Quer disparar suas vendas nessa Black Friday? Descubra agora o que você precisa para sair à frente dos seus concorrentes!

Há muitas expectativas para quem quer vender ou comprar na Black Friday. Geralmente, a ansiedade toma conta dos dois lados: para os vendedores, a sede por números relevantes em tráfego e vendas, para os compradores, a esperança de encher o carrinho gastando muito pouco.

Mas agora quero falar com você, lojista. Você já pensou nas estratégias que devem constar no seu plano de ação para Black Friday? Se ainda não, esse artigo foi feito para você. Avante!

Qualquer estratégia de sucesso exige preparação, planejamento e conhecimento. Por isso, é imprescindível que você, empreendedor, siga à risca todos os requisitos para que a Black Friday traga resultados excelentes para o seu negócio.

Sexta-feira negra minimalista escrita na cor vermelha Foto gratuita

ETAPA INICIAL

Qual o seu principal objetivo com a Black Friday?

Você pode mirar vários objetivos com suas estratégias, até mesmo traçar planos paralelos com cada objetivo:

  • Aumentar seu faturamento;
  • Conquistar novos clientes;
  • Fazer queima de estoque;
  • Lançar um novo produto.

Quais produtos farão parte das suas promoções?

                Nesse ponto, você precisa conhecer bem o seu produto e entendem qual o papel deles no seu faturamento. Avalie a participação de seus produtos dentro de sua receita média mensal e categorize-os em três grupos: alta participação, média ou baixa. Considere quanto de desconto você pode oferecer para cada categoria, de forma que transforme o produto em um potencial chamariz para sua loja e não afete negativamente o seu lucro.

Defina a vitrine do seu e-commerce

                Aqui você define quais os produtos terão maior destaque: Últimas unidades, mais procurados e mais vendidos. Essas 3 categorias servem como gatilho mental para despertar o desejo de compra no cliente.

Captação de Leads antes da Black Friday

                Captar leads antes da Black fará com que sua campanha seja mais assertiva, aqueça esses leads com conteúdos ricos até o início de suas campanhas.

Defina seus investimentos

Após definir todas essas ações descritas acima, é hora de você definir quanto poderá investir na sua campanha. Seu marketing terá de ser forte e bastante conciso, por isso, planeje-o bem e faça valer cada centavo investido. Ele poderá ser o fator determinante do sucesso de sua campanha de Black Friday.

PREPARANDO A CAMPANHA

Qual será o período de sua ação?

A Black Friday faz tanto sucesso, que um dia só as vezes não é suficiente. Só lembre que, a sua verba precisa estar alinhada com a sua campanha.

  • Black Friday: apenas na sexta-feira;
  • Black Weekend: sexta, sábado e domingo;
  • Black Week: toda a semana, iniciando no domingo e encerrando no sábado;
  • Black November: todo o mês de novembro.

Elabore o conceito visual e defina seus canais de comunicação

Black Friday tem que ter cara de Black Friday. E isso significa que é hora de sua loja adotar tons escuros, como se fosse o apagar das luzes no cinema, para revelar as grandes atrações na tela do usuário. O destaque fica por conta de seus produtos, com cores que contrastem e chamem atenção em meio ao visual em tons de preto. E não esqueça de reforçar em todos os seus meios de comunicação sobre suas ações para que seus clientes fiquem sabendo.

Colhido, vista, mãos, digitando, laptop Foto gratuita

PREPARANDO O SEU ECOMMERCE

Servidor e plataforma estão prontos para receber uma demanda maior?

Alguns lojistas podem esquecer, mas manter um e-commerce no ar exige uma grande série de fatores. Eles são definidos de acordo com a sua demanda usual de tráfego. É importante conversar com seu provedor de serviços e sua plataforma de hospedagem. Garanta que seu site estará capacitado para um fluxo maior de visitantes nos dias que estão por vir.

Revise o seu estoque

Afinal, Black Friday não é hora para produtos indisponíveis. Alinhe com seus fornecedores a reposição imediata, caso os seus produtos estejam acabando antes do fim da sua campanha.

PREPARANDO SUA EQUIPE PARA A BLACK FRIDAY

Foco no atendimento impecável

Atender bem um cliente também é sinônimo de vendas. Com mais tráfego, maior é a quantidade de clientes que não conhecem sua loja. E é natural que os novos clientes cheguem com dúvidas. Por isso, sua equipe de atendimento deve estar disposta e preparada para todo tipo de situação. Cada cliente que chega à sua loja com uma dúvida pode virar um bom cliente para toda vida. Por isso, pense além da Black Friday: é a oportunidade de fidelizar seu novo público com uma boa primeira impressão. Ofereça também um diferencial como voucher de desconto, brindes e mensagens de agradecimento.

                Com todas essas dicas, a sua estratégia de Black Friday será um grande sucesso. A Black Friday cresce ano após ano, e com a preparação antecipada, bater metas e vendas será muito mais fácil.

Tags
What do you think?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What to read next