O que é Figital e como adaptar sua empresa a esse modelo

O Figital é um dos conceitos que se transformará em uma tendência no mercado. Sendo a junção de duas palavras “físico” e “digital”, os objetivos em torno dessa ação é fazer com que universos virtuais e offline possam oferecer boas experiências ao consumidor. 

Transformando os procedimentos de compras em algo mais atrativo e adaptado para as preferências, de modo que a fidelização do cliente também seja uma das conquistas que o Figital proporciona. 

Essa ação dentro do mercado ocorre com a ajuda da tecnologia presente em diferentes setores. Além disso, ela acabou fazendo com que os planejamentos e metas para conquistar melhor o público por um longo tempo fossem modificadas. 

Tanto que até mesmo transformou as formas de um comércio ser encontrado com a ajuda das plataformas de buscas, bastando apenas a um usuário pesquisar, por exemplo, “banho e tosa próximo a mim” para que encontrasse o que é desejado por ele.

Com o Figital, ou phygital, as chances de uma empresa ter presença dentro do seu nicho cresce em bons percentuais e fazem com que seu número de vendas ou a sua credibilidade no nicho sejam maiores. 

Para que a implantação de uma Figital em uma empresa possa ocorrer, é importante primeiro descobrir se o que é oferecido ao mercado pode ser colocado dentro dessa técnica para que, posteriormente, ela saiba as formas de como adaptar o negócio. 

Do mesmo modo que os impactos que serão refletidos nos clientes de conserto de impressora, por exemplo, para que os resultados ofereçam uma maior estabilidade à marca mesmo em tempos de crise. 

Produtos que se enquadram no Figital

Antes que uma empresa possa investir nessa modalidade, é importante compreender se o que ela oferece ao mercado pode ser alinhado com a prática, para que não haja prejuízos que causem impactos no consumidor ou nas receitas.

Por ter uma ligação com outra prática que a empresa pode realizar, como o omnichannel, os nichos de consumo que o Figital pode oferecer maiores benefícios são os que giram em torno do mercado imobiliário ou o varejo, que pode atuar em e-commerce. 

Devido ao fato de que a presença offline também ocorre no caso do mercado imobiliário, a técnica serve como uma forma de encontrar o que é desejado pelo consumidor, o que lhe dá, também, a possibilidade de conferi-lo pessoalmente. 

Como uma empresa de laudo de vistoria de veículos automotores que deseja expandir seu negócio buscando por prédios comerciais pela internet pode conferi-los pessoalmente para saber se é esse prédio que deseja para seus planejamentos. 

Já com os produtos de varejo, uma das formas de fazer com que o Figital tenha bons resultados é usá-lo com a modalidade e-commerce ou então com a modalidade de compra e retirada, ações que crescem cada vez mais dentro do mercado. 

Com essas duas possibilidades, o consumidor pode adquirir o que deseja na loja virtual e retirar ou então solicitar entrega, estando ciente das políticas da empresa para ambos os lados. 

E, dentro do e-commerce, diferentes produtos podem ser vendidos e consumidos, fazendo com que se tenha uma boa agitação dentro do mercado para conquistar o cliente e fidelizá-lo por um longo período. 

Importância do Figital 

Diante das mudanças constantes dentro do mercado, o Figital oferece à empresa de sistema de alarme residencial via celular uma chance de destaque em meio à constante concorrência. 

Proporcionando um maior número de vendas, o Figital também é um meio para que se tenha uma maior proximidade com o cliente que permite que os índices que são coletados pela empresa tenham aumentos. 

Por envolver uma experiência usando recursos digitais e offline, há uma maior imersão dentro do que será consumido que ajuda na resolução de dúvidas ou na compreensão das necessidades do cliente. 

Outro ponto importante dentro de uma empresa que usa ou deseja implementar o Figital é que a gestão passa a ter uma eficiência ainda maior, o que é algo positivo dentro da competição do mercado. 

Especialmente com a tecnologia estando presente nos últimos anos, e por isso, quanto maior for a descoberta de como o Figital pode agregar valores e importância para a marca, melhores transformam-se os seus resultados. 

Como implementar o Figital em uma empresa?

Um empreendimento de uniforme profissional com faixa refletiva que deseja usar o Figital como uma estratégia do empreendimento pode começar a implantá-lo em sua estratégia a partir de determinados passos como: 

  • Chat de atendimento;
  • Conteúdos;
  • Sistema de compra online e retirada na loja;
  • CRM;
  • Business Intelligence;
  • QR Code;
  • Live streaming;
  • Realidade aumentada.

O chat para atendimento, às vezes concebido sob a forma de chatbot, é uma forma de fazer com que a conversa entre uma empresa e cliente seja realizada de um modo natural, para que haja resolução de dúvidas ou outros motivos pelos quais o contato foi estabelecido. 

Elaborado na configuração que a empresa deseja para fortalecer a marca dentro do mercado usando até mesmo a linguagem paralela à de outras áreas como a do marketing e à das vendas, o chat de atendimento é uma forma de incluir o digital dentro das ações. 

E, também, de fazer com que outras técnicas, como a criação de conteúdos, sejam ainda mais fortalecidas. 

Os conteúdos em si também são parte importante, uma vez que demonstram que a empresa de cnh cassada reabilitação sabe sobre o que oferece ao cliente.  

Podendo ser em diferentes formatos e em variados canais, os conteúdos ajudam também a empresa a ter chances de conquistar parceiros ou investidores, impulsionando o crescimento dentro da segmentação de mercado que atua. 

Com as plataformas estabelecidas com os conteúdos, o próximo ponto para que se tenha uma implementação do Figital dentro da empresa é estabelecer o sistema de compra virtual e retirada na loja. 

Isso uma vez que esse modelo pode ajudar a intensificar a comodidade e a relação com o consumidor devido às opções de compras que são fornecidas. Tendo liberação até mesmo dia em questão de horas, essa opção de Figital ajuda a marca no mercado. 

Em outros pontos tecnológicos, o Figital pode estar também dentro das operações internas de uma empresa que fabrica rede para cobertura de campo society, por exemplo, e é por meio de um CRM que a gestão dela pode adotá-lo.

Sendo uma ferramenta que possibilita uma compreensão dos consumidores e das operações da empresa, o Figital alinhado com o CRM proporciona melhores resultados ao empreendimento. 

Ele acaba, assim, tornando-se mais propício à ocorrência de outras ações tecnológicas que podem ser implantadas no negócio, como o Business Intelligence ou BI, tendo este uma tradução para Inteligência de Negócios. 

Sendo uma estratégia que coleta os dados, processa e pode gerar uma interpretação que ajude os planejamentos, é um recurso que proporciona um maior conhecimento e estabilidade em estratégias como o omnichannel. 

E, ao ter apresentações mais visuais para a empresa, a chance de estratégias que contenham esse visual aumentar são ainda mais fáceis de serem compreendidas ou elaboradas, como o QR Code e até mesmo live streaming. 

Oferecendo ao cliente uma maior interação desde o momento que procura por portaria remota orçamento até as suas formas de funcionamento, fazendo com que, assim, transforme-se em uma referência no nicho que se atuam. 

Outro modelo de interação é por meio da realidade aumentada. Quando o cliente tem interações, mesmo que virtuais com o produto ou serviço, reforça-se ainda mais a chance de fazer com que a compra seja concluída. 

Por isso, é essencial ter os conhecimentos internos da empresa em relação ao mercado e o perfil do cliente, para que o planejamento ofereça maiores chances de serem assertivos e ter os retornos desejados. 

Impactos nos consumidores 

Para que o impacto negativo nos consumidores seja nulo ou menor, é fundamental que o Figital seja implantado após o conhecimento do perfil e do comportamento de compra dos clientes. 

Com o objetivo de se transformar em um reforço para as estratégias e ações que estão em prática, o impacto nos consumidores pode ser estudado anteriormente, para que as ações sejam introduzidas aos poucos. 

Elas acabam podendo até mesmo fazer com que se tenha campanhas ou mensagens personalizadas através do e-mail marketing para anunciar a novidade, e com isso, despertar o interesse e introduzir aos poucos as novas ações. 

Considerações finais 

Com as tecnologias cada vez mais presentes dentro do mercado, em diferentes áreas, é importante ter o conhecimento de como as tendências podem ser implantadas dentro de nichos como o Figital. 

Este que, por intermédio de opções e ações como compra e retirada de venda nas lojas, interações com realidade aumentada ou até mesmo programações internas, fazem com que as chances de melhorar a atuação da empresa subam em bons níveis.

Programar-se para as novidades do mercado não apenas transforma a empresa na referência, mas também aumenta a qualidade do que é fornecido, fazendo com que os consumidores tenham, também, cada vez mais suas necessidades atendidas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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