O Google Analytics 4 é uma ferramenta que pertence a plataforma Google e proporciona um auxílio para empresas monitorarem ou analisarem os sites que são desejados pelo negócio.
Sendo uma das versões mais modernas, o Google Analytics 4 é uma ferramenta que ajuda diferentes formatos de empreendimento independente do nicho de atuação e pode contribuir com mais de uma área da empresa.
Porque ao se ter um recurso como o GA4 como aliado e ajudando a demonstrar os resultados, desde o departamento de marketing, vendas ou o setor financeiro podem usar os dados para se estruturar melhor.
E por ter uma vantagem de fácil configuração e introdução natural aos outros serviços do Google, a chance de uma empresa de instalação de alarme veicular ganhar mais notoriedade aumenta consideravelmente.
Porque o controle sobre quem acessa o site, dispositivos que mais são usados nessas buscas, localizações e conversões são levantados em dados, com isso, a chance de que a empresa saiba como crescer é maior.
Ou seja, o Google Analytics é uma ferramenta da qual apresenta benefícios e quanto mais a empresa conhecer sobre como seu formato contribui com suas ações, melhores se transformam suas atividades em relação com o cliente.
Deste modo, conhecer para que serve o Google Analytics 4, ou GA4, ajuda a empresa a compreender o porquê deve usá-lo em sua composição. E ao ter um bom entendimento das configurações, também é possível que se tenha melhores bases para aumentar as vendas.
Por que usar o Google Analytics 4?
As atualizações constantes do Google proporcionam que as empresas que usam a plataforma como um recurso possam ter bons resultados, e com as transformações do mercado, o Google Analytics 4 se torna um grande aliado para elas.
Porque este modelo está diretamente ligado ao Machine Learning, ou aprendizado da máquina em português. Com os dados sendo coletados, a demonstração das informações para serem compreendidas são feitas por meio de configurações úteis e simples.
De modo que, assim, a empresa de acessórios para cachorro pinscher consegue, até mesmo, antecipar ações ou então rever como o marketing está atuando com o consumidor com bases mais sólidas, para que assim se tenha decisões assertivas.
Outro ponto do porquê usar o GA4 está em torno da privacidade do qual a ferramenta está ligada. Com as legislações cada vez mais rígidas para que as empresas protejam seus dados e dos usuários, é fundamental ter uma proteção.
E com a ajuda do GA4, é possível que a privacidade tanto da empresa como dos usuários estejam dentro de armazenamentos seguros para que assim, os dados das atividades possam contribuir com planejamentos de marketing ou de vendas.
O uso do GA4 também está ligado com a mensuração a partir de eventos que o usuário realiza, cada dado é guardado para que possa ser compreendido em momentos futuros de consulta para aumentar as vendas de cortina romana branca.
O que eleva também a importância da compreensão ser feita com dados mais detalhados tanto do site do Google como também do aplicativo, formato que as empresas devem conhecer profundamente devido à tendência cada vez maior na sociedade.
E tendo a chance de que se tenha até mesmo uma reorganização do perfil de consumidores que interagem nos canais ou fazem pesquisas que levem a marca, o empreendimento pode se preparar do melhor modo para otimizar seus conteúdos e canais.
Portanto, o uso do GA4 é uma forma de fazer com que um empreendimento possa ter dados e laudo para transferência de mudanças necessárias de forma assertiva, fazendo com que assim, o crescimento seja assertivo.
As diferenças do Google Analytics 4
A primeira versão do Google Analytics foi lançada em novembro de 2005. Desde então, o consumo de informações na internet mudou junto com os avanços da tecnologia.
Por esse motivo, torna-se importante apresentar quais são as principais mudanças que o GA4 apresenta para os usuários.
O GA4 tornou-se a versão padrão quando se trata desta ferramenta do Google, ou seja, mesmo que a gestão tenha começado a usar os modelos anteriores, será o GA4 que passará a fazer parte da estratégia.
Uma das principais diferenças em comparação às versões anteriores está em torno da interface das configurações, das quais proporcionam que os dados envolvendo as ações sejam mais conhecidos.
Atuando, portanto, do mesmo modo que uma boa interface oferece a uma empresa de zeladoria e portaria a chance de observar melhor as ações e com isso proporcionando que ações presentes e futuras sejam realizadas assertivamente.
Outra diferença é quanto a captura de dados, visto que qualquer movimentação dentro da plataforma faz com que se tenha a coleta até mesmo os usuários que estiverem usando aplicativos.
E com isso, os relatórios são gerados de uma forma mais dinâmica e explicada para que a gestão compreenda todos os pontos que o Google analisa, podendo usar ou não como algo favorável para sua atuação no mercado.
Com a transformação do Google cada vez maior para atender não apenas demandas, mas também a necessidade das empresas, o GA4 se modernizou com o ato de captar informações dos aplicativos, o que é algo benéfico.
E tanto o usuário que realiza a ação na web como no aplicativo, os dados serão coletados do mesmo modo e a empresa pode também ter uma percepção sobre qual é a forma de navegação mais usada pelos seus consumidores de bateria carro 45.
Ou seja, pode-se apontar que as diferenças entre o GA4 e outras formas analíticas do Google ou de outras plataformas são:
- Interface;
- Captura de dados;
- Relatórios simples;
- Coleta de dados em web e aplicativo.
Uma empresa que utiliza o Google como parte de suas estratégias pode conquistar um bom resultado dentro do mercado, e quanto maior for a compreensão de pontos que divergem dos demais, mais aprimorados são os resultados.
Como acessar e configurar o GA4?
Para uma fabricante de camisa social personalizada para empresas que deseja usar o GA4 como parte complementar para suas estratégias, é fundamental que se tenha inicialmente uma conta no Google.
Porque a partir dessa conta é possível que não apenas o GA4 seja utilizado mas também os outros serviços do Google que possam ajudar em outras estratégias.
Posteriormente, chega o momento do qual se deve ir na área analítica da plataforma e fazer o login para começar a configuração, caso seja a primeira vez, ou então acessar diretamente o menu para começar a administrar.
Ao entrar na área, é preciso que acesse a prioridade para que se crie uma nova propriedade dentro do GA4 que irá estar ligada diretamente com os dados que forem sendo configurados e apresentados pelos usuários.
E com isso, ao seguir as instruções da plataforma, é possível que se vincule, também, com outras áreas do Google como o Ads.
O Google Ads, por sua vez, é o setor responsável pelos anúncios da plataforma e que está ligado diretamente com o setor de marketing de uma empresa.
Assim, a tecnologia reconhece outras configurações e pode estruturar do melhor modo para que os resultados estejam alinhados ao que é desejado ou o que foi informado anteriormente.
Ou seja, não apenas o GA4 pode ser usado como benefício da empresa para analisar o público no aspecto geral como o marketing também se torna aprimorado, e fazendo com que assim a marca possa crescer.
Conforme as novidades forem surgindo no Google torna-se importante que se tenha um conhecimento das configurações que são alteradas ou aprimoradas, para não atrapalhar o desempenho, e com isso ter uma base positiva para o mercado.
Saber como outras ferramentas refletem no GA4 também é importante para que a empresa saiba aproveitar os recursos oferecidos pelo Google do melhor modo, conquistando boa visibilidade e um posicionamento dentro da plataforma.
Considerações finais
Com as transformações cada vez mais constantes dentro do mercado, o Google se tornou uma plataforma que pode contribuir com a empresa além das pesquisas que os usuários realizam tradicionalmente.
Mas também ajudar no entendimento e análise de métricas para compreender comportamentos e com isso, elaborar do melhor modo as estratégias de marketing de uma chapa decorativa perfurada, por exemplo.
E uma das formas para que essa ação possa ocorrer é utilizando o GA4, ou Google Analytics 4, como parte da estratégia que a empresa desenvolve.
Tendo acesso a interfaces com dados e relatórios mais elaborados, pode se transformar em um contribuinte para a forma que a empresa deseja atuar dentro da segmentação e, com isso, ter bases mais sólidas para que o crescimento no nicho ocorra por um longo período.
Conhecer o Google além do que está inicialmente apresentado é algo que a empresa pode fazer para se sobressair em relação à concorrência, e com isso, oferecer uma melhor experiência ao consumidor ao ponto de transformar-se em um promotor da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.