Independência digital é um termo que vem se destacando muito nos últimos anos por conta da necessidade de colocar o negócio na internet e utilizar os canais digitais.
O consumidor moderno está cada vez mais conectado e acessa as plataformas online para se comunicar, pesquisar produtos e serviços, conversar com as empresas, entre outras necessidades da relação de consumo.
Se ele não consegue encontrar o site institucional da marca ou seu perfil nas redes sociais, dificilmente vai querer fazer negócio, afinal, essa ausência chega a ser suspeita na era da informação.
Os problemas também aparecem quando a companhia precisa de mediadores e intermediários para transmitir sua mensagem, ou seja, ela não é independente digital.
Uma coisa que todo ser humano busca constantemente é sua independência, ou seja, as pessoas querem estar no controle da própria vida porque isso traz sensação de realização, autonomia e poder.
As empresas também precisam disso na hora de investir em suas estratégias de marketing digital, e o site institucional tem um papel muito importante nesse processo.
Para ajudar empreendedores e gestores, este artigo vai explicar o que é independência digital, como criar um site próprio, quais são os tipos de site existentes hoje e por que ter um.
O que é independência digital?
Independência digital é o nome dado quando a empresa não depende de mediadores ou intermediários para transmitir a mensagem que deseja ao público-alvo.
Hoje em dia, por conta do vasto mundo digital ao qual a sociedade está cada vez mais relacionada, é indispensável entender esse conceito.
Algumas empresas acreditam que para estar na internet precisam apenas criar perfis nas redes sociais. De fato, para um fabricante de ponte rolante manual, estar nas redes sociais é importante para se comunicar com o público.
Plataformas como Instagram e Facebook possuem bilhões de usuários e as pessoas gostam de se comunicar com as empresas por meio desses canais. Além disso, são excelentes recursos para divulgar produtos e serviços.
Mas para qualquer negócio, é extremamente arriscado depender exclusivamente das redes sociais como meio de venda ou de relacionamento com os consumidores. Ter um site próprio é fundamental e insubstituível para conquistar a independência digital.
As redes sociais têm outros donos e são controladas por pessoas que decidem a exibição dos anúncios, quais publicações vão aparecer para os usuários e que fazem mudanças de maneira imprevisível.
Também são canais que podem simplesmente ficar fora do ar sem aviso prévio, como já aconteceu outras vezes. São situações que prejudicam muito os negócios, mesmo diante da importância desses canais para o marketing.
O site de um fabricante de furadeira vidro é insubstituível e é o proprietário que decide as mudanças que quer fazer, as regras que vai seguir, entre outras possibilidades, sem nenhum tipo de interferência.
Como criar um site próprio?
Para criar um site, a organização precisa seguir um passo a passo que vai ajudar a desenvolver uma plataforma de sucesso. Ele traz as seguintes ações:
Escolher um domínio
Antes de criar o site, primeiro é necessário escolher um domínio, ou seja, o nome do site e registrá-lo como “.com” ou “.com.br”.
Os registros são feitos por meio de plataformas que criam e registram o domínio que será usado como endereço, e o ideal é que o nome da organização seja utilizado.
É importante dizer que o endereço do site pode ser cadastrado tanto como “.com” quanto como “.com.br”, assim, o usuário terá ainda mais facilidade para encontrar a página.
Definir a hospedagem
Também é muito importante definir uma plataforma de hospedagem, ou seja, o lugar em que o site vai ficar e existem várias opções na internet.
Antes de escolher, a empresa precisa levar em conta as possibilidades oferecidas porque existem diferentes planos, preços, condições e benefícios.
Uma empresa de relé de proteção Siemens, por exemplo, precisa comparar soluções existentes e escolher aquela que faz mais sentido para o negócio e que traz o melhor custo-benefício.
Escolher uma plataforma
Muitos gestores e empreendedores não têm experiência com esse tipo de trabalho, tampouco entendem sobre programação, no entanto, existem plataformas que não exigem nenhum tipo de conhecimento.
Existem ferramentas de arrastar e soltar que facilitam muito o processo, mas o WordPress é a plataforma mais conhecida e utilizada. Caso a organização prefira, pode contar com um programador.
Dividir as seções do site
As seções do site são links disponibilizados para os visitantes e algumas páginas precisam apresentar todas as informações para oferecer uma boa experiência aos usuários. Geralmente, as principais seções são:
- Página inicial;
- Quem somos;
- Página de produtos e serviços;
- Portfólio;
- Página de clientes;
- Página de contato.
As clínicas de recuperação para alcoólatras não precisam seguir essa regra, mas ela costuma funcionar muito bem, e as seções podem ser criadas de acordo com aquilo que o negócio acredita ser a melhor opção.
Tipos de sites
Depois de descobrir como criar um site próprio, é interessante conhecer os diferentes tipos que a empresa pode adotar.
Um dos mais conhecidos é o blog, uma plataforma de publicações recorrentes, usada por marcas dos mais variados portes e segmentos para atrair o público, gerar leads e nutrir os potenciais clientes na jornada de compra.
É um dos melhores canais para o marketing de conteúdo e para iniciar um relacionamento promissor com clientes e potenciais clientes (leads).
Ele tem tudo a ver com o comportamento do consumidor moderno porque as pessoas pesquisam informações antes de comprar, e os materiais podem assumir diferentes formatos, como textos, imagens, vídeos, entre outras possibilidades.
Também existem as lojas virtuais, que são um componente muito importante para o e-commerce, visto que é por meio desse canal que a marca vai vender seus produtos.
A plataforma possui a área de checkout onde o cliente finaliza a compra, uma seção para dúvidas frequentes dos consumidores e pode até mesmo contar com o uso de chatbots para atendimento ao cliente.
Organizações dos mais variados tipos, como um de endereço fiscal para abertura de empresa, precisam de um site institucional porque ele reúne todas as informações sobre a corporação, incluindo endereço e telefone de contato.
É um tipo de site que conta com o logo da companhia, fala sobre seus produtos e serviços, conta um pouco sobre a história da marca, fala sobre seus valores e é por meio deste canal que a companhia também consegue atrair talentos.
Também é possível usar recursos como chatbots para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente e, claro, vender.
Por que ter um site?
Tendo em vista todas as possibilidades que um site pode oferecer para uma empresa especializada em pcmso construção civil, não é difícil imaginar porque é tão importante investir nesse canal.
Ele funciona como o canal oficial do negócio na internet e transmite muito mais credibilidade e profissionalismo do que as redes sociais.
Os consumidores vão conhecer a marca no momento em que acessam o site, além de ser nesse ambiente que elas vão tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos e serviços e ainda conferir a opinião de outros clientes.
Além do mais, para conquistar posicionamento orgânico, é necessário trabalhar as estratégias de otimização nas páginas do site oficial da marca.
Uma clínica especializada em prótese de glúteo até consegue otimizar suas páginas do blog, mas se quiser transmitir toda a sua credibilidade e referência naquilo que faz, precisa construir atentamente as páginas do site institucional.
Tais ações trazem mais visibilidade online, algo fundamental em uma época onde os consumidores pesquisam tudo o que querem comprar no Google. Qualquer marca que não tenha seu próprio site, se torna motivo de desconfiança.
Por outro lado, com uma plataforma oficial, será facilmente encontrada pelos consumidores e por pessoas que realmente estão interessadas em comprar.
Não se pode esquecer do fato de que o site institucional é a base para todas as estratégias de marketing digital. Se a empresa criar um anúncio no Facebook, precisa de uma página para direcionar o usuário.
Supondo que ela tenha anunciado uma promoção de plano funerário Curitiba, precisa levar o usuário para uma página onde ele pode conferir os preços dessa promoção, e a plataforma certa para fazer isso é o site institucional.
Considerações finais
Existem muitos outros motivos para investir em um site, mas o principal deles é a independência digital. Hoje em dia, as marcas já não podem mais depender das redes sociais, provedores de e-mail e marketplaces.
Elas precisam ter autonomia para se comunicar com o público e ter um espaço exclusivo no mar de informações que é a internet.
Investir em um site é a única maneira de conquistar essa independência, mostrar todo o profissionalismo do negócio e tornar a comunicação com o público muito mais transparente e promissora.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.