Não se assuste mas, pesquisas indicam que está acontecendo uma certa queda no engajamento do Instagram.

Que o Instagram é a rede queridinha do momento nós já sabemos. Mas o que acontece quando a atenção se volta toda para um único lugar?

Bem, a resposta é muito simples, acompanhe aqui comigo.

CENÁRIO DIGITAL, EXEMPLO REAL:

Imagine que você está dentro de um salão, falando com 150 pessoas que estão ali apenas para te ver e ouvir.

O que acontece à medida que começam chegar mais pessoas e de 150 o público saltou para 500 pessoas? Você não vai conseguir falar para todos, conversas paralelas vão aumentar. Sua voz não chegará até o fundo da sala e a atenção das pessoas vai dispersar.

Agora imagine quando chegam novos profissionais para palestrar, no mesmo palco que você.

Automaticamente a atenção das pessoas vai se dividir mais ainda e você vai conseguir se conectar menos com quem está ali para te ouvir.

Imaginou isso tudo? Agora vamos falar da pesquisa para que você possa entender sobre  a queda no engajamento do Instagram

ENTENDENDO A PESQUISA:

TrustInsights, empresa americana focada em análise de dados, com foco em destravar informações de mercado para empresas do mundo todo, realizou uma pesquisa durante Janeiro a Junho de 2019, com 3.637 marcas que postaram 1,430,995 vezes no Instagram.

As contas foram selecionadas pela equipe do Facebook e disponibilizadas no software Crowdtangle do Facebook. Com tamanho de 12 mil seguidores até 8 milhões de seguidores.

Eles consideraram engajamento como: número total de engajamento (curtidas e comentários) VS número total de seguidores daquela conta.

Instagram STORIES não entraram na lista dessa análise, portanto, estamos falando apenas de posts no feed.

RESULTADOS DA PESQUISA:

Como falamos no começo do post, a queda no engajamento do Instagram é algo que está acontecendo mês a mês. Pelo menos foi isso que a pesquisa da TrustInsights nos mostrou.

Em abril eles registraram a maior média de engajamento por post, 1,54%. E em junho registraram a menor média de engajamento por post, 0,8%.

Desde maio, a queda passou variar entre 0,9% a 1.1% ao mês. totalizando 18% de queda no engajamento do Instagram em 2019.

A grande pergunta que fica aqui é:

Você sentiu isso no seu perfil?

A queda no engajamento do Instagram é inevitável. Por melhor que seja o seu conteúdo, o engajamento vai sempre cair! Independente da sua vontade, dedicação ou sentimento de raiva.

Não foram só as marcas que sofreram com essa queda.

Ao analisarem perfis de 150  influenciadores do mundo fashion, a TrustInsights percebeu que o engajamento deles caiu de 4,3% para 2,4%. Ou seja, uma queda de 44% no engajamento desse nicho.

Antes que você saia por ai acreditando que o Facebook e o Instagram mudaram o algoritmo, cuidado. Não há nenhum registro de mudança significante na rede queridinha do momento.

E então você me pergunta: O que eu faço agora?

COMO ESSA QUEDA IMPACTA SUA MARCA:

Bom, antes de mais nada, devemos entender que isso pode se tornar um grande espiral:

Com menos engajamento, consequentemente há menos visibilidade, que vai resultar em menos engajamento e depois menos visibilidade…. e o ciclo se mantém.

Más, há algumas ações que você pode fazer para -tentar- reverter essa situação. Já que isso não depende só da sua vontade ou dedicação.

Antes de falarmos do que pode ser feito é importante que você entenda uma das possíveis causas.

Veja bem, estamos dizendo que é uma possível causa. Não podemos apontar com 100% de certeza para uma situação como essa, ok?

Se há cada vez mais pessoas conectadas no Instagram, há cada vez mais conteúdo sendo produzido e consumido, portanto, a atenção ficará cada vez mais disputada e a consequência é que as pessoas vejam cada vez menos o conteúdo de uma única conta específica e mais conteúdo de diversas contas, quanto mais gatilhos mentais você utilizar, melhor.

il para descobrir novas marcas, profissionais e influenciadores, justamente por isso, as pessoas acabam seguindo muitos perfis simultaneamente.

Há também um outro fator que corrobora com isso que é quase uma conta matemática:

O Instagram é uma rede muito út

Ou seja, a menos que a pessoa duplique, triplique, quadruplique o tempo que ela vai passar na rede, todos os dias da vida dela. Ela verá cada vez menos conteúdo das mesmas contas.

Se pensarmos assim, fica simples entender, certo?

Não quer dizer que você está fazendo um trabalho ruim mas, também não quer dizer que você está fazendo um trabalho bom.

Cada caso é um caso e devemos analisar antes de tirar algum tipo de conclusão precipitada.

Dito isso, vamos de fato para:

instagram-post

O QUE FAZER PARA -TENTAR-  AUMENTAR SEU ENGAJAMENTO:

Bem, se você chegou até aqui, meus parabéns! O texto de hoje não é dos mais fáceis de ler. Dá uma certa dor no peito ver que nosso esforço diário pode não ser suficiente quando analisamos dados como esse.

Mas, vamos lá, um passo de cada vez. Até agora falamos sobre queda no engajamento do Instagram. Agora vamos falar de como contornar isso.

Para que você possa contornar essa situação é importante voltar ao básico e lembrar-se de que:

As pessoas estão no Instagram para se conectar com amigos, familiares e descobrir novas marcas através de conteúdo leve, com cara de entretenimento.

Dica #1:

Uma dica muito simples para você é avaliar quais são os posts que mais geraram interação, comentários, salvamentos e compartilhamentos em seu perfil.

Para isso, basta seguir o tutorial no vídeo abaixo:

Uma vez que você identificar isso, anote o que eles têm em comum:

  • Qual formato dos posts? Fotos, Vídeos, Carrossel, ou textos no estilo quote / inspiracional?
  • Quais foram as legendas? 
  • Qual foi o tamanho das legendas? Havia emoji?
  • Era uma informação sua? Conteúdo 100% autoral ou você fez uma curadoria de algo importante do seu mercado?

Faça uma análise isso tudo e então você terá um caminho para começar essa sua jornada.

Dica #2:

Você tem em suas mãos uma mina de ouro de ideias inesgotáveis de conteúdo que pode ser muito relevante para seu público.

ATENDIMENTO / CLIENTES

Todos os dias, ao atender um cliente seu, você responde uma infinidade de perguntas sobre dúvidas que as pessoas têm sobre aquilo que você faz, certo?

Quantas vezes você anotou isso?

Deixa eu te explicar uma coisa:

Uma dúvida não respondida é o maior inimigo do seu cliente e do seu faturamento. 

Digo isso porque, a tendência é que a gente não tome nenhuma decisão (de contratar algo ou alguém), enquanto estamos com dúvida.

Portanto se você souber quais as principais dúvidas dos seus pacientes, você pode produzir um conteúdo que fará muito para eles e consequentemente fará com que essas pessoas se envolvam com suas publicações e queiram compartilhar com amigos e parentes.

Essa dica sozinha vale muito! Coloque em prática! Comece hoje mesmo ou amanhã segue aqui 66 negócios para trabalhar de casa e mudar de vida

Anote todas as dúvidas do dia-a-dia, no último dia da semana, faça uma lista das mais recorrentes e aí, produza um conteúdo para cada uma delas.

Dica #3:

Lembre-se de produzir um conteúdo fácil de consumir. Que dialogue com as pessoas, sem muitos termos técnicos. Isso é importante. Gera conexão e identificação.

Entendendo que isso é um processo de etapas e que em cada etapa desse jogo você tem um objetivo diferente.

Dica #4: 

Quantos dos seus clientes sabem que você está no Instagram, Facebook e outras redes?

Pois é! Você tem que falar para eles.

Se não quiser você falar, peça para seus colaboradores falarem, sua equipe. Faça adesivos e cole em seu escritorio, no carro, na janela. É importante você dizer que está lá e pedir que as pessoas te sigam.

E por último, mantenha a frequência, não adianta nada ler isso aqui, fazer o que estamos falando e no final publicar uma vez por mês.

 


Agora é com você. Mão na massa!

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Juntos somos mais fortes e todos nós vamos ganhar com isso!

Bons negócios para você.

Abs

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