As vitrines inteligentes são imprescindíveis para que as empresas possam destacar seus produtos no site de vendas. Elas chamam a atenção dos consumidores e influenciam a decisão de compra.
Durante um passeio pelo shopping ou por um grande centro comercial, as pessoas sempre são atraídas por alguma vitrine, e os produtos são expostos de maneira planejada para influenciar a decisão de compra do consumidor.
Mesmo que ele não compre na hora, vai se lembrar da mercadoria e pode voltar para comprá-la. A mesma coisa acontece com o e-commerce, ou seja, a maneira de expor as mercadorias na plataforma convence o usuário a comprá-las.
Por essa razão, assim como no caso do varejo físico, é imprescindível que o site seja atrativo e organizado, de acordo com a identidade da marca, valorizando as mercadorias e totalmente capaz de encher os olhos do visitante.
Uma vitrine inteligente que consiga fazer tudo isso vai alavancar as vendas da loja online. Só que antes de organizar a vitrine, primeiro é necessário entender seu conceito, o objetivo dentro do e-commerce, suas vantagens e saber como aumentar as vendas.
O que é vitrine inteligente?
Vitrine inteligente, também conhecida como vitrine virtual ou vitrine online, nada mais é do que uma página onde os produtos à venda são exibidos, incluindo informações sobre as mercadorias.
Esse espaço é crucial para apresentar a marca, além de trazer uma prévia de tudo aquilo que a plataforma pode oferecer. É a página inicial do site, sendo a primeira tela que o visitante costuma visualizar.
Todo tipo de negócio, como uma companhia especializada em implantação de servidores, precisa de seu site institucional para se comunicar com os consumidores e trabalhar suas estratégias de marketing.
No caso de uma plataforma e-commerce, o site é ainda mais importante e a vitrine pode ser desenvolvida de várias formas, por exemplo, por meio de uma landing page.
Também existe a possibilidade de vender pelas redes sociais e marketplace, mas independentemente do local, a vitrine assume um papel muito importante, que envolve:
- Refletir os valores da marca;
- Facilitar a navegação;
- Destacar os produtos;
- Gerar interesse.
No entanto, para criar a vitrine perfeita, primeiro o empreendedor deve compreender qual é o objetivo desse recurso nas plataformas e-commerce.
Objetivo da vitrine no e-commerce
O principal objetivo da vitrine online é apresentar os produtos para os consumidores, considerando seu perfil. Para fazer isso, a empresa precisa considerar as atividades realizadas pela pessoa na internet para identificar preferências e necessidades.
A vitrine vai exibir apenas os itens que têm potencial para atrair o usuário e com isso direcioná-lo para a página de compras. Em outras palavras, a vitrine inteligente faz recomendações precisas sobre produtos e novidades.
Para uma loja virtual que vende produtos de limpeza para lavagem de persianas e outras finalidades, trata-se de um recurso inteligente e capaz de atuar de maneira autônoma, considerando a navegação do usuário com inteligência artificial.
O recurso oferece produtos semelhantes aos que foram pesquisados, o que aumenta ainda mais as chances de despertar o interesse do consumidor.
É uma ferramenta que apresenta informações personalizadas para o indivíduo e permite que ele encontre exatamente aquilo que estava procurando. Consequentemente, o tempo para identificar uma solução e comprar é muito menor.
Vantagens da vitrine inteligente
Esse recurso traz muitos benefícios para as plataformas, e um dos mais notáveis é o aumento da experiência de compra. A facilidade para navegar e o modo como os itens são destacados contribuem com a experiência de compra do usuário.
Uma vitrine personalizada torna o processo mais intenso, ao passo que o consumidor consegue visualizar produtos mais relevantes para seus interesses do momento.
Se o usuário tem uma boa experiência com a loja virtual, fica muito mais fácil fidelizá-lo, ou seja, é bem provável que ele volte para comprar mais vezes.
Fidelizar os clientes é uma necessidade para qualquer tipo de negócio, como no caso de um estabelecimento para conserto de câmaras. Isso não muda quando se trata de plataformas e-commerce, muito pelo contrário.
A fidelização é indispensável porque faz com que as pessoas voltem a comprar mais vezes porque sabem que terão acesso a uma experiência positiva e de acordo com o esperado.
As vitrines inteligentes aumentam o giro de estoque porque destacam os itens do catálogo de produtos e dão mais visibilidade para as soluções, e isso aumenta a saída de mercadorias que poderiam ficar encalhadas no estoque.
Por conta das recomendações que fazem para os clientes, acabam influenciando de maneira positiva as taxas de conversão.
Se uma pessoa consegue encontrar com facilidade o que estava procurando, mesmo que não queira comprar, acaba pensando mais no assunto.
Por fim, o recurso aumenta o ticket médio da loja, por meio de estratégias como cross selling e up selling. Uma empresa de CLCB corpo de bombeiros não precisa dessas práticas porque oferece serviços específicos.
Por outro lado, o comércio precisa desenvolver maneiras de convencer o público e melhorar ainda mais seus lucros. No caso do e-commerce, a loja virtual recomenda soluções que podem ser compradas em conjunto ou itens de maior valor.
Naturalmente, o cliente vai gastar um pouco mais, o que representa um lucro maior ou mais saída de produtos do estoque.
Como a vitrine inteligente aumenta as vendas?
Para ter acesso a todos os benefícios da vitrine inteligente para as empresas, é crucial saber elaborá-la, pois é assim que vai ajudar a aumentar as vendas. Alguns passos fundamentais são:
Pensar de maneira estratégica
As lojas precisam usar as vitrines de maneira estratégica, o que envolve pensar na criação de catálogos online capazes de gerar valor e potencializar as conversões dentro do e-commerce.
Todo tipo de negócio, até mesmo uma clínica especializada em cirurgias plásticas oculares, precisa entregar valor, mas no caso de uma plataforma e-commerce, esse processo consiste em mostrar o diferencial das mercadorias.
É fundamental mostrar para as pessoas por que elas devem comprar essas soluções, as necessidades que suprem, como facilitam o dia a dia e por aí vai.
Usar boas imagens
É muito comum ver lojas virtuais que usam fotos de um banco de imagens para ilustrar os produtos na vitrine, mas mesmo sendo de excelente qualidade, esse tipo de foto não é algo que transmite confiança para o consumidor.
Um exemplo é uma pessoa que está procurando determinado eletrodoméstico e em todos os sites que acessa visualiza a mesma imagem.
Para se destacar e chamar a atenção do visitante, uma loja virtual de artigos para festas deve dar atenção especial às imagens de seu catálogo, descobrindo maneiras de contextualizá-las e até mesmo demonstrar usos das mercadorias.
Criar link de pedidos
Para fazer a oferta de itens diferentes para o cliente, é interessante criar um link de pedidos. Por meio dele, é possível compartilhar os pedidos com um catálogo virtual, enviado pelas redes sociais ou WhatsApp.
Funciona assim: depois que a empresa recebe a mensagem do cliente com o pedido, seleciona o produto e a quantidade em sua plataforma e compartilha em seguida.
Tendo os itens e a quantidade certa no carrinho, é necessário salvar a compra e copiar o link do navegador, depois, o cliente só precisa incluir o frete da residência e finalizar a compra.
Fazer uma boa descrição dos produtos
Em uma clínica de exames demissionais, o paciente precisa sentir confiança no estabelecimento para fazer o que precisa, da mesma forma, em uma loja física, ele precisa ver o produto para saber se é realmente o que precisa.
Entretanto, durante uma compra online, não é possível fazer essa avaliação da mercadoria, porque aumenta as dúvidas dos consumidores.
Para não perder uma oportunidade de vendas, é indispensável fazer uma descrição completa sobre os produtos, com todas as informações pertinentes a eles. Assim, fica muito mais fácil criar uma vitrine inteligente realmente completa.
Um fabricante de envidraçamento de sacadas precisa de uma série de informações sobre o local, antes de instalar o vidro, caso contrário, não é possível atender o consumidor.
Para que o e-commerce possa atender a clientela, deve falar sobre o tamanho da peça, detalhes técnicos do produto, o nome da marca, prazos de garantia e de entrega, custos de envio e avaliações de outros clientes.
Todas essas informações são muito importantes para que o visitante se sinta mais confiável e não abandone o carrinho de compras.
Considerações finais
As plataformas e-commerce cresceram muito nos últimos anos, mas a competitividade entre elas é muito grande. Para se destacar, uma boa opção é a vitrine inteligente, que oferece produtos de acordo com os interesses do visitante.
O recurso torna a comunicação muito mais eficiente, valorizando a relação de compra e venda, além de trazer benefícios para os negócios e para os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentoe Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.