Um dos grandes imperativos do mercado é o de que toda a sazonalidade precisa ser respeitada. Portanto, entender quais são as estratégias a serem aplicadas no dia das crianças é fundamental.
Seja qual for a data, é fato que o comércio irá criar formas de elevar suas vendas a partir delas. Contudo, é no dia das crianças que grande parte do comércio se destina para a venda de presentes e artigos infantis.
É nessa data que as ruas mais movimentadas pelo comércio brasileiro se abarrotam de pais, mães, avós e tios que estão procurando um presente para o pequenino da família.
Essa lógica ainda é muito presente para as famílias brasileiras, porém, uma nova modalidade tem ganhado esses lares: o e-commerce.
Ou seja, o que antes poderia ser representado por um grande deslocamento e algumas filas, hoje, pode ser obtido no conforto de casa.
Além disso, a escolha fica cada vez mais facilitada diante do alto contingente de ofertas que a internet propicia.
Por exemplo, uma família que está procurando fazer uma reforma em sua casa, consegue, diante desses novos mecanismos, escolher qual o melhor corrimão de escada alumínio e vidro para comprar.
Nesse sentido, a convergência entre datas comemorativas e o e-commerce é uma tendência que tem ganhado cada vez mais destaque.
Assumir, portanto, uma boa prática de e-commerce pode trazer uma série de vantagens para uma marca:
- Aumento de visibilidade;
- Posicionamento;
- Atração de leads;
- Vendas.
Esses são alguns aspectos fundamentais que uma companhia que assume as ferramentas de e-commerce pode atingir.
O aumento da visibilidade, sobretudo diante de uma certa sazonalidade, é uma consequência natural dessa aplicação.
Se, porventura, uma marca que vende artigos para construção estiver procurando se estabelecer no período em que as famílias estão mais propensas a reformas, é preciso compreender essa dinâmica.
Nesse sentido, no fim do ano, quando o 13° salário cai na conta dos clientes, pode ser uma grande oportunidade para oferecer o compensado de pinus 10mm.
Sendo assim, diante disso, a marca consegue se posicionar para o seu público de forma muito mais aprofundada.
Além disso, essa visibilidade incide em um maior número de leads entrando nas páginas da empresa.
Por fim, todos esses aspectos acabam convergindo para o ponto ápice de uma relação de venda com aquele usuário.
Ou seja, se aquele lead foi atraído através de postagens sazonais sobre fogão a lenha para pescaria, é muito provável que ele já esteja considerando comprar aquele produto.
Por isso, investir em estratégias para conduzir esse lead à sua conversão para cliente é fundamental.
A importância das datas comemorativas
Desde os primórdios das relações comerciais, os vendedores estão procurando maneiras de vender mais. Nesse sentido, as datas comemorativas passaram a ser uma grande estratégia para que esse tipo de relação ocorra.
Afinal de contas, basta tentar entender o que ovos de chocolate tem a ver com a páscoa ou por que o dia dos namorados é comemorado em junho e não em fevereiro como o dia de São Valentim.
Na verdade, todas essas datas possuem uma estratégia de marketing muito bem delineada por trás.
Além disso, não só de datas comemorativas que vive a sazonalidade do comércio. Afinal, em tempos chuvosos, uma empresa de drenagem de solo encharcado pode se beneficiar.
No fim de ano, por exemplo, é possível que as datas ali presentes passem a ser pontos comerciais fundamentais.
Por exemplo, a compra de elementos domésticos para deixar o ambiente mais bonito para as visitas pode ser uma grande demanda.
Nesse sentido, é possível para uma loja anunciar uma rack para patch panel para a organização dos fios de uma casa.
Por que apostar em e-commerce?
Seja a partir dessas datas comemorativas ou do dia a dia, é fundamental que as marcas inseridas no comércio estejam alinhadas com as tendências do mercado.
Por isso, um dos principais pontos a serem levantados é, justamente, a busca pela adoção de ferramentas de e-commerce.
Essas ferramentas têm a capacidade de colocar a empresa diante de seu público de forma muito mais simplificada. Ou seja, invés de uma loja de rua que está subalterna às suas limitações geográficas, um site de e-commerce tem total capacidade de ir muito além disso.
A partir dele, é possível expandir cada vez mais o público. Uma loja de itens elétricos pode, agora, vender seu conversor de CC pelo Brasil inteiro.
Em outro momento, o que era apenas uma loja de bairro, agora, consegue se estabelecer de forma ampla no ambiente digital.
Por isso, é tão fundamental que as empresas comecem a considerar esse tipo de ferramenta para efetuar suas vendas.
3 dicas para o e-commerce no dia das crianças
Diante da importância das datas comemorativas e do e-commerce, torna-se fundamental entender como esses elementos podem ser utilizados no dia das crianças.
Essa data tem movimentado cada vez mais o comércio. Afinal, não há como fugir das imposições das datas mais importantes para o marketing.
Nesse sentido, é fundamental que as empresas que vendem artigos infantis comecem a se preparar para essa data desde o começo do ano.
Tal como uma corporação que vende forno para pizza flex tem que se debruçar sobre o mercado de pizzarias, as lojas de brinquedos precisam entender como se lançar dentro de seu mercado.
Portanto, algumas dicas são fundamentais de serem levantadas para que essas práticas sejam bem utilizadas.
Prepare-se para a data
Começar o planejamento para uma ocasião de alto fluxo de vendas, é fundamental para que não se perca as potencialidades desta data.
Ou seja, entender qual será o efetivo de funcionários que estarão presentes nos dias que antecedem e, sobretudo, o estoque disponível é fundamental.
Não há como vender mais do que se tem e também é importante que não se exceda o estoque para que não haja perda em um momento de queimá-lo. Portanto, é crucial, desde o início do ano, começar o planejamento para esse tipo de data.
Por exemplo, uma empresa que vende artigos de construção pode entender que o verão é o melhor período para se vender válvula reguladora de pressão para água e, diante disso, estabelecer alguns planejamentos no curso do ano.
Esse tipo de perspectiva funciona para qualquer tipo de comércio e data comemorativa e, por isso mesmo, não deve ser ignorada no dia das crianças.
Observe as tendências
É certo que quanto mais o tempo passa, maior é a inserção das novas gerações nos ambientes digitais. Por essa razão, seus gostos podem sofrer diversas influências e, portanto, apresentar um dinamismo muito grande.
Esse é o momento em que a empresa tem que estar atenta a todas as modas infantis e, a partir disso, garantir um bom estoque de produtos relacionados.
Além disso, entender as faixas etárias que atingem cada um dessas tendências não pode ficar para depois.
Isso se dá, sobretudo, porque intervalos pequenos de idade na infância podem significar um abismo de comportamentos diferentes.
Aposte em frete grátis e atendimento
No ambiente digital, o preço não é tudo que importa para o cliente na hora de uma compra para o dia das crianças.
É importante, portanto, que a empresa comece a considerar alguns mecanismos de vantagens para o cliente.
A gratuidade no frete, por sua vez, pode ser uma grande alternativa para sair na frente dos concorrentes.
Ademais, é preciso que o atendimento seja facilitado. Portanto, a criação de canais de comunicação é fundamental.
Contudo, pode ser necessário a contratação de uma equipe específica para conseguir dar conta do grande fluxo de comunicação que pode ser demandada.
Considerações finais
As datas comemorativas sempre foram um dos principais motores que fomentam o comércio. Contudo, a partir das novas dinâmicas digitais, não se pode ignorar algumas novas perspectivas que precisam ser implementadas.
Nesse sentido, o e-commerce se tornou a grande ferramenta a ser considerada pelas empresas. Sendo assim, entender a importância desses dois aspectos em convergência para o dia das crianças é fundamental.
Antes de qualquer coisa, é preciso que a empresa que deseja concorrer de forma ampla nesta data começa se planejando para ela. Ou seja, não há como deixar nada para última hora quando o assunto é uma data comemorativa desse porte.
Além disso, observar as tendências que repousam no comportamento do consumo infantil é essencial, uma vez que é isso que vai definir quais serão os brinquedos a serem comercializados.
E, por fim, com relação aos pais, é fundamental que as condições de compra e o atendimento estejam bem alinhados.
Afinal de contas, se não houver artifícios que levam esses clientes para a compra, não há como aproveitar essa data para aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.