Para se destacar no mercado, as empresas precisam oferecer coisas além de produtos e serviços de qualidade. A partir desse princípio, surgiu o conceito de propósito de marca, onde o empreendedor dá uma razão para a existência de sua empresa.

Esse propósito de marca é uma estratégia do marketing voltada a atingir mais clientes ou um nicho específico, com a finalidade de ter um aumento do faturamento.

O marketing está presente na vida do ser humano desde a antiguidade, quando os vendedores ficavam gritando, na porta das igrejas, as vantagens de comprar o seu produto.

Quando a moeda foi criada, provavelmente o marketing também foi, pois para trocar produtos era necessário convencer o comprador de que aquele que você está vendendo é melhor que o produto do concorrente.

Atualmente, o marketing é uma área dentro da ciências humanas que estuda o comportamento do consumidor e do mercado para traçar estratégias, visando satisfazer às necessidades desse público-alvo.

Compreender essas estratégias de marketing é importante para facilitar o posicionamento de uma empresa no mercado ao qual está inserida, mesmo que seja de vendas de copos personalizados direito.

O propósito de marca está dentro dessa modalidade do marketing, sendo algo que gera valor ao produto e aos serviços, além de conquistar a fidelização de um cliente.

Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o conceito do propósito de marca, detalhar qual é a relevância da criação desse propósito e dar algumas dicas para você desenvolver um para a sua empresa.

Definição e importância do propósito de marca

O propósito de marca é a razão que o empreendedor divulga para seus clientes justificando a criação da sua empresa. Esse propósito pode incluir os seguintes pontos:

  • Os benefícios que os produtos da empresa proporcionam ao consumidor;
  • Quais benefícios os meios de produção proporcionam à sociedade;
  • Quais as causas ambientais defendidas;
  • Quais causas sociais estão sendo apoiadas.

Esses quatro pontos configuram as bases do propósito de marca e, compreendê-los, facilita uma empresa a definir o seu propósito com uma clareza maior.

O propósito de marca é uma estratégia pensada para destacar a marca das demais concorrentes, sendo importante para impulsionar a empresa no mercado e conquistar os clientes de forma precisa e rápida.

Além disso, também oferece ao consumidor algo além de seus produtos e serviços, como atividades que trazem contribuições positivas para a sociedade.

Por exemplo, para atrair clientes não basta apenas oferecer máquina de café nestlé, é necessário oferecer um café ecológico que não prejudique o meio ambiente e que tenha uma boa qualidade.

Vantagens em criar um propósito de marca

O propósito de marca pode trazer diversos benefícios para uma empresa, seja qual for o ramo do comércio a que ela pertence. Dentre esses benefícios é possível citar:

  • Fidelização dos clientes antigos;
  • Conquista de novos clientes;
  • Melhora da imagem da marca;
  • Aumento dos preços;
  • Atrai funcionários motivados e engaja os antigos;
  • Crescimento da empresa.

Todas essas vantagens são obtidas conjuntamente se a empresa souber desenvolver um bom propósito de marca, alinhado com a imagem da marca e o público-alvo que deseja atingir.

1. Fidelização dos clientes antigos

Com uma motivação a mais, para além de simplesmente comprar os produtos, os clientes que já realizaram compras com a empresa tendem a retornar para a loja.

Principalmente, se o propósito da marca for uma causa social ou ambiental defendida por aquela pessoa. De forma a incentivar aquilo que apoiam, o consumidor busca adquirir produtos que sejam de empresas compatíveis e que simpatizam com o seu estilo de vida.

2. Conquista de novos clientes

O mesmo motivo é válido para a obtenção de novos clientes. Ao desenvolver o seu propósito, os clientes que fazem compras em sua loja tendem a mudar de perfil.

Por exemplo, se você apoia a luta contra o desmatamento e para isso utiliza madeira reciclada no desenvolvimento de seus produtos, o público passará a ser de pessoas que são simpatizantes da causa e buscam no seu cotidiano auxiliar na preservação ambiental.

Dessa forma, uma empresa pode fornecer pisos, mas o seu propósito é fornecer o melhor piso ecológico para camping, sempre pensando no meio ambiente e na qualidade dos produtos.

3. Melhora da imagem da marca

Um bom propósito de marca ajuda a empresa a construir ou redesenhar a sua imagem no mercado. A imagem é como o público enxerga a empresa, através da percepção de suas ações de marketing.

Com o propósito bem delineado, é possível transmitir a imagem de uma organização que se preocupa com sociedade e o meio ambiente, deixando um pouco de lado apenas a preocupação com os lucros.

4. Aumento dos preços

Quando uma marca possui um propósito, ela pode cobrar mais caro em seus produtos, pois uma parte do valor é utilizado na defesa de causas, ou o processo de fabricação é mais caro.

Por exemplo, empresas que utilizam plástico para produzir calha cirúrgica veterinária precisam de uma tecnologia mais sofisticada durante a confecção de produtos.

O que justifica o aumento dos preços, devido ao seu propósito de oferecer calhas sem prejudicar o meio ambiente. Além desse ponto, o cliente está consumindo o conceito da marca, uma experiência que o diferencia das outras empresas.

5. Atrai funcionários motivados e engaja os antigos

Aderir a um propósito também atrai novos funcionários que irão se identificar com a empresa, principalmente aquela que abraça as pautas sociais e raciais.

Ser uma corporação com o propósito de abraçar essas pautas também engaja os funcionários antigos a mudarem a sua visão de mundo, e a se dedicarem mais para a marca, apoiando eventos como festa de casamento homoafetivo.

Empresas que possuem o propósito de entregar produtos de qualidade e com inovação tecnológica, também atraem funcionários com essa mesma vontade de entregar algo bom e inovador no mercado.

6. Crescimento da empresa

Todos esses benefícios impactam no aumento do lucro da empresa, devido ao crescimento do público e da precificação dos produtos. Além do posicionamento, algo que se destaca no mercado.

4 dicas para criar um propósito para a sua empresa

O propósito é a motivação que fez com que a marca fosse criada, ou seja, a razão que faz a empresa funcionar. Para facilitar o processo de definição de um propósito, algumas dicas são essenciais:

  • Defina uma motivação atemporal e que inspire;
  • Coloque em prática esse propósito;
  • Faça um planejamento;
  • Mensure os resultados.

Criar um propósito parece algo difícil, principalmente para quem não tem muita experiência na área de marketing e acabou de ingressar no ramo, mas, com certeza, a tarefa se tornará mais fácil através desses passos.

1. Defina uma motivação atemporal e que inspire

Compreender o propósito da sua marca no mercado é o primeiro passo para definir e traçar uma estratégia de marketing em cima desse ponto.

Para definir esse propósito, basta pensar nos seguintes quesitos: no desejo do cliente, transmitir um valor, compartilhar uma mensagem inspiradora e se basear no valor da empresa.

Alguns exemplos de propósitos utilizam a vontade do cliente em consumir algo bom, como uma empresa de pintura grafiato possui o propósito de fornecer o produto mais tecnológico do mercado.

Ou defender causas sociais, transmitindo um valor de consciência e preocupação com o consumidor, por exemplo, uma marca que tem o propósito de ser inclusiva e contratar pessoas negras, portadoras de deficiência, transgênero, dentre outros exemplos.

2. Coloque em prática esse propósito

Não basta apenas divulgar essa motivação nas estratégias de marketing da empresa, é necessário colocá-la em prática.

Aderindo aos procedimentos internos da empresa, sendo de fato inclusivo, ecológico e fornecendo produtos de qualidade, assim como uma estação de trabalho linear.

3. Faça um planejamento

Para colocar em ação o propósito da empresa é necessário realizar um planejamento detalhado, medindo os custos e os impactos que essas mudanças podem gerar.

Garantindo, dessa forma, o recebimento de bons resultados após a inserção do propósito na cultura da empresa e nos procedimentos internos.

4. Mensure os resultados

Por fim, sempre mensure os resultados obtidos após qualquer implementação de mudanças na organização. Para, dessa forma, saber se de fato a criação de propósito trouxe benefícios à marca.

Considerações finais 

Assim como um elástico fino para máscara, o empreendedor deve ser flexível e sempre atrelar a sua empresa às tendências do mercado.

Atualmente, a maior tendência é desenvolver um propósito de marca que justifique a criação de uma empresa, atraindo mais consumidores e posicionando melhor a marca em questão no mercado.

Com este artigo, um empreendedor consegue acessar informações e ferramentas importantes para compreender o impacto da criação de propósito e implementá-lo em sua empresa de maneira simples e eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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