Podcasts: importância na estratégia do marketing digital?

Os podcasts no marketing digital são uma estratégia de conteúdo em áudio transmitido pela internet, geralmente em formato de episódios periódicos.

Eles são muito eficazes para as estratégias de marketing porque as organizações conseguem alcançar e envolver seu público de maneira única.

Ao criar esses áudios, fica mais fácil compartilhar informações, contar histórias envolventes e estabelecer uma conexão pessoal com os ouvintes.

Eles trazem mais versatilidade e permitem que as marcas explorem temas e formatos variados, que vão desde entrevistas e discussões, até narrativas e tutoriais.

Esses conteúdos podem ser facilmente acessados e consumidos em várias plataformas e isso amplia a distribuição.

A popularidade crescente desse tipo de conteúdo mostra que o público prefere algo que pode ser consumido durante as atividades cotidianas, por exemplo, ao fazer exercícios físicos ou se deslocar.

Essa possibilidade torna o podcast uma ferramenta valiosa para as marcas que querem se relacionar com sua audiência, ao mesmo tempo em que promovem seus produtos e serviços.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar as vantagens do podcast no marketing digital, como definir o tema e o público-alvo, como criar roteiros eficazes, como promover o conteúdo e de que maneira medir seu sucesso.

Vantagens do podcast no marketing digital

Investir em podcasts no marketing digital traz vantagens que contribuem com o sucesso das estratégias de comunicação e promoção da marca. Entre as principais estão:

  • Acessibilidade;
  • Intimidade;
  • Conteúdos versáteis;
  • Engajamento;
  • Alcance global;
  • Audiência fiel.

Os podcasts são fáceis de acessar e podem ser ouvidos em dispositivos móveis, por isso, os usuários podem consumi-los enquanto realizam outras atividades.

Materiais em formato de áudio criam uma experiência íntima entre o apresentador e o ouvinte, por isso, uma empresa especializada em fechamento de varanda com vidro de correr consegue criar relacionamentos mais profundos e duradouros.

Esse formato ajuda a explorar diferentes temas, podendo ser entrevistas e discussões, assim como narrativas e tutoriais. É uma versatilidade que ajuda a adaptar o conteúdo às preferências do público e às metas de marketing.

Diferentemente do que acontece com os conteúdos visuais, o podcast tem engajamento prolongado, pois as pessoas conseguem consumi-lo enquanto realizam outras atividades, portanto, permanecem envolvidas por mais tempo.

Sua produção é relativamente mais baixa em comparação com outras formas de mídia. A empresa só precisa de equipamentos básicos e softwares de edição para criar conteúdo de alta qualidade e reduzir os custos.

Eles são distribuídos globalmente, ou seja, é possível alcançar pessoas em diferentes lugares, o que é especialmente valioso para negócios com objetivos de marketing mais amplos.

Se um negócio que faz locação de maquina Bobcat tiver uma boa consistência em sua produção, vai conseguir construir uma base de ouvintes leais e uma comunidade em torno de sua marca.

O engajamento contínuo por parte da audiência aumenta a fidelização e ajuda o negócio a conquistar verdadeiros defensores da marca.

Saiba como definir o tema e o público-alvo

Para definir o tema do podcast, é necessário analisar os conhecimentos, paixões e experiências do negócio, assim como considerar a demanda do mercado e aquilo que o público procura.

Deve-se fazer pesquisas de palavras chave e analisar as tendências para selecionar um tema que ajude a criar conteúdo consistente ao longo do tempo, capaz de manter a relevância e o engajamento.

Agora, para identificar o público-alvo, a empresa deve criar uma persona detalhada com todas as características demográficas, interesses, comportamentos e desafios dessas pessoas.

Isso é muito útil para personalizar o material e a linguagem que vai se conectar com os ouvintes. Além disso, a empresa pode fazer pesquisas de mercado, analisar dados e interações nas redes sociais, entre outras ações para obter insights valiosos.

Mas tanto o tema quanto o público precisam ter sinergia, e para isso, é essencial se certificar de que o assunto escolhido está de acordo com os interesses e preocupações da audiência.

Uma companhia que faz projeto de quiosque de madeira, por exemplo, deve considerar como o conteúdo do podcast agrega valor à vida dos ouvintes, tanto para informar, quanto para inspirar ou entreter.

De que forma criar roteiros eficazes?

Criar roteiros eficazes para o podcast é necessário para garantir um conteúdo envolvente, informativo e de acordo com os objetivos de comunicação da marca.

A primeira coisa é ter clareza em relação ao propósito de cada episódio, ou seja, deve-se definir o que o negócio quer alcançar com seu conteúdo, como construir autoridade, educar a audiência ou simplesmente entreter os consumidores.

O roteiro precisa de uma introdução cativante e que prenda a atenção do ouvinte, e isso pode ser feito por meio de elementos intrigantes, como uma pergunta, uma história envolvente ou uma informação surpreendente.

Todo o conteúdo deve ser organizado de forma lógica e sequencial, por meio de uma estrutura que vai conduzir o ouvinte pelos episódios.

Uma empresa de pequenos reparos residenciais pode fazer isso por meio de uma introdução, desenvolvimento do tema e conclusão para amarrar os pontos discutidos.

É essencial que a linguagem seja acessível e adaptada ao público, evitando jargões complexos que confundem os ouvintes. Se for necessário, o negócio pode incluir descrições vívidas para estimular a imaginação.

Histórias e exemplos práticos ajudam a ilustrar conceitos e a tornar os conteúdos memoráveis. A narrativa, por exemplo, consegue envolver os ouvintes emocionalmente e cria uma conexão profunda com a marca.

As chamadas para ação devem ser usadas de maneira estratégica e orientar as pessoas sobre os próximos passos que devem tomar, como acessar o site da marca, participar das promoções, entre outras possibilidades.

Durante toda a gravação, o locutor deve manter uma boa dicção, entonação e ritmo, pois assim consegue manter a atenção dos ouvintes. Com uma edição cuidadosa, a qualidade do conteúdo final será excelente.

Como promover o podcast?

Promover o podcast da marca depende de uma estratégia abrangente, capaz de alcançar e envolver a audiência certa.

Até mesmo uma fábrica de roupas infantil pode usar seus perfis nas redes sociais para compartilhar episódios, criar teasers e interagir com os ouvintes. Inclusive, é interessante fazer parcerias com influenciadores para expandir o alcance.

É importante fazer as otimizações para mecanismos de busca, por meio de palavras-chave relevantes no título e descrição do podcast, o que facilita o alcance de novos ouvintes.

Muitas empresas criam um site ou uma página dedicada exclusivamente ao podcast, pois assim os usuários podem obter mais informações sobre episódios, bastidores e opções de assinatura.

Outra opção é participar de comunidades online relacionadas ao nicho de atuação, de moda compartilhar insights e episódios relevantes.

Se quiser, um fabricante de esquadrias de alumínio pode enviar press releases para mídias locais ou de seu setor, e com isso ganhar uma cobertura adicional.

Também é recomendável explorar estratégias de e-mail marketing que vão informar os assinantes sobre novos episódios e promoções exclusivas.

Por fim, a empresa pode criar conteúdo adicional, como vídeos sobre os bastidores ou destacar trechos que serão promovidas nas redes sociais e em outras plataformas. Para completar a estratégia, vai incentivar o compartilhamento por parte dos ouvintes.

Como medir o sucesso da estratégia?

Para medir o sucesso do podcast, a organização deve analisar vários indicadores que ajudam a compreender o impacto e a eficácia da estratégia.

Uma das métricas mais importantes nesse processo é o número de ouvintes, pois indica a audiência alcançada. A taxa de retenção, por sua vez, mede por quanto tempo as pessoas permanecem envolvidas e ajuda a avaliar a qualidade do conteúdo.

Um negócio que produz prateleira para açougue de inox pode analisar dados demográficos, como faixa etária, localização e interesses, das pessoas para com isso compreender informações valiosas de sua audiência.

É interessante solicitar avaliações e comentários do público, visto que eles trazem muito a respeito do engajamento e da satisfação.

Até mesmo o tráfego no site institucional, aumento nas redes sociais e preferências de outros canais mostram um pouco mais sobre a eficácia dessa prática. Enquanto isso, as parcerias e participações em eventos são avaliadas pelos picos de interesse correlacionados.

Se uma empresa de reboque para jet ski estiver monetizando seu podcast, precisa avaliar o retorno sobre os investimentos.

Essa métrica vai mostrar informações importantes para o negócio, como as receitas provenientes do podcast, anúncios e patrocínios, além de benefícios diretos, como o reconhecimento da marca.

Considerações finais

O podcast no marketing digital é uma ferramenta dinâmica e acessível que ajuda a estabelecer conexões autênticas com o público.

Por meio de conteúdo envolvente, personalizado e de boa qualidade, a organização consegue construir relacionamentos duradouros e fortalecer sua presença online.

Independentemente do segmento de atuação do negócio, os conteúdos de áudio são uma ótima forma de se relacionar com os consumidores e acompanhar a constante evolução dos canais digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags
What do you think?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What to read next