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A Black Friday 2023 já é uma das datas de mercado mais esperadas, não só dos consumidores, mas dos próprios vendedores, pois as oportunidades de aumentar as vendas e conquistar novos compradores surgem durante a quarta sexta-feira de novembro.

Essa data é benéfica para o consumidor, pois ele pode planejar suas compras para o ano inteiro com um custo menor. Para os varejistas, é um meio de adquirir novos clientes e aumentar a receita.

Seja em setores como o de filtros de óleo industriais, a Black Friday se tornou mais popular devido aos preços mais baixos que as lojas praticam em relação ao preço médio anual, o que permite que os clientes aproveitem os descontos.

Com maior acessibilidade, outros mercados passaram a observar como os EUA tiveram sucesso de vendas nesse período e, com isso, a data passou a ser adotada por diversos países ao redor do mundo.

Apesar de a Black Friday não ser comemorada exatamente na mesma data todos os anos como nos Estados Unidos, a data ainda atraiu a atenção de compradores e vendedores para participar do evento.

Da venda de terminais elétricos à crescente concorrência no mercado de alimentos, os preparativos para a Black Friday ficaram mais intensos em diversos nichos.

Para uma empresa ter sucesso nesse período sazonal, é fundamental entender com antecedência a logística ou as campanhas que podem levar a bons resultados após a Black Friday.

Encontrar receitas e modelos de atuação que contribuam para a empresa também é uma opção, para que as chances de sucesso aumentem, transformando o negócio em referência em seu segmento e construindo maior visibilidade.

6 dicas para aumentar o faturamento nesta data

A competição por vendas online e até em lojas físicas durante a Black Friday é tão grande ou até maior do que qualquer outro período do ano, afinal, é uma data que costuma oferecer os melhores descontos em diversos itens.

Por conta disso os negócios online e até empresas de conserto de caixa d água de fibra precisam saber aproveitar essa data para vender mais, algumas estratégias são:

Estabelecer um processo de vendas

O processo de venda é crucial para as vendas on-line e é composto de etapas que levam de um prospect a um lead e depois a um cliente. Tudo isso aumentará a transparência e a independência do processo.

Portanto, criar uma página em um site que explique como funciona o serviço e como os clientes podem contratar é uma boa ideia. Para esclarecer ainda mais as dúvidas das pessoas, vale investir na produção de conteúdo e abordagens criativas.

Preparar o negócio para a demanda

Antes de tentar apenas abrir o negócio durante essa data, é fundamental entender do que ela se trata. Isso o expõe aos investimentos que a empresa precisa fazer, quais os parceiros, concorrentes, clientes e fornecedores e aos melhores métodos de marketing.

Por exemplo, se a ideia é vender calandras de perfil, criar um plano de negócios pensando no nicho ou mercado em que vai atuar, irá trazer muito mais lucro do que apenas fazer as mesmas coisas a esmo.

Planejar as ofertas desse período

Outro passo essencial é definir quais produtos da empresa estarão com desconto durante a Black Friday. Ao planejar os maiores descontos da Black Friday, a empresa deve considerar as preferências do consumidor e os requisitos para ofertas especiais.

Por exemplo, se a ideia é vender vidro temperado, é preciso criar um plano de negócios pensando no nicho ou mercado em que a empresa está atuando.

Primeiro, a empresa deve levar em conta os produtos ou serviços mais populares no momento ou com determinados dados demográficos do cliente e criar ofertas específicas para os “carro-chefe”.

Oferecer descontos reais

É compreensível porque a Black Friday está associada a frases de cunho negativo e que são repetidas por diversas pessoas na sociedade. Afinal, muitas empresas aumentam o custo dos produtos antes do preço normal ser vendido.

Isso é algo do qual uma fabricante de porta de enrolar com portinhola deve ficar longe, pois os consumidores costumam pesquisar os preços com antecedência para evitar serem enganados na Black Friday.

Ainda hoje, com redes sociais e plataformas como o Reclame Aqui, as empresas devem evitar qualquer tipo de negatividade. Como resultado, ser transparente e oferecer descontos reais é o caminho.

Focar atender clientes com excelência

A qualidade do atendimento ao cliente deve ser sempre de extrema importância nos negócios. No entanto, em ocasiões especiais, isso deve ser aumentado.

Em última análise, uma empresa que vende etiqueta redonda azul deve fornecer um excelente atendimento ao cliente é o que mantém um relacionamento com o cliente.

Esse também é um importante fator de fidelização, pois mesmo que um consumidor tenha algum problema com um produto ou serviço, se ele for bem atendido e conseguir uma solução, ele terá uma avaliação positiva da empresa e voltará a comprar no futuro.

Investir em divulgação durante a data

A Black Friday é dedicada à publicidade e promoção de diversas coisas, pois os consumidores recebem muitos e-mails promocionais e anúncios com ofertas e as empresas precisam competir entre si pela atenção deles.

Se o proprietário de uma pequena empresa de reparos em vitrine refrigerada sob medida não puder competir com publicidade cara na mídia de massa, pode usar a mídia social e o marketing digital para divulgar suas promoções.

Dicas de como vender mais durante a Black Friday

Apesar do período de vendas ser considerado curto ele pode durar até um mês, por isso a Black Friday exige uma preparação mais longa da equipe e da empresa que tem interesse em participar dessa data.

Isso porque esta é a época do ano mais caracterizada pela concorrência no mercado. Se o cliente tiver uma experiência de compra negativa em uma loja, é provável que ele encontre o que procura em outro lugar.

Por isso, se uma empresa que trabalha desenvolvendo projeto de casa na árvore quiser ter sucesso nesse período, deve ficar atenta em alguns pontos importantes. Alguns deles são:

  • Ter cuidado com a precificação exagerada;
  • Escolher bem os produtos que irão ser ofertados;
  • Ter transparência com os descontos;
  • Montar uma logística e um plano de contingência;
  • Ficar de olho nas despesas e lucros;
  • Preparar as estruturas digitais e físicas para receber os clientes;
  • Reforçar os estoques.

Esses pontos irão ajudar muito os negócios a venderem mais durante esse período de grande procura por boas ofertas. As empresas que estiverem melhor preparadas, irão se destacar e consequentemente ter um resultado melhor.

Estratégias para vender e lucrar na Black Friday

Existem alguns truques que podem ajudar a facilitar o processo de criação de estratégias de marketing mais eficientes para vendas durante a Black Friday. Alguns dos principais são:

Dar brindes junto as vendas

Qualquer pessoa envolvida no processo de vendas sabe que os clientes têm maior probabilidade de comprar quando há uma recompensa gratuita associada à compra, como um brinde.

É importante ressaltar que é fundamental fazer uma avaliação dos custos e benefícios da estratégia e do produto para enviá-los gratuitamente, caso contrário, haverá prejuízo. Além disso, o presente deve ser relevante para a empresa, a fim de ter o efeito pretendido.

Ter um estoque mais robusto

Como já foi documentado que as vendas vão aumentar durante a Black Friday, é fundamental que haja um estoque amplo e pronto para funcionar, que não faltem produtos e que as vendas não sejam perdidas.

Para isso, é fundamental fazer uma análise do número de vendas anteriores. Isso garantirá que não ocorram problemas de falta ou excesso de produtos, o que permitirá uma venda plena e minimizará perdas.

Oferecer um frete justo

Enviar um produto pode ser uma decisão importante durante a compra de um item para uma ocasião especial. Visto a alta concorrência, mais o fato de muitas pessoas comprarem quando não precisam, apenas pelo preço, esse alto frete pode levar a um cliente sair.

Como resultado, quanto menor o custo, melhor, mas é ainda mais desejável que a empresa possa fazê-lo gratuitamente. Por isso ela deve consultar fornecedores e transportadoras na tentativa de chegar a um acordo que diminua o valor.

Além disso, o tempo que leva para receber o alimento tem um efeito significativo na decisão do consumidor. Por isso, é fundamental fazer uma análise inicial antes do dia significativo, todos esses pontos devem ser minimizados para realmente agradar os clientes.

Considerações finais

A Black Friday é uma das épocas do ano mais esperadas por consumidores e varejistas. Ambos conseguem aproveitar melhor os períodos em que tudo está em ordem.

Por isso, é fundamental reconhecer que algumas táticas de marketing de qualidade são essenciais para obter bons resultados, como as dicas apresentadas neste artigo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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