Quais são os tipos de métricas de marketing para medir o seu sucesso?

As métricas de marketing são um fundamento totalmente imprescindível para todas aquelas pessoas que desejam realmente crescer no digital. Pois, sem o acompanhamento dos resultados e a análise de cada passo dado, não é possível evoluir na internet.

Por esta mesma razão, todo e qualquer negócio, desde uma loja de eletrodomésticos até uma empresa de rastreador veicular precisa de um gestor que, ao avaliar os resultados dos anúncios e das peças de conteúdo, saiba observar o que há de certo e errado.

Entretanto, também se faz necessário, da mesma forma, conhecer os aspectos de cada uma dessas métricas, a fim de estudar de forma adequada as suas consequências.

Pois os resultados estatísticos de uma empresa terceirizada copeira não vão nunca significar a mesma coisa dos de uma startup de mercado imobiliário, mesmo que existam aspectos extremamente parecidos.

Dessa forma, é necessário ter conhecimento de causa e saber discernir, no meio dos resultados das campanhas, quais as métricas que precisam ser avaliadas com maior urgência.

Por esta razão, este artigo terá como objetivo ilustrar o conceito desses indicadores, mostrando qual a sua importância, de forma a possibilitar que até mesmo uma empena publicidade se beneficie da análise dos seus resultados.

Ao final, ainda serão listadas as principais métricas para medir o sucesso de uma campanha de vendas digital.

Afinal, em que consistem as métricas do marketing?

É possível definir as métricas de marketing como o pontapé inicial para que qualquer companhia possa elaborar as suas posturas, ações e posicionamentos.

Elas são ilustradas por indicadores que auxiliam na mensuração do sucesso de uma campanha específica ou de todo o trabalho de publicidade.

Com essas informações, as pessoas se tornam capazes de estudar cada etapa de um projeto de maneira segura, sem precisar se basear nos achismos durante a tomada de decisões importantes.

Nesse contexto, é justamente isso que possibilita que os gestores também possam monitorar e comparar o trabalho de forma objetiva e prática, de modo que até mesmo as vendas de uma concertina possam ser analisadas.

Por conta das grandes variedades que essa técnica possibilita, torna-se necessário saber usar as métricas, pois elas são fundamentais para o sucesso de uma estratégia.

Além do mais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as metas não devem ser analisadas apenas no início e no fim de um projeto. Elas precisam ser analisadas durante todas as etapas de um funil de marketing e vendas de uma empresa.

As métricas desse segmento são indicadores que os profissionais desta área usam para monitorar, tirar as medidas e estabelecer o andamento das suas campanhas.

Tais valores podem indicar com que eficácia as táticas adotadas estão conduzindo o público na realização das ações que geram valor ao negócio, de modo que até mesmo uma espuma acústica hexagonal tenha um aumento em suas vendas.

No entanto, é fundamental saber como avaliar o contexto e fazer uso dessas informações de forma alinhada com a realidade. Caso contrário, elas podem apresentar somente uma imagem parcial das situações enfrentadas ao longo das campanhas.

Qual a importância dessas métricas?

As métricas são os grandes indicadores para medir os resultados de todas as táticas de vendas da internet. Elas auxiliam na compreensão do comportamento do público e dão suporte na definição de novas ações para as campanhas digitais. 

Essas métricas do marketing que são realizadas na internet são consideradas para que as marcas realizem os seus planos, ações e táticas.

Além de mensurar o êxito ou fracasso de uma campanha, elas possibilitam o acompanhamento do desempenho da equipe e o norteamento das próximas etapas do planejamento.  

Elas são ilustradas pelos indicadores que fornecem uma gama de dados seguros das práticas que são desempenhadas pelas marcas.

Saber usá-las de forma individual é crucial. Entretanto, o cruzamento de informações pode fornecer insights precisos para estratégias vindouras, de forma que o objetivo de dobrar as vendas de determinada estrutura metálica pode se tornar palpável em uma campanha.

Essas resoluções são extremamente necessárias para que as marcas possam definir quais foram as suas campanhas bem-sucedidas e quais as considerações que podem ser úteis aos projetos que virão mais à frente.

Isso significa que as métricas auxiliam na compreensão de como os projetos atuais estão induzindo o público ao objetivo da empresa em questão, e quais táticas são mais eficientes. 

Isso possibilita uma maior clareza para o planejamento tático e permite verificar se os recursos destinados ao projeto foram implementados de forma eficaz.

Essas observações também funcionam para o desenvolvimento de um sistema de alerta antecipado, nos casos de campanhas que não estão atuando conforme o esperado e demandam alguma alteração em tempo real.

Principais métricas para medir o sucesso

Por fim, conhecer as principais métricas de marketing é uma grande necessidade para a realização de um maior e mais efetivo direcionamento para um negócio até a posição de sucesso.

Através delas, se torna possível compreender o que está dando certo e o que é necessário mudar nas estratégias adotadas, desde o tom da comunicação e indo até mesmo aos brindes especiais para clientes.

Por essa razão, e para que fique listada de maneira sintética algumas das métricas mais utilizadas para medir o sucesso, é possível citar:

  • ROI, ou Taxa de Retorno Sobre Investimento;
  • CPL, ou Custo Por Lead;
  • CAC, ou Custo por Aquisição de Cliente;
  • Total de tráfego;
  • Total de conversões;
  • NPS, ou Net Promoter Score;
  • LTV, ou LifeTime Value.

O ROI é um importante indicador para compreender se a empresa está ganhando ou perdendo nas táticas de vendas que estão sendo adotadas. Caso os gastos gerados nas práticas adotadas sejam maiores que o retorno, é melhor reconsiderá-las. 

No momento em que ocorrer a necessidade de fazer o cálculo dessa métrica, será necessário apenas utilizar a fórmula ROI = (Receita – Custo)/ Custo.

Para citar um exemplo, é possível supor que, em determinada campanha de marketing de um negócio, a empresa investiu o total de cinquenta mil e as receitas geradas foram de cento e cinquenta mil.

Em um caso como esse, o cálculo seria feito a partir da mesma fórmula, que se aplicaria com o ROI = (R$150 mil – R$50 mil)/ R$50 mil.

Falando um pouco do custo por Lead, é possível classificá-lo como mais uma métrica fundamental que deve ser acompanhada para medir o sucesso das práticas de marketing de uma empresa.

Através dele, torna-se possível entender quanto uma empresa está gastando, em média, para cada lead que é conquistado.

Por meio dessa tática, é possível ter mais informações acerca de quanto é preciso gastar para conquistar novos clientes para adquirir os produtos.

Dessa forma, é possível compreender quais são as soluções de marketing e vendas que podem auxiliar na melhoria das campanhas e na redução do investimento, no intuito de obter resultados ótimos.

Já quando se fala do CAC, é preciso ter os valores em relação ao quanto se gastou, no total, para a conquista de novos consumidores, e quantos novos clientes chegaram dessa forma à companhia.

Compreender quantas pessoas estão acessando o site da instituição também é fundamental. Isso pode auxiliar no aumento do tráfego para o canal em questão, e apontar estratégias que maximizem os resultados.

Outro indicador fundamental e que pode ajudar no direcionamento de uma empresa rumo ao sucesso é o total de conversões.

Por meio dessa métrica, é possível aumentar a taxa de fechamento de uma companhia e, dessa forma, aumentar o nível de receitas obtidas.

Entretanto, existem várias conversões possíveis em uma tática de marketing. Para citar um exemplo, uma pessoa pode querer que um cliente assine uma newsletter ou baixe um pdf gratuito para que, quando ele complete as etapas, a empresa atinja a meta dos cadastros.

Já o NPS é um indicador da quantidade de clientes satisfeitos e insatisfeitos com o produto ou serviço de uma companhia.

Por essa razão, além de auxiliar na compreensão da experiência do cliente, essa medida também é essencial para compreender a capacidade de fidelização do público.

Além de atrair mais clientes à companhia, é interessante entender quanto tempo eles permanecem realizando compras.

Essa informação pode auxiliar na melhora das estratégias de fidelização. Além do mais, adquirir novos clientes é mais caro do que manter os que já estão na companhia.

Considerações finais

Foi possível ver neste artigo que as métricas de marketing podem ser relevantes até mesmo para uma instituição administradora de condomínios. E quais são os motivos e benefícios da aplicação dessas métricas em um empreendimento.

Por compreenderem a necessidade universal que as empresas têm de sempre observar os seus números, as suas variáveis e os resultados das suas campanhas, os gestores inteligentes precisam, o quanto antes, se preparar para atender essas demandas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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