Todo empreendimento busca formas e meios para se ter um crescimento, não somente interno como também de forma externa. O Growth Hacking é um desses crescimentos que proporcionam ao negócio melhores práticas por meio de testes e hipóteses.
Tendo a tradução para “brecha para crescimento”, o growth hacking é quando o empreendimento busca espaço dentro do próprio para que o negócio se desenvolva de uma forma melhor que a anterior.
Com estratégias que estejam focadas no crescimento, uma empresa de portaria e recepção acaba buscando formas tecnológicas ou criativas para que possam se destacar e ainda, impulsionar as vendas de serviços que já possui.
O growth hacking acaba sendo interligado com partes fundamentais que auxiliam em seu desenvolvimento, sendo a automação, criatividade e os experimentos realizados com base em uma análise de dados.
A automação está ligada às tecnologias que podem ser usadas de forma que os resultados sejam positivos e vantajosos para a empresa, ao mesmo tempo que seja um auxílio para os funcionários.
Como a cada avanço tecnológico uma vontade vem sendo atendida, esta mesma tecnologia acaba contribuindo para o crescimento da empresa ocorrer de um modo mais rápido e oportuno.
Principalmente, quando se tem equipamentos e programas que auxiliam na análise de dados de vendas de box sanfonado vidro, o relacionamento com os clientes ou outros objetivos que a empresa possuir.
O growth hacking permite que haja um crescimento com criatividade, de forma que em pouco tempo, os resultados podem se mostrar positivos ao se experimentar técnicas novas que acabam se destacando no mercado, e com isso, criando novas oportunidades.
Que acabam sendo percebidas pelos consumidores e com isso, engajando-os ainda mais aos serviços ou produtos do empreendimento de forma que as vendas aumentem, e com isso, os lucros.
O surgimento do growth hacking
Os primeiros indícios do conceito de growth hacking surgiu por volta de 2010, quando Sean Ellis, criou o termo ao criar um departamento especializado após trabalhar em uma empresa como um profissional da área do marketing.
Ao se notar que metas e crescimento empresarial precisavam de ferramentas além das que eram utilizadas, Sean Ellis criou o termo que acabou sendo o que ele atuava e buscava, englobando pontos como:
- Fugir do marketing tradicional;
- Times com foco em crescimento;
- Rigorosas otimizações;
- Bases em dados e análises.
Esses pontos e o growth hacking acabaram sendo o que muitas empresas passaram a buscar em profissionais e também, em implantar com os funcionários que já atuavam.
Como o growth hacking ajuda no crescimento da empresa?
Se uma empresa de paisagismo jardim pequeno planeja expandir seu negócio no mercado, o growth hacking é uma forma que pode contribuir com esse crescimento porque ele contribui com o entendimento completo da empresa.
Especialmente em relação com os clientes, que estão presentes desde a conversão até a finalização e a pós-venda, sendo essa última uma etapa importante para se manter a nutrição do consumidor e torná-lo fiel.
Possuindo etapas com um objetivo final, o growth hacking faz com que a estrutura para esse procedimento seja bem sólida e de forma que proporcione melhores experiências para avançar no mercado de centrífuga de alimentos industrial, por exemplo.
O funil de growth hacking também contribui para a empresa entender o que está em seu cenário, sendo dividido em partes como o início do funil ser sobre aquisição de como os consumidores encontram a empresa, até a recomendação do negócio para conhecidos.
Como se aplica?
Se uma empresa de içamento deseja começar a utilizar o growth hacking como uma estratégia para melhorar os seus negócios, deve-se primeiro ter um produto ou um serviço que irá ser oferecido e ter algum conhecimento de mercado.
Porque é importante entender como o nicho funciona, o que acaba sendo o comum e as inovações tecnológicas em torno dele. A partir disso, é ideal se criar personas para entender os consumidores deste mercado.
As práticas mais comuns, o que os atraem e o que os repelem, dados que acabam contribuindo para a criação das estratégias de marketing e de como deve ser o atendimento para esses consumidores.
Por isso, é importante que a empresa tenha os recursos certos para que o serviço possa ser otimizado de um modo vantajoso para os negócios, desde os equipamentos até mesmo as ferramentas onlines gratuitas ou pagas que serão utilizadas.
Da mesma forma que um mecânico a domicílio possui o que é necessário para atender seus clientes e subir no mercado, uma empresa de growth hacking também deve se certificar de que tem o que é necessário para crescer.
Isso inclui também um trabalho em equipe, que deve conter os profissionais certos para saber administrar e organizar o que é necessário para a empresa, especialmente em relação aos testes que serão feitos.
Para se entender e saber como aplicar o growth hacking, a criação de testes como A e B é importante para direcionar a empresa para criação e entendimento de persona, o andamento do mercado ou até mesmo, como está sendo os seus serviços e produtos.
Por isso, observar os resultados e os feedbacks que são apresentados são importantes para que haja esses dados reais, que se houver alguma parte negativa, não deve ser persistida e sim, arrumada para ser testada novamente.
Como uma lavanderia de vestido de noiva, ao observar quais são os produtos que garantem uma melhor limpeza a peça, utilizá-la ao invés de ficar com o que não produz tanto resultado.
Ter tudo documentado e manter a comercialização do produto e do serviço, contribuem para que o growth hacking da empresa possa sempre ser observado e melhorado.
Growth hacking em conjunto com o marketing
Atuando também no campo do marketing, o growth hacking pode contribuir para que haja um rápido crescimento do setor com as etapas de se obter um tráfego, converter visitantes em leads e converter esses mesmos leads em clientes.
O growth hacking pode ajudar uma empresa de aluguel de munck a criar campanhas de forma que trazem usuários para as páginas oficiais, e por meio delas, tenha a conversão para se contratar os serviços.
As estratégias também podem estar ligadas ao processo de pós-vendas, em que são um dos meios que colaboram para a empresa ter um crescimento rápido devido ao relacionamento que acaba sendo criado entre a empresa e o cliente.
Que contribui para a divulgação de forma espontânea, devido às boas experiências que teve, gerando recomendações e com isso, uma amplitude na rede de consumidores que podem ficar interessados em adquirir o produto ou o serviço.
Todo empreendimento pode adotar práticas growth hacking?
Embora possa ser visto como algo inicialmente para grandes empresas, o growth hacking pode ser para qualquer empresa porque seu objetivo é ajudar em um crescimento de uma forma mais acelerada.
Ideal para as empresas que desejam crescer para atrair investidores, acabam sendo um método bastante adotado por startups, que possuem a mentalidade de trazer inovações ao mercado e procuram meios rápidos para serem feitos.
Por estar atrelado também a tecnologia, algo que está cada vez mais comum de ser vista no mercado, ele contribui para que o crescimento junto aos meios tecnológicos possam também fazer as empresas aumentarem dentro do nicho.
O que pode ter começado como um pequeno empreendimento de bairro, com as estratégias certas e um bom planejamento de growth hacking, pode acabar evoluindo para algo mais aprimorado e inovador.
Portanto, é uma fórmula ideal para aquelas empresas que planejam aumentar as suas metas de forma rápida e crescer dentro do mercado.
Considerações finais
Sendo assim, o growth hacking é uma forma de ajudar o empreendimento a crescer após entender seu cenário, utilizando a criatividade e inovações tecnológicas ao seu favor.
Com a ajuda de testes, análises e feedbacks dos consumidores, uma empresa pode utilizar as técnicas e os meios de growth hacking para se estabelecer dentro do mercado, conquistar novos consumidores e manter fidelizados os serviços com os que já são.
Ele é uma fórmula para se unir a criatividade que uma empresa pode ter junto a tecnologia, com o objetivo de sempre melhorar os serviços e os produtos que oferecem para o mercado.
Podendo ser adotado desde pequenas empresas como startups até mesmo grandes multinacionais, o growth hacking tem a mentalidade e suas bases em sempre buscar um crescimento de forma rápida, segura e que dê o foco necessário que a empresa procura.
Com o auxílio da tecnologia, estes métodos se tornam ainda melhores e possuem a premissa de se tornarem cada vez mais populares no futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Janaina Crociatti da Guia de Investimento em parceria com Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.