Entender o conceito de miopia de marketing é muito importante porque dessa forma o negócio consegue saber como tratar seus produtos e serviços em suas estratégias de divulgação.
Algumas empresas costumam se preocupar mais em divulgar as características e diferenciais da solução, enquanto outras são mais focadas nas necessidades do público-alvo.
Independentemente de qual seja a resposta, a atenção com o cliente precisa ser como uma lente que ajuda a enxergar além do óbvio, portanto, mostra para quem os esforços devem se direcionar.
Se a marca não é capaz de satisfazer os desejos do consumidor, deixa de traçar o caminho para o sucesso e se perde em suas ações e objetivos.
O termo “miopia de marketing” é utilizado porque a miopia é uma condição em que a pessoa só consegue enxergar o que está perto. Dentro do marketing, a condição é a mesma, ou seja, a empresa só enxerga o óbvio.
Isso acaba provocando problemas como perda de clientes e muitas vezes a organização não se dá conta do que está acontecendo.
Por essa razão, o artigo vai explicar o que é miopia de marketing, quais são suas desvantagens, quem criou o termo e como evitá-la.
O que é miopia de marketing?
Miopia de marketing é um conceito que mostra quando uma empresa concentra seus esforços nos produtos e serviços e não nas necessidades do cliente. São companhias que não atingem o longo alcance e perdem oportunidades.
O termo foi usado pela primeira vez na década de 1960, pelo economista alemão Theodore Levitt, e até hoje se mostra como um problema recorrente em muitas organizações.
Mas uma confecção roupas femininas precisa estar atenta porque o mundo mudou muito nos últimos anos e o comportamento do consumidor está muito mais exigente.
Devido ao aumento da concorrência em todos os setores, as marcas competem cada vez mais entre si para chamar a atenção dos clientes.
No mesmo cenário, o avanço das redes sociais permitiu que as pessoas pudessem se informar melhor, fazer escolhas mais assertivas e conhecer um pouco mais sobre a reputação das marcas.
Investir em estratégias de marketing para mostrar quanto o produto pode beneficiar o consumidor e resolver seus problemas é fundamental e muito mais eficiente do que falar apenas sobre as características da solução.
A miopia de marketing acontece quando a empresa se limita a dizer que seu produto é muito bom e foi desenvolvido por conta da expertise da marca no que faz.
Por outro lado, o impacto é muito mais positivo quando a organização mostra de que maneira seu produto vai ajudar a pessoa e resolver seu problema.
É necessário mostrar o valor da aquisição para o consumidor e quais são os benefícios da compra. Em linhas gerais, o que uma marca é capaz de oferecer importa muito mais para quem vai comprar.
Uma empresa de locação de coworking por hora para psiquiatras precisa conhecer seu público-alvo para compreender as necessidades das pessoas e quais são suas preferências, assim, suas estratégias serão um sucesso.
É um processo que evita a miopia de marketing e traz mais longevidade para o negócio. O termo, conforme falado anteriormente, foi desenvolvido por Theodore Levitt, tendo como foco mostrar que a organização deve pensar sempre no cliente.
Fazer isso evita uma série de problemas e desvantagens que a miopia do marketing pode trazer para a companhia.
Desvantagens da miopia de marketing
A miopia de marketing traz diversas desvantagens que podem impactar o negócio de maneira negativa. O maior exemplo dessa condição é quando a marca está concentrada em suas questões internas e não consegue nem mesmo se definir.
Por exemplo, uma loja que vende notebook e acessórios acredita que pertence ao universo dos computadores, mas, na verdade, seu segmento é o de tecnologia.
Olhando assim parece um erro inofensivo, mas analisando a fundo, é possível perceber que o público-alvo muda constantemente, algo que afeta qualquer negócio, como o laboratório de testes genéticos para animais.
Não saber com certeza qual é o segmento de mercado da empresa faz com que ela mantenha o foco no consumidor errado, consequentemente, vai fracassar em suas estratégias de marketing e vendas.
Outra desvantagem é que a visão de marketing começa a se limitar apenas ao que está próximo, ou seja, os produtos e serviços da marca.
Quando isso acontece, ela simplesmente deixa de levar em conta a satisfação dos clientes ou de investir em novas estratégias de maneira constante.
Como resultado, outros problemas vão aparecer, como peças que não cativam o consumidor almejado e que podem até mesmo causar repulsa porque estão opostas às crenças, necessidades e valores.
Como evitar a miopia de marketing?
Embora esse problema seja muito comum, a boa notícia é que uma rede de internação em clínica de recuperação pode investir em várias estratégias que ajudam a evitá-lo. São elas:
Fazer pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação são ótimas ferramentas para que a organização consiga compreender o que está acontecendo e o que realmente importa, que no caso são os clientes.
É uma forma de compreender até que ponto as estratégias de marketing são assertivas e se os produtos e serviços realmente agradam os consumidores. Também saberá o que precisa ser ajustado e como melhorar as ações para ter clientes satisfeitos.
Investir em canais de comunicação online
Depois de analisar a pesquisa de satisfação, é importante lembrar que o consumidor se manifesta sobre a marca de maneira espontânea, principalmente nos canais digitais.
Existem diversas ferramentas grátis que ajudam a monitorar as redes sociais e podem ajudar a vigiar o que estão falando sobre o negócio em vários canais, como:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- LinkedIn.
Mas além de fazer esse monitoramento, as clínicas para dependentes químicos precisam abrir espaço para que a comunicação com os consumidores também aconteça nesses canais, algo que é conhecido como atendimento 2.0.
São canais que permitem o monitoramento e respostas rápidas, além de ajudarem a identificar oportunidades de mercado.
Observar os concorrentes
Não se deve apenas olhar para as estratégias de marketing da própria empresa, mas também para todas as ações que estão sendo realizadas pelos concorrentes.
Saber o que outros players do mercado estão fazendo e o que é aceito pelo público-alvo é muito importante para se inspirar e encontrar oportunidades de fazer melhor.
Corrigir a visão dos funcionários
A miopia de marketing é um problema que afeta todos os colaboradores, por isso, é muito importante se certificar de que todos os funcionários estão atentos aos fatores que englobam a companhia.
Dentro de uma empresa de aplicação de bona sinteco, cada um precisa trabalhar individualmente para evitar a miopia do grupo, algo que evita negligência sem problemas pequenos, mas que logo podem se transformar em algo maior.
Criar uma cultura na empresa
O foco no cliente precisa ser transformado em cultura dentro da organização, ou seja, o negócio precisa capacitar a equipe sobre a importância de analisar o mercado e compreender a audiência da marca.
Ao longo do tempo, tanto os processos internos quanto às estratégias de marketing serão muito mais eficientes.
Deixar o produto em segundo plano
Para muitas marcas, é difícil se desapegar do próprio produto, principalmente quando existe uma necessidade de vendê-lo para bater as metas e aumentar o faturamento.
Algumas soluções, como porta de madeira americana, são extremamente trabalhadas por seus fabricantes, por isso as marcas têm muito carinho por elas. Isso quer dizer que é difícil se desapegar do produto nas estratégias de marketing.
O certo é deixar o emocional um pouco de lado e se concentrar mais no lado racional da coisa, assim, as ações não se voltam totalmente para as características do produto.
A melhor forma de praticar o desapego é lembrar que esse comportamento é extremamente prejudicial para a companhia e de todas as perdas e problemas que ele pode trazer.
Considerar os feedbacks dos clientes
Para evitar a miopia de marketing, uma empresa de ensaio de dureza shore precisa focar nos consumidores, por isso, nada mais justo do que considerar os feedbacks oferecidos por eles.
A organização precisa ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o negócio e validar suas ideias. Até mesmo as críticas precisam ser aceitas porque elas ajudam a aperfeiçoar os produtos, serviços, processos internos, comunicação e estratégias de marketing.
Considerações finais
Saber trabalhar com marketing é muito importante porque são essas ações que vão divulgar os produtos e serviços no mercado. Mas para desenvolver boas práticas, é necessário saber no que focar.
O consumidor deve ser o centro das atenções, e quando uma empresa dedica suas ações e estratégias a ele, evita a miopia de marketing e todos os problemas que ela pode trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.