As web stories são um formato de conteúdo, feitos, similar aos que aparecem no Instagram, que possuem grande apelo visual para a web. 

Por meio deles é possível exibir aos usuários do Google informações rápidas de como consumir um produto.

São conhecidos como Google Web Stories e eles são mais uma fonte de tráfego para um site ou blog de locação de aparelhos de musculação, por exemplo, e podem ser encontrados nas pesquisas do Google, tocando e deslizando a tela do celular.

O Instagram não dá permissão para que os stories sejam visualizados anonimamente, porém, há aplicativos para celulares e, também, serviços na web que possuem essa opção, permitindo que sejam acessados perfis da rede de fotos.

O que postar nos stories do Instagram?

Caso o produto a ser divulgado seja ferros de passar roupa profissional e a intenção for que eles sejam vendidos rapidamente, os stories podem ser criados da seguinte maneira: 

  • Vídeos expondo o produto com os modelos e funcionalidades;
  • Divulgações;
  • Anúncios;
  • Fotos mostrando os modelos;
  • Códigos de desconto para o usuário que quiser comprar.

O ponto mais importante dos stories são as postagens de imagens, que preenchem a tela do aparelho, podendo deslizar o dedo na horizontal para navegar por elas. Podem ser utilizados textos para divulgar limpeza em eventos, por exemplo.

Os recursos visuais trabalhados nas postagens podem ganhar maior destaque, sendo possível deixar as letras dos textos em arco-íris, um truque bem simples e muito utilizado para quem posta nos stories, na a divulgação do produto ou serviço.

Quantos stories é recomendável postar por dia?

Essa é uma pergunta muito complexa para ser respondida. Existe um número mínimo a ser considerado? E como deve ser a frequência sem beirar o exagero ou acabar sendo esquecido?

Se a pergunta for o que é “certo”, é necessário, sim, postar todos os dias. Afinal, se o objetivo da ferramenta é manter um contato mais próximo e informal com as pessoas que seguem, postar apenas uma vez não vai cultivar uma amizade.

Porém, se uma empresa de toldo retrátil para janela tiver uma equipe de marketing própria, vai ser impossível criar conteúdo o tempo inteiro. 

A estratégia é inalcançável. Por isso, a sugestão é analisar o perfil da conta. Só a partir disso pode-se decidir.

As postagens podem ser esporádicas, cerca de 5 vezes por semana, por exemplo, porque se for mais do que isso pode cansar o seguidor. Portanto, a medida deve ser bem calculada: de 1 a 7 stories por dia, é a média.

Vantagens dos web stories

Afinal, é preciso saber para que servem os web stories, e porque eles são tão acessados. Portanto, a maioria das pessoas costumam passar o tempo abrindo as redes sociais para acompanhar informações sobre iluminação gesso cozinha.

Elas acabam acessando os stories do Instagram, por exemplo, pois eles fornecem conteúdo que proporciona uma compra rápida do produto, facilitando a compreensão sem que haja a necessidade de muita concentração. As imagens facilitam o processo.

O web stories é um modo estratégico de criar oportunidades de engajamento com a audiência, e é também uma fonte extra de gerar tráfego no site de box banheiro, por exemplo.

Se a configuração dos stories seguir as orientações do Google, eles aparecem para os usuários por meio da pesquisa por palavras-chave ou também na seção “Discover”, criando um maior número de chances para serem exibidos no buscador.

Como usar o web stories?

Eles são criados por meio de programação, utilizando ferramentas que tornam o processo mais fácil e o plugin para WordPress é uma delas.

Para conhecimento, plugin é um código colocado no site WordPress de creche e jardim de infância, para melhorar as funções do site principal, recomendado para aumentar o potencial do site sem ter que editar os códigos originais do WordPress.

Portanto, após fazer login no painel de administrador, vá para a opção “Plugins” e clique em “Adicionar Novo” e na sequência digite “Web Stories”. Depois clique em “Instalar agora” e em “Ativar”.

O acesso ao web stories é feito pela barra lateral e seu funcionamento é bastante intuitivo, bem parecido com o Canva, outra ferramenta que auxilia. O bom de tudo isso é que com a utilização das ferramentas não há dificuldades com as dimensões.

Na hora de produção de fotos ou vídeos é necessário o uso da câmera na posição vertical, para que o usuário tenha uma boa experiência ao acessá-las. Os Web Stories são ótimas estratégias de marketing digital.

Como baixar os web stories?

Para iniciar é preciso saber que de forma online devem ser seguidos os seguintes passos: 

  • Abra o navegador de internet de preferência;
  • Acesse o site do SaveFrom.net;
  • Digite o nome de usuário de quem publicou o story;
  • Confirme em Baixar;
  • Na sequência o perfil será exibido;
  • O site permite ver e baixar stories salvos como destaque.

Dito isso, para saber como ativar os stories no Google. Para isso, abaixo é fornecida uma visão geral de ativação das web stories no Google: 

  • Criação da web story;
  • Verificação se a web story é uma AMP válida;
  • Verificação dos metadados;
  • Verificação se a web story está indexada;
  • Seguir as políticas de conteúdo.

Os stories podem impulsionar o tráfego no site de fornecedor de salgados assados, por exemplo, mas é preciso que eles sejam ativados e tornados visíveis para o algoritmo do Google, como qualquer outro conteúdo postado.

Os stories sempre devem estar de acordo com as políticas estipuladas pelo Google, para que sejam melhor distribuídos.

Na etapa da criação oferece uma lista de ferramentas disponíveis, no próprio site oficial dos web stories, para que o conteúdo seja desenvolvido sem programação.

Depois de criado, é necessário verificar se ele é uma AMP válida (Páginas Móveis Aceleradas), que pode ser realizada por meio da ferramenta de teste de AMP e Web Stories do próprio Google.

Verificando a validade da AMP, a terceira etapa é a da verificação dos metadados, muito importantes para os stories, que são: 

  • Publisher-logo-src – refere-se ao logo da marca;
  • Poster-portrait-src – referente à imagem destacada;
  • Title –  título principal do conteúdo;
  • Publisher – nome do publicador.

A quarta etapa refere-se a verificação se os stories estão indexados pelo algoritmo do Google, sendo necessário utilizar a ferramenta de Inspeção de URL, no Search Console.

Todos os web stories devem ser canônicos e isso pode ser verificado manualmente, identificando se as páginas contém o atributo rel = “canonical” e, para não criar impedimentos na indexação, verifique, também, se o stories não estão bloqueados.

O Google recomenda que os vídeos sejam utilizados nos stories, que são os mais indicados, porque eles criam mais engajamento do que textos e imagens, que devem ser usados apenas para complementação.  

Ele recomenda também que não seja usado mais que 280 caracteres em cada slide e que não se deve fazer textos no formato de imagem, porque os stories ficam ajustados à tela do celular e isso normalmente corta as beiradas da imagem.

Considerações finais

Portanto, os web stories tem um grande potencial na retenção e conversão da audiência, dando espaço para compartilhar conteúdo pessoal ou empresarial.

É uma opção prática e sólida de marketing digital, para humanizar uma marca, estabelecendo um relacionamento mais próximo com o público.

Os vídeos podem ser utilizados para compartilhar informações exclusivas de um produto ou fazer entrevistas em eventos, e até mesmo para responder rapidamente perguntas feitas pelo público seguidor.

Neles, histórias do dia a dia podem ser contadas, criando maior interação e engajamento. Portanto, é necessário que os conteúdos sejam interessantes, porque a maioria das pessoas passam muito tempo olhando os stories.  

O formato também está presente no LinkedIn e no Whatsapp, podendo mostrar e divulgar produtos e serviços, mostrando as curiosidades dos bastidores da empresa, gerando um sentimento de confiança e proximidade.

A utilização dos stories é importante para qualquer tipo de negócio, pois com a frequência de publicações o perfil se mantém ativo, diferenciando a empresa dos concorrentes.

Não há necessidade de aparecer a todo momento, mas é importante construir destaques temáticos, que ficam expostos no perfil sem prazo de validade e quanto mais diversificado for o conteúdo, mais vai atrair seguidores.

Se o conteúdo postado nos stories de uma empresa é humanizado, os clientes se sentem acolhidos, criando vínculos, fazendo com que ele se torne fiel a uma marca ou produto, interferindo positivamente na reputação da organização.

Por que utilizar os stories? Porque eles permitem a publicação de textos, transmissões ao vivo e imagens que podem ser visualizadas e comentadas pelas pessoas, favorecendo o aumento de vendas de produtos e serviços em uma empresa.

É um recurso usado amplamente nos últimos tempos, que pode divertir e entreter usuários que ficam no ambiente online por muito tempo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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