ROI é uma sigla em inglês para “Return Over Investiment” (retorno sobre os investimentos), e mostra o quanto uma empresa está lucrando com seus investimentos em marketing.

Compreender seu conceito é fundamental para investir de maneira consciente e desenvolver melhor o negócio. 

O marketing digital é imprescindível para que a marca possa divulgar seu nome, produtos e serviços, mas é necessário saber trabalhá-lo.

Isso porque mesmo que a corporação tenha um excelente orçamento para investir em marketing, se ela não souber fazer isso, vai perder tempo e dinheiro. Além de definir boas estratégias, é necessário mensurá-las e conhecer os retornos trazidos.

É assim que o negócio vai descobrir se seu investimento está valendo a pena e se está alcançando os resultados que pretendia. O retorno sobre os investimentos traz justamente essa resposta.

Por conta disso, é fundamental que os gestores e empreendedores compreendam um pouco mais sobre o assunto e saiba utilizar esse recurso.

Para esclarecer todas as dúvidas, neste artigo, você vai entender o que é ROI, como ele funciona no marketing de conteúdo, qual é a sua importância e aprender algumas maneiras de aumentá-lo na produção de conteúdos.

O que é ROI?

ROI (retorno sobre os investimentos), é um indicador que mostra o resultado financeiro dos investimentos realizados pela empresa. Quando o resultado é positivo indica lucros, mas se for negativo indica prejuízos.

Ele deve ser usado para investimentos onde existe uma relação direta entre os recursos que entram e saem, e caso exista mais de uma entrada ou saída, todos os valores precisam ser considerados no cálculo.

O ROI no marketing de conteúdo

Quando se trata de marketing de conteúdo, o retorno sobre os investimentos é calculado com base em uma equação que envolve tudo o que uma auto elétrica de carros investiu nessa estratégia.

Qualquer gasto relacionado à criação de materiais para sites, blogs e outras plataformas precisa ser especificado em uma planilha.

Essa ferramenta vai ajudar a encontrar informações importantes para a manutenção da plataforma, ferramentas que precisam ser usadas para distribuir os conteúdos, recursos usados para a mensuração, dentre outras informações.

Importância do ROI no marketing de conteúdo

Como você já sabe, o propósito do indicador em questão é compreender quais investimentos valem a pena e aqueles que devem ser cortados ou otimizados. É assim que a organização vai tomar decisões mais assertivas.

Mas, quando a companhia decide medir o retorno dos investimentos, o resultado costuma ser muito abrangente. Existem muitas estratégias e metodologias que podem ser utilizadas, e o gestor não sabe quais deram certo ou não.

Nesse contexto, o cálculo de ROI feito por uma empresa de zeladoria e portaria pode ser um pouco mais detalhado. 

Em outras palavras, é possível saber o retorno obtido com cada estratégia de marketing, tais como:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo.

No que diz respeito a essa última estratégia, é fundamental medir os retornos para avaliar o impacto nos ganhos da corporação.

O objetivo do marketing de conteúdo não é vender, mesmo assim, é fundamental que traga retornos financeiros, ou seja, ele não pode ser apenas mais um custo no planejamento de marketing digital.

É por meio do cálculo do ROI que uma empresa descobre se o seu blog é bem-sucedido, se os leads gerados nesse canal são convertidos em clientes e se a produção de conteúdos realmente tem sido mais econômica do que outras estratégias.

Como aumentar o ROI no marketing de conteúdo

A boa notícia em relação ao retorno sobre os investimentos é que esse indicador sempre pode ser melhorado, e algumas maneiras de fazer isso são:

1.    Ouvir a opinião dos leitores

O que mais interfere no retorno obtido com a produção de conteúdos é a qualidade. Uma loja de móveis para sala planejada grande deve levar em conta os temas de seus posts, a linguagem usada e a escaneabilidade.

Tudo isso pode ser modificado, de acordo com a opinião do público, mas a reação das pessoas também traz alguns indicativos. Por exemplo, isso pode ser notado na quantidade de visitas, o tempo de permanência na página e comentários.

Alguns exemplos de conteúdos que prejudicam o ROI são aqueles que recebem poucas visualizações, que não seguram os visitantes por muito tempo ou que não possuem comentários ou comentários negativos.

2.    Falar sobre assuntos interessantes

Sabendo qual é a opinião dos leitores, fica mais fácil falar sobre assuntos que realmente interessam para as pessoas.

Se a empresa tiver alguma dúvida, pode fazer pesquisas e perguntar diretamente para os usuários os assuntos que são mais relevantes, problemas que desejam resolver, habilidades que querem desenvolver, entre outros.

Nesse sentido, um fabricante de envelope branco personalizado pode tentar descobrir quais são os seus objetivos, controvérsias que nunca acabam e quais são as características mais relevantes de seu mercado.

Ademais, tenha em mente que os leitores procuram assuntos que não saem de moda, e isso serve de premissa para desenvolver as pautas que serão abordadas.

3.    Aumentar a frequência das postagens

Verifique qual é a frequência média de publicações no blog e veja se ela é mais ou menos do que 13. De acordo com uma pesquisa realizada pela Content Trends, marcas que produzem 13 ou mais conteúdos, geram mais visitas.

Especificamente, elas conseguem atrair quase 5 vezes mais visitantes do que os negócios que publicam menos do que 13 conteúdos.

A partir do momento em que a organização consegue atrair quase 5 vezes mais visitantes, também terá quase 5 vezes mais oportunidades de conquistar leads e convertê-los em clientes.

4.    Atualizar os conteúdos regularmente

Quando o usuário pesquisar alguma informação na internet, como painel backdrop casamento, quer ter acesso a materiais atualizados sobre o assunto. Além disso, o próprio Google e outros buscadores priorizam conteúdos novos.

Manter os materiais atualizados frequentemente vai fazer com que o algoritmo do buscador favoreça o link na página de resultados.

Existem 8 qualidades que ele costuma analisar nos materiais, e para obter todas elas, é necessário alterar uma quantidade substancial do conteúdo, como adicionar parágrafos novos.

Ele precisa ser alterado com frequência, por exemplo, a cada 3 meses, além de ser muito importante atualizar a plataforma como um todo.

Também é interessante mudar o conteúdo que aparece acima da reprodução, como no caso do título e dos primeiros parágrafos. Insira links dentro do conteúdo para que o visitante seja direcionado a outras páginas.

Um fabricante de letreiro de acrílico também deve garantir que o material seja interessante e capaz de sustentar longos períodos de leitura.

5.    Aumentar o tamanho das postagens

Quanto mais completo for o conteúdo, maiores serão as chances de agradar a audiência e atrair mais tráfego para a plataforma.

Materiais com mais de 1200 palavras conseguem gerar 3 vezes mais tráfego e 60% mais compartilhamento, em comparação com os conteúdos com menos de 600 palavras.

Se seus textos são pequenos, vale a pena tentar aumentá-los um pouco e notar as mudanças positivas que isso pode trazer.

6.    Manter a data de publicação visível

Para que o material seja mais duradouro, algumas empresas escondem a data de publicação, mas é muito desagradável para o usuário quando não consegue encontrá-la.

Deixe o visitante decidir por ele mesmo se o material é duradouro ou não, afinal, um texto muito antigo que ainda aparece entre os primeiros resultados de pesquisa continua sendo relevante.

Quando o usuário pesquisa sobre sinalização de obras e dispositivos auxiliares, os buscadores têm autonomia suficiente para identificar quais materiais sobre o assunto são bons e quais não são.

Para o usuário, quando um link aparece no primeiro resultado, ele automaticamente presume que o material é de boa qualidade. Nesse sentido, não vale a pena esconder as datas, mesmo porque, isso não vai enganar os algoritmos dos buscadores.

7.    Interagir com os comentários

Toda vez que um visitante fizer um comentário em suas publicações, sendo elas novas ou antigas, nunca deixe de responder.

Independentemente de ser uma crítica ou um elogio, uma empresa especializada em mini escritório planejado deve interagir com os visitantes de maneira cordial e mostrar que se interessa pela opinião dos usuários.

Considerações finais

Portanto, o marketing de conteúdo é conhecido por ser uma estratégia financeiramente mais acessível e totalmente compatível com as necessidades e expectativas do consumidor moderno.

Assim como as outras ações de marketing digital, ele também precisa trazer bons retornos para os investimentos realizados.

Calcular o ROI do marketing de conteúdo é muito importante para descobrir se os materiais estão alcançando os objetivos propostos, além de ser a melhor forma de melhorá-los continuamente e beneficiar a imagem da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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