecer serviços de direção defensiva moto ou produtos com bons descontos e promoções, o que fez com que muitos consumidores acabassem esperando esta data de ofertas.
Por possuir uma boa visibilidade dentro do mercado, a Black Friday acaba sendo uma opção para os comércios eletrônicos que desejam ganhar um espaço dentro do nicho que atuam.
Com uma boa preparação de estratégias e planejamentos, as metas que foram estabelecidas pelo comércio podem ser facilmente conquistadas por meio da Black Friday.
Indo mais além das conquistas e possibilidades de conversão de novos consumidores, contribuindo para que o e-commerce se solidifique e ganhe uma presença dentro do mercado, o qual agitará ainda mais a concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.