As redes sociais, de fato, conseguiram revolucionar o mundo do marketing em todas as suas dinâmicas de interação com o público. Entender, nesse caso, quais são as novidades trazidas pelo TikTok pode ser um fator determinante para o sucesso de uma marca.
O desenvolvimento das mídias sempre foi um fator importante para a comunicação, principalmente quando se fala de marketing, já que ele pode garantir uma interação bastante precisa a partir das linguagens estruturadas dentro de cada uma delas.
Esse é um fator bastante importante que pode ser percebido a partir de uma análise histórica da publicidade, uma vez que ela pode mostrar que há uma adaptação de sucesso para cada tipo de formato de comunicação.
Isso vai desde os spots e jingles de rádio até os comerciais de televisão passando, é claro, por impressões em revistas e outros elementos de mobiliário urbano que são essenciais dentro desse contexto.
O impacto, nesse caso, sempre foi um fator que andou ao lado da cobertura, o que fez da audiência o ponto central das estratégias de marketing no século passado, fazendo com que as publicações fizessem parte do imaginário das pessoas.
Até os dias de hoje as pessoas se lembram de comerciais ou jingles que marcaram sua infância com muita facilidade, o que demonstra a capacidade de gerar identificação que essas estratégias trouxeram.
Mídias digitais e a segmentação
O desenvolvimento das mídias digitais foi um fator determinante para o mundo do marketing, uma vez que isso representou uma espécie de multiplicação das possibilidades de linguagem e de impacto.
O que poderia demorar décadas para acontecer, hoje em dia, em questão de semanas acontece, como é o caso, por exemplo, do surgimento de novos formatos de mídia que podem fazer com que as pessoas e as empresas qualifiquem ainda mais suas interações.
Logicamente, esses elementos têm relação com o desenvolvimento das conexões, o que ajudou a democratizar a busca por internet rápida fibra óptica.
Seja como for, é importante entender como esses recursos podem interagir de forma bastante objetiva com as demandas trazidas pelo público e, também, com os objetivos de crescimento das empresas.
Afinal de contas, as mídias digitais conseguem criar um tipo de dinâmica de comunicação para cada segmento de mercado, o que facilita na hora de elaborar um impacto empresarial mais preciso.
Ou seja, toda aquela lógica de cobertura e impacto, hoje em dia, virou uma orientação criada para qualificar a comunicação com os clientes, o que pode ter a segmentação como um dos pontos centrais.
Isso acontece, também, porque a lógica de consumo mudou bastante, fazendo com que alguns recursos fossem estruturados a partir da linguagem e das determinações de cada tipo de mídia.
Por exemplo, se um cliente estiver inclinado a procurar por um projeto climatização sala de aula, ele, certamente, pesquisará ou demonstrará interesse nesse tipo de serviço a partir de alguns hábitos de consumo.
É esse o momento que a segmentação consegue qualificar ainda mais essa relação, já que a empresa em questão poderá criar algumas lógicas importantes de impacto no momento certo de sua busca.
Isso pode acontecer através de um mecanismo de busca, redes sociais ou anúncios feitos em sites parceiros.
Seja como for, saber segmentar é um fator determinante dentro de todas as plataformas, já que o público, também, tem demonstrado interesses cada vez mais inchados, o que pode ajudar.
O que é uma rede social?
Diante disso, um dos recursos mais utilizados nos dias de hoje são as redes sociais que, apesar de estarem muito integradas ao dia a dia das pessoas, é preciso entender quais são suas funcionalidades mais importantes.
É difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha tido ao menos uma rede social, afirmação essa que, inclusive, pode interagir com as pessoas mais velhas, uma vez que elas estão cada vez mais integradas com essa dinâmica.
Isso acontece porque elas conseguem criar uma lógica de contato cada vez mais aproximada entre as pessoas e, também, formular segmentação por interesses que pode a tornar cada vez mais interessante.
Diante de um algoritmo cada vez mais treinado, os conteúdos são entregues sob demanda para as pessoas, o que faz com que haja uma interação cada vez mais segmentada com essas redes.
Por exemplo, uma pessoa que trabalha no setor de empresas de sinalização rodoviária pode, em sua rede social favorita, receber uma série de sugestões de vídeos e textos a respeito desse assunto.
Essa é uma forma de entender quais são as dinâmicas mais importantes para aquele tipo de perfil, garantindo que ele consiga ter uma dinâmica bastante precisa a respeito de algumas atuações empresariais.
As redes sociais, nesse caso, acabam sendo um dos pontos mais importantes para as empresas, uma vez que essa é uma forma delas encontrarem seus clientes em um ambiente cada vez mais despretensioso.
O que é o TikTok?
Nos últimos anos, muito tem se falado em uma rede social que revolucionou a forma de produzir e consumir conteúdo, o TikTok.
Seu apelo mais rápido de vídeos curtos acabou sendo um grande diferencial, principalmente entre os jovens, criando desafios e outras interações que acabam virando um entretenimento quase infinito em seu feed.
Suas características foram bem elaboradas que uma série de outras redes sociais acabaram adotando o modelo de vídeos curtos para garantir um maior engajamento por parte do público.
O TikTok é, portanto, uma das principais tendências do mundo digital, conseguindo interagir com os públicos a partir de seu teor mais imediato.
Se, por exemplo, uma autoescola estiver buscando se engajar nessa rede, é possível que ela consiga trazer algumas dicas de aula de moto para iniciantes dentro dos moldes da rede.
Esse é um fator que pode ser facilitado, já que a própria plataforma traz uma série de ferramentas de edição para que isso ocorra.
O que torna o TikTok tão importante?
Com base nisso tudo, o TikTok acaba trazendo alguns recursos que são diferentes que podem auxiliar uma empresa na hora de construir uma estratégia.
O fato é que não dá para ignorar esse tipo de rede social hoje em dia e é preciso saber o que faz dela um fator tão essencial para uma estratégia:
- Mais engajamento;
- Compartilhamento rápido;
- Linguagem mais jovem;
- Criação de trends e desafios.
Esses são alguns dos pontos mais importantes que podem ser considerados dentro do TikTok, mas há uma série de outros que podem interagir, inclusive, com conteúdos mais sérios como os de uma fisioterapia ortopédica hospitalar.
Vídeos curtos: uma tendência
É possível dizer que o TikTok foi o grande popularizador dos vídeos curtos verticais nas redes sociais.
Quando ele surgiu, uma série de pessoas, principalmente a geração Z, passou a utilizá-lo por conta de sua dinamicidade.
Não demorou muito para que outras redes similares começassem a surgir e, até mesmo, modelos já consolidados passaram a utilizar esse formato.
Hoje em dia, por conta da grande difusão desse tipo de vídeo, é possível que uma estratégia de TikTok tenha uma penetração, também, em outras redes.
Isso vai desde vídeos curtos mostrando o dia a dia de uma obra, indo desde as instalações hidráulicas prediais e industriais até a decoração final.
Tudo pode ser bem recebido dentro desse formato, desde que haja uma interação com as linguagens estabelecidas.
Principais estratégias para viralizar no TikTok
O TikTok é uma rede social que se baseia em uma lógica de possibilidades virais, o que pode fazer com que as pessoas consigam ter uma dinâmica de compartilhamento bastante grande.
Esse é um ponto que pode trazer uma série de benefícios para uma empresa, já que, por ser um vídeo curto e não trazer um compromisso longo de consumo, é possível que um conteúdo de braço robótico industrial esteja no mesmo feed de um conteúdo de humor.
Seja como for, é importante entender quais são as dinâmicas mais importantes que podem ajudar a viralizar no TikTok:
- Conteúdo de humor;
- Divisão por capítulos;
- Propaganda paga;
- Marketing de influência.
Esses são alguns dos pontos mais importantes para garantir que o TikTok seja, de fato, uma estratégia importante para a empresa.
Métricas essenciais do TikTok
Com base em tudo isso, é preciso entender que, apesar de seu teor mais dinâmico, há toda uma ciência por trás do sucesso de algumas marcas dentro desse setor.
Assim como uma empresa que fornece andaime tubular com braçadeira para construções precisa ter uma base de como seu mercado funciona, é fundamental que a atuação no TikTok siga o mesmo padrão de métricas.
Seguidores
Esse é um número importante, uma vez que diz respeito a uma atitude que o cliente teve na hora de procurar as empresas para seguir.
Quanto mais seguidores a empresa tem, maiores são suas chances de impacto, além, claro, de alguns outros elementos que demonstram que há uma estratégia bem elaborada em curso.
Alcance
Essa é uma métrica essencial, uma vez que é possível que a empresa compreenda quantas pessoas foram impactadas, de fato, por esse vídeo.
Interações
A partir de uma comparação entre o alcance de uma campanha e o número de interações, é possível entender se aquela estratégia está indo bem ou não.
Considerações finais
As redes sociais são os elementos mais importantes quando o assunto é a criação de vínculo entre as marcas e os clientes.
Por essa razão, não há como fugir de nenhum desses elementos na hora de estruturar uma estratégia de marketing digital.
Nesse caso, o TikTok acaba sendo uma das redes mais importantes do momento, justamente, por conta de sua capacidade de interagir de forma sofisticada com o público mais jovem.
Além disso, ele foi um grande criador de dinâmicas de vídeos curtos como um tipo de estratégia a ser utilizada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.