Marketplace de nicho: como alavancar o seu negócio

Marketplace de nicho é uma plataforma de vendas on-line constituída por empresas que, de modo geral, atendem a áreas específicas. 

Apesar disso, pode-se dizer que a sua operação é quase da mesma forma que um marketplace comum, de modo que, igualmente, tem suas regras e especificidades.

O modelo de negócio de marketplaces é um sucesso dentro mercado. É possível, mesmo, achar uma clínica veterinária mais próximo de mim que utilize um marketplace.

Todas as empresas desejam que a sua loja virtual se torne um referencial no mercado como um todo, de modo que seja capaz de aumentar o volume de vendas.

Além disso, obviamente, chamar mais clientes que se interessem no produto e gerem um impacto bem forte e significativo no aumento dos lucros.

Isso é mais do que certo, pois toda empresa quer aumentar o seu faturamento. Muito mais se for uma empresa que trabalha com andaime tubo roll locação, por exemplo. 

Esse é um dos principais motivos para levar um negócio à sua própria inserção em um marketplace de nicho.

Sabe-se que o marketplace de nicho tem uma alta capacidade de atingir um público único que, de modo geral, tem dificuldade de achar os produtos desejados em marketplaces gerais; é aí que surge a necessidade de segmentar e nichar.

É conveniente que se aborde, relevantemente, esse tema , pois quando se tem um marketplace de nicho, as coisas ficam mais fáceis de serem encontradas pelos clientes. 

Tudo que é muito generalizado, mesmo em se tratando do mercado de vendas, pode acabar em confusão ou fazer com que um negócio, a título de exemplo, incorra em vendas mal feitas e em prejuízos.

Por isso, o artigo vem apresentar o marketplace de nicho, para que, assim, as empresas possam alavancar as vendas de seu negócio e aumentar o faturamento.

É algo que até uma nutricionista home care deve ficar de olho, pois, neste exemplo, a profissional pode usar essa estratégia de algum modo para que as suas vendas cresçam. 

O importante é que, ao entender isso, as empresas podem desenvolver muitas estratégias nesse sentido.

Marketplace de nicho: o que é?

O marketplace de nicho é um espaço virtual que junta os produtos de diversas marcas do mesmo segmento em um só local. Um marketplace que só oferece produtos de hotelaria, por exemplo, atende a um nicho mais específico do mercado.

A tendência é de que todos os consumidores que visitam um marketplace de nicho tenham necessidades similares ou iguais, já que eles estão à procura de produtos ou serviços do mesmo ramo.

Esse é um modelo de loja virtual que compreende a possibilidade de o consumidor achar uma grande quantidade de produtos da mesma categoria, além de comparar fatores como preços, prazo de entrega e custo de frete, tudo isso em um só lugar.

Os modelos de marketplace de nicho são diversos, uma vez que há inúmeros nichos de mercado, o farmacêutico, roupa masculina, roupa feminina, fitness, produtos eletrônicos e diversos outros. Para cada um desses nichos, pode existir um marketplace.

Diferenças de marketplace de nicho e o tradicional

Um marketplace de nicho funciona do mesmo modo que um marketplace tradicional. A única diferença é que o primeiro se limita a marcas de um setor específico, enquanto o segundo vai abranger empresas de segmentos variados.

Essa distinção vai acabar impactando em outro aspecto, o público que vai em um marketplace de nicho é bem mais segmentado do que o público de marketplaces tradicionais, e essa é uma das vantagens.

Um marketplace tradicional vai receber os consumidores com necessidades variadas umas das outras, enquanto o marketplace de nicho vai atender a um público mais específico, que está mais avançado no funil de vendas.

Como funciona o Marketplace de nicho

Para compreender como funciona um marketplace de nicho, serão apresentadas algumas situações. A pessoa pode estar precisando de um fone de ouvido para praticar exercícios físicos ouvindo música e quer achar opções de boa qualidade e preços chamativos.

Neste exemplo, este sujeito compreende que é essencial comparar os preços e estilos antes de fazer a compra, porém o processo de entrar em diversos sites para buscar as opções de fone de ouvido pode ser extremamente cansativo.

Ao se pôr no lugar do consumidor, fica simples ver por que motivo o marketplace de nicho é uma tendência para as lojas virtuais. Se o consumidor quer ter uma experiência cada vez mais rápida e fácil, ele pode procurar o que necessita em um marketplace desse tipo.

Com relação à comissão do marketplace de nicho, o funcionamento não varia do tradicional. A cada venda, o percentual da negociação fechada no site é cobrado do lojista. Em geral, a comissão por venda vai variar entre 10% e 16% para a grande maioria dos marketplaces.

Algumas estratégias para os canais de vendas

Fazer investimentos em um marketplace de nicho pode elevar a visibilidade do negócio, expandir mais o alcance dele até o cliente final. Por isso, será mostrada uma série de passos a serem seguidos nesse primeiro momento:

Realizar pesquisas 

Isso significa usar recursos como o Google Trends para verificar o volume de procuras a respeito de determinado produto. 

Pesquisar, por exemplo, palavras-chave, como “recepcionista terceirizada” ou “cadeira para recepcionista”, pode dar uma visão melhor de tudo.

Definir o nicho 

Deve-se optar por um nicho com potencial de crescimento e um volume atraente de possíveis clientes. 

Primeiro, deve-se estudar os pontos fortes e os fracos do setor em questão, depois, analisar a própria estrutura financeira e verificar quanto vai ser possível investir.

Fazer os testes 

Desenvolver um MVP, isto é, um modelo inicial do produto próprio para testes e sem investimentos grandes, e, assim, apresentar à audiência desejada. 

O intuito dessa etapa é analisar a conduta de possíveis usuários, ter feedbacks e registrar insights para criar pontos de avanços no futuro. 

Ter um diferencial 

Ter um diferencial competitivo está entre as ações mais eficientes das estratégias de marketing. Dado que, se uma empresa que trabalha com a terceirização de recepcionista, tiver um diferencial, ela se torna muito forte no mercado.

Existem competências como a rapidez no atendimento, a qualidade dos produtos, fretes mais acessíveis e experiência de compra individualizada são essenciais para alavancar a reputação no mundo online de vendas.

Todos os Nichos mais populares

A Ebit Nielsen apresentou quais são as categorias mais fortes para os marketplaces de nicho. De acordo com o estudo, a moda, esportes e móveis estão liderando a preferência dos clientes. De modo resumido, os nichos mais populares são:

  • Moda;
  • Esportivo;
  • Móveis;
  • Alimentício;
  • Aluguel.

Para quem deseja empreender nos segmentos de maior sucesso, vale muito a pena ficar de olho em alguns marketplaces que são focados em benchmarking. Todos esses nichos têm tido uma enorme alavancada nos últimos anos, principalmente no setor de comidas.

Marketplace de nicho: as vantagens

O marketplace de nicho dá as mesmas vantagens que o formato tradicional. Todavia, por ser um tipo de plataforma com produtos de nicho e público mais exato, é possível ter algumas vantagens competitivas para os negócios que vendem só um tipo de produto.

Esse modelo é uma boa alternativa para adotar uma estratégia de crescimento e expansão da empresa. E assim aumentar o faturamento.

Afinal, quem quer começar as operações em um marketplace convencional vai disputar espaço e recursos com grandes negócios e com os principais players do mercado. Um pet shop perto de mim, por exemplo, deve evitar isso e criar estratégias para ser competitivo.

Quando a venda de um produto é mais exata, é possível saber muito mais sobre o público e conversar com um público muito mais voltado a se interessar pelas soluções que a empresa oferta.

Para ficar ainda mais simples de entender os benefícios de atuar em uma plataforma de vendas com foco em nichos do mercado, separaram-se as principais vantagens desse tipo de modelo de negócios.

  • Marketing mais eficaz;
  • Redução da concorrência;
  • Preços mais chamativos;
  • Grande qualidade;
  • Clientes mais qualificados.

Essas são as vantagens de usar a estratégia de marketplace de nicho. Como é possível ver, não é só o aumento das vendas, mas, há, de igual modo, outros aspectos.

Exemplos de sucesso

Investir em nichos de e-commerce vem se mostrando um investimento muito lucrativo para negócios que sabem trabalhar o produto. A seguir, alguns exemplos de marketplaces de nichos:

  • Rihappy;
  • Cobasi;
  • Estante Virtual;
  • MadeiraMadeira;
  • Dafiti.

Esses são só alguns dos exemplos, há muitos outros que poderiam ser apresentados. Também fica evidente que praticamente todo nicho pode usar o marketplace.

Considerações finais

O marketplace de nicho é uma forte estratégia de vendas para as empresas que atuam com um produto de nicho. Afinal, essas plataformas atraem os consumidores com necessidades e desejos mais específicos que conseguem ser atendidos pelos produtos.

Portanto, deve-se fazer uma pesquisa de mercado e entender bem o público do negócio para fazer boas ações nessa plataforma. É isso que uma empresa que vende mármore carrara rosa, deve fazer caso essa estratégia esteja para ser adotada.

Também pode-se ressaltar que as vantagens para quem se posiciona no marketplace de nicho são diversas, como preços mais competitivos, clientes mais qualificados, redução da concorrência e bom aproveitamento das estratégias de marketing.

É uma estrateǵia perfeita para uma empresa que trabalha com instalação de aquecedor rinnai, por exemplo, e quer criar uma loja on-line do nicho de aquecedores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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