Entenda sobre a estratégia do Oceano Azul e como ela impacta na sua empresa

Ter uma estratégia é algo importante para uma empresa que atua dentro do mercado, especialmente por ser um setor competitivo.

Contudo, saber quais são as estratégias que podem beneficiar e aquelas que se deve ter cuidado para não impactar é essencial.

Uma das estratégias que uma empresa deve ter conhecimento é chamada de oceano azul, do qual tem uma base de que ao se criar novos mercados, é possível obter um destaque ainda maior do que tentar superar a concorrência. 

Por exemplo, uma empresa de reforma de placa automotiva, buscar novas formas de se destacar com produtos ou serviços inovadores, a superação da concorrência virá de uma forma mais natural do que criar estratégias voltadas a ultrapassar outras no mercado. 

O conceito de oceano azul está referente a busca por mercados que não foram explorados ainda, como águas que não foram mapeadas ou conquistadas, mostrando que há uma vasta oportunidade dentro do mercado.

Mas, para que uma empresa possa adotar o oceano azul em suas estratégias, é necessário que se tenha um conhecimento aprofundado da estratégia, especialmente os seus princípios, sendo eles: 

  • Reconstruir as barreiras no mercado;
  • Ir além da demanda tradicional;
  • Superar os obstáculos organizacionais;
  • Formular estratégias adequadas;
  • Ter um foco geral no panorama. 

Quando uma empresa de cortina para sanca, por exemplo, está planejando as estratégias do oceano azul, em alguns casos pode acabar se deparando com o que é conhecido por oceano vermelho, do qual deve haver um entendimento para fazer a distinção. 

O surgimento do conceito do oceano

Criado a partir de uma pesquisa feita pela estadunidense Renée Mauborgne e o sul-coreano W. Chan Kim, o conceito do oceano foi estipulado quando mais de 150 empresas foram analisadas. 

Dentro dessa análise, puderam observar que haviam padrões distinguindo as empresas, denominadas de market-creating strategic moves, ou seja, empresas que criam mercados e aquelas que competem nos já existentes, o market-competing strategies

Com os resultados que ambos conseguiram encontrar, uma resposta foi transcrita em um livro que acabou se tornando um sucesso de vendas, por mostrar as pesquisas feitas com os mais diferentes nichos mercadológicos. 

Com o objetivo de ajudar na compreensão de como um empreendedor pode inovar dentro do mercado que atua, mesmo tendo um lançamento em 2005, as estratégias mesmo em meio a mudanças são válidas e usadas até a atualidade. 

A partir de então, as empresas de todos os nichos, desde cristalização de carros até cosméticos, começaram a entender sobre o oceano azul e buscar formas para inseri-los em suas estratégias organizacionais.   

As diferenças entre oceano azul e vermelho

No contexto marítimo, o oceano azul é considerado um ambiente do qual pode-se nadar de uma forma mais livre, com diferentes possibilidades de direção. 

Já com mercados que estão lotados e saturados, o contexto de oceano vermelho está no sangue que é derramado devido aos confrontos diretos com concorrentes. 

Existem empresas que acabam fazendo as suas operações na modalidade de oceano vermelho, de modo que promovem as inovações dos seus serviços e produtos de um modo basicamente igual às campanhas anteriores, apenas com leves melhorias. 

O que diferentemente de empresas que atuam sob o oceano azul, que buscam mais de uma forma para fazer com que uma persiana vertical preta possa ser utilizada e deste modo, obtenha um destaque dentro do mercado e com os consumidores. 

Mas, para que isso ocorra de fato e uma empresa seja considerada oceano azul ao invés de vermelho, é necessário sair dos status que possui e buscar os meios que realmente possam dar ao empreendimento novos direcionamentos dentro do nicho. 

Seja com uma necessidade dentre o que é oferecido no ramo que ainda não foi satisfatória para o consumidor ou questionamentos que podem contribuir para achar novas inovações que acabam dando à empresa uma notoriedade e um maior crescimento. 

Por isso, antes que uma empresa de lavagem de cortinas a seco busque sair do oceano vermelho para ir ao oceano azul, é necessário estar preparada para fazer tal ação. 

Como adotar a estratégia na empresa e os impactos

Para uma empresa que busca adotar as metodologias do oceano azul em seus negócios, um dos primeiros pontos que devem ser feitos é uma conscientização visual, ou seja, analisar o empreendimento em relação a outros que oferecem os mesmos produtos. 

Para que se tenha conhecimento do oceano vermelho para migrar ao oceano azul, é importante que a empresa tenha um mapa dos seus concorrentes destacando desde os pontos fortes e fracos, podendo até mesmo fazer comparativos. 

Essa conscientização colabora para que uma empresa que realiza montagem de estruturas para eventos, compreenda como são seus rivais de nicho e ache os pontos-chaves para se criar a inovação que atraia os consumidores. 

Posteriormente, com as informações que foram levantadas, chega o momento de criar os caminhos estratégicos que irão fazer com que a empresa se destaque de um modo diferenciado. 

Nesta etapa, a empresa deve analisar o quanto de investimento financeiro está sendo necessário, de modo que será esse investimento um dos pontos principais que podem acabar gerando as chances de novos caminhos serem trilhados. 

Analisar desde as empresas de outros nichos como forma de compreender como são ofertas e promoções de produtos e serviços fora do mercado de atuação, também podem colaborar com o planejamento do oceano azul.

Do mesmo modo que as análises também podem incluir como é o atendimento que os clientes de rede de proteção em janela basculante tem, e com isso, ajudar a compor as estratégias que irão ser colocadas em prática. 

Com um planejamento em mãos, a próxima fase é fazer com que a empresa divulgue o seu novo formato para um público que pode incluir desde os clientes já fidelizados, assim como, os que ainda não são clientes e até mesmo, os da concorrência.

Tendo o principal objetivo de fazer com que o público crie expectativas e a empresa demonstre que está disposta a corresponder, essa etapa pode até mesmo conter uma abertura para sugestões como uma forma de aprimoramento. 

Sendo deste modo, um método de mostrar ao consumidor que as expectativas que eles possuem sobre os produtos ou serviços apresentados no nicho de pergolado de madeira coberto, podem ser correspondidos. 

A etapa final para que a estratégia do oceano azul seja implantada na empresa é com um planejamento onde o modelo de negócio é estabelecido.

Sendo que em muitos casos para uma maior segurança, os custos devem ser baixos mas o resultado deve ser alto. 

Dito isso, o oceano azul é considerado uma estratégia solitária por alguns empreendedores, de modo que se não souber planejar, pode acabar não tendo os resultados que esperava e ficar sozinho em meio aos planos.  

Sendo esse, um dos seus maiores impactos, visto que o objetivo de redirecionar clientes e convertê-los para ambientes do mercado onde não são tão explorados, podem aumentar de uma forma significativa ou então, se tornar um empecilho. 

Ter uma boa análise do mercado pode contribuir com as definições do oceano azul, e até mesmo compreender se a estratégia que está sendo planejada, não esteja já sendo usada por outro empreendimento ou se está, possui alguma relação com os planos da empresa. 

Considerações finais 

Criada a partir de uma pesquisa, o conceito de oceano azul é uma estratégia que cada vez mais ganha forças dentro do mercado de acordo com os seus conceitos, de modo que as empresas passam a conhecer para ter um meio de crescer. 

Isso porque o oceano azul está ligado ao fato de que os empreendimentos podem explorar novas áreas dentro do segmento mercadológico do qual atuam e por meio deles, criar uma credibilidade para os consumidores sem a tradicional disputa do nicho. 

Que por sua vez, é conhecida como oceano vermelho, onde os negócios acabam disputando entre si para se superarem, gerando uma competição no mercado que pode ser vista como algo voraz. 

Podendo gerar grandes credibilidade para o empreendimento que consegue usar suas estratégias de forma positiva, o oceano azul pode ser uma tendência cada vez mais presente dentro do mercado, especialmente para empresas que desejam inovar. 

Com isso, quanto mais o empreendimento compreender e estiver preparado para realizar abordagens com o oceano azul de base, maiores são as chances de se tornar um grande nome no mercado através da inovação. 

Por meio de estratégias assertivas, um empreendimento pode achar em meio ao oceano azul, as chances de crescer e se expandir dentro do segmento mercadológico do qual atua, de modo que se torne a principal referência e consiga cumprir suas metas e objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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