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O avanço das tecnologias sempre foi um fator importante para a história da humanidade. Da antiguidade até a pós-modernidade, esses são elementos essenciais. Por isso, torna-se fundamental entender a respeito da grande novidade do momento: a Inteligência Artificial.

É certo que a evolução tecnológica nos dias de hoje parece ser um fator que demonstra contrastes importantes entre espaços curtos de tempo, mas, na realidade, esses avanços sempre foram percebidos, só que de forma mais branda.

Desde os primórdios, os seres humanos precisam criar tecnologias que podem trazer algumas respostas do ponto de vista do trato com a natureza, uma vez que ela apresenta uma série de desafios que são importantes.

Apesar de tudo ser uma derivação dela, por vezes, ela pode se apresentar de forma bastante hostil, já que há uma série de adversidades que podem vir desde sol e chuva até o perigo de grandes predadores.

Com isso, as pessoas precisaram criar ferramentas que pudessem lidar com a proteção e, também, com a busca por alimentos, saciando, assim, as necessidades mais básicas da natureza humana.

Esse é um fator que, apesar de fundamental para a existência, acaba fornecendo algumas pistas a respeito de todos os elementos que foram surgindo com o passar dos anos, ajudando a criar uma lógica de vida e conforto.

Do ponto de vista da modernidade, é possível perceber um grande avanços das tecnologias, principalmente por causa da necessidade das empresas apresentarem novidades para o mercado.

O marketing e as tecnologias

Dada a contextualização histórica a respeito das tecnologias como motores da existência, é possível pensar em como que a humanidade conseguiu garantir que, em um intervalo cada vez mais curto, novas possibilidades fossem criadas.

Isso tem a ver, principalmente, com o desenvolvimento do mundo dos negócios, uma vez que foi ele que trouxe o consumo para um caráter de grande escala, produzindo novas demandas e fazendo com que houvesse um desenvolvimento cada vez maior.

Um dos grandes responsáveis por esse tipo de orientação foi o marketing que conseguiu, a partir de uma série de ferramentas tecnológicas, criar uma perspectiva de impacto bastante sólida no público.

Essa é uma estratégia que teve como base inicial trazer a informação de que havia uma possibilidade de consumo que, naquele momento, estava baseada na indústria e, portanto, era de maior escala.

No entanto, com o passar dos anos, os meios de comunicação foram se modificando e, com isso, o marketing foi ganhando desdobramentos nunca antes imaginados, tornando-se a perspectiva mais importante do ponto de vista da comunicação das empresas.

Supondo que, hoje em dia, uma fabricante de esteira industrial automática consiga ter uma estratégia de impacto bastante qualificada dentro de seu segmento, isso tem a ver com o desenvolvimento proposto pelo marketing.

É fundamental entender isso, uma vez que a estratégia que ajudou a criar uma demanda por novas tecnologias é, também, usuária de todas elas para que, assim, esse ciclo seja alimentado de forma constante.

Tanto é assim que o marketing nunca caiu em desuso, garantindo uma adaptação para os mais diversos tipos de mercado, elaborando impactos que podem fazer com que as empresas cresçam cada vez mais.

Isso vai desde uma segmentação de um anúncio de projeto arquitetônico loja de roupas em uma revista desse nicho até, em outra instância, um comercial de sabão em pó na televisão, garantindo um impacto geral para um produto que todo mundo usa.

Mundo digital: qual o próximo passo?

A chegada do mundo digital foi, de fato, uma verdadeira revolução do ponto de vista empresarial, garantindo que o consumo passasse por uma nova lógica, muito mais qualificada.

Atualmente, é muito raro uma pessoa que está buscando tirar ou renovar uma carteira carro e moto procurar esse serviço pessoalmente, uma vez que é só jogar em um mecanismo de busca para entender as opções.

Isso tudo demonstra que o consumo está bastante fundamentado no mundo digital, o que tem feito com que as empresas, cada vez mais, fossem migrando para esses espaços de atuação.

Além disso, há uma série de ferramentas que podem ajudar na hora de pensar em um impacto cada vez mais qualificado e, por conta disso, é essencial saber como lidar com isso tudo.

Entretanto, esse universo não é estático e já há alguns apontamentos para uma revolução dentro desse setor que vem junto da perspectiva da automação de marketing a partir das inteligências artificiais.

Esse é um fator que pode mudar todas as instâncias de atuação de uma companhia, fazendo com que uma clínica de acupuntura em cachorros consiga ter uma ação muito mais detalhada nesse setor, orientando alguns benefícios:

  • Alimentação de leads;
  • Segmentação;
  • Personalização;
  • Desenvolvimento da jornada do cliente;
  • Geração de relatórios;
  • Decisões assertivas.

Esses são alguns dos pontos mais importantes que podem ser pensados a partir de uma lógica de automação a partir das IAs.

IA, automação e personalização: funcionalidade

É imprescindível entender que o surgimento das Inteligências Artificiais já são fatores cruciais para a consolidação de uma boa perspectiva de marketing, influenciando o mercado como um todo.

Esses são fatores que estão baseado em uma leitura assertiva de banco de dados gigantescos e, com isso, a automação de alguns processos acabam sendo cada vez mais fluida.

Essa capacidade analítica tem um impacto muito grande na personalização, justamente, porque é possível considerar algumas informações do cliente para que, assim, haja uma orientação muito mais objetiva da comunicação.

Quando um site de vídeo indica um conteúdo sobre cirurgia em animais de grande porte, é porque o seu algoritmo identificou um padrão de consumo que conseguiu fazer com que houvesse essa personalização.

Dessa forma, do ponto de vista da automação de marketing, é possível pensar em algumas funcionalidades que podem ajudar:

Ferramenta de automação de processos

Logicamente, para que haja uma automação de marketing, é essencial que se tenha uma ferramenta que consiga automatizar esses processos.

Por isso, há uma série de elementos que podem ser percebidos a partir disso, como é o caso do disparo de campanhas em redes diferentes e, também, a produção de relatórios a respeito do sucesso da campanha.

Essas são ferramentas que estão revolucionando a eficiência do marketing, já que ela consegue ser muito mais assertiva do ponto de vista analítico, trazendo insights importantes para as pessoas.

Nesse contexto, saber onde está e como personalizar uma comunicação com um consumidor de um serviço de monitoramento residencial via internet pode ser muito mais eficiente.

Algoritmos

Apesar desse ser um dos elementos mais conhecidos, é importante entender que ele está longe de acabar, uma vez que ele tem se renovado cada vez mais.

É certo qeu cada plataforma utiliza a sua programação nesse sentido, mas, de uma forma geral, é impossível encontrar um caminho que fuja desses aspectos.

Chatbot

Uma outra funcionalidade essencial para a personalização e automatização do marketing nos dias de hoje é o chatbot.

Essa é uma ferramenta que atua no setor de atendimento ao cliente, automatizando esses fluxos ao máximo.

A partir de uma lógica de processamento de dados e aprendizagem, é possível criar uma ferramenta que consiga lidar de forma cada vez mais parecida com o trato humano dentro dessa área.

Nesse caso, esse elemento pode ser vantajoso, uma vez que ele está 24 horas disponíveis para o cliente.

Desafios da IA no marketing

É claro que tecnologias tão promissoras levantaram alguns debates a respeito dos desafios que podem ser propostos por elas.

Seja do ponto de vista das dinâmicas de programação de um rastreador portátil de longa duração ou em uma automação de marketing, há algumas preocupações que precisam ser levadas em consideração.

Custos maiores

Hoje em dia, é muito claro que quem está na vanguarda do desenvolvimento de IAs são as grandes empresas de tecnologias e isso tem a ver com os altos custos que há no desenvolvimento de todos esses aspectos.

Por essa razão, esse tipo de implementação pode elaborar uma disparidade no mercado, o que pode prejudicar as empresas que não conseguirem investir nessas dinâmicas.

Eliminação do fator humano

A eliminação do fator humano, embora seja um elemento bastante distante do que está acontecendo, tem levantado alguns debates a respeito de como isso vai interferir no mercado.

Esse debate é muito importante e tem sido utilizado, principalmente pelo marketing, para demonstra que as IAs são aliadas e não substitutas

Assim, elas podem elaborar ideias para uma propaganda a respeito de uma rede de proteção removível para janela basculante, mas a execução será humana.

Considerações finais

O surgimento das inteligências artificiais são, de fato, um dos pontos mais importantes para o debate contemporâneo.

Por esse motivo, é essencial entender como elas podem interferir dentro de uma lógica de automação de marketing e personalização de processos.

Do ponto de vista empresarial, esse aparenta ser um salto qualitativo essencial para as estratégias.

Mas é importante que outros apontamentos sejam elaborados para que, assim, haja uma percepção cada vez mais humana na adoção desses elementos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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