O avanço das tecnologias digitais é um dos fatores mais importantes dentro do mundo empresarial nos dias de hoje. Por isso, é imprescindível entender qual é o papel das inteligências artificiais na produção de um bom marketing de conteúdo.

O mundo dos negócios sempre foi bastante dinâmico, o que garantiu que uma série de estratégias e ferramentas fossem criadas para que as empresas pudessem interagir com os seus mercados de forma cada vez mais objetiva.

Esse é um fator que ganhou bastante força a partir da industrialização, uma vez que era preciso que as empresas conseguissem vender mais para um público que, até aquele momento, não estava habituado a esses recursos.

Diante disso, o marketing virou a estratégia mais importante para esse tipo de realização e, até os dias de hoje, ele consegue criar novidades para que as marcas consigam ter um bom desempenho de mercado.

Não há como fugir dos benefícios que o marketing pode trazer e, por causa disso, a partir da disseminação das ferramentas digitais, esse fator ganhou ainda mais destaque dentro desses universos.

Tecnologia e marketing: como se influenciam?

As tecnologias sempre foram fatores importantes para o desenvolvimento da humanidade como um todo, indo de criação de ferramentas para sobrevivência até os mais diversos mecanismos digitais dos dias de hoje.

Há uma série de benefícios que são importantes e que essas tecnologias conseguem trazer, fazendo com que haja um impacto cada vez mais decisivo dentro de todas essas interações cotidianas.

O marketing, como uma estratégia que se adapta a qualquer padrão, sempre conseguiu lidar muito bem com as novidades apresentadas pelo mercado, o que fez com que as empresas ganhassem em relação a qualidade de comunicação.

Esse é um fator que existe desde o desenvolvimento do cinema, passando pelo rádio, televisão, até chegar no mundo contemporâneo, onde a internet domina quase todos os seus processos.

Esses percursos todos mostram o quanto o marketing conseguiu fornecer respostas para as mais diversas demandas, garantindo que elas conseguissem lidar com os objetivos da empresa de cada período.

O rádio cumpriu um grande papel, por exemplo, na comunicação doméstica a partir de dispositivos eletrônicos, o que abriu espaço para a televisão, que, por sua vez, abriu as portas para o audiovisual.

Se, hoje em dia, um curso de pilates solo para gestantes consegue utilizar uma série de formatos para se comunicar com o seu público, isso tem a ver com a profunda relação que o marketing trouxe.

Diante disso, não há tecnologia que não tenha impacto no marketing, o que abre um espaço bastante grande para o debate de como as inteligências artificiais podem influenciar nesse mercado.

O que é uma IA?

É certo que o mundo digital representou uma ruptura no mundo dos negócios, uma vez que ele forneceu uma série de ferramentas que são essenciais para a segmentação e a avaliação de resultados.

Entretanto, é de grande relevância entender que as tecnologias estão avançando cada vez mais rápido, o que fez com que as inteligências artificiais se tornassem um dos assuntos mais comentados nos dias de hoje.

Isso porque ela é uma ferramenta que consegue lidar com o processamento de grandes bancos de dados e com o aprendizado a partir do uso, o que faz com que ela tenha uma independência jamais vista.

Nesse sentido, a partir de uma série de análises complexas, é possível que uma inteligência artificial consiga produzir inovações mais rápidas que uma equipe, já que ela estará lidando com a concretude dos números.

Hoje em dia, há uma série de softwares que se baseiam nesse modelo de programação, uma vez que ele consegue trazer resoluções que são essenciais, indo de automação até a criação de novos processos.

Por essa razão, há uma orientação que já aponta para os mais diversos mercados utilizando esse tipo de programação.

Até mesmo uma creche para cachorro pode automatizar o seu marketing e atendimento a partir desse tipo de ferramenta, o que garantirá uma desobstrução essencial dentro de outras áreas.

As inteligências artificiais representam uma grande revolução no mercado e, por conta disso, é preciso estar atento aos seus desdobramentos.

IA e marketing de conteúdo: como funciona?

O grande debate que surgiu a partir de todas essas estratégias foi, justamente, como que as inteligências artificiais poderiam influenciar no marketing de conteúdo sem que se perdesse o caráter humano dessa relação.

Pelo caminho que elas estão seguindo, já é possível entender que há uma capacidade criativa bastante grande dentro dessas ferramentas, o que pode ajudar os produtores ou, em outra medida, acabar atrapalhando.

Há, nesse contexto, uma preocupação bastante grande a respeito do quanto será necessário um design ou redator publicitário na hora de criar uma campanha.

A inclinação do mercado, nesse sentido, é de colocar a IA como uma opção para que haja uma produção de novos insights, tornando esse aspecto mais um elemento que pode desbloquear algumas possibilidades criativas.

É imprescindível entender que há potencialidades e desafios que são fundamentais serem considerados dentro desse meio.

Potencialidades

É indispensável compreender que não há equipe que consiga lidar com uma análise personalizada de dados, uma vez que, dentro de uma lógica digital, eles são muito massivos.

Então, uma IA, nesse sentido, pode lidar com todos os dados de consumo que um serviço de revitalização de pintura automotiva pode trazer, o que faz com que haja uma abordagem cada vez mais objetiva dentro do mercado de carros.

Por isso, é essencial que haja uma percepção a respeito do quanto essa análise de dados pode ser benéfica:

  • Campanhas precisas;
  • Personalização de conteúdos;
  • Automação de conteúdos;
  • Segmentação.

Esses são alguns dos grandes elementos de potencialidades que esse tipo de plataforma pode trazer para uma companhia.

Desafios

Contudo, ao analisar o mercado, principalmente de IAs generativas, é possível perceber que existem algumas limitações que são bastante sérias.

Por esse motivo, se a ideia é produzir uma campanha para um produto de limpeza coifa cozinha industrial, é possível utilizar esses elementos, mas com a ideia de que ele não vai ser definitivo naquele processo, já que há algumas limitações:

  • Falta de fonte;
  • Textos sem aprofundamento;
  • Imagens confusas;
  • Aspectos legais e éticos.

Esses são alguns pontos cruciais que precisam ser compreendidos, principalmente por conta dos aspectos éticos que envolvem, por exemplo, a questão da autoria.

Aplicações da IA no marketing de conteúdo

Atualmente, há uma série de ferramentas que estão ganhando elaboração a partir da inteligência artificial, o que pode ser um fator bastante inovador no mercado.

Entender como isso pode melhorar o atendimento de uma loja que vende balcão caixa para loja em MDF ou, até mesmo, as suas perspectivas de anúncio é algo substancial.

Nesse sentido, é crucial apontar para algumas aplicações que a IA pode trazer dentro de uma lógica de marketing de conteúdo.

Automação de processos

Esse é um elemento bastante importante, uma vez que a automação já é um mecanismo que está no radar dos programadores há muito tempo, uma vez que qualquer ação repetida pode ser automatizada.

Porém, a partir de uma análise de padrões e dados muito mais complexos, é possível que haja uma automação mais precisa, com um caráter mais flexível.

Sendo assim, é viável pensar em um serviço de monitoramento 24 horas residencial que pode compreender quais são os momentos em que as pessoas estão em casa para identificar uma possibilidade de privacidade.

Esse é um elemento que, quando aplicado ao conteúdo, acaba fazendo com que a jornada do cliente seja cada vez mais personalizada.

Personalização

A personalização pode ser aplicada dentro de uma lógica de e-mail marketing, onde o conteúdo estará sintonizado dentro de uma demanda própria do cliente, mas é possível ir além.

A partir de alguns insights trazidos por ferramentas generativas, é possível entender a respeito de quais são os comportamentos que um consumidor que está buscando plantar bagas de zimbro espera de uma corporação.

Esse é um fator bastante importante, já que não há como pensar em nenhuma orientação que não passe por esses aspectos.

Alinhamento criativo

Como dito anteriormente, as IAs podem ser elementos bastante importantes na hora de produzir insights criativos.

Por esse motivo, é imprescindível entendê-las nesse lugar para que, assim, as empresas consigam tirar o melhor proveito delas.

Isso pode ir desde a facilidade da compreensão de criar um conteúdo sobre montagem do cabeçote a partir de alguns assuntos essenciais até uma orientação mais complexa de campanha visual.

Considerações finais

Diante de todos os pontos destacados ao longo deste artigo, é possível perceber que, mais uma vez, o marketing está sabendo lidar com as novas tecnologias.

Há uma potencialidade bastante grande dentro das inteligências artificiais, mas é preciso que haja um uso consciente desses aspectos.

Desta forma, é possível produzir conteúdos cada vez mais precisos, garantindo que os clientes sejam impactados de forma cada vez mais qualificada.

Seja como for, é fundamental entender quais são os benefícios que ela pode trazer, principalmente, do ponto de vista da automação e da análise de dados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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