Marketing é a ciência e a arte de descobrir, criar e entregar valor aos consumidores para satisfazer suas necessidades e desejos. Isso é feito por meio da oferta de produtos ou serviços de interesse do público.
Como resultado, o Marketing é capaz de agregar valor aos clientes, bem como gerar receita para as empresas e até clínicas que oferecem serviço de cuidador de idoso acamado, entre outras diversas áreas.
E quem acompanha o mercado de perto já percebeu que não há consistência. Como resultado, quanto maior o conhecimento buscado para aumentar e implementar novas estratégias, melhor será o desempenho diário da empresa.
Isso significa que usar ferramentas desatualizadas é uma forma de perder clientes, pois a forma como as pessoas compram muda com o tempo, o que afeta diretamente a forma como uma empresa atua no mercado.
Quando uma empresa quer ter sucesso em sua área de atuação, não há como deixar de lado as estratégias de marketing.
Assim como usar um banner para divulgar um buffet de churrasco em domicílio é essencial para que ela seja vista pelo público, o marketing também é necessário para aumentar o “awareness” ou atenção dos potenciais clientes.
No mundo real, incluir componentes que ajudam uma empresa a ser mais reconhecida por clientes em potencial é um dos investimentos mais básicos que devem ser feitos em qualquer negócio.
O marketing, como muitos outros campos, melhora e muda com o tempo. Então, cada vez mais se torna necessário para um negócio entender o que é o marketing e como ele deve ser aplicado para melhorar os resultados da empresa.
Mas afinal, o que significa marketing?
Marketing é o processo de criação de valor para o produto, serviço ou marca de uma empresa, a fim de conquistar e manter clientes.
Para compreender o que é marketing, é preciso primeiro consultar nomes e organizações representativas do território.
A AMA (American Marketing Association) é uma organização que representa os profissionais de marketing do Estados Unidos e ela define a publicidade da seguinte forma:
Marketing é a atividade, sistema e processo de criar, comunicar, entregar e trocar produtos de valor para clientes, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Esta definição mostra o escopo do conceito de marketing. Os empreendedores devem observar também que o objetivo desta campanha não é vender produtos para clientes como muitas pessoas pensam.
O marketing trabalha junto com a geração de valor, que deve acontecer em diferentes percepções dos públicos quanto ao custo-benefício que a empresa oferece.
O Chartered Institute of Marketing, afiliado à profissão no Reino Unido, descreve o marketing como: “O procedimento que é responsável por reconhecer, prever e monetizar os desejos do cliente.”
Isso é de grande importância para entender do que se trata o marketing, os requisitos do cliente e outros aspectos que levam alguém a buscar por maquina de xerox para alugar, por exemplo e como uma empresa que oferece esse serviço pode impactar esse cliente.
Essa definição está de acordo com o que disse Philip Kotler, quando definiu o marketing como: “A ciência e a arte de descobrir, criar e entregar valor para atender e lucrar com as necessidades do público-alvo.
O marketing permite identificar desejos e necessidades. Ele estabelece, quantifica e qualifica o tamanho do mercado e o potencial de lucro que pode ser gerado.
Ele também identifica quais partes da empresa são mais capazes de fornecer, criar e promover os produtos e serviços mais adequados”.
E de modo geral, o marketing engloba diversas estratégias que ajudam desde um berçario e creche até uma grande distribuidora de peças automotivas a encontrarem os clientes ideais e assim aumentar o faturamento. Outros objetivos do marketing incluem:
- Aumentar as vendas;
- Fidelizar os clientes ativos;
- Crescer a visibilidade e alcance do negócio;
- Construir uma marca forte;
- Fortalecer as relações com o público;
- Educar os consumidores;
- Engajar mais os colaboradores.
Além disso, ainda existem diversos outros pontos que podem ser muito benéficos para qualquer modelo e porte de negócio. De modo geral, é possível afirmar que, com um bom marketing, toda e qualquer empresa terá bons resultados ao aplicar as estratégias certas.
Quando as empresas devem investir em marketing?
Não há uma resposta certa para a pergunta quanto dinheiro uma empresa deve investir em marketing. Afinal, esta é uma decisão que depende de diferentes partes, porém, há alguns indícios. Eles ajudam os gerentes a tomar decisões sobre o valor dos investimentos.
Em geral, recomenda-se que as empresas gastem de 7% a 12% de sua receita bruta mensal em ações de marketing. Mas, como apresentado durante o artigo, isso é apenas uma recomendação e pode mudar com base em outros fatores.
Entre elas, está se as estratégias são ou não voltadas para ações online ou offline, pois parte de campanhas em mídias tradicionais, como rádio, televisão e jornais, normalmente contam com valores mais elevados para atingir os resultados pretendidos.
Por outro lado, o marketing digital é mais econômico em relação aos investimentos e pode ser mais benéfico para uma empresa que comercializa expositor pizza, por exemplo.
Além disso, segundo alguns pesquisadores que atuam na área de pesquisa de mercado e marketing, empresas ainda pouco conhecidas são aconselhadas a investir de 12% a 20% de sua receita bruta mensal em operações de Internet.
Como realizar investimentos em marketing?
Em tempos de constante mudança digital, investir em marketing pode ser a única forma de uma fábrica do açaí manter o negócio estável ou até crescer. Para fazer isso, os empreendedores devem seguir algumas dicas como:
Compreender quais estratégias trazem maior retorno
O primeiro passo para qualquer pessoa interessada em aprender a investir em marketing durante o início do empreendimento é entender quais ações têm maior impacto na empresa.
Ao criar um plano de ação, basta analisar o histórico de campanhas de marketing que já foram utilizadas e tentar compreender quais tiveram o maior impacto. Ou seja, quais estratégias têm maior eficácia.
Concentrar investimentos em ações com histórico de sucesso e diminuir a exposição a ações com retornos ruins para a empresa é um método eficaz de maximizar o capital que o empreendedor tem disponível.
Investir em estratégias de alcance orgânico
As estratégias de SEO e marketing de conteúdo podem levar mais tempo para surtir efeito no negócio, mas de modo geral, são muito eficazes para que, por exemplo, uma lavanderia possa atingir quem busca online por termos como “lavanderia mais perto de mim”.
No entanto, anúncios pagos podem consumir uma parte significativa do orçamento de marketing de uma empresa.
Por isso, se uma empresa deseja cortar custos, deve desenvolver uma estratégia eficaz de Inbound Marketing que envolva a produção de conteúdo relevante e a otimização para mecanismos de busca.
Para obter uma resposta mais rápida, basta que os empreendedores utilizem ferramentas de pesquisa de palavras-chave que o ajudarão a entender o que o cliente em potencial está procurando no momento.
Usar as redes sociais para remarketing
Utilizar quem já tem interesse em uma empresa é uma das formas mais inteligentes de investir em marketing. Isso ocorre porque a empresa ignora o componente mais caro do processo: apresentar-se ao cliente em potencial.
Quando um usuário segue uma marca nas redes sociais, isso indica que, de certa forma, ele está interessado no que ela tem a dizer e no conteúdo produzido. Isso significa que o usuário avançou no processo de compra e está próximo do destino final.
Principais motivos para investir em marketing
O investimento em marketing traz diversos benefícios para um negócio e pode garantir uma longevidade muito maior para as empresas.
Com isso, se uma empresa que vende jazigo pré moldado, por exemplo, ainda não investe em marketing e o empreendedor precisa de alguns motivos para isso, foram separados os principais benefícios para reservar uma verba e aumentar os investimentos em marketing.
Manter o negócio por dentro das tendências
Ferramentas como o Google Trends permitem que as marcas obtenham informações sobre as pesquisas mais populares e as intenções dos usuários.
Plataformas como essa permitem que o empreendedor aprenda quais palavras-chave são relevantes para a empresa e entenda quais tópicos são populares. Esse tipo de recurso pode auxiliar a encontrar o diferencial no mercado.
Aumenta a visibilidade do negócio
Um dos maiores benefícios da ampla adoção da internet é a sua popularização. Este meio facilita a comunicação entre marcas e pessoas que não teriam a oportunidade de interagir com ela.
Nas circunstâncias mais favoráveis, essa parcela da população pode até apadrinhar produtos e serviços. Essa abordagem de entrada custa dinheiro e requer publicidade que só é vista por pessoas que acreditam no valor de seu produto ou serviço.
Isso também aumenta a probabilidade de vendas e aumenta o retorno sobre o investimento da estratégia com muito mais assertividade.
Proporciona mais autoridade para a empresa
Obter posições altas nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa é o objetivo dos profissionais de SEO. Mesmo que o empreendedor já conheça os métodos de otimização mais eficazes, ainda é difícil realizar essa ação.
Alcançar relevância orgânica na Internet por meio do Marketing de Conteúdo, parte do Marketing Digital, é uma das definições de autoridade na sua área específica. Além disso, assumir a posição de liderança tem inúmeros efeitos positivos na empresa.
Considerações finais
Com boas estratégias de marketing, qualquer negócio consegue se destacar e garantir um bom posicionamento no mercado, além de aumentar a cartela de clientes.
Por isso, investir em marketing deve ser um dos principais objetivos das empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.