A Black Friday 2023 vai ocorrer no mês de novembro, mais precisamente no dia 24 e, como todos os anos, será uma temporada bastante esperada, não apenas pelos consumidores, mas para os lojistas em geral.

Essa é uma época em que é possível aplicar descontos interessantes para que a compra de produtos ou serviços seja mais vantajosa para o consumidor, visto que ao longo do ano nem sempre este tipo de prática acontece. 

Uma mesa tipo plataforma, por exemplo, pode ser adquirida neste dia com 50% ou até 70% de desconto, e quando isso ocorre há um escoamento maior no estoque. É por isso que a Black Friday causa grande euforia no mercado de vendas e compra. 

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e dura apenas um dia e nos Estados Unidos é subsequente ao Dia de Ação de Graças, inaugurando as compras antecipadas para o Natal. Uma data bem propícia e bem recebida por todos. 

É possível comprar panetone trufado, observando bem a data de validade, para que ele possa ser consumido mais a frente e, neste caso, por se tratar de um produto alimentício, não pode ser trocado. Daí, a atenção ao prazo determinado para o consumo. 

Como surgiu a Black Friday 

O termo “Black Friday” não tem uma origem determinada e antes das décadas de 1980 e 1990 a sexta-feira que marcava as grandes liquidações não recebia esta nomenclatura. Essa expressão tornou-se popular depois dessas duas décadas nos Estados Unidos. 

Nos tempos atuais é o dia no qual as maiores compras de cobertura policarbonato para escada são realizadas, aumentando os lucros dos lojistas e essa ação viralizou em outros locais como o Canadá e México.  

Existe, entretanto, uma primeira teoria que remonta ao século XIX, no ano de 1869, onde dois investidores norte-americanos criaram um esquema ilegal de vendas de ouro, para controlar este mercado nos Estados Unidos.  

Se o ouro disparasse o valor na Bolsa de Valores, ambos conseguiriam enriquecer mais rápido, o que pode facilmente acontecer quando é aplicado um preço muito alto para uma empresa de carros.

Tendo muitos clientes nessa área e se os mesmos não se importarem com o valor do serviço, muitas vendas podem ser realizadas e o dinheiro entra mais rápido. Nunca será ilegal agir assim, mas ao longo do tempo pode causar prejuízos na imagem da clínica.  

Desse modo, empresas que trabalham com implante de cabelo utilizam de valores equivalentes ao mercado em que atuam e procuram sempre manter a transparência com seus consumidores.   

O plano dos dois investidores acabou não dando certo e no dia 24 de setembro de 1869 o dia ficou marcado como “sexta-feira negra” ou Black Friday, pois o preço do ouro despencou drasticamente e muitas pessoas perderam dinheiro.  

A segunda teoria reporta a uma revista norte-americana conhecida como Factory Management and Maintenance que, na década de 1950, declarou que muitas pessoas ficaram “doentes” depois do Dia de Ação de Graças. 

Esse magazine associou estas doenças ao surto de peste bubônica. Nessa época muitas pessoas faleceram. Por isso o termo “death”. Desta forma, a “black death”, transformou-se em “black friday”. 

A última está vinculada a frustração dos policiais da Filadélfia. Na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, quando estavam trabalhando, reclamaram da grande quantidade de pessoas nas ruas e começaram a chamar esta sexta-feira de “black friday”. 

As três teorias sobre as origens do termo não são comprovadas, no sentido de estabelecer qual o fato que realmente teve a ver com este dia de liquidações tão esperadas e que promovem intensa movimentação.   

Independentemente da veracidade na origem do termo Black Friday, o certo é que nessa data é possível se programar para aumentar as vendas de palete de madeira com flores e também saber os impactos percebidos neste dia de grandes liquidações. 

No Brasil e em outros lugares do mundo, no qual existe o dia específico da Black Friday, preços e estratégias devem ser aplicadas, no sentido de fazer com que os consumidores comprem mais e voltem em outras oportunidades. 

Impactos positivos e negativos para o comércio 

Abaixo, são abordados os impactos nos dois sentidos, no comércio varejista de um e-commerce ou de uma loja física, tais como: 

  • Ganhos ou perdas financeiras; 
  • Perda de clientes antigos ou aquisição de novos; 
  • Aumento no capital de giro ou a diminuição do mesmo; 
  • Alavancamento das vendas ou a redução das mesmas. 

Veja que em contrapartida ao aumento dos ganhos financeiros, se as estratégias de vendas não forem aplicadas corretamente, ao mesmo tempo vai gerar uma bancarrota na entrada de dinheiro. 

Os clientes de estação de trabalho 8 lugares que já estão na base de dados podem desistir da compra ao se depararem com valores não condizentes com o que foi veiculado na propaganda de uma promoção. 

Por outro lado, as possibilidades de atrair novos consumidores é bem maior nesta data, pois o interesse se torna maior nesse período, pelos preços atrativos aplicados na prestação de serviço de demolição controlada, por exemplo.  

O capital de giro interno da empresa pode se movimentar consideravelmente, mas, também, reduzir radicalmente e isso tem tudo a ver com a forma que o lojista conduz os processos de vendas. 

As negociações de produtos e serviços podem aumentar e cada empresa tem a forma própria de expor os produtos e oferecer os serviços. Inclusive, na compra de uma televisão de marca é sempre bom que o consumidor tenha o manual de assistência técnica LG tv.

Parece item que não são essenciais, mas, diante de um defeito ou do mal funcionamento, se este produto não vier com essas informações, vai ser um pouco complicado obtê-lo. Por isso, é fundamental observar tudo o que se refere a ele.  

Impactos positivos e negativos para o consumidor 

O consumidor também sofre impactos nos dois contextos e os negativos acabam influenciando muito nas próximas decisões de compras. São colocados os dois, abaixo, lado a lado: 

  • Satisfação no atendimento ou total decepção; 
  • Apreciação nos preços e descontos ou rejeição a ambos; 
  • Maior assertividade com a marca ou desencanto com ela; 
  • Total credibilidade com o comércio ou afastamento completo. 

Nesse cenário, tanto a loja quanto o consumidor precisam estar alinhados, no sentido do primeiro estar atento à qualidade no atendimento antes, durante e pós-venda do produto ou serviço e o segundo em não desqualificar esse relacionamento no momento da compra. 

Os preços aplicados precisam condizer com os adotados pela concorrência. A lei da oferta e procura é grande e, neste período, o comércio que oferecer preços mais atrativos, se comparados com os da concorrência, sai à frente nas vendas e na conquista dos clientes. 

Na Black Friday algumas estratégias são essenciais para vender mais neste dia, tais como as abordadas abaixo: 

  • Prover o estoque com a quantidade necessária de produtos; 
  • Não oferecer falsos descontos; 
  • Investir na divulgação pela internet; 
  • Planejar a campanha antecipadamente; 
  • Trabalhar com os produtos mais desejados.  

A preparação das vendas da Black Friday de 2023 deve ser feita com bastante antecipação e pode iniciar desde o início do ano. Quanto mais tempo nessa preparação, mais garantidos serão os resultados de vendas neste dia. 

Portanto, as lojas devem organizar uma lista dos produtos e serviços que serão oferecidos, com base no ano anterior: os que mais saíram e foram procurados, quais são mais aceitos e que marcas foram mais vendidas. 

É preciso que a empresa faça uma análise dos preços aplicados anteriormente, na data passada. A economia muda e é necessário ficar de olho, dentro do possível, como está a movimentação da concorrência nesse sentido. 

Preparar bônus ou descontos progressivos para os consumidores que vierem a comprar uma quantidade maior de produto, já que os preços mais interessantes e atrativos é que vão condicioná-lo a isto. 

Enviar e-mails para a base de dados de clientes, também é uma estratégia interessante. Eles podem desconsiderá-los pela data ainda estar distante, mas, em um prazo razoável, já vai preparando os consumidores para essa data e despertando o desejo da compra. 

O que aprender com a Black Friday 

Esta data traz muita experiência para o comércio, que sempre servem de base para outras Black Friday que vão acontecer no futuro. Então, o lojista deve aprender que: 

  • Vender online aumenta as negociações; 
  • As pessoas pagam caro quando enxergam valor no que querem; 
  • Analisar o consumidor faz parte das estratégias de venda; 
  • Ter diversas formas de pagamento atrai mais clientes; 
  • Descontos e promoções atraem mais vendas; 
  • Realizar campanhas sazonais é uma tendência necessária. 

Sem sombra de dúvida o preparo para a Black Friday neste ano de 2023 precisa ser feito antecipadamente, pois é um dia muito movimentado e que pode favorecer as vendas de produtos e serviços. 

Considerações finais 

O mercado está voltando a se aquecer depois de um tempo de desequilíbrio econômico. Nesta Black Friday de 2023 é possível resgatar as perdas financeiras que ocorreram nesta fase complicada da pandemia. Apostar nela é voltar a lucrar mais novamente.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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