SEO off page é um conjunto de estratégias de otimização utilizadas fora das páginas de um site. Seu propósito é mostrar como outras plataformas enxergam o site, preferencialmente como uma referência naquilo que faz.
As empresas buscam constantemente maneiras de posicionar suas páginas entre os primeiros resultados de pesquisa. Para isso, precisam mostrar para os buscadores, principalmente o Google, que suas plataformas são referências para outras.
O SEO off page serve justamente para isso, sendo mais uma forma de aplicar o Search Engine Optization. É importante compreendê-lo porque não basta usar as melhores estratégias on page, que são o SEO tradicional.
Páginas bem estruturadas possuem conteúdos relevantes e palavras-chave adequadas para a sua otimização, só que a empresa não deve olhar apenas para o que faz dentro do site.
As estratégias de SEO off page olham para fora, ajudando a encontrar links e menções para suas páginas, provando o quanto são relevantes no mercado, algo fundamental para o algoritmo do Google.
Neste artigo, você vai entender o conceito de SEO off page, compreender sua importância e aprender como utilizar para gerar resultados.
Entenda o que é SEO off page
SEO off page são estratégias aplicadas fora das páginas de um site, tendo como objetivo aumentar e demonstrar a relevância delas no mercado, melhorando o posicionamento nos resultados de pesquisa.
O Google não está interessado apenas em encontrar os conteúdos, compreender os assuntos abordados por eles e avaliar a estrutura da página. O algoritmo também está interessado em saber como o seu canal se relaciona com a internet.
Se o site de um fabricante de bloqueador e rastreador veicular via celular receber links e menções de outras páginas e elas forem relevantes e confiáveis, ele terá mais credibilidade com o buscador.
Isso acontece porque as pessoas só compartilham e usam como referência aquilo que tem qualidade e entrega valor genuíno.
Por exemplo, se uma rede de academias menciona o site de um nutricionista em diferentes conteúdos, esse profissional vai receber mais visitantes e o tráfego aumenta ainda mais quando outras plataformas mencionam.
Isso mostra que as dicas do nutricionista e o conhecimento dele naquilo que faz é realmente uma boa referência, e automaticamente o Google vai pensar dessa forma.
A construção de links é conhecida como backlinks, sendo parte de uma estratégia conhecida como link Building. Mas é importante dizer que o SEO off page não se limita a essa prática.
Na verdade, essa estratégia está relacionada a todas as medidas que o proprietário do site toma fora dele, ou seja, consiste na construção de relacionamento com outras plataformas, mesmo que não seja por meio de backlinks.
Isso acontece porque o Google não considera apenas os links para a página como um fator de ranqueamento importante. Outras menções a uma empresa de manutenção de condomínio também são consideradas na hora de avaliar a relevância no mercado.
Em linhas gerais, uma estratégia de SEO off page deve ir além da geração de backlinks, visto que uma menção pode ser muito valiosa, mas os links têm um peso maior para o ranqueamento e não devem ser desconsiderados.
Por que o SEO off page é tão importante?
Responder essa pergunta não é tão difícil, afinal, essa estratégia precisa fazer parte do planejamento de marketing para que o site consiga os primeiros lugares nos resultados de pesquisa.
Para o Google, links e menções mostram como outras páginas pensam sobre determinado site, o que demonstra sua relevância e colabora com a classificação no ranking.
Os links são a base da web e foi por causa da interligação entre páginas que a internet surgiu e continua funcionando. Eles são responsáveis por levar o usuário de um site a outro e são a base do funcionamento de pesquisas do Google.
Quando alguém procura, por exemplo, por assistência tecnica celular próximo a mim, o Google faz o rastreamento das páginas correspondentes, seguindo os caminhos mostrados pelos links.
Quando ele acessa uma página, começa a indexar os conteúdos e palavras-chave, além de outras informações apresentadas e avalia os links que fazem referências a ela.
Ao fazer isso, ele percebe como essas páginas se relacionam e vai considerar um site popular e confiável se ele possui links para outras páginas e transmite valor para elas.
Esse processo é conhecido como link juice e é fundamental para a prática de link Building. Ele mostra a parcela de poder de ranqueamento que a página transmite para as demais que estão sendo referenciadas.
Esse conceito vale para os links internos e externos, e o link juice pode ser entendido como um tipo de recomendação que uma página sobre alinhamento balanceamento faz sobre outra.
Esse conceito se aplica tanto aos links internos quanto externos, assim sendo, o link juice é como se fosse um voto de confiança e uma recomendação forte para outra página.
Quando está rastreando, o Google percebe a relação entre as plataformas e quando o usuário faz uma pesquisa, o algoritmo considera a transmissão do link juice para classificar a página nos resultados de pesquisa.
Explicamos tudo isso para que você possa entender que as estratégias de SEO off page são muito importantes para encontrar parcerias de qualidade e que transmitam bons links para as suas páginas.
As referências recebidas também são importantes, pois elas geram um tráfego que não é pago mas leva visitantes que chegam até o site da empresa, por meio de recomendações.
Como otimizar para obter resultados?
Na prática, uma empresa de limpeza deve aplicar o SEO off page por meio de um passo a passo. Veja:
Cuidar das estratégias de SEO básicas
O SEO off page é um dos pilares do SEO on page, portanto, se você não otimizar o site não será citado por outros. Mas se isso acontecer, o tráfego gerado pelos backlinks pode ser perdido, uma vez que os visitantes se sentiram frustrados.
Assim sendo, a primeira coisa a ser feita é começar as estratégias de otimização pelas suas páginas, por meio de ações, como:
- Organizar as categorias do site;
- Oferecer navegação simples;
- Usar URLs amigáveis;
- Utilizar títulos e intertítulos;
- Escrever textos escaláveis.
Essas e outras ações precisam ser colocadas em prática para só depois começar a pensar em outros aspectos.
Produzir conteúdos compartilháveis
Uma das estratégias mais importantes do SEO é a qualidade do conteúdo produzido, pois eles mostram a relevância de um fabricante de brinde chaveiro personalizado e oferecem respostas para as perguntas dos usuários.
No SEO off page, conteúdos de qualidade aumentam as chances de receber links naturalmente, sem que a empresa precise correr atrás deles. Para isso, crie materiais que merecem ser mencionados em outras páginas.
Investir em Guest post e co-marketing
Nem sempre os links vão aparecer naturalmente, mas é possível investir em guest post e co-marketing para fazer parcerias com outros sites e blogs.
Guest post nada mais é do que a produção de um artigo para um parceiro, oferecendo conteúdos relevantes para o site dele e que gere valor para o público, inserindo um link que leva os visitantes para as páginas do seu negócio.
O co-marketing, por sua vez, é uma parceria entre um fabricante de lapidadora de vidro redondo e seu parceiro, para promover materiais que atinjam o público.
Fazer redirecionamento em links quebrados
O SEO off page também engloba fatores que não estão sob o controle do proprietário do site, mas existe uma prática que depende exclusivamente da empresa e que traz excelentes resultados, por meio de backlinks.
O redirecionamento de links quebrados indica qual é a página correta para onde os usuários devem ser direcionados. Com o passar do tempo, as páginas deixam de fazer parte de um site.
As URLs sofrem mudanças e os conteúdos são atualizados ou simplesmente excluídos, e quando isso acontece, o usuário visualiza aquela página que informa o Erro 404.
Mas é possível corrigir esse problema e utilizar um código inserido na página com erro que mostra para onde o usuário deve ser direcionado, aumentando o número de backlinks para o negócio.
Considerações finais
SEO off page é uma estratégia inteligente e que pode ser usada por todo tipo de empresa, sendo capaz de destacar o seu negócio, assim como uma fachada com led.
Possui estratégias que, embora sejam simples, fazem toda a diferença no posicionamento da marca na internet, no número de visitantes em suas páginas e na imagem de autoridade para os usuários.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia e de que maneira ela pode ajudar a sua empresa a conquistar um espaço muito maior no ambiente digital.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.