Redirecionamento 301 – Quando usar?

Recentemente, em um projeto com o qual estava colaborando, surgiu este questionamento que é uma dúvida bastante comum no meio SEO e poucos falam sobre este assunto tão relevante: Por quanto tempo manter um redirecionamento 301 no seu site, já que dependendo do ramo do seu negócio e do número de redirecionamentos, não é tão viável assim manter arquivo htaccess no seu site, principalmente se for em grande quantidade? Então, como proceder? O que fazer?

Qual a função do Redirecionamento 301?

Antes de tudo, um esclarecimento para reforçar o que é e qual a função do Redirecionamento 301. É um Redirecionamento 301 que, diferente do 302, tradicionalmente usado, informa para o Google a página A não é mais aquela, e sim a B. Em um exemplo mais real e palpável, pode-se dizer que é quando você tem um site que se chama viagem.com, e você informa que agora ele vai se chamar viagempelomundo.com.

 

É importante ressaltar um ponto que poucos sabem ou que acaba passando despercebido: Ele pode ser aplicado também a páginas dentro do site. Por exemplo, uma página de determinada seção que vendia camisas e tinha a URL www.roupas.com/shirts resolve, para o bem do negócio, mudar para www.roupas.com/camisas. É perfeitamente viável, e poucos se apropriam desse diferencial.

 

Esclarecido esse ponto, vem aí o real motivo para se utilizar o 301 em vez do tradicional 302. O que será que ele tem de tão bom? Ele é extremamente importante, pois mantém todos os dados de relevância, tráfego e Page-Rank adquiridos pela página/site anterior perante ao Google, isto é, você não “zera” seu trabalho de indexação e continua aparecendo na SERP como antes. Já o 302 não, ele tem uma função de só redirecionar sua página para o fluxo que você informou, entendendo que é algo temporário.

 

Entendido isso, vem a questão que é o ponto-chave deste artigo: Por quanto tempo deixar ativo o 301? A melhor prática é deixá-lo lá indefinidamente, mas você pode falar que arquivos htaccess são grandes e que tem muitas páginas para redimensionar com o 301. O servidor, por sua vez, pode ficar lento ao carregar para o visitante. Essa realmente é uma visão técnica que devemos levar em consideração, mas não é a única. Por outro lado, essa prática contribui (e muito) para que os acessos àquela página não caiam em 404 nos sites, ainda com o bônus de manter todos os dados de relevância e autoridade da página.

 

Às vezes, essa prática é inviável justamente por não ter à disposição vários servidores para suportar tantos arquivos. E o ideal é esperar o fluxo natural do seu site até o algoritimo do Google entender e indexar a sua URL nova na SERP. Feito isso, pode retirar o Redirect 301, pois o Google já acumulou dados suficientes para atribuir relevância e indexação à sua página. O problema é que não é algo instantâneo. O algoritmo do Google demora para fazer a varredura completa no seu site e popular os dados de sua página. Não tem um tempo certo para que ele possa indexar e depende de inúmeros fatores, como número de acessos, relevância de seu site, da sua keyword, de seus conteúdos etc. Porém, você pode ter o controle dessas indexação de duas maneiras: Com uma busca simples no Google, pela keyword desejada ou, caso já for um expert ou já tenha mais familiaridade, você pode ter uma visão mais macro dentro da ferramenta Search Console do Google.

 

É importante ressaltar outros fatores que devemos levar em consideração e que não podemos de forma alguma esquecer. Se você possuir qualquer página mais antiga com links para elas ou até mesmos links building de outros sites ou blogs que tenham conteúdos significativos e com alto tráfego trazendo visitas relevantes para o seu site , claramente temos um ótimo caso para se manter indefinidamente os Redirecionamento 301. Essa será a melhor opção para o negócio.

 

Onde podemos nos certificar sobre a existência de um site ou páginas que linkam para essas URLs para as quais queremos fazer o redirecionamento?

 

No Google Search Console, na seção Search Traffic, temos duas opções que serão suas principais aliadas nesse quesito: Links to Your Site e Internal Links. Nessa opções, estão listados todos os links que temos: Links off-site e on-site para  determinada página abordada. Aqui vale a sua avaliação do negócio sobre o tráfego dessas origens, viabilidade de troca de links (nesse caso, se ela for interna), relevância do tráfego e mensuração do real impacto em seu site se você decidir retirar ou não o redirect, caso ele seja link externo.

 

Mas caso considere que a melhor solução seja retirar todos os Redirecionamentos 301, o correto é assegurar-se da indexação de sua página.

 

  • Acesse o mecanismo de busca
  • Digite site:<link da página que você quer consultar/>

 

Se encontrar a URL e estiver tudo OK com sua página, o redirecionamento já foi feito de maneira correta. Mas, caso não encontre a página citada, você pode solicitar ao Google um novo rastreamento e renderização da URL citada na seção Crawl de seu Search Console, na opção Fetch as Google. Vale ressaltar que essa opção não tem efeito instantâneo e, de acordo com fluxo de sua página, pode levar alguns dias, mas é extremamente efetivo.

Feito o processo acima e tudo estando ok, o próximo passo é criar um novo sitemaps com os links atualizados (caso o seu não atualize automaticamente), inserir na raiz do seu servidor, adicionar o sitemaps no seu Search Console, na seção Crawl, e quando o Google efetuar a leitura e reconhecer todos os novos links, finalmente retirar os redirects do servidor.

 

Quais cuidados tomar com o Redirecionamento?

 

Outra situação comum é quando se decide que uma seção inteira de um site não existirá mais no momento e se costuma fazer o redirecionamento 301 para a home do site a fim de manter toda a relevância, mas esquece-se de um ponto importante, que é a perda da abrangência na pesquisa junto com a perda de várias páginas indexadas ao Google. Por isso, pense bem antes de qualquer ato e certifique-se de que essas páginas ou similares não voltarão em um futuro próximo, para que você não esteja utilizando o Redirecionamento 301 erroneamente. Nesses casos, os Redirecionamento 302 já te atendem plenamente. O Google entende que é uma mudança de fluxo temporária e, quando as páginas voltarem, você poderá distribuir a relevância corretamente na categoria que lhe é melhor atribuída e que seja melhor para o seu negócio.

 

Respondendo à pergunta inicial, você poderá remover o Redirecionamento 301, caso o Google já tenha indexado sua nova URL e transferido a autoridade da antiga para a nova. Porém, deve-se analisar o seu negócio de modo holístico. Considere todos os pontos abordados acima para que não perca abrangência de pesquisa com as keywords e page rank de suas antigas páginas, ou até mesmo corra o risco de direcionar seus visitantes a uma página de erro 404 ao invés do fluxo que eles realmente se interessaram em seguir.

 

Use com inteligência!

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