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Marketplace é uma plataforma de vendas que faz muito sucesso nos dias de hoje, sendo voltada para a compra e venda de produtos dos mais variados tipos. É como se fosse um shopping virtual que reúne lojas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Por meio desse canal, os lojistas encontram um público amplo e uma grande quantidade de oportunidades para vender online e aumentar os lucros pela internet.

Grandes lojas do comércio eletrônico acabaram se transformando em plataformas de marketplace e hoje possuem a maior parte das vendas digitais. Esse modelo é tão vantajoso para quem compra quanto para quem vende.

Para os consumidores, a grande vantagem é encontrar todos os produtos que precisam de maneira centralizada, poder comparar preços e contar com a segurança que somente esses canais podem oferecer.

Para quem vende, é a possibilidade de expandir os negócios, impactar uma quantidade maior de pessoas e aumentar os lucros. Inclusive, é uma opção muito recomendada para quem está começando agora.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é marketplace, quais são os riscos de anunciar, como conseguir vendas em outras plataformas e quais são as desvantagens de trabalhar com essa modalidade.

O que é marketplace?

Marketplace é uma plataforma que reúne lojistas de várias partes no mesmo ambiente de vendas. Funciona tanto como site na internet quanto no formato aplicativo, reunindo pessoas interessadas em vender e comprar.

Os varejistas podem criar sua loja no marketplace para aumentar as vendas, uma vez que é possível ampliar o público de potenciais clientes. Eles aproveitam um espaço profissional e em troca pagam taxas e comissões.

É possível encontrar de tudo desde roupas até equipamentos profissionais de plotagem em parede. Grandes lojas se tornaram marketplaces ao longo do tempo, dentre as quais se destacam:

  • Amazon;
  • Americanas;
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza.

A maioria das vendas pela internet acontece nessas plataformas, mas antes de cadastrar o negócio em uma delas, é fundamental conhecer os riscos de anunciar.

Riscos de anunciar em um marketplace

Embora o marketplace seja um modelo de compra e vendas pela internet muito viável, ainda assim traz alguns riscos para os lojistas.

Um deles é a dependência, porque mesmo que ter uma plataforma estabelecida seja um ótimo passo para quem está começando, é fundamental ter uma quantia reservada para lidar com imprevistos por estar em um espaço compartilhado.

A Amazon, por exemplo, altera as taxas durante o período de férias e com isso o vendedor só tem a escolha de pagar. Isso acaba gerando uma dependência porque se a plataforma encerrar suas atividades, o lojista perde uma fonte de renda.

Ao contrário de uma empresa especializada em banho de ouro em inox, uma loja que vende exclusivamente dessa forma não consegue crescer com sua própria imagem.

O espaço do negócio não proporciona uma experiência diferenciada para o usuário, ao contrário do que aconteceria em um shopping center, dentro de uma loja física.

Trata-se de um ambiente limitado e que dificulta na hora de fixar a marca na mente dos consumidores, mesmo porque eles estão diante de uma grande quantidade de opções disponíveis.

Dentro de sites e lojas independentes, quando uma venda acontece, o lojista consegue verificar todas as informações da pessoa que comprou, algo muito útil para suas estratégias de vendas e marketing digital.

Só que dentro do marketplace isso não acontece, o que pode aumentar ainda mais o grau de dependência do vendedor.

Por fim, a competição com outros concorrentes pode atrapalhar, dependendo da procura pelos produtos, mas fica ainda mais difícil se a empresa tiver que competir com outra plataforma que entende muito mais sobre o que está acontecendo.

O marketplace mantém informações que o lojista não tem acesso, por isso, se determinado produto começar a vender bem, o mercado pode descobrir e começar a vender a mesma coisa, o que prejudica todos os atores de um setor.

Mas como vender em outras plataformas?

Diante de tantos riscos, um fabricante de letra caixa fachada pode se perguntar como fazer para vender em outras plataformas. O melhor canal para isso é uma loja e-commerce, e neste caso, algumas dicas são:

Cadastrar-se em uma plataforma e-commerce

A primeira coisa é pesquisar plataformas e-commerce e conhecer um pouco mais os formatos para escolher qual deles é o melhor para o negócio.

Depois de escolher um modelo, é necessário pesquisar plataformas existentes para saber o que ela oferece e o que será necessário investir. A dica é optar por aquelas que oferecem dias de teste gratuito e aprender um pouco mais sobre seus recursos.

Para lojistas que estão começando agora, o ideal é trabalhar com um canal que se preocupa com os vendedores e que ajudam com a criação de conteúdos gratuitos para aumentar ainda mais as vendas.

Criar um bom layout

Uma loja de avental de cozinheiro personalizado e outros produtos semelhantes precisa criar o layout de sua loja virtual, e dependendo do canal escolhido, é possível ter acesso a templates gratuitos.

O ideal é escolher um modelo que combine com os produtos e esteja relacionado à identidade visual do negócio. Dependendo do caso, vale a pena contratar um profissional para montar o layout da plataforma, de modo que seja simples e funcional.

Cadastrar os produtos

Com o layout pronto, finalmente chegou o momento de cadastrar os produtos, prestando atenção à qualidade, sem se esquecer de adicionar fotos e vídeos de boa resolução para que o público possa saber um pouco mais sobre a mercadoria.

Além do mais, supondo que a loja esteja vendendo pastilha de freio caminhão, é muito importante criar uma descrição detalhada sobre os produtos, procurando destacar informações importantes.

Integrar serviços essenciais

É muito importante fazer a integração com outros serviços que o público pode precisar para fazer suas compras online. Entre eles estão os sistemas de pagamento e o envio das mercadorias.

A plataforma de vendas também precisa trabalhar com diferentes meios de pagamentos, para que assim o consumidor tenha opções variadas e isso não se torne uma objeção para a compra.

Também é recomendável se conectar com os Correios ou uma transportadora de confiança e assim calcular o frete automaticamente.

Desvantagens de vender no marketplace

Como nem tudo são flores, vender no marketplace também tem suas desvantagens. Uma delas é a necessidade de ter que escolher uma boa plataforma, e para isso, é necessário considerar diferentes fatores.

Um dos mais importantes é a qualidade do suporte, portanto, o vendedor precisa verificar se a plataforma oferece canais de atendimento nas redes sociais, por e-mail e até por telefone.

Uma loja virtual de escorredor de pratos industrial inox precisa pensar sobre isso porque só assim vai conseguir estabelecer uma boa relação com os clientes.

Além disso, é uma forma de se sentir mais seguro em relação aos operadores do parceiro na resolução de problemas de maneira satisfatória.

Alguns lojistas também se preocupam muito em relação à segurança na hora de receber pelos pagamentos. Geralmente, os marketplaces estabelecem um prazo de até 45 dias após a postagem ou entrega do pedido.

Isso acontece porque eles precisam garantir que a entrega seja realizada para o cliente, por isso, o pagamento só é liberado quando o procedimento se encerra.

Se uma loja virtual quiser vender cartucho remanufaturado em um marketplace, vai precisar pagar taxas e comissões.

Isso porque ao aderir a esse modelo de negócios, o lojista precisa acatar as regras do parceiro e possivelmente arcar com aumentos de taxas, variações de custos, entre outros.

Por conta da grande popularidade das plataformas que atuam no Brasil, isso acaba atraindo uma grande quantidade de lojistas para os canais. Isso significa que é muito importante escolher um parceiro que esteja de acordo com o nicho de mercado.

Por fim, outra desvantagem do marketplace é que não existe a possibilidade de customizar a página. O canal funciona como um shopping center que vende desde equipamentos para conserto de empilhadeira elétrica até alimentos.

Ele não pode favorecer este ou aquele segmento de mercado, assim, todos têm uma boa chance de fazer suas vendas. Por conta disso, não é possível trabalhar a identidade visual da marca, como acontece em uma loja própria.

Considerações finais

O marketplace é uma plataforma de vendas que conquistou pessoas e empresas em todo o mundo e é uma excelente opção para os lojistas que estão começando agora. No entanto, eles não podem se esquecer de investir em outras modalidades.

É assim que uma marca vai conseguir trabalhar sua identidade, se tornar mais conhecida, ampliar o alcance de suas estratégias e levar seus produtos ao conhecimento de quem realmente se interessa pelo setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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