Ter um bom plano de comunicação é essencial nos dias de hoje, afinal, o mundo vive o que é conhecido como era da informação. A internet e a tecnologia possibilitaram que as pessoas pudessem se conectar o tempo todo e se comunicar também.
Os dispositivos móveis facilitaram a comunicação por meio de aplicativos e plataformas que vão muito além da ligação e das mensagens de SMS. Essa conexão permanente fez com que as empresas repensassem a maneira como se comunicam.
Elas precisam estar presentes nas mesmas plataformas que os consumidores e investir em estratégias que levem seus produtos e serviços ao conhecimento do público.
As tendências em comunicação estão em constantes mudanças e o ritmo em que tudo acontece é cada vez mais acelerado.
Muitas coisas que eram populares no ano passado já se tornaram irrelevantes este ano. Além disso, existe uma grande inconstância no mercado. O papel das empresas é repensar suas ações e estratégias de comunicação para chegar mais longe.
Pensando nisso, este artigo vai mostrar as tendências de comunicação, como utilizar a favor da marca, quais são os passos para melhorá-la e dar algumas dicas para melhorar as vendas.
Tendências de comunicação para 2023
A comunicação continua evoluindo muito no ano de 2023 e passa a funcionar por meio de tendências revolucionárias, como:
- Conteúdos em vídeo;
- Inteligência artificial;
- Tecnologia de voz;
- Google Analytics 4.
As redes sociais aumentaram muito a produção de vídeos e esse formato está conquistando cada vez mais pessoas, principalmente os vídeos curtos que chegaram com tudo com o sucesso do TikTok.
É um tipo de material fácil de consumir e compartilhar e tudo o que a empresa precisa fazer é ser criativa para que o material não seja monótono e capaz de transmitir a mensagem em pouco tempo.
A inteligência artificial estará cada vez mais presente na produção de conteúdo, de modo a desenvolver materiais de variados tipos, como artigos, chatbots, roteiros, entre outros.
Uma empresa de aluguel de escora de laje pode usar a ferramenta para distribuir os conteúdos em canais de mídia e e-mail marketing. bom os materiais podem ser personalizados, o que aumenta o nível de engajamento e o número de conversões.
O uso de recursos por voz se tornou um meio de interação natural e vários dispositivos de assistência pessoal se popularizaram. A evolução dessa tecnologia traz muitos benefícios para as empresas e os clientes.
Por fim, para conquistar uma boa visibilidade na internet, além de investir em mídia paga, as empresas poderão contar com o Google Analytics 4, uma ferramenta que promete mudar a maneira como as marcas coletam e analisam dados.
Para um fabricante de kit portão basculante completo, vai ficar muito mais fácil entender o comportamento dos usuários e basear suas decisões em dados.
Como usar a comunicação a seu favor
As empresas precisam saber usar a comunicação a seu favor e uma das formas de fazer isso é saber ouvir o outro e mostrar que compreendeu o que ele disse. Se for necessário, é recomendável pedir novas explicações.
É a melhor forma de identificar pontos fortes e falhas nos argumentos, além de embasar uma opinião perspicaz. Outra dica é adequar o discurso escolhendo as palavras certas e moderando o tom de voz.
O vendedor não deve abusar da linguagem corporal porque isso pode causar desconfortos ao cliente. A imagem do indivíduo também compõe o repertório, por isso, o profissional deve estar atento à aparência física.
A interação pessoal é algo muito importante e pode significar o sucesso na negociação com o cliente. Hoje em dia, a marca pode contar com ferramentas como e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas, mas é indispensável manter contato pessoal.
Quando o consumidor procurar o endereço comercial pessoa física do negócio, vai encontrar com profissional que consegue conversar e compreender suas necessidades.
Como melhorar a comunicação?
Para melhorar a comunicação em vendas, a equipe precisa investir em algumas práticas. Uma delas é priorizar a dor do cliente, visto que quando ele está insatisfeito, não permanece muito tempo com a empresa e pode até mesmo falar mal de suas soluções.
O discurso deve ser construído a partir do que a solução pode trazer para o prospect, de modo a resolver suas necessidades e desejos. Para isso, é fundamental conhecer a persona da companhia.
Além disso, antes de entrar em contato com o prospect, é fundamental conhecer informações sobre ele e as melhores plataformas para isso são as redes sociais.
Com base no que o gestor encontrar nesses canais, pode montar um roteiro com todas as dores do cliente e descobrir maneiras de chamar a atenção dessas pessoas para o que a empresa está falando.
Uma empresa de aluguel ultrassom microfocado precisa destacar os benefícios e não as funcionalidades de sua solução, pois isso mostra que ela é totalmente focada nas dores dos clientes e não em suas próprias qualidades.
Quando uma pessoa compra alguma coisa, tem como objetivo resolver um problema ou uma necessidade, ou seja, não está interessada apenas nas funcionalidades de um produto ou serviço.
O que faz uma pessoa comprar é sua necessidade, portanto, as funcionalidades são apenas informações complementares. Um dos maiores problemas na comunicação em vendas é a falta de alinhamento.
Isso acaba aumentando a insatisfação do cliente, problemas internos, além do aumento de custos não previstos. O vendedor jamais deve prometer alguma coisa que não pode cumprir durante a negociação, assinatura de contrato ou conclusão da venda.
Tudo precisa ser muito claro e transparente em relação ao que está ou não incluso na compra. Por fim, uma distribuidora de materiais hidráulicos precisa criar e monitorar os canais de comunicação usados pelos clientes.
Isso inclui telefone, chat no site, e-mail, redes sociais, entre outros. O propósito do monitoramento é reduzir o tempo médio de atendimento e oferecer respostas imediatas.
Como se comunicar melhor e aumentar as vendas
Para melhorar a comunicação e aumentar as vendas, existem algumas práticas imprescindíveis. São elas:
Oferecer feedback individual
As pessoas precisam ter a liberdade de dar feedback sobre o varejo e isso melhora muito a comunicação na equipe de vendas. É muito comum ver situações erradas no dia a dia para quem está acompanhando um atendimento.
Geralmente, o profissional guarda aquilo para si, mas isso pode gerar desconforto e aumentar a disputa entre os vendedores. Com base nisso, o gestor precisa oferecer feedback individual para apontar pontos de melhoria no cotidiano.
Investir em marketing de relacionamento
Para investir em marketing de relacionamento, um fabricante de gesso em pó secagem lenta 40kg deve possuir um banco de dados sempre atualizado com informações sobre os clientes e personalizar a experiência ao máximo.
As pessoas vão se sentir especiais, ao mesmo tempo em que os vendedores serão capazes de ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer. Assim, fica mais fácil entender o que ele realmente precisa.
Conhecer bem as soluções
As empresas precisam conhecer profundamente seus produtos e serviços antes de fazer uma oferta. Só assim a marca será capaz de atender as demandas do consumidor e conduzir bem o processo de vendas.
Independentemente do tipo de produto ou serviço vendido pela companhia, ela precisa dominar todos os detalhes e passar as informações corretamente, além de estar pronta para esclarecer qualquer dúvida.
Fazer reuniões esporádicas
Uma loja de freezer para sorvete gelopar deve orientar os colaboradores em relação ao seu vocabulário. Os vendedores precisam usar termos simples e evitar palavras que possam dificultar a comunicação com os consumidores.
Outro cuidado importante é saber trabalhar um bom discurso durante situações de conflito, principalmente se o cliente estiver com os ânimos exaltados.
O interlocutor jamais pode se sentir ofendido, mesmo porque esse tipo de percepção pode gerar muitos danos para a empresa e o funcionário.
Escolher bons canais de comunicação
Uma empresa de pressostato digital precisa verificar quais são os meios de comunicação mais adequados à sua infraestrutura, público e segmento.
Depois de considerar todas as possibilidades em relação às características dos parceiros e consumidores, fica muito mais fácil criar e manter canais que auxiliam em uma comunicação frequente e o acesso à informação.
Considerações finais
A comunicação é fundamental na vida de qualquer pessoa e para qualquer tipo de empresa, mas quando se trata de vendas, ela é primordial, afinal, se a empresa não souber comunicar seus produtos e serviços, não consegue atrair os consumidores.
Hoje em dia, existem diversas práticas e estratégias que podem ser trabalhadas pelas companhias, mas todas elas dependem de uma boa comunicação para acontecer.
Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil para a marca se comunicar com clientes e potenciais clientes e aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.