Chatbot é um software dotado de Inteligência Artificial, que pode simular o contato com o ser humano, no ambiente da internet, por meio de um bate papo e que não necessita da presença da pessoa.
Os chatbots fornecem respostas automatizadas, de modo personalizado, para quem visita sites da web. Um e-commerce pode implementá-lo, pois o funcionamento é muito vantajoso para uma loja virtual de revestimento cimentício externo.
Não há como negar que os chatbots adotados no e-commerce facilitam em demasia o contato com os consumidores, pois eles podem esclarecer dúvidas e passar informações importantes, de forma mais rápida, para o cliente.
Vantagens dos chatbots no e-commerce
A presença de chatbots no comércio eletrônico vem sendo amplamente adotada nos últimos tempos, perfazendo muitas vantagens para esse tipo de venda de produtos e serviços que acontecem pela internet, tais como:
- Torna a interação mais humanizada;
- O atendimento abrange mais pessoas;
- Os custos para manutenção são menores;
- Vários consumidores são orientados ao mesmo tempo;
- O atendimento é 24 horas por dia;
- Funciona todos os dias do ano;
- O atendimento é rápido;
- Não há formação de fila (tudo é online);
- Diminui a frustração dos consumidores.
Nesse sentido, ainda, dos benefícios, os chatbots podem ser utilizados em diversos canais, como em um blog de um e-commerce, em uma loja virtual e até no marketplace.
Sem contar o fato de que, com eles, o tempo dos atendentes e vendedores humanos de caneca porcelana personalizada atacado é poupado, deixando-os à disposição para outras atividades mais complicadas.
As estatísticas revelam, então, que vale muito a pena usar chatbots no e-commerce, porque ao utilizá-los a taxa no crescimento das vendas aumenta consideravelmente, desde que o atendimento cumpra o papel correto.
Os chatbots não são apenas uma ferramenta do futuro, mas um sistema significativo para o crescimento do e-commerce, e uma loja virtual de moldura de parede de isopor que não os utiliza, perde muito no mercado competitivo.
Tomado ainda como base as estatísticas, elas revelam que a economia nos custos de atendimento giram em torno de 30%, quando o atendimento às solicitações dos clientes é feito através dos chatbots.
Quanto aos consumidores, cerca de 87 %, já tiveram experiências positivas ou neutras quando atendidos por chatbots e se sentem muito satisfeitos quando recorrem a eles.
As empresas de transformador para máquina de solda inversora, por exemplo, quando usam os chatbots conseguem gerar mais leads qualificados, o que vai fazer grande diferença à frente, nas questões comerciais.
Em pesquisas realizadas, grande parte dos consumidores confessam que, ao serem atendidos pelos chatbots, gostam dessa modalidade, porque as respostas aos questionamento são muito mais rápidas e assertivas.
Os consumidores de lojas de varejo online, por exemplo, aceitam com simpatia os chatbots de atendimento sobre deck de madeira plástica com Inteligência Artificial (IA), cujo uso ultrapassa qualquer outro setor comercial.
A correria nas atividades diárias é imensa e os consumidores apreciam muito ter a possibilidade de serem atendidos 24 horas por dia, por meio dos chatbots, podendo escolher o período ideal para conversar com eles.
Os chatbots adotados no e-commerce respondem cerca de 80% das perguntas feitas pelos usuários, que não expressam nenhuma restrição por não serem atendidos por humanos,
Importante ressaltar que, para que os consumidores sintam-se satisfeitos com os chatbots, as dúvidas sobre guarda corpo fumê devem ser solucionadas, porque se isso não ocorrer, a frustração é muito grande e a loja perde o cliente.
Ao utilizar os chatbots, as lojas virtuais ainda conseguem vender produtos e serviços através deles, cujo sistema é, também, muito usado pelos consumidores, poupando a presença em uma loja física.
Assim, com o avanço do uso desses softwares, o número de empresas que vêm adotando esse sistema cresce a cada dia, sendo essa estrutura fundamental no crescimento de vendas de porta de correr vidro incolor.
Como visto em todas essas vantagens, uma que é bem primordial e digna de atenção é a geração de mais leads qualificados, que quanto mais próximos estiverem, mais altas serão as possibilidades de se tornarem clientes fiéis e verdadeiros.
Como implementar um chatbot no e-commerce
O processo de implementação de um chatbot não é complicado e pode ser feito de duas maneiras.
A primeira delas é criar um nos aplicativos de transmissão de mensagens convencionais, que o mercado oferece como no WhatsApp, por exemplo, cujo sistema pode oferecer informações sobre injeção de peças plásticas, resolvendo as dúvidas.
Para isso, basta seguir as recomendações de cada aplicativo, pois as instruções são diferentes para cada um deles, e assim, gerar o bot para a conversação.
A segunda é instalar aplicativos de chat com Inteligência Artificial, em uma plataforma e-commerce, via API. Ou seja, utilizar um software adequado que permita a implantação de um chatbot, para que ele possa funcionar para as interações.
Conheça os principais tipos de chatbots
Existem vários tipos de chatbots, que podem ser implementados em um e-commerce e decidir o melhor, depende das necessidades de cada comércio mas, os cinco principais são:
- Escudos;
- Otimizadores;
- Conversacionais;
- Proativos;
- Sociais.
Os chatbots escudos são os que integram a linha de frente, para o setor de atendimento ao cliente, cujo contato deve ser de qualidade e suprir as demandas dos consumidores.
Os otimizadores são bots de conversa, também. E eles têm como função resolver burocracias do dia a dia, presentes na rotina do cliente quando ele precisa, por exemplo, tirar alguma informação sobre um produto ou até reclamar sobre algo.
Os conversacionais por si só são auto explicativos: são aqueles que mantêm diálogo constante com os usuários. Todos os chatbots, na verdade, acabam fazendo o mesmo.
Diferentemente do chatbot escudo, o chatbot proativo não fica esperando o usuário iniciar uma conversa, para resolver as dúvidas e questionamentos.
Quanto ele percebe que o cliente está navegando por um site, imagina que o cliente está com alguma dificuldade e imediatamente inicia a interação, na tentativa de solucionar o problema.
Os chatbots sociais ajudam a medir o nível de qualidade do bot. Quando ocorre a interação entre o usuário com o bot, não é fácil detectar os sentimentos desses usuários.
Diante dessa dificuldade, o que não ocorre quando o atendimento é presencial, o usuário se sente frustrado e acaba saindo no bate papo sem deixar seus comentários a respeito.
Com os chatbots sociais, é possível analisar o comportamento dos usuários, pois eles oferecem várias métricas, para mensurar a qualidade do chatbot, para verificar se ele está ou não sendo útil.
Algumas das métricas utilizadas são as quantidades de etapas durante o diálogo, os pontos de desentendimento e as taxas de retenção do usuário. Ou seja, se ele rejeita ou aceita a continuidade da conversa.
Os chatbots sociais mostram os sentimentos dos usuários. Quando o cliente é atendido por um ser humano, por meio dos gestos, reações e expressões, o atendente é capaz de identificar se ele está ou não satisfeito.
Com os chatbots sociais, por meio das métricas apontadas, eles são capazes de melhorar a interação, como também, ajudar o cliente, mesmo de forma virtual.
Esse é o maior diferencial dos chatbots sociais, porque conseguem acompanhar e também compreender os sentimentos dos usuários, durante a jornada de uma conversa.
Os chatbots sociais utilizam análise preditiva, que é uma tática em usar as informações coletadas pelo bot, por meio dos diálogos, cujo objetivo é identificar e prever antecipadamente as necessidades dos clientes, antes de qualquer pergunta.
Esses dados coletados podem ser utilizados para otimizar campanhas e vendas, identificar os produtos e serviços preferidos dos clientes, saber quais os horários onde é possível maior interação e todos os interesses que cercam o consumidor.
Utilizar essa tática preditiva ajuda na recomendação de produtos para os clientes, melhora a taxa de cliques (CTR) e ainda reduz o abandono de carrinhos, quando o cliente desiste da compra e não fornece nenhuma informação desse abandono.
Todo e-commerce deve investir em chatbots sociais, pois isso pode alavancar o patamar do site ou blog, no mercado, diante da concorrência acirrada.
Considerações finais
O comércio eletrônico, de fato, já se tornou uma das principais maneiras de comprar produtos ou serviços, reduzindo exponencialmente a presença dos clientes em lojas físicas.
Nesse processo, o atendimento qualificado para com os consumidores é um dos grandes medidores para não perdê-los durante o caminho.
Portanto, investir na implantação em chatbots é uma maneira mais que apropriada de fornecer um diálogo mais humanizado, no sentido de suprir e resolver todas as necessidades e dúvidas do cliente.
Os consumidores, na verdade, já contam com esse serviço e, se ele não for utilizado, certamente vai trazer prejuízos para as lojas virtuais, afetando o avanço e a entrada de mais recursos financeiros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.