Category E-commerce

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um tipo de negócio em que as transações de compra e venda são realizadas pela internet. O cliente escolhe o produto, preenche as informações de pagamento e recebe a mercadoria em casa.

A única etapa que acontece no mundo físico é a entrega do produto, o restante é totalmente virtual, como as estratégias de marketing, atendimento ao cliente e por aí vai.

Esse tipo de negócio já estava em ascensão há muitos anos, mas, em 2020, ele cresceu exponencialmente e os consumidores perceberam as vantagens de comprar dessa forma.

É muito mais confortável escolher os produtos pelo celular ou computador, inserir as informações de pagamento e esperar chegar. Não é necessário se locomover até o ponto de vendas e tudo acontece de maneira segura.

Para os empreendedores, é uma forma de ter o próprio negócio ou até mesmo de expandir a loja física, sem os gastos que o estabelecimento comum necessita, como aluguel e outras contas.

No entanto, o e-commerce também se moderniza, por isso é necessário entender o comportamento de consumo das pessoas, por que o comércio eletrônico é tão promissor, quais são as tendências de marketing e as tendências para 2023.

Como as pessoas estão comprando atualmente?

Entender o comportamento de consumo dos consumidores é essencial para determinar o caminho que o negócio deve seguir. Nos últimos anos, a maneira como as pessoas compram mudou muito e as marcas tiveram que se adaptar.

Os canais digitais passaram a ser muito mais utilizados, tendo em vista a presença da tecnologia na vida dos usuários. Com base nisso, os negócios começaram a repensar suas ações comerciais para ampliar seu alcance.

Hoje em dia, uma empresa de serviços gerais Manaus já está consolidada na internet, assim como muitas outras organizações, só que nem sempre é fácil acompanhar todas as mudanças que acontecem no varejo.

São inovações que surgem o tempo todo e qualquer negócio que queira crescer em 2023, precisa saber quais são as principais tendências e escolher aquelas que vai colocar em prática.

Por que o e-commerce é promissor?

A cada ano, o comércio eletrônico se torna mais relevante e muitas pessoas aprenderam a comprar pelos canais digitais e a tendência é que isso se mantenha no futuro.

De acordo com um levantamento realizado pela SmartHint, que comparou os resultados das vendas pela internet durante os primeiros meses de 2022 com o mesmo período de 2019, houve um crescimento de 785%.

Esses números mostram que investir nesse tipo de empresa é algo muito promissor, mas muitos negócios estão surgindo no setor e até grandes lojas físicas criaram seus próprios marketplaces.

Alguns serviços, como geriatra neurologista, ganharam versões digitais, a exemplo da teleconsulta. Essa modalidade tem crescido muito, mas o comércio eletrônico caminha a passos largos e é necessário se atualizar.

O que são tendências de marketing?

O significado da palavra “tendência” remete a algo que faz alguém seguir um caminho ou agir de determinada forma. No universo do marketing, as tendências são caminhos que mostram potenciais comportamentos das pessoas.

São informações que têm como base informações concretas e que mostram formatos de conteúdo capazes de alcançar os usuários facilmente.

Tendências não surgem do nada, na verdade, é algo estudado e que considera as movimentações do mercado e o modo como as pessoas compram produtos e serviços.

O consumo não está relacionado apenas a eles, mas também aos conteúdos postados na internet e outras estratégias por parte das organizações.

Assim sendo, as tendências de marketing mostram uma forma fácil de prever o futuro, o que estará em alta e como investir de maneira eficiente.

Tendências do e-commerce em 2023

Uma empresa de agente de portaria precisa estar atenta às tendências de seu setor, da mesma forma, proprietários de plataformas no comércio eletrônico precisam trabalhar com as ações que estarão em alta no próximo ano. São elas:

Jornada de compra híbrida

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que de julho de 2021 até julho de 2022, quase a mesma quantidade de pessoas compraram na internet e em lojas físicas.

Em números, 73% dos consumidores compraram online, enquanto 70% compraram em lojas físicas. Atualmente, o que mais se vê é uma mistura entre o presencial e o virtual, um comportamento conhecido como compra híbrida.

Ela também reforça uma das maiores tendências em marketing digital, conhecida como estratégia Omnichannel. Nela, o cliente recebe o mesmo tratamento e atendimento, por causa da integração de diversos canais, como:

  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Site institucional;
  • Blog;
  • Plataforma de vendas;
  • Telefone;
  • Loja física;
  • Aplicativos de mensagens instantâneas.

Ou seja, se o cliente entrar em contato por e-mail com uma empresa de instalação de tela de aço para cerca para esclarecer uma dúvida e mais tarde resolver acessar o site para comprar, vai receber o mesmo atendimento e as mesmas informações.

Essa prática está relacionada com as compras híbridas porque o consumidor pode escolher qual canal vai usar para fazer suas compras e de que maneira vai ter acesso ao produto.

Um exemplo disso é alguém que compra no site da loja e retira no estabelecimento físico, ou alguém que compra na loja física e pede para receber em casa.

Transformações digitais

Outra grande tendência do e-commerce para 2023 são os recursos tecnológicos, como inteligência artificial, internet das coisas, cloud computing, realidade virtual, realidade aumentada, 5G e blockchain.

Essas ferramentas vão liderar as transformações em diversos âmbitos para criar um futuro conectado e totalmente digital. A previsão é de que no próximo ano cerca de 29 bilhões de dispositivos estejam conectados e 75% da população mundial tenha acesso à internet.

Uma empresa de laudo avcb para igrejas terá suas decisões estratégicas impactadas e será necessário reinventar modelos de negócios.

Vender pelas redes sociais

Uma modalidade que vem se destacando continuamente é o social commerce, algo que engloba tanto as compras feitas diretamente nas redes sociais, quanto aquelas que começam nessas plataformas e terminam na loja virtual.

Cerca de 58% dos usuários afirmam que já fizeram uma compra pelo WhatsApp, além disso, 47% já compraram pelo Instagram.

Quanto às transações que começam nessas plataformas e terminam em outros canais da marca costumam ser provenientes das transmissões ao vivo. A cada dez consumidores, quatro compram depois de ver uma live.

O Instagram é a plataforma mais usada para isso e foi responsável por 59% das vendas. O aspecto que torna o social commerce como uma das maiores tendências para 2023 é a satisfação dos consumidores.

Os usuários podem comprar de tudo pelo WhatsApp, como persianas de pvc a medida. Entre aqueles que já compraram dessa forma, 87% afirmam que tiveram uma boa experiência, assim como 85% no Instagram e 80% no Facebook.

Dentre os produtos mais comprados estão vestuário e cursos, seguidos por cosméticos, livros, maquiagem, artigos eletrônicos, bolsas e acessórios.

Compras por voz

Uma das maiores tendências para os próximos anos é conhecida como voice commerce, ou seja, compras feitas por meio de assistentes virtuais como Google Assistant e Alexa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ilumeo, o uso de assistentes de voz aumentou 47% no Brasil e cerca de 63% dos entrevistados costumam falar em voz alta com sistemas operacionais.

Assim como uma clínica de massagem zen shiatsu, o e-commerce pode aproveitar essa tecnologia para ter mais visibilidade e aparecer entre os primeiros resultados de pesquisas feitas por voz.

Isso requer investimentos em SEO, ou Search Engine Optimization, um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas apareçam bem posicionadas no Google e em outros buscadores.

Atendimento consultivo online

O atendimento ao cliente costuma ser um gargalo no e-commerce, mas isso acontece porque ele não é trabalhado de maneira adequada. Tanto é que ainda existem muitos consumidores que preferem lojas físicas para receber atendimento eficiente.

Assim como uma oficina mecânica especializada em limpeza de bico automotivo precisa oferecer atendimento consultivo humanizado, as plataformas de vendas também precisam se atentar a esse fator.

Oferecer esse suporte faz com que o cliente esclareça suas dúvidas e o próprio atendente pode incentivar a compra.

Muitas plataformas aproveitam a oportunidade do contato para oferecer produtos mais adequados às necessidades do consumidor, esclarecem dúvidas sobre pagamentos, políticas de troca e informações sobre os produtos.

Isso faz com que o cliente se sinta mais amparado e ainda aumenta as chances de vendas. Para se ter uma ideia, 78% dos consumidores acreditam que o vendedor é muito importante para escolher um produto online.

Considerações finais

O ano de 2023 trará muitas mudanças para o comércio eletrônico e os recursos tecnológicos prometem facilitar a rotina dessas plataformas.

Muitas outras novidades estão chegando e o empreendedor precisa escolher aquelas que mais se adequam às necessidades de seu site e que estejam de acordo com as características de seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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