SEO, ou Search Engine Optimization, é uma ferramenta muito utilizada pela maioria das empresas. É ligada diretamente à otimização de sites, blogs e páginas presentes na internet e que pode melhorar o posicionamento orgânico em pesquisas feitas nos motores de busca.
Quando é realizada uma busca no Google pelos internautas que estão em busca de uma clínica exame demissional, por exemplo, essa pesquisa gera tráfego e a torna autoridade dentre todas os outros resultados oferecidos por este motor de busca ou em outros.
A maioria das empresas, com o passar do tempo, acabam criando blogs ou sites, para que a movimentação dos negócios se amplie, porque atualmente o maior canal de compra e venda de produtos ou serviços se encontra no ambiente on-line.
O que é SEO?
SEO são estratégias comumente usadas para otimizar os motores de busca e, quando uma página é construída na internet, essas estratégias localizam o assunto pesquisado, com o objetivo de fazer com que a empresa apareça nas primeiras posições.
Através dessas técnicas estratégicas, os algoritmos são influenciados, alterando o ranking de uma escola que fornece aula de violão iniciante na internet, não apenas como uma entidade presencial, mas também se ela tiver construído um blog para informações.
Nessas informações devem ser veiculados conteúdos e eles são localizados por meio de palavras-chaves de caudas longas ou curtas, long tails ou short tails. São elas que fazem com que um blog sobre piso paviflex azul fique na frente de outras, e existem muitos.
Por tal razão, as técnicas de SEO, quando aplicadas, se tornam de fundamental relevância para que qualquer tipo de negócio caminhe para o sucesso, fazendo com que uma empresa consiga muito mais tempo de vida no mercado em que atua, independente do ramo.
O que é um blog?
Um blog, ou blog post, é praticamente o mesmo que um site, pois fornece informações diárias por meio de conteúdos, no qual as publicações mais recentes ficam destacadas e que possui cabeçalho, espaço para os conteúdos, uma barra lateral e um rodapé.
Um site empresarial possui sempre os mesmos conteúdos que não são atualizados frequentemente, a não ser que seja lançado um novo aparelho para endoscopia tubo digestivo, mas o blog deve ser atualizado o tempo todo porque os conteúdos mudam.
Um blog, de maneira geral, mantém um contato recorrente com a audiência devido aos comentários e compartilhamentos realizados pelas redes sociais. Sendo assim, existem vários tipos de blogs utilizados atualmente pela internet. São eles:
- Blogs pessoais;
- Blogs para os negócios;
- Blogs empresariais;
- Blogs por segmento de atuação;
- Blogs profissionais.
Os blogs para negócios ou empresariais são feitos por empresas e os mesmos devem manter os clientes e parceiros atualizados nas informações constantes e os por nicho de atuação referem-se a temas como esporte, tecnologia ou culinária, por exemplo.
O blog profissional possui informações pessoais de contato com um sexólogo (telefone, e-mail ou endereço) e é feito para promover esse tipo de trabalho, seja ele pessoal ou no atendimento em uma clínica, através de outros profissionais.
Independentemente do tipo de blog, eles existem para manter as pessoas atualizadas sobre qualquer tipo de assunto por meio dos conteúdos postados e, como abordado anteriormente, esses dados precisam de atualização frequente.
Um blog bem construído, com riqueza de informações e criatividade, é uma forma de contato direto com potenciais clientes para compras de baterias heliar, uma forma de marcar presença na internet e que gera confiança e empatia com os consumidores.
Além disso, ter um blog, pode significar ter um poder muito influente nas decisões de compra dos clientes, porque com ele a empresa mostra a autoridade que possui no mercado, na área em que atua.
Principais elementos de um blog
Para que um blog cumpra o devido papel e forneça resultados positivos para a empresa, abaixo seguem os elementos que o compõem, cuja aplicação deve ser seguida com prioridade e muita observação. São eles:
- Foco na experiência do usuário;
- Conteúdo relevante e qualitativo;
- Títulos atrativos para atrair o visitante;
- Design simples e de fácil compreensão;
- Frequência nas postagens de conteúdos;
- Fornecer uma comunidade para mais interações;
- Otimizar cada com pelo menos uma palavra-chave principal;
- Focar no marketing de conteúdo.
A experiência do usuário, ao navegar pelo blog, é o que garante o sucesso de qualquer tipo de negócio, por isso a navegação por ele deve ser fácil e rápida e eficiente, fazendo com que os visitantes não esperem muito quando tentam abri-lo.
Portanto, o blog precisa oferecer conteúdos importantes para cada tipo de público, com qualidade nas descrições das informações e os títulos devem ser atrativos, pois somente assim os visitantes vão se sentir atraídos para fazer um curso para polidor de carros.
Os designs utilizados no blog devem ser compatíveis com os modelos de dispositivos móveis, simples e de fácil compreensão, para que as imagens não sejam distorcidas quando ele for aberto e possa captar novos clientes.
Os conteúdos do blog devem estar relacionados diretamente com o tipo de negócio com o qual a empresa trabalha e as publicações precisam conter uma gramática, ortografia e estrutura das orações de forma impecável.
Quando são cometidos erros nesse sentido, causam falsas interpretações e o usuário considera que o blog de personalização de camisetas não está focado na qualidade da construção e essa confusão o afasta do blog, sem a oportunidade de regressar algum dia.
Não apenas o teor da redação do conteúdo deve ser aprimorado, mas o título também confere sucesso nas publicações. Segundo pesquisas, em um grupo de dez pessoas, oito clicam no conteúdo, quando se sentem atraídas por um título criativo e chamativo.
Os textos do blog devem ser divididos em parágrafos, com quatro ou cinco orações, para que não sejam cansativos para o leitor, gerando uma leitura agradável, e assim fica muito mais fácil conquistar mais leitores e seguidores.
A constância e frequência na atualização das informações é ideal para conquistar seguidores fiéis. Grandes marcas as publicam de forma recorrente durante o mês, alertando para novidades, promoções e descontos especiais em uma liquidação, por exemplo.
As interações entre o público são extremamente relevantes para o sucesso dos negócios e fazer parte de uma comunidade causa no leitor uma sensação de pertencimento e elas acabam por incentivá-los a comunicarem-se entre si.
E, por fim, o blog deve estar focado no marketing de conteúdo, que pode ser aplicado por meio de influencers, envio de e-mails, publicações promocionais nas redes sociais e debates promovidos por meio de fóruns de discussões.
Dicas para otimizar o SEO para blogs
Os blogs podem ser otimizados através das estratégias de SEO e abaixo seguem algumas muito importantes, que podem ser utilizadas pelas empresas, na construção de um blog, tais como:
- Utilizar uma ou duas palavras-chave de cauda longa;
- Incluir essas palavras-chave em partes específicas no post;
- Otimizar a meta descrição;
- Otimizar as imagens;
- Criar links externos quando possível;
- Apagar conteúdos que levam o blog para baixo;
- Usar o Search Console do Google;
- Otimizar o blog para dispositivos móveis.
O conteúdo do blog de uma empresa dá suporte em toda a jornada do usuário, oferecendo informações esclarecedoras e necessárias durante a visita, apoiando-os na decisão de uma possível compra de um produto ou serviço.
O objetivo do SEO é fazer com que o site ou blog tenha um melhor posicionamento nas pesquisas realizadas nos buscadores.
Os conteúdos que estão vinculados a ele são os que fornecem o preço do produto, textos sobre as soluções oferecidas pela empresa, respostas às dúvidas dos clientes, endereços de uma loja ou promoções de produtos.
Por outro lado, nos blogs, os conteúdos apresentados estão direcionados a diversos formatos como tutoriais, notícias, vídeos, entrevistas, pesquisas, lançamentos de novos produtos ou marcas, podcasts, traduções ou transmissões ao vivo.
Considerações finais
Os blogs passaram a ser criados para que as informações sobre produtos e serviços sejam acessadas de forma mais fácil por um usuário que navega por este ambiente, quando estão à procura de um determinado assunto.
O conteúdo de um blog pode colocar a empresa à frente da concorrência e destacá-la com maior propriedade dentro do mercado e do nicho em que atua, gerando mais confiança, agindo como agente determinador na decisão efetiva da compra de um produto ou serviço.
Tanto as técnicas de SEO quanto o uso do blog conseguem atrair mais clientes para que o poder de venda aumente e os recursos financeiros sejam alavancados de forma mais eficaz, e tudo isso é essencial para aqueles que buscam marcar presença na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.