O Marketplace é fundamental hoje em dia?

Marketplace é um modelo de negócio rentável e que já ganhou o coração dos consumidores. Ele traz facilidades tanto para quem vende quanto para quem compra, é algo primordial em um mercado cada vez mais competitivo.

Para os varejistas é uma forma de alcançar o sucesso, porque ele cuida de toda a parte relacionada ao marketing e existem marcas famosas no mundo todo que usam esses canais para vender também.

As vendas pela internet cresceram muito nos últimos anos, principalmente a partir de 2020. Rapidamente, os consumidores perceberam as facilidades em comprar pelos canais digitais.

É possível encontrar todo tipo de produto, por um valor mais acessível, sem precisar sair do conforto do lar e ainda receber tudo em casa com segurança. Mas não são apenas os compradores que saem ganhando.

Quem vende também consegue mais facilidades porque muitos canais permitem que pessoas físicas façam suas vendas, ou seja, não é necessário ter um negócio digital para ganhar dinheiro.

Só que antes de fazer o cadastro e começar a vender, é muito importante entender o conceito de marketplace, conhecer alguns exemplos, compreender o que fazer para vender nesses canais e quais deles aceitam CPF de vendedor.

O que é marketplace

Marketplace é um termo em inglês que significa mercado e o propósito desse nome é transmitir a ideia de um espaço livre para que vendedores e compradores possam negociar.

Fazendo uma comparação com os espaços físicos, é como se ele fosse um shopping virtual. Os clientes podem comparar preços e ler avaliações de pessoas que já compraram com determinada marca.

Já os vendedores, como no caso de uma loja de materiais de construção que vende placa cimenticia piso externo, podem divulgar seus produtos nessa vitrine digital e chamar a atenção de um número maior de consumidores.

A função do marketplace é intermediar as negociações e obter lucros por meio das vendas. Ele não se encarrega da fabricação das mercadorias, tampouco de seu estoque ou entregas, visto que são responsabilidades dos vendedores.

O trabalho do marketplace é gerenciar o negócio para atrair mais fornecedores e clientes, e para isso, investe nas estratégias de marketing digital.

Trata-se de um modelo de negócios que revolucionou o mercado, principalmente as vendas pela internet, tornando tudo mais fácil, prático e eficiente. Alguns exemplos de marketplace de sucesso são:

  • Americanas;
  • Netshoes;
  • Airbnb;
  • Buscapé.

Muitas pessoas acham que a Americanas é apenas a loja virtual das Lojas Americanas, mas na verdade é um marketplace que reúne vendedores do Brasil todo.

Quanto à Netshoes, reúne varejistas e se especializou em calçados, sendo um dos marketplace mais bem-sucedidos da atualidade.

O Airbnb é uma plataforma que reúne hospedagens em diversas partes do mundo, por preços muito mais acessíveis do que hotéis e outras especialidades.

Por fim, o Buscapé é considerado como a primeira grande startup do Brasil e começou suas atividades porque 4 amigos não conseguiam encontrar os produtos que procuravam de maneira simples e intuitiva na internet.

Como fazer para vender em um marketplace?

É possível vender de tudo na internet, inclusive teclado macbook pro touch bar, isso ficou mais fácil hoje em dia por causa de plataformas de vendas especializadas que reúnem varejistas de várias partes do mundo.

Para vender, primeiro é necessário escolher a plataforma que deseja e existem muitas disponíveis na internet. O ideal é que o empreendedor escolha aquela que seja ideal para o negócio e que esteja de acordo com seu nicho de mercado.

Mesmo que esses sites aceitem diferentes tipos de produtos, para facilitar o contato com o consumidor, é melhor dar preferência para os canais especializados.

Depois disso, é necessário se preparar para o cadastro, visto que muitas plataformas exigem um CNPJ. Também podem solicitar comprovante de inscrição estadual, declaração de regime de tributação e alvará de funcionamento do estabelecimento.

Os documentos exigidos são diferentes de outros tipos de negócios, como uma creche de bebê, mas para não se perder, vale a pena seguir as orientações do site.

Depois que tudo for aprovado pelo canal, é necessário cadastrar os produtos por meio da área administrativa do sistema. É muito importante que o cadastro das mercadorias inclua imagens, título e descrição.

Na descrição, o vendedor precisa dar detalhes como tamanho, peso, medidas, benefícios, política de frete e preço.

Se o empreendedor tiver uma loja virtual, pode fazer a integração com o sistema do marketplace. Isso traz muitas vantagens porque reduz o volume de trabalho, principalmente em relação ao cadastro de produtos.

A integração permite fazer o envio automaticamente, receber os pedidos do marketplace na loja virtual e ainda manter a atualização do estoque nas duas plataformas.

Depois que se cadastrou o produto, por exemplo, bancada de montagem industrial, chegou a hora de começar a vender. O marketplace vai se responsabilizar por atrair o tráfego de usuários, além de trabalhar com estratégias de conversão.

O investimento em marketing e infraestrutura acontece pelo marketplace, mas, a cada venda realizada, o parceiro precisa fazer o pagamento de uma quantia.

Depois que a venda é realizada, o vendedor precisa estar preparado para fazer a entrega do pedido. Aliás, a separação também fica por conta dele, sendo possível replicar a logística usada no e-commerce, caso ele tenha.

Uma das maiores vantagens de vender em um marketplace é que o empreendedor pode testar segmentos diferentes, sem precisar construir um site totalmente novo, mas para isso, precisa estar atento às tendências do mercado.

Só é possível investir em outros setores se o empreendedor souber o que está acontecendo dentro deles, caso contrário, pode fazer uma escolha errada.

Plataformas que aceitam CPF

Para montar uma clínica especializada em exame toxicológico demissional, é necessário abrir um CNPJ. Da mesma forma, quem deseja criar uma plataforma de vendas, precisa desse cadastro para atuar legalmente.

O CNPJ é um documento muito importante porque transmite credibilidade e profissionalismo para os consumidores. Em outras palavras, as pessoas se sentem muito mais seguras em comprar dessa forma do que com um vendedor com CPF.

No entanto, é muito comum que pessoas trabalhem de maneira informal pela internet vendendo, inclusive, produtos usados. Muitos sites sabem disso e por isso permitem o uso de CPF para as vendas. São eles:

Mercado Livre

O Mercado Livre é a maior plataforma de vendas da América Latina, sendo uma ótima solução para pessoas e empresas que querem comprar, vender, anunciar, enviar produtos e por aí vai.

O canal recebe milhões de visitas mensalmente e é possível vender praticamente de tudo desde equipamentos de odontologia para cachorro até veículos, roupas, entre outras.

É uma excelente opção para quem está começando agora, não tem muita experiência, não entende sobre logística e pretende estruturar o negócio aos poucos.

Amazon

Depois que a Amazon começou a vender produtos eletrônicos no Brasil, transformou o mercado que abalou mercados concorrentes.

Independentemente do que a pessoa quer comprar, é possível encontrar de tudo entre as milhares de categorias de produtos.

Além disso, permite que as pessoas realizem suas vendas com CPF até que queiram evoluir para um CNPJ.

OLX

O OLX é como se fosse um grande classificado e seu maior diferencial é que ele permite pagamentos online. É possível anunciar até mesmo renovação de licença CETESB e vender uma grande variedade de mercadorias.

A negociação pode ser feita dentro do próprio site e a finalização da compra é totalmente de responsabilidade do anunciante e do comprador.

Mas embora o pedido seja dentro do canal, as vendas podem ser recebidas por outros caminhos, como o Mercado Livre, bastando enviar o link do anúncio para o comprador.

ELO7

Essa plataforma permite que diversos lojistas, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, possam disputar a atenção dos consumidores.

Só que o grande diferencial que ele oferece é que também conta com um canal de vendas, porque é especializado em produtos criativos, como artigos decorativos, moda, bijuterias e lembrancinhas.

Uma papelaria virtual que vende material para escola maternal 1 pode se cadastrar em qualquer uma dessas plataformas, tendo ou não um CNPJ.

Só que, de fato, o tipo de venda mais fácil de fazer nesses canais é de produtos usados que estão sendo repassados, como no caso de veículos.

Considerações finais

O marketplace oferece uma modalidade de compra e venda diferente de tudo o que acontece no restante da internet porque reúne lojistas e vendedores de várias partes.

Além das empresas em si, também é possível comprar de pessoas que estão começando a vender pela internet agora, o que traz uma grande oportunidade aos empreendedores.

Independentemente de qual seja o tipo de mercadoria, o ideal é procurar o canal mais compatível com ela e seguir as orientações da plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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