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A venda por indicação é um método que está cada vez mais entrando dentro do mercado, especialmente pela credibilidade que carrega em relação aos demais modelos.

A ação em si é quando existe um método para obter novas vendas por indicações que um consumidor fez para seus amigos e familiares, demonstrando que o produto ou o serviço que a empresa vende é de qualidade.

Por exemplo, se o empreendimento oferece cercadinho de chão para bebê, uma cliente que comprou em algum momento para o seu filho pode recomendar para amigos e familiares que desejarem o mesmo produto, assegurando que atenderá as necessidades.

Esse modelo de indicação acaba sendo, para alguns, uma fonte confiável sobre determinada empresa, visto que por ter vindo de alguém que se confia, as chances de aceitar e acreditar na experiência de compras são maiores.

Até mesmo tratando-se do atendimento que a empresa oferece aos clientes que possuem dúvida no momento da compra, fazendo com que, assim, o negócio acabe ganhando certa visibilidade dentro do mercado.

Contudo, a venda por indicação deve ter um planejamento para que a ação não ocorra somente uma vez, por isso, a empresa deve criar meios para que estimule seus clientes a realizarem esta ação.

Da mesma forma que o negócio deve conhecer e exercer ações que faça com que este modelo de venda possa ajudar o empreendimento se destacar dentro do segmento mercadológico de atuação.

Como criar um programa por indicação?

Se uma empresa de CNH carro e moto decide implantar um sistema de programa por indicação, como uma forma de estimular os clientes a aderirem a prática e assim, divulgarem o negócio, alguns pontos que podem contribuir com essa ação, são:

  • Descobrir quais são os clientes satisfeitos;
  • Definir as regras do programa;
  • Recompensas;
  • Auxiliar o cliente na prática de indicar;
  • Abordagem no momento certo.

Para que a prática seja adotada e incentivada pela empresa, é importante que o primeiro passo a ser feito é ter o conhecimento dos clientes que estão satisfeitos, podendo ser por meio de métricas.

Essa identificação de quais clientes gostaram dos produtos ou do atendimento do negócio, pode ser observada através de métricas de escala com perguntas semelhantes aos níveis de indicação para amigos e familiares que desejarem o que o negócio oferece.

A partir de então, é possível não apenas ter um parâmetro do que o consumidor achou do negócio como em relação ao atendimento, que em casos negativos deve ser revisto para melhorar os índices.

Posteriormente, é necessário que as regras de indicação sejam definidas, especialmente quando o cliente irá ser recompensado após divulgar sobre a concertina dupla clipada 45cm inox, por exemplo.

Isso acaba gerando um estímulo ao consumidor, e resulta em bons números ao empreendimento por ter novos clientes que estão descobrindo seus produtos e serviços, e entrando posteriormente no programa de indicação.

Por isso, é importante que a recompensa que for criada ao consumidor haja uma demonstração de que ele irá se beneficiar junto com a empresa, podendo ser brindes ou descontos, em alguns casos, até mesmo um cashback no que for comprado.

Assim, da mesma forma que haverá uma indicação dos produtos e serviços, pode haver também sobre o programa de recompensas, atraindo ainda mais olhares para o negócio dentro do segmento de atuação.

Por isso, ceder materiais ou informações de quais são os perfis certos e como ajudar o cliente a fazer as indicações também é essencial para que tudo ocorra sem empecilhos, e posteriormente, atinja o público.

A abordagem deve ser feita no momento certo em que o cliente esteja precisando de um sistema de câmeras, visto que em casos opostos, a venda por indicação não irá surtir o efeito necessário que o negócio espera.

Portanto, aproveitar os momentos certos para que o estímulo da política de indicação ocorra é importante e essencial para que os números desta estratégia aumentem cada vez mais, gerando uma grande visibilidade dentro do nicho.

Dicas para aumentar as vendas

Se um empreendimento que realiza buffet para inauguração de loja planeja aumentar suas vendas através da indicação dos consumidores, algumas dicas podem ser colocadas em prática para ajudar nesta ação.

1. Empatia no atendimento

O atendimento é um dos pontos mais importantes quando se trata de fidelizar os consumidores ao pontos deles indicarem para amigos e familiares, por isso, ter empatia e uma qualidade neste setor é fundamental.

Isso porque, quando o cliente sente que a empresa tem um contato humano e busca compreendê-lo em diferentes situações, é possível que a indicação daquele negócio ocorra mais facilmente quando surgir a oportunidade.

Portanto, fazer com que os canais de atendimento e as formas pelas quais os consumidores serão atendidos sejam boas e que haja uma abertura para ouvir a opinião dos clientes, acaba contribuindo para o número de vendas aumentarem no negócio.

Essa empatia e humanização também acabam sendo refletidas externamente no mercado, fazendo com que a empresa seja reconhecida por esta estratégia, oportunizando o aumento de consumidores.

2. Níveis de recompensa

Outra dica importante quando se trata de gerar vendas por indicação, é que o cliente tenha níveis de recompensas a serem atingidos para desbloquear algum benefício, seja um vale compra ou até o cashback.

Esses níveis de recompensa podem ser feitos de diferentes modos, como um adesivo que vai sendo acumulado e pode ser trocado por recompensas quando os níveis forem atingidos, assim, o estímulo de indicação acaba crescendo.

Quanto mais vantagens os consumidores observarem nos níveis de recompensa, maiores são as chances do engajamento para que as metas sejam atingidas, assim, beneficiando ambos os lados.

3. Recompensas pela primeira indicação

A primeira indicação que um indivíduo faz pode ser aquela que traga uma grande recompensa da qual o engaje a repetir a ação novamente e, assim, adentrar no programa que acaba colaborando com uma empresa de cadeira giratória operacional.

Isso porque ter uma boa abordagem logo no início do processo faz com que o cliente decida usar a estratégia para conseguir benefícios da empresa que, posteriormente, o levarão a uma nova compra.

E este fato de uma primeira indicação trazer grandes benefícios, pode contribuir também para os clientes que chegaram através da recomendação acabem aderindo a prática.

4. Oferecer incentivos

O incentivo é um ponto que acaba movimentando todo o mercado, até mesmo os consumidores que, ao observarem que a empresa incentiva a realizar indicações e outros engajamentos, se sentem motivados e importantes em relação ao negócio.

Uma das formas de incentivo que a empresa pode adotar com os consumidores está em torno de períodos sazonais do mercado, como datas comemorativas da sociedade ou dias que acabam trazendo grandes movimentações.

Oferecer incentivos dentro destes períodos fazem com que a empresa tenha um grande número de vendas e um aumento na cartela de clientes, que gera benefícios e continuidade na atualização de métricas pelo restante do ano.

Deste modo, o consumidor até mesmo cria uma expectativa para o que o programa de recompensas daquela empresa irá oferecer aquele ano durante um determinado período, refletindo em engajamentos na página ou nas redes sociais.

Que acabam tornando-se ambientes dos quais o incentivo é reforçado e, assim, fazendo com que haja uma movimentação dentro do mercado para que a concorrência também atraia a atenção dos clientes de alguma maneira.

Considerações finais

O ato de indicar um empreendimento para amigos e familiares é algo comum dentro do mercado, e algumas empresas geram este estímulo que é denominado como venda por indicação.

Podendo até mesmo ser um programa da qual a empresa estimula seus clientes mais satisfeitos a exercerem a prática, e oferecendo recompensas que são benéficas para ambos os lados, acaba contribuindo para que o número de clientes aumente.

Com uma abordagem no momento certo, e ajudando os consumidores a como fazerem parte desta estratégia, as chances das métricas aumentarem e a visibilidade dentro do segmento de tirar carteira de caminhão aumentar é ainda maior.

Usufruindo de algumas dicas como níveis de recompensa ou a primeira indicação trazer muitos bônus, um empreendimento torna-se um destaque dentro do setor fazendo com que novos consumidores desejem após a compra entrar no programa.

Buscar formas para atrair os consumidores é fundamental dentro de um empreendimento, por isso, quanto mais essas práticas forem feitas e estimuladas para os consumidores, maiores são as chances das métricas de venda terem níveis altos.

Assim, quando um consumidor sentir a necessidade de um produto ou um serviço, já sabem qual negócio irão recorrer porque terão boas recompensas futuras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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