As estratégias de ESG no marketing estão se tornando mais comuns a cada dia e impactando várias empresas ao longo dos anos.
E com isso, as pessoas começaram a reparar em marcas que usam o ESG apenas como um marketing, e aprenderam a diferenciá-las das que aplicam e praticam esse conceito de verdade.
O comportamento dos consumidores é muito importante para empresas de arquitetura fachada comercial que buscam destacar a necessidade do uso de práticas de ESG.
Pois, essas pessoas estão cada dia mais engajadas nas questões sustentáveis e em ações sociais como a inclusão da sustentabilidade em práticas governamentais.
Até porque muitos empreendedores sabem que iniciativas ambientais causam um impacto enorme ao marketing de uma empresa, independente do seu segmento.
Com isso em mente, o artigo a seguir explicará melhor a definição de ESG e dará dicas de como aplicá-lo na sua empresa.
Apresentará também os seus principais benefícios e por fim falaram um pouco sobre as aplicações de ESG no Brasil, não deixe de acompanhar.
Entenda o que é ESG
A sigla ESG é a representação de 3 palavras no inglês Environmental, Social and Governance, e que em uma tradução livre para o português seria “Governança ambiental e social”.
Essas palavras juntas são a definição de uma abordagem que se preocupa com os princípios de uma marca de películas decorativas para vidros residenciais em relação às questões do meio ambiente e da sociedade.
Sobre questões do meio ambiente a sustentabilidade pode ser usada como exemplo, o uso de energias que se renovam, o cuidado com o descarte correto do lixo e com recursos naturais.
Já nas questões da sociedade, estão presentes as causas beneficentes, inclusão da diversidade, segurança no trabalho e saúde mental dos colaboradores, por exemplo.
Nas questões governamentais, os assuntos sobre a transparência da empresa sobre seus relatórios de finanças e prestação de contas são os mais abordados.
Mas, em resumo, o objetivo geral das práticas de EDG é garantir que o negócio se torne mais responsável em relação a toda a sociedade.
Isso deve ser feito por meio de ações que impactem os clientes de uma maneira positiva, fortalecendo o compromisso da marca com a sustentabilidade e gerando bons resultados para o mundo.
Aprenda a aplicar na sua empresa
O ESG é com certeza um dos passos mais importantes para se obter sucesso em uma estratégia de marketing sustentável, por ser também um conceito mais amplo para a gestão de um negócio de hidrojateamento de fachada.
A realidade é que apenas ter interesse em assuntos ambientais não é o suficiente, é necessário fazer com que isso vire parte da rotina da empresa.
Ou seja, apenas postar uma homenagem sobre o dia do meio ambiente não valerá de nada se o negócio não realizar práticas sustentáveis na sua produção ou no seu escritório.
Para ajudar nisso, separamos alguns passos essenciais para quem quer usar a estratégia de ESG no marketing a fim de ajudar o mundo e melhorar a imagem da marca.
Conheça bem os seu público
Antes de iniciar qualquer processo, busque conhecer e saber quem são os consumidores da marca com informações como:
- O que eles consideram importante;
- O que eles esperam da empresa;
- O que eles precisam;
- O que irá engajá-los.
Assim, é possível criar estratégias focadas no engajamento de questões sociais que são importantes tanto para a empresa quanto para eles.
Uma empresa que conta com uma marca apenas de serviços de limpeza de carpete empresarial, poderia optar por apostar em campanhas de reaproveitamento de água, por exemplo.
Desenvolva ações dentro da empresa
Não adianta nada uma empresa divulgar a conscientização ambiental se ela não reproduzir esse tipo de pensamento dentro do ambiente organizacional.
Ou seja, uma marca que tem estratégias voltadas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, deve procurar oferecer cursos diversos para essas crianças, por exemplo.
Crie conteúdo relacionado
O ESG abre um grande espaço para a criação de conteúdos de marketing responsáveis na empresa, assim cria anúncios e ações sempre voltadas a educar sobre ele.
Criar artigos, postagens ou até mesmo vídeos que é algo em alta ultimamente, é uma ótima forma de fazer com que o assunto seja mais acessível a todos.
Ao relacionar o universo da marca com conteúdos de ESG é possível fortalecer muito mais a imagem dela tanto para as pessoas quanto para o mercado.
Se uma empresa especializada em serviços de instalação de divisória de ambiente em gesso, por exemplo, podem criar conteúdos que tenham a ver com esse nicho aliado a questões socioambientais.
Seja transparente
O último passo para quem quer aprender a aplicar o ESG no seu negócio é garantir que ele seja 100% transparente em cada uma das suas ações.
Não apenas para o público mas também com os colaboradores, que são uma parte importante da responsabilidade Socioambiental da empresa.
Para mostrar essa transparência para todos, desenvolva nas redes sociais, posts sobre a rotina do escritório, mostrando que tudo o que é relatado é verdade.
Garanta também que a organização esteja contente, pois isso faz com que o quadro de colaboradores fique mais engajado e melhore a qualidade de suas tarefas.
Conheça seus principais benefícios
Depois de entender o que é o ESG e como aplicar ele ele marketing do seu negócio, é a hora de conhecer alguns benefícios para quem a adota, os principais são:
- Fortalece a imagem da marca
Se o público-alvo do seu enguia se preocupa com questões socioambientais, é totalmente normal que a marca de mobiliário corporativo alto padrão interaja com esse tipo de estratégia de maneira verdadeira.
Fazendo isso, automaticamente a empresa estará investindo na imagem positiva da marca, não apenas para o público, mas para o mercado como um todo.
Até porque, ações inovadoras e sustentáveis aumentam as chances de investidores se atraírem pelo negócio.
- Impacta a sociedade
Se preocupar de verdade com sustentabilidade e a responsabilidade que uma organização tem com ela é uma maneira de impactar a comunidade a seu redor.
Ainda mais se ações, eventos e outras opções para gerar educação, saúde e outros benefícios para a sociedade como um todo forem criadas.
Até porque mesmo que o ESG seja usado dentro de uma estratégia de marketing a fim de aproximar os clientes da marca, ele antes de tudo existe pela preocupação com o mundo e o meio ambiente.
- Atrai e fideliza clientes
Além de ajudar a engajar as pessoas, o ESG no marketing de uma empresa ajuda a atrair clientes que possam se identificar com os seus valores e preocupações sociais.
As estratégias criadas na jornada deste cliente podem fazer com que ele estabeleça um relacionamento ótimo com a marca, aumentando as chances de uma fidelização.
ESG no Brasil
Mesmo que a aplicação do ESG no Brasil não possa ser comparada com as aplicações que ocorrem em outros países pelo mundo, já é possível ver que eles estão crescendo.
Segundo pesquisas, entre 2020 e 2021 mais de 30 novos fundos de investimentos foram criados com envolvimento em práticas ou projetos focados na sustentabilidade social.
E a tendência é que em 2023 o Brasil, assim como outros países do mundo amplie muito mais suas medidas a fim de estimular práticas sustentáveis e sociais.
Mas, um dos desafios vistos para isso é que o número de especialistas especialistas ESG no Brasil ainda é muito baixo. Pesquisas mostram que menos de 1% dos profissionais da área tem formação em algo do tipo.
Além disso, um problema que precisa ser superado é a falta de regulamentação verdadeira sobre investimentos sustentáveis.
No lado financeiro, alguns órgãos responsáveis até tem um sistema regulatório, mas ele só serve para ações pequenas como a adição de relatórios junto da adoção de políticas de responsabilidade Socioambiental.
De qualquer forma, é importante saber que existem sim órgãos preocupados em tornar o ESG uma estratégia consolidada no Brasil.
Esses órgãos esperam em um um próximo que o ESG no Brasil cresça tanto que se torne fundamental para manter o sucesso de qualquer empresa de serviços de instalação elétrica portão automático.
Por isso, comece hoje mesmo a pensar em boas implementações para juntar as estratégias do seu negócio com o ESG.
Ter em mente a responsabilidade social do negócio é além de melhorar os processos, uma maneira de preparar a empresa para o futuro próximo de inovações e novidades.
Considerações finais
Portanto, as ações de quem faz uso do ESG vão muito além do que e colaborar com as questões sustentáveis do planeta.
Elas ajudam a marca a ser mais acessível, justa e correta, causando impactos positivos que se relacionam com a imagem da empresa.
Pequenas atitudes no dia a dia podem gerar grandes mudanças para uma empresa de serviços de manutenção de ar condicionado de janela, e ela pode vir a se tornar um grande exemplo no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.