O mundo financeiro atual se submete ao poder implacável das métricas quantitativas, dos números e da mensuração. Quanto mais, melhor. Um exemplo disso é o papel das métricas para e-commerce.
Obviamente, os números e as unidades de medida sempre correspondem às exigências dos próprios negócios que, nesse sentido, independem de serem sucesso de mercado ou fracasso de vendas.
Isto é, a verdade absoluta é que os números sempre foram essenciais aos negócios. Contudo, pode-se dizer, ao mesmo tempo, que as métricas chegaram a um patamar de complexidade nunca antes visto na história do mundo das vendas.
Essa sucessão de inumeráveis formas de medir se faz em virtude dos grandes avanços tecnológicos e das novas formas de repensar as vendas, os negócios e os empreendimentos.
É possível para um negócio renunciar a essas novidades, mas por que fazê-lo os números pertencerão indissociavelmente ao trabalho de colaboradores de um e-commerce especialista em rede de ar comprimido em PVC.
Como foi dito anteriormente, as métricas são essenciais aos negócios; essenciais no sentido de que não se pode fugir a elas. Foi dito, também, que isso independe do êxito do negócio ou da falha dele.
O fato é que, quanto a esses dois últimos tipos de negócios, o primeiro se equivale de métricas precisas e bem-feitas, já o outro, não.
Para que se possa entender por que as métricas podem auxiliar um e-commerce em sua jornada de sucesso de vendas e de êxito no mercado, este artigo falará sobre tudo o que se pode saber delas.
O que são as métricas para e-commerce?
Ao consultar um dicionário, é possível se deparar com o conceito de métrica sendo remetido à noção de poesia, e embora ele seja oriunda dessa noção, obviamente não é dela que se fala no presente artigo.
A métrica, quanto aos números, diz respeito a um resultado que pode ser disposto, agrupado ou formado em uma soma ou em um grupo específico. Daí surge a dimensão, conceito esse que se define como o agrupamento de métricas que são iguais.
Exemplificando, é possível reunir, em uma dimensão, a métrica de pessoas que têm carta de carro e moto.
No exemplo acima, as pessoas são as métricas, e a dimensão é o conjunto ou o agrupamento no qual são inscritos esses indivíduos. O montante, portanto, é a dimensão; o indivíduo, a métrica.
No que concerne às métricas para e-commerce: estas são medidas que servem à consulta dos resultados dos atos, dos empreendimentos e obviamente das finanças.
Elas são maneiras eficazes de obter um retorno informativo satisfatório acerca da venda de um tipo de lanterna preta pequena, por exemplo.
Além disso, operam valorosamente no sentido de indicar dados específicos indispensáveis a um e-commerce de sucesso, os quais são o custo por clique, taxa de desistência do carrinho e o tráfego orgânico.
Por que as métricas para e-commerce são tão importantes?
As métricas concebem informações valiosas que podem ser utilizadas a favor de um negócio que as têm. Mais do que números quantitativos, elas podem ser extremamente convenientes à execução de uma avaliação qualitativa dos resultados.
A profusão de números grandes não necessariamente indica sucesso ou êxito, então é importante que um negócio de cartonagem caixa quadrada não incorra nessa perspectiva, por exemplo.
Elas são importantes, porque permitem a um e-commerce analisar o seu desempenho, a saúde do comércio e, também, e não menos importante, dados que podem gerar uma suscetibilidade de mudanças no negócio.
Isto é, elas podem permitir uma postura proativa, funcional e ativa para com o presente ou o futuro das ações do e-commerce.
Para entender melhor as suas importâncias, os tópicos abaixo vão abordar de modo a explicar essa estratégia.
Avaliar o sucesso do e-commerce e ver outros caminhos
A título de exemplo, as métricas de e-commerce mostram-se como métodos eficazes para avaliar o bom êxito de um negócio que vende laudo de estanqueidade gás.
Ater-se aos números pode ser um grande dado revelador do caminho que poderá ser tomado durante o percurso. Se os números estão negativos, é interessante tomar rotas que os façam crescer.
De igual modo, caso as métricas indiquem um sucesso, é interessante entender o porquê disso e perscrutar a fundo os motivos que fazem o e-commerce um sucesso.
Compreender a história do percurso do negócio e as tomadas de decisão que o levaram ao sucesso lhe dá a possibilidade de que tudo isso siga conforme o planejado.
Ver oportunidades diferentes
Quando se experimenta um novo serviço ou produto, é interessante recorrer à utilização de métricas que viabilizem a possibilidade de um verdadeiro e bom teste.
É possível realizar a testagem com clientes específicos, utilizando uma soma de métricas para avaliar a viabilidade de vendas do produto.
Reduzir gastos desnecessários
É plausível e possível reduzir os gastos desnecessários por meio da análise cerrada dos números e das métricas.
É possível, igualmente, identificar previamente o que pode dar errado em ações financeiras futuras.
Quais são as principais métricas para e-commerce?
Há muitas métricas que podem ser utilizadas para lojas virtuais e para e-commerce, porém, de entre todas, destacam-se estas:
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Taxa de conversão;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de aprovação de pedidos;
- Desistência ou abandono do carrinho de compras;
- Ticket Médio;
- ROI (Return on Investment);
- CPC (Custo por Clique).
O artigo falará um pouco mais de cada uma dessas métricas e também explicará de maneira detalhada a que elas servem.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O Custo de Aquisição de Clientes é a soma do montante total servindo como investimento para atração de clientes.
Para realizar essa operação, basta dividir o valor total gasto para adquirir um cliente pelo total de clientes conquistados. Quanto menor o resultado, mais eficaz está sendo a estratégia de aquisição de clientes.
Taxa de conversão
Essa métrica analisa quantos visitantes de uma loja estão consumindo os produtos. Pode-se ter como exemplo uma loja de motos que vende rolamento dianteiro fazer 250 2011 e que quer descobrir quantos dos visitantes realmente exerceram alguma ação no site.
Para se obter o resultado, divide-se o número de visitantes que fazem uma ação pelo total numérico de visitantes. Quanto maior essa métrica, mais a conversão está sendo bem-feita.
Taxa de rejeição
Assim como o nome sugere, essa medida mensura quantas pessoas saíram do e-commerce sem que alguma ação ou interação tenha sido feita por eles.
Para utilizar essa unidade de mensuração, é interessante usar alguma ferramenta como o Google Analytics.
Taxa de aprovação de pedidos
A taxa de aprovação de pedidos concerne à efetiva quantidade de pedidos que foram pagos pelos clientes. Para obter esse número, divide-se o número de pedidos pagos pelo total de pedidos.
Caso esteja muito baixa, ela deve ser alvo de investigação minuciosa, visto que existem inúmeros motivos pelos quais isso pode ocorrer.
Abandono de carrinho
Essa métrica é crucial e aponta diretamente a taxa de desistência durante o processo de compra.
É necessário dividir o número de pessoas que colocam itens no carrinho pelo número de pessoas que realmente compram algo.
Muitos fatores podem levar alguém a desistir de uma compra, mas o frete custoso geralmente é um dos principais.
Ticket Médio
Essa métrica representa o valor médio gasto por um cliente em um e-commerce ou em uma loja virtual.
O seu cálculo depende da divisão entre o valor vendido em um mês e o número de clientes nesse mesmo mês.
Se estiver baixo, estratégias que recompensem os clientes podem ser pertinentes. Por exemplo, a oferta de um frete grátis.
ROI
O Retorno de Investimento é uma das métricas mais comuns aos negócios que querem obter informações sobre o retorno de um investimento realizado.
Exemplificando: Uma empresa de lavador de gases para capela investe R$ 2.000 em uma divulgação de marketing para os seus produtos. A produção de cada item custou 300 reais, e o valor médio de venda corresponde a R$ 550.
Sabe-se que, nesse caso, a empresa vendeu 10 produtos. Portanto, para obter as métricas relativas ao retorno do investimento se faz: 10 peças vendidas x R$ 550 (valor médio de venda) = R$ 5.500.
E para obter o custo de investimento se faz: 10 peças vendidas x R$ 300 (custo de produção) = R$ 3.000 + R$ 2.000 (custo da divulgação de marketing) = R$ 5.000.
Para, finalmente, se conseguir o ROI: (R$ 5.500 – 5.000) / R$ 5.000, ROI = 0,1. Ou seja, cada real investido trouxe um lucro de R$ 0,10.
CPC
O Custo por Clique serve à medida do custo de cada clique dado em um anúncio pago. Para se mensurar o CPC, divide-se o custo total do anúncio pelo número de cliques.
Considerações finais
Viu-se a pertinência das métricas às lojas virtuais e aos e-commerce, além de ferramentas práticas à utilização e também foram apresentadas formas como utilizá-las nos empreendimentos.
Não são todas as métricas disponíveis, mas certamente são as principais, as quais podem ser utilizadas, por exemplo, por um negócio virtual que oferece laudo spda periodicidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.