Diariamente, uma série de possibilidades acabam sendo criadas para que haja uma manutenção salutar de vendas nos espaços digitais. Com o live commerce, isso não é diferente e, por isso, é preciso entendê-lo.
Vender é um elemento central para qualquer empresa que deseja ter um bom desempenho dentro do ambiente comercial.
Desde os primórdios das relações de mercado, o comércio sempre foi o ponto onde as empresas e os clientes conseguiram obter algum tipo de conexão.
Dentro de uma perspectiva industrial, então, esses elementos acabaram sendo ainda mais importantes dentro desse meio.
Afinal de contas, por conta de uma produção excedente, passou a ser importante garantir alguns atributos de vendas.
Nesse caso, o comércio, tanto varejista, quanto atacadista, passou a exercer uma perspectiva bastante assertiva quanto a isso.
Para que uma fábrica de vitro de madeira para cozinha, por exemplo, consiga crescer, é preciso que ela venda.
Ela, portanto, encontrará uma perspectiva importante dentro dessa dinâmica a partir de uma lógica de comércio.
Por essa razão, essa perspectiva nunca perdeu seu posto de importância e, mais do que isso, tem ganhado cada vez mais desdobramentos.
Hoje em dia, as empresas conseguem executar as suas estratégias de mercado de forma bastante apurada. Do ponto de vista do cliente, essa facilitação também passou a fazer parte de sua dinâmica.
Para comprar, por exemplo, um braseiro inox de embutir basta que ele jogue alguns termos em um mecanismo de busca.
Assim, uma série de resultados passam a se materializar diante de seus olhos, o que, em grande medida, pode fundamentar suas escolhas.
Esses aspectos são importantes e tem como base algumas facilidades que o ambiente digital trouxe.
Entre a nova cultura de consumo e o marketing digital, por exemplo, há uma relação muito mais íntima do que se imagina.
Afinal de contas, um vai fundamentando o outro na medida que essas relações vão se intensificando dentro de um meio.
Por isso, é essencial entender como esses desdobramentos comerciais acabam influenciando a vida das pessoas.
Indo de pesquisas corriqueiras como roupas ou, até mesmo, específicas como veterinário de equinos, a variedade de resultados que se apresenta é bastante grande.
Por essa razão, a escolha acaba sendo um fator essencial dentro dessa lógica, uma vez que é possível pesquisar a respeito dos principais resultados.
Sendo assim, do ponto de vista das empresas, essa relação acaba sendo sustentada a partir de algumas lógicas de atração.
Nesse caso, por causa das tantas opções, é preciso que haja um destaque da empresa em seu setor para que, assim, seja possível agir.
Esse é o momento em que o inbound marketing acaba fazendo parte fundamental de uma integração dentro do ambiente do comércio digital.
Se a busca for por envidraçamento de sacada pequena, é preciso que os resultados consigam dialogar com o cliente.
Isso vai desde conteúdos até uma política de preços e atributos de produtos importantes nessa lógica.
Tudo isso tem uma grande capacidade de gerar um aumento significativo de vendas e fazer com que o mundo comercial digital ganhe novos desdobramentos.
Não fosse o marketing digital alimentando os novos hábitos de consumo e o seu efeito inverso na mesma medida, não haveria uma perspectiva tão assertiva de atuação empresarial.
O que é e-commerce?
Partindo de todas essas novas dinâmicas, uma nova terminologia tem ganhado o mundo empresarial e, por isso, precisa ser esclarecida.
O e-commerce é o ambiente de vendas que vai se valer da perspectiva digital para se realizar de forma ampla.
Ou seja, há uma dinâmica bastante assertiva quanto a essas novas adaptações do mundo do comércio.
Nesse sentido, vender um motor automático para portão de correr poderia ser uma manifestação analógica.
No entanto, é possível transpor isso para uma lógica digital a partir de um uso bem apurado de ferramentas.
Isso, em grande medida, pode fazer com que haja um maior impacto e um aumento de vendas por parte da empresa.
Essas são aspectos essenciais que podem contribuir com a dinâmica de uma marca de forma bastante ampla.
Efetuar uma instalação de gerador a diesel de forma presencial dentro de uma lógica digital, também, pode ter valor dentro do e-commerce.
Há, portanto, uma dinâmica bastante ampla dentro dessa lógica e que, ao ser considerada, pode mudar a vida de uma empresa.
O que é live commerce?
É claro que o ambiente do e-commerce não ficaria restrito a uma lógica analógica de desenvolvimento e, por isso mesmo, há alguns desdobramentos do ponto de vista de ferramentas que são essenciais.
Uma dessas tendências tem sido o live e commerce de uma forma cada vez mais acentuada dentro do mercado.
Seu desenvolvimento está condicionado por alguns fatores importantes, mas, em grande medida, o que tem dado a ele um caráter importante é o fato do e-commerce tradicional ser mais impessoal.
Esses elementos, em grande medida, são ótimos para trazer resultados para as empresas e praticidade para os clientes, mas alguns mercado necessitam de algo mais.
Por isso, o live commerce funciona como uma junção de elementos de venda que vão desde a produção de uma plataforma até o contato direto.
Dessa forma, por exemplo, uma abertura de cofre digital poderia seguir alguns padrões importantes. Ou seja, uniria-se a esse atendimento uma dinâmica de venda digital e uma perspectiva de videochamada.
Também conhecido como shopstreaming, essa ferramenta tem ganhado cada vez mais adeptos e na pandemia viu o seu crescimento bastante acentuado.
Fundamentou-se, portanto, a partir de uma dinâmica de necessidade em duas instâncias diferentes.
Benefícios do live commerce
Dada as suas características fundamentais, é possível entender como que o live commerce pode fundamentar uma vida empresarial salutar.
Isso vai desde uma venda complexa como um imóvel como, também, um desengordurante industrial para cozinha no atacado.
Seja como for, é importante apontar para alguns de seus benefícios mais latentes para o mercado. São eles:
- Identificação;
- Interação;
- Fim da impessoalidade;
- Aumento de vendas.
Logicamente, há uma série de outros fatores que acabam fundamentando o live commerce como uma estratégia importante.
No entanto, esses elementos acabam sendo centrais na hora de começar a considerar essa prática dentro de um mercado.
Gerar identificação a partir de uma lógica de interação é um elemento primordial, além, claro, do fim da impessoalidade e do aumento de vendas.
Tipos de live commerce
Há, também, uma perspectiva que precisa ser esclarecida que tem a ver com os tipos de live commerce disponíveis no mercado.
É claro que algo tão inovador não pararia em uma mera junção de perspectivas analógicas e digitais e, portanto, algumas dinâmicas foram criadas.
Influenciadores
Essa é uma dinâmica bastante comum que tem como objetivo usar lives com influenciadores para gerar engajamento e vendas.
Sendo assim, essa abordagem tem como base uma perspectiva de identificação com a marca e eleva, também, uma lógica de interação.
Tudo isso é essencial e, para que haja uma boa realização, é preciso que o mercado seja analisado para entender quais são as dinâmicas de consumo do consumidor.
Lançamento
Um outro momento importante em que a marca consegue dialogar bem com o seu consumidor é a partir de um lançamento.
Esse é o momento em que cupons de desconto são oferecidos e, também, uma série de atrações podem ser feitas. Isso é primordial para que haja um engajamento e um destaque dentro desse mecanismo de atuação.
Dicas para começar no live commerce
Para efetuar uma boa perspectiva de live commerce, é importante, também, que alguns passos sejam dados rumo a essa realização estratégica.
Entender o público
Falar a respeito de uma boa estratégia de vendas ou de marketing é, sem sombra de dúvidas, entender o público.
Esse é o primeiro ponto para garantir que haja uma perspectiva de interação bem fundamentada com ele.
Afinal de contas, essa é a intenção desde a concepção das lógicas de venda e de marketing,
Por essa razão, é preciso saber quais são seus hábitos de consumo e, também, como eles sustentam suas relações com a internet.
Dar um rosto à marca
Logicamente, esse é um aspecto que pode soar um pouco abstrato, mas que, em grande medida, é o que pode sustentar essa lógica de um jeito salutar.
Nesse caso, é preciso entender quais são os influencers que tem a ver com essa lógica para que, assim, seja possível agir.
Humanizar a marca
Por fim, é preciso dar um tom humano para a marca. Seja através de uma definição de linguagem ou outro aspecto, esses pontos são essenciais.
É isso que vai garantir um bom resultado do ponto de vista da implementação desse tipo de recurso.
Considerações finais
Com base em todas as mudanças sociais, torna-se imperativo entender como o e-commerce consegue influenciar a vida das pessoas.
Desse modo, entender a respeito de seus desdobramentos também acaba sendo uma perspectiva essencial.
Tudo isso, em grande medida, acaba contribuindo com um melhor desempenho empresarial dentro de um segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.