Como diminuir a taxa de rejeição do seu e-commerce? 5 dicas

Quando se fala em marketing digital para e-commerce é normal que apareçam ferramentas, técnicas e conceitos voltados para o aumento do número de acessos deste site, contudo essa não é a única métrica relevante, também é preciso pensar na taxa de rejeição.

Em linhas gerais, a taxa de rejeição pode ser entendida como um valor designado para representar a porcentagem de visitantes que chegaram a uma página do site e saíram por qualquer motivo e não continuaram navegando até realizar uma compra.

Essa métrica também é chamada, por profissionais da área de marketing digital para e-commerce, como Bounce Rate. Traduzindo de forma livre do inglês, o termo dá a ideia de uma rejeição criada pelo cliente em potencial que motivou a saída da página.

Todo e qualquer clique em um link que redireciona usuários para o site de uma empresa tem os seus custos. Ao compreender isso se torna mais evidente a necessidade de valorizar esse investimento fazendo com que mais pessoas concluam uma compra.

Por mais que o investimento feito para que um usuário entre no site de uma empresa especializada no serviço de instalar gnv 5 geração não seja desperdiçado por conta do remarketing e do retargeting, é muito importante que essa taxa se mantenha mais baixa.

Para entender o que é a taxa de rejeição e como ela influencia o tráfego e o faturamento do site de uma companhia é preciso compreender de forma integral como ocorre uma venda nesses meios digitais e o que faz um consumidor passar mais tempo em uma página.

Existem duas frentes de trabalho das empresas dentro do mundo digital, esses dois elementos fazem parte de uma composição entre atração de clientes em potencial e conversão de vendas.

Fazer com que pessoas cheguem até o site de uma marca é muito importante e sempre tem um custo, mesmo que esse contato tenha acontecido de forma orgânica ou até através de um anúncio que demandou um investimento, logo deve ter algum retorno.

Como reduzir a taxa de rejeição de uma empresa

Desde que o marketing digital passou a ser o principal meio utilizado pelas empresas para aumentar as suas vendas, é normal ver o número de acessos em uma rede social ou em um site como uma métrica importante, mas é preciso ter um olhar mais qualitativo.

Ao qualificar a análise de desempenho de um site é possível ver o número de visitantes que até chegam até o domínio de uma empresa especializada em cortineiro de gesso com sanca, mas que em geral acabaram saindo antes mesmo de visualizar totalmente a página.

Para que mais clientes em potencial avancem dentro do site até se tornarem leads ou concluir uma compra direta, é preciso cuidar de diversos pequenos detalhes que privilegiam tanto a experiência do usuário quanto a estrutura do site. Entre eles estão:

  • Investimento na melhoria da experiência do usuário;
  • Investimento em um design responsivo e otimizado;
  • A criação de boas descrições textuais e visuais de itens;
  • Valorização da comodidade em todas as ações;
  • Garantia de maior velocidade de carregamento.

Todo esse esforço dentro da estruturação do site de uma companhia focada em fresadora de sede ocorre porque a retenção de um domínio online é um dos fatores pelos relevantes para garantir a manutenção das vendas e valorização do site.

Investimento na melhoria da experiência do usuário

Para fazer com que um consumidor passe mais tempo conectado a um site, é crucial que este ofereça uma boa experiência para ele. Ao entrar em contato com esse ambiente digital, é fundamental que ele se sinta atraído para prosseguir.

O objetivo dessa conexão por meio da atração e da retenção é criar uma jornada de compra que lide e planeje desde o primeiro acesso do visitante ao site até a conclusão de uma venda onde todos os esforços anteriores são cobertos pelo valor da transação.

Investimento em um design responsivo e otimizado

Um dos elementos mais importantes e que mais geram impacto na experiência de navegação de um site de uma empresa de persiana romana sala é o design das suas páginas, tanto do ponto de vista estético quanto no layout e na sua organização.

Para entender isso é importante ver o site como um ambiente semelhante ao físico, quando ele parece pouco, desorganizado, com poucas informações ou inseguro, a tendência é sair mais rápido de lá, aumentando a taxa de rejeição.

O design de um site deve ser voltado ao aumento da sua responsividade e da otimização da sua navegação, assim o cliente em potencial terá portas abertas para se aprofundar no universo da empresa até concluir uma compra.

Criação de descrições textuais e visuais de itens

Quando se está falando de produtos em serviços, muitas vezes se vê aquelas tradicionais fotos de catálogo com fundo branco e o nome do produto. Nessa etapa de um planejamento de e-commerce o cuidado com as informações é essencial.

Ao publicar um produto com um nome simples como toalha de mesa para buffet e sem muitas fotos ou vídeos, esse produto tende a gerar dúvidas para os seus consumidores e assim gerar menos vendas.

Quanto mais informações forem oferecidas mais fácil vai se tornar a venda por que a quebra de objeções será maior e o produto poderá ser apresentado de forma mais completa e convidativa.

Valorização da comodidade em todas as ações

Para vender mais pela internet, é muito importante que as corporações como uma transportadora de moto compreendam o que faz uma pessoa comprar o seu produto ou contratar o seu serviço a partir dos meios digitais.

Um dos maiores motivos é a comodidade, pois o meio digital mudou o modo de consumir de forma muito aguda fazendo com que as pessoas queiram muito mais velocidade na conclusão de uma compra, por isso é essencial não criar barreiras.

Garantia de maior velocidade de carregamento

Quem convive ou utiliza frequentemente a internet para pesquisar produtos e serviços sabe o quanto é chato entrar em um site lento que demora ao carregar arquivos, textos e até vídeos. Além de frustrante, esse fator pode gerar até insegurança no público.

Importância de levar em conta a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma das métricas mais relevantes para qualquer site ou blog na internet, isso por que esse é o valor que representa de forma inversa, mas extremamente eficiente a aceitação do público pelo seu site.

Quem não domina o conceito de taxa de rejeição, deve entender que quando um usuário se conecta com uma página da internet a partir de buscas orgânicas ou de anúncios, ele pode entrar no site e sair com um clique. Quando isso acontece, a taxa cresce.

Com o avanço do conhecimento e dos estudos dentro da área de marketing digital e de lojas virtuais, esse número passou a ter um papel fundamental no planejamento e no monitoramento dos resultados de diversos tipos de empreendimentos digitais.

Essa relevância dentro da estratégia de vendas de uma empresa especializada em botina de segurança feminina marluvas passa por observar que se a taxa de rejeição é grande, mesmo que o tráfego esteja fluindo a contento os resultados de vendas podem não chegar.

Tendo a taxa de rejeição em mãos e sabendo quais são os fatores que impactam de forma positiva e negativa nesse processo é possível mudar e otimizar o site até que essa taxa seja reduzida ao mínimo grau possível.

Considerações finais

O comércio online tomou de assalto uma grande fatia do mercado, seja por empresas que nasceram no ambiente digital ou uma especializada em instalação ar condicionado dutado já tradicional no seu mercado que também investe conectando o seu negócio.

Tanta transformação desde as vendas analógicas para o digital faz com que novos desafios e novas oportunidades surjam, assim como essas mudanças alteram de forma integral as lógicas de mercado.

Se no mundo presencial o consumidor se deslocava pessoalmente entre uma empresa e outra para comprar produtos e contratar serviços, e isso demandava tempo e energia, hoje ele pode fazer uma pesquisa extremamente ampla com alguns cliques.

Essa mudança fez com que o ambiente digital se tornasse muito refratário a erros. Quando uma empresa não apresenta um site otimizado, inteligente e atrativo a sua taxa de rejeição tende a crescer, assim fazendo com que o custo por venda seja cada vez maior.

Para reduzir a taxa de rejeição de um site, é possível investir em ferramentas que melhoram o desempenho do site e realizar alterações na sua estrutura que o torne mais convidativo para o público em questão.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags
What do you think?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What to read next