Com a crescente necessidade de empresas se destacarem para venderem seus produtos em um mercado cada vez mais competitivo, o mapa de empatia pode auxiliar muito neste processo.
Pode parecer bem complicado, mas entender como o público-alvo de um determinado negócio age antes de efetuar a compra pode ser o detalhe que falta para uma empresa poder atingir melhores resultados.
Para isso, utilizar um método como o mapa de empatia ajuda a criar o perfil do cliente ideal baseado nos sentimentos positivos que ele tem em relação a uma marca.
Esse método pode ajudar negócios como uma fabricante de teto de vidro para garagem, que busca formas de expandir a sua cartela de clientes interessados em contratar seus serviços de instalação e fabricação em vidro.
Mas para saber como utilizar bem o mapa de empatia, é preciso entender sua importância e como aplicar de forma correta, já que determinar o perfil do cliente ideal irá ditar como as demais estratégias de marketing serão feitas.
O que é mapa de empatia
Como o nome sugere, empatia é entender a situação dos outros. Tem o significado exato de se colocar no lugar de outra pessoa. O mapa da empatia, por outro lado, é uma ilustração que retrata a relação entre fabricantes de produtos e compradores.
Porque o mapa da empatia projeta um pensamento que mostra os sentimentos, pensamentos e preocupações das pessoas, ele tem um fator importante na produção de novos produtos para serem aceitos no mercado.
Isso porque, esse tipo de mapa força a equipe de marketing a identificar os desejos e necessidades dos clientes, estudando seus sentimentos e pensamentos sobre o produto.
Além disso, uma pessoa que deseja criar um mapa de empatia precisa conhecer os quatro quadrantes que ele deve conter, são eles:
- Emoção;
- Pensamento;
- Ação;
- Fala.
Ao definir isso, será possível que uma empresa de inspeção veicular encontre o perfil ideal de clientes que precisam realizar um laudo de opacidade dos veículos e assim aumentar suas chances de fechar negócio.
Por isso, usar o mapa de empatia de forma estratégica é importante para ter um marketing mais bem sucedido, afinal, entender como o público de um determinado segmento pensa e age é crucial para impacta-lo de forma positiva.
Qual a importância do mapa de empatia?
O uso de um mapa de empatia traz muitos benefícios para um serviço pós-venda eficaz de uma loja que vende kit elegance preto, por exemplo. Em primeiro lugar, ajuda a realmente se colocar no lugar do cliente.
De fato, desenvolver um mapa de empatia ajuda a entender melhor como os consumidores veem o mundo e como se sentem. Assim, ajuda-o a definir melhor as necessidades e a criar uma oferta à altura das expectativas do cliente.
Portanto, entender o comportamento de clientes em potencial permite prever melhor as solicitações. Isso é especialmente interessante para ajustes contínuos de estratégias e ofertas de marketing e também reduz qualquer insatisfação que possa existir.
Por fim, para enfatizar, uma empresa constrói uma imagem de marca positiva, o que diminui a distância dos clientes existentes e atrai novos.
Portanto, o objetivo de um mapa de empatia é melhorar a experiência do usuário, o relacionamento com o cliente e também criar novos produtos.
É uma ferramenta desenvolvida em paralelo com a persona do comprador. Isso permite adicionar ou reforçar certos elementos sobre clientes potenciais.
O que é persona?
De forma resumida, no campo do marketing uma persona é um personagem imaginário que representa um grupo ou segmento-alvo no âmbito do desenvolvimento de um novo produto ou serviço ou de uma atividade de marketing como um todo.
Mais de uma persona pode ser usada para o mesmo projeto de desenvolvimento. A persona pode até às vezes ser representada na forma de um storyboard em uma situação de uso do produto ou serviço.
Uma persona criada para o desenvolvimento de campanhas de marketing para uma casa de carnes premium poderia ser por exemplo:
- Márcia;
- 40 anos;
- 2 filhos;
- Empreendedora;
- Ama linguiça bovina defumada.
As personas são, entre outras coisas, mantidas em conta para o desenvolvimento das características do produto e serviço, para o desenvolvimento do conteúdo do website e para a otimização das jornadas do cliente.
Como criar a persona pelo mapa de empatia
Em primeiro lugar, recomenda-se o mapeamento de empatia de forma colaborativa. Formar uma equipe com diferentes perfis de funcionários permite reunir diferentes perspectivas sobre os perfis dos usuários e aprofundar ao máximo as ideias.
Geralmente é feito um brainstorming antes da composição para coletar o maior número de características que precisam ser incluídas na hora de montar o mapa de empatia. Para começar, basta seguir alguns pontos como:
Pensamentos e sentimentos do público
O primeiro ponto, é o ponto mais difícil no mapa da empatia. É sobre entrar na mente do cliente e para isso é preciso conseguir identificar tudo o que realmente importa para ele.
É também sobre o foco principal na vida, as preocupações, os sonhos, suas esperanças, também o que o afeta todos os dias.
Este ponto tende a ser difícil pois não é algo explícito ou que pessoas costumam falar em público, portanto, é preciso analisar de perto para chegar a conclusões plausíveis.
Visão do público
Depois, existe a necessidade de definir a parte que ele vê. Para isso, um mapa de empatia deve levar em conta o contexto em que se desenvolve em sentido amplo.
Por isso, é preciso estudar onde vive e trabalha, sua comitiva ou seja, sua família, seus amigos, seus colegas, e as ofertas de negócios que enfrenta. Isso torna possível entender melhor o ambiente geral dos clientes em potencial.
Dessa forma, uma empresa de decoração que atue com cortina de vidro fachada pode criar ofertas atrativas para um determinado perfil de cliente baseado nas necessidades desse público.
O que o público ouve
Esta etapa dará uma ideia do que e por quem os clientes potenciais estão sendo afetados. Pode ser por familiares, colegas, a mídia tradicional ou as mídias sociais. Tudo isso será importante para entender como as demais estratégias deverão chegar até ele.
É importante determinar em quem ele confia e se ele pode influenciar facilmente os temas da empresa. Isso dará uma visão de como ele tomou sua decisão.
A título de exemplo, se uma empresa especializada em fazer limpeza colchão mofo quiser ter sucesso ao criar seu mapa de empatia, precisa saber o que o cliente ouve e como ele é influenciado por isso.
Ação e fala do público
Aqui, trata-se de medir a disposição do cliente em agir e isso reflete seu comportamento diário em público. Pode ter algo a ver com sua aparência, com as ações que ele toma e como essas ações refletem em sua personalidade.
Assim como as palavras que ele defende e os valores que carrega. Nesta fase, pode ocorrer um conflito entre o que o cliente pensa e sente e o que ele realmente faz. Os mapas de empatia permitem apresentar essas inconsistências.
Portanto, se um negócio que trabalha com laje treliçada h16 quiser aprender sobre o comportamento base do cliente, é preciso ficar atento nessa fase do processo de criação do mapa de empatia.
Medos do público
A maioria das pessoas têm seus próprios freios. Por isso, é essencial entender os obstáculos e frustrações que os clientes enfrentam e qual é o seu maior medo.
O risco assumido pode ser grande demais para ele agir. Portanto, é necessário determinar com sucesso se estes parecem ser intransponíveis e analisar até onde ele está disposto a ir para ter algo que deseja.
Isso permite que a empresa julgue quanta confiança precisa dar a ele para que ele possa finalmente tomar uma decisão. Dessa forma, é possível induzir uma necessidade de gratificação, que é a força motriz da ação.
As expectativas do público
Por fim, o último ponto do mapa de empatia é o mais importante, pois trata das expectativas do prospect. Representa tudo o que ele realmente quer realizar e o que ele precisa.
Além disso, seus critérios de sucesso e o que pode ajudá-lo a alcançá-los. Por isso, é necessário tentar identificar as estratégias que ele quer tomar para atingir seus objetivos.
Dessa forma, entender as expectativas do público pode ajudar a antecipar ofertas, produtos e serviços que tendem a ter uma alta demanda durante um período específico.
Considerações finais
O mapa de empatia e criação de persona são pontos chave de qualquer empresa que deseja ter sucesso com suas campanhas de marketing.
Seja uma empresa que trabalha com retirada de entulho de madeira ou do ramo de tecnologia, precisará entender a fundo qual é o seu cliente ideal, mas também como ele pensa, age e percorre todo o caminho do funil de vendas.
Com isso, saber criar e aplicar o mapa de empatia ajudará a traçar objetivos, estratégias e campanhas que possam impactar de forma positiva o público determinado e assim obter bons resultados em suas vendas ou contratação de serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.