E-commerce: Quando oferecer frete grátis

Muitos podem se perguntar se realizar a oferta de frete grátis no e-commerce é uma questão pertinente àqueles que querem ou já têm um e-commerce ou uma loja virtual.

De entre tantos recursos, estratégias, táticas e ferramentas disponíveis destinadas à pesca e à retenção de público e de clientes, algumas questões consideradas simples são negligenciadas. O frete grátis no e-commerce, por exemplo, é uma delas. 

Para esclarecer melhor isso, considere-se um cenário em que um e-commerce de materiais para construção vende um saco de areia 20 kg em m3.

O comprador deste, por sua vez, faz toda a sucessão de processos exigidos para efetuar a compra e, no último instante, porque não havia feito a simulação de frete antes, apercebe-se da grossa soma de dinheiro que deve pagar pelo frete.

Ao confrontar esses números vertiginosos, pois, decide desistir da compra. E o pior: ele vai a outro e-commerce com a esperança de obter um frete mais barato ou de gastar menos dinheiro com o produto.

Diz-se, portanto, que o cliente optou por não realizar a compra em razão do frete oneroso com que ele teria de arcar caso tivesse feito a compra.

Por outro lado, não se pode demonizar o ofertante ou lhe atribuir a culpa, visto que o Brasil tem dimensões e fronteiras continentais, e o frete custaria caro ao vendedor também.

De qualquer maneira, pode-se dizer que a loja de materiais saiu perdendo mais. O ofertante não vendeu, e o comprador não pôde comprar, mas este último tem diversas opções para fazê-lo.

Eis, então, que ressurge a questão que figura na introdução deste artigo: realizar oferta de frete grátis é uma questão pertinente a quem tem e-commerce?

E a resposta é que depende da ocasião. Porém, se depende, é importante saber por que, quando e como fazê-lo devidamente. Isso é o que este artigo buscará abordar.

Por que oferecer frete grátis no e-commerce?

Um pouco da conveniência de ofertar um frete grátis se pôde ver no tópico introdutório, mas ela não é capaz de ser razoavelmente autossuficiente.

Em vez de se perfilar inúmeros motivos aos quais se deveria considerar alguma aderência, mostram-se estes, que são os principais e que suscitam mais efeito:

  • Bom para a fidelização e satisfação de clientes;
  • Diminuir a perda de vendas por desistência;
  • Movimentar e melhorar vendas que estão paradas;
  • Impulsionar-se na competitividade do mercado;
  • Aumenta o tráfego local do site.

Às vezes, explicações pomposas para justificar alguns porquês nem sempre são necessárias. O frete grátis é bom para a satisfação de clientes porque é de graça.

Portanto, uma empresa de banheiro químico luxo que provém uma entrega grátis a um cliente que utiliza dos seus produtos tem mais chances de satisfazê-lo e, por consequência, de fidelizá-lo.

Apesar da boa explicação dada na primeira parte do conteúdo, é necessário recapitulá-la com vistas a fazer quem tem um e-commerce compreender que as desistências podem, sim, desenrolar-se devido a um frete caro.

Para solucionar esse problema, o frete grátis pode ser uma solução extremamente viável e concebível. Especialmente se o cofre, as reservas e as finanças parecem fraquejar ante um mercado competitivo.

Por exemplo, um negócio que vende prateleira para comércio e vê as suas contas em um descenso sem trégua pode preferir não declinar a chance que lhe brilha aos olhos: o frete grátis.

É claro que existem variáveis métricas que possibilitam ou não a possibilidade disso, mas a dica continua valendo.

À esteira de vendas a que renunciam clientes, ajunta-se a inércia das vendas, pois, às vezes, trata-se de duas faces de um mesmo problema.

A melhorar e movimentar as vendas que estão paradas, o frete grátis pode vir, independentemente das razões pelas quais essas vendas estão paradas. 

Pode ser, por exemplo, que os produtos estejam, ou atingindo o prazo estipulado de venda, ou excedendo já a data limítrofe do prazo de validade, ou se tratam, simplesmente, de produtos que não têm sido tão demandados ultimamente.

Nesse caso, um fabricante e vendedor de rede para cobertura de quadra esportiva pode preconizar, de vez, a venda do restante do estoque se livrando dos “resquícios” e das sobras.

Impulsionar-se no mercado não significa, necessariamente, fazer os concorrentes crescerem, mas é uma consequência inevitável de qualquer competição mais vivaz.

O frete grátis pode permitir um leve catapultamento ao sucesso a um negociante de paleteira elétrica 2000 kg, visto que a gratuidade geralmente opera como um ótimo divulgador e eficiente publicitário de qualquer tipo de negócio.

É preciso lembrar, entretanto, que conceder acesso ao frete grátis não é uma desculpa para ser remissivo, entregar itens danificados ou realizar um tratamento intencionalmente mal-sucedido com um cliente.

Se um estabelecimento de e-commerce especializado em itens de reforma de fachada residencial pretende oferecer o recurso ao frete grátis aos seus clientes, ele terá que, de bom grado, realizar uma campanha para divulgar isso.

Caso a campanha seja bem-sucedida e consiga atingir uma quantidade considerável de consumidores, é natural que o tráfego do site e o número de visitas tenham um incremento substancial.

A campanha pode ser boa, mas o agente que agrega valor a essa campanha certamente é o frete grátis.  Essa pode ser a oportunidade para conseguir muitos clientes, satisfazê-los e lhes buscar a fidelização. 

Mas é importante lembrar que o frete grátis não deve ser realizado antes de uma avaliação precisa acerca da possibilidade, ponto do qual este artigo ainda falará.

Oferecer frete grátis no e-commerce vale a pena?

A principal razão pela qual alguém abandona uma compra virtual é o frete. Essa informação não é aleatória, pois é suportada por uma pesquisa e-commerce trends, a qual diz que o frete caro é o agente que impossibilita a sucessão de mais de 82% de vendas.

Isto é, 82,3% das pessoas desistem da sua compra em razão de um frete custoso. E é aí, obviamente, que entra o frete grátis.

Um movimento de logística como esse é capaz de fazer desprender uma parte das amarras que impedem uma loja virtual de vender. Portanto, há um motivo muito grande, além dos já ditos, para aderir ao frete grátis no e-commerce.

O que considerar antes de ofertar frete grátis?

No tópico de benefícios e impactos foi dito que cogitar a possibilidade do frete grátis não deveria ser feito às escuras e nem sem uma avaliação de algumas coisas, as quais se verão a seguir.

O custo do frete 

Evidentemente, esse é o fator preponderante para tornar possível ou não o frete grátis em uma loja virtual. 

Um estabelecimento de e-commerce que enfoca a oferta de produtos relativos a automobilismo, carros e reabilitação CNH provisória, por exemplo, pode ser alvo de dispêndios gigantescos com entregas.

Se o frete for realmente muito caro, talvez ele não seja uma ideia muito frutífera e interessante.

A logística contrária e/ou reversa

Agora, que se pense em uma eventual devolução ou troca. Será que esse ato contrário fará com que o e-commerce fique à deriva do lucro? Se a resposta é não, pode-se considerar melhor a possibilidade de realizar o frete grátis.

O lucro obtido

O custo de operação é aumentado, e há a possibilidade de que o lucro angariado por meio de uma compra que oferece frete grátis seja consideravelmente menor.

Há a chance, igualmente, de que nem haja lucro. Portanto, é essencial, também, pensar o lado verde das contas e das finanças

Saiba como oferecer frete grátis no e-commerce

O oferecimento de entregas e fretes grátis não pode ser feito sem conselho. Há um planejamento por trás dessa empreitada, que pode se suceder com estes passos:

  • Pesquisar os valores típicos dos fretes por região;
  • Delimitar áreas geográficas em que o frete grátis operará;
  • Fazer o cálculo da margem de lucro obtida;
  • Definir o tempo de duração da campanha;
  • Divulgar a campanha de frete gratuito.

Esses processos podem ser meticulosamente conferidos a analistas e profissionais das áreas às quais concernem cada um dos passos.

Desse modo, é preciso compreender que conhecimentos logísticos, de mercado, de vendas, de marketing e de finanças serão aplicados.

Não importando a espécie ou o tipo de empresa de que se fala; seja uma de celulares, seja uma de reabilitação permissão CNH.

Softwares de automação ou calculadoras de frete, contudo, podem ser ferramentas de interessante conveniência a essa tarefa. O importante é se assegurar de bem fazê-la.

Considerações finais

Neste artigo, viu-se os porquês, os comos, os benefícios e os impactos, que sustentam a pertinência do frete grátis em um cenário que visa o e-commerce.

Dado o montante valioso de informações que ele contém, é possível, por meio dele, refletir sobre a possibilidade de ceder ou não à ideia de fazer um frete grátis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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