As boas ideias sempre surgem e, certamente, há um público disposto a pagar para ter os produtos que os clubes de assinatura no e-commerce ofertam. Mas o maior problema se inicia na hora de pôr a ideia em prática. Por isso, este artigo será útil para sanar dúvidas.
Toda empresa que tem uma solução pode vendê-la por um sistema de assinatura. Hoje, os e-commerces usam isso com muita maestria. Já uma empresa de copo com algodão doce também pode começar a vender os seus produtos por meio desse tipo de negócio.
Muito antes da compra virtual se tornar quase uma precisão imposta pelos tempos atuais, a prática de fazer compras sem sair de casa já tinha ganhado uma grande parte das pessoas que acharam a grande comodidade de optar, comparar, comprar e ter seus itens em casa.
Como hoje, pessoas que compram concreto usinado fck 25, mas querem receber em casa, sem precisar preparar ele. O caminhão vem direto na porta de casa, assim, fica mais fácil para que a construção ande com mais agilidade e termine o mais rápido possível.
A comodidade é um fator tão essencial e atrativo para a rotina de quem compra itens com frequência ou com certa periodicidade, que não demorou a ter dezenas de clubes de assinatura que vieram para simplificar essa compra recorrente. E não apenas isso.
Esses clubes de assinatura aproveitam as principais necessidades, gostos, hobbies e os prazeres das pessoas para dar mais experiências personalizadas no conforto do lar. A companhia que dá o curso de operador de talha e ponte rolante pode fazer isso também.
De acordo com a ABCOMM, que é a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o mercado de clubes de assinatura já movimenta cerca de um bilhão de reais por ano no Brasil. De alguns anos para cá, o mercado de clubes de assinatura teve evolução de 167%.
Com isso, dá para entender que a adesão aos clubes de assinatura é grande. Mas para que o clube de assinatura dê certo, é preciso pensar no que está por trás da experiência, o planejamento, a logística que deve sair muito bem para ganhar mais os assinantes.
Uma clínica para idosos com demência pode oferecer uma experiência de atendimento em casa. Desse modo, ao criar essa experiência única para os idosos, provavelmente gera uma conexão muito forte com os cuidados que a clínica terá com eles por um tempo.
Conceito de clube de assinatura
O clube de assinatura é um modelo de negócio no qual o consumidor pode fazer a assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual por um preço fixo, para ter em casa os produtos exclusivos, escolhidos por meio de uma curadoria para o perfil que ele tem.
Para o empresário, o clube de assinatura quer dizer ter pagamentos recorrentes pela venda de caixas ou pacotes de produtos praticamente semelhantes ou com pequena variação. E também saber com antecedência o estoque preciso para atender os clientes.
Por fim, o benefício central para o empreendedor é poder contar com pagamentos recorrentes de forma frequente todo mês, beneficiando a movimentação de caixa.
Já para os consumidores do clube, a principal vantagem é ter acesso de modo simples a produtos ou serviços selecionados que fazem parte do seu gosto, mas com uma maior facilidade.
Por que investir nos clubes de assinatura?
De forma geral, os clubes de assinatura podem funcionar muito bem com e-commerces de nicho, como os de maquiagem, livros, higiene, alimentos, bebidas e alguns outros.
Além do mais, os clubes de assinatura dão maiores benefícios tanto para os clientes quanto para os lojistas. E, financeiramente, é muito vantajoso para a empresa.
Há diversos tipos de clube de assinatura, mas todos têm em comum os seguintes aspectos como modelo de negócios:
- O cliente pode assinar o serviço por conta própria;
- A empresa oferece várias opções de planos para cada um;
- Os produtos são enviados de forma periódica;
- O cliente é cobrado de modo recorrente.
De modo básico, o clube de assinatura segue o formato dos serviços recorrentes aplicados aos produtos.
Da mesma forma que o cliente paga uma assinatura mensal para ter acesso aos filmes e séries em uma plataforma de streaming, por exemplo, ele pode gastar para ter produtos que já consome com frequência todos os meses.
Gestão em clubes de assinatura
Clubes de assinatura são negócios com futuro promissor, mas englobam vários desafios de gestão. Para iniciar, o empreendedor deve prever a demanda para garantir a disponibilidade do estoque e não criar problemas com os desperdícios e excessos de produto.
Nesse sentido, é necessário ter fornecedores mais confiáveis e estar sempre negociando para permanecer com os preços competitivos.
Na precificação, ele vai ter que levar em conta todos os gastos fixos e variáveis do clube, também os padrões de mercado e a percepção de valor que tem o seu consumidor.
Além disso, o preço da assinatura deve compensar bem mais do que a compra avulsa dos produtos para o cliente, ao mesmo tempo em que permanece o equilíbrio financeiro da organização.
Vantagens do clube de assinatura para e-commerce
Os benefícios de ter um clube de assinatura em seu comércio são diversos, mas alguns merecem destaque para o empreendedor entender bem as vantagens que esse modelo de vendas pode trazer, não só para o consumidor, mas também para ele. São elas:
- A gestão do estoque fica muito mais fácil;
- O controle de custos mais otimizados;
- É possível trabalhar bem o mix de produtos da empresa;
- Previsibilidade da receita da empresa é mais assertiva;
- Grande taxa de retenção de clientes e indicações;
- Aprimora a relação com os consumidores.
Essas são as vantagens principais que o clube de assinatura oferece para um e-commerce e para qualquer outra empresa que deseje usar esse modelo.
Dicas para montar um clube de assinatura
Para criar um clube de assinatura, é essencial atentar-se a alguns pontos antes para fazê-lo de forma certeira. A seguir, serão apresentados os principais pontos. Uma empresa que vende aparelho ultrassom veterinário com doppler também pode aproveitá-las.
1. Definir corretamente o produto a ser vendido
Antes de qualquer coisa, é exigido escolher o produto que a empresa vai trabalhar com certa recorrência. Para isso, é bom fazer uma pesquisa dentro do mercado, com ela poderá saber as vontades e desejos do seu público-alvo.
2. Organize bem os planos e preços
O preço de venda vai depender muito do produto a ser comercializado e da quantidade de assinantes do clube. A cirurgia ortopédica cachorro não tem o mesmo preço de uma vacina.
Não defina um valor sem embasamento, pois é fundamental uma pesquisa prévia, alguns testes iniciais e optar por disponibilizar uma quantidade menor de produtos, assim a empresa vai ter uma noção de como será a aceitação do público e o potencial do clube.
Na hora de estimar o valor a ser cobrado, não é o bastante ter só o valor do produto, também se deve colocar no papel os custos referente à logística, entrega, frete e o marketing.
3. Gerencie bem a logística
Para que tudo saia como o esperado, organizar a logística do seu clube de assinatura tem uma atenção especial. Como foi dito lá no começo, é crucial poder entregar os produtos que a empresa se comprometeu e no prazo que foi escolhido para todos os assinantes.
É bom imaginar que situação complicada seria se alguns dos seus assinantes se conhecessem e compartilhassem experiências sobre os produtos que receberam, mas só metade deles recebeu o produto no prazo correto. Isso será ruim para a imagem da marca.
4. Leve em conta bons parceiros
Quem é empresário de um pequeno comércio sabe que os seus contatos são fundamentais para o sucesso da empresa e, em vários casos, tornam-se os seus parceiros. É como fazer um curso designado cipa, afinal, ter bons contatos ajudam a evitar alguns problemas.
Considerações finais
Agora que os empresários já sabem como ter um clube de assinatura, é hora de pôr na ponta do lápis tudo o que foi absorvido para que, dessa forma, seja possível planejar tudo no segmento que se vai empreender.
E caso já se tenha um nicho no qual é expert e apaixonado, é ainda mais simples de fazer o planejamento e investir nesse formato de negócio a partir de uma estratégia muito bem organizada.
Um veterinário especialista em aves pode oferecer um serviço por assinatura onde ele envia rações especiais para as aves de seus clientes, por exemplo. É um formato de negócio com muitas variações e possibilidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.