Drop nacional é o nome que se dá aos empreendimentos que funcionam como um tipo de estoque terceirizado e que, além de armazenar itens, se responsabilizam por seu envio.
O lojista publica os produtos em sua plataforma de vendas, e, quando a compra é realizada pelo cliente, as informações são enviadas para o fornecedor. Ele embala e envia o produto diretamente para o comprador.
O proprietário da loja online precisa acompanhar o status do pedido para garantir que o consumidor receba sua solicitação e se sinta satisfeito. O negócio funciona como uma ponte entre os clientes e os fornecedores.
Por conta disso, também tem a liberdade de escolher os parceiros que estão mais de acordo com suas necessidades.
Ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas, mas muitos abrem mão dessa vontade por conta dos investimentos necessários, inclusive quando se trata de uma loja virtual.
É necessário montar um estoque, investir em marketing, criar uma plataforma segura, utilizar outros investimentos que podem pesar no orçamento de quem não pode investir muito.
O drop nacional facilita tudo isso, e este artigo vai falar sobre os desafios de empreender dessa forma, quais são as diferenças entre ele e o internacional, como escolher um nicho rentável, as melhores estratégias de marketing e as ferramentas essenciais.
Desafios do dropshipping no Brasil
Dropshipping é um modelo de negócios que traz muitas vantagens para quem investe, entretanto, também possui seus desafios e riscos. No caso do drop nacional, um dos maiores é o sistema tributário que exige muito conhecimento sobre leis.
Também é muito importante tomar cuidado com fraudes por parte de lojistas, visto que alguns podem aproveitar a ausência de estoque para aplicar golpes.
Uma empresa de retrofitting de máquinas não precisa se preocupar com a entrega de seus serviços, mas no caso do dropshipping, a falta de controle sobre o envio dos produtos pode comprometer a reputação da plataforma.
Sem falar no fato de que o prazo de entrega pode ser maior em relação a outras opções de negócios que possuem seu próprio estoque.
Mas mesmo diante de possíveis desafios e riscos, existem muitos empreendedores que tiveram sucesso com suas plataformas. Só que eles investem em uma análise cuidadosa para começar a trabalhar o modelo de negócios.
São empreendedores que avaliam os prós e contras e tomam todas as medidas necessárias para diminuir os riscos inerentes.
Uma das formas de fazer isso é usar uma plataforma especializada que traz uma série de ferramentas que facilitam o processo de escolha dos produtos e que ainda podem ser integrados a diferentes plataformas de e-commerce e de monitoramento de vendas.
Uma loja que vende peças para conserto de tv LG terá mais facilidade para garantir a legalidade da operação e evitar riscos.
Diferença entre drop nacional e internacional
A diferença entre drop nacional e internacional é muito simples. Basicamente, pelo fato de o fornecedor estar no mesmo país que as outras partes envolvidas no processo de compra e venda, ocorre o dropshipping nacional.
Isso também se deve à comunicação que ocorre na mesma língua, bem como o pagamento é feito com a moeda nacional, o que facilita a negociação.
O consumidor só precisa entrar em contato com a loja, selecionar os produtos que deseja e o empreendedor atua como intermediário entre o consumidor e o fornecedor.
Agora, quando o assunto é dropshipping internacional, ocorre a participação de fornecedores fora do país. Também é o modelo mais popular de comércio online, visto que muitos empreendedores preferem encomendar produtos de fora.
Como escolher um nicho de mercado
Para escolher um nicho de mercado rentável e fazer o negócio valer a pena, o primeiro passo é desenvolver a estratégia de produto. O empreendedor deve considerar cuidadosamente as opções, preferencialmente aquelas com as quais se identifica.
Também é interessante procurar ideias e inspirações, observando plataformas que vendem o mesmo nicho e as estratégias de marketing que utilizam.
Uma empresa de impressão de crachá faz isso para descobrir o que funciona e o que não funciona, analisar os produtos mais vendidos e quais são as avaliações dos clientes.
Por fim, é o momento de escolher os melhores produtos, sabendo o que faz com que as opções sejam boas, e existem alguns que devem ser rejeitados, como:
- Produtos perigosos;
- Produtos frágeis;
- Produtos com direitos autorais;
- Produtos muito complexos.
Mas, depois de escolher o nicho, é o momento de começar a investir em boas estratégias de marketing para promover o negócio.
Melhores estratégias de marketing
Existem algumas estratégias de marketing que precisam ser trabalhadas para garantir o sucesso de uma plataforma dropshipping. Uma delas é criar anúncios no Facebook e no Instagram.
De acordo com várias pesquisas, 81% das pequenas e microempresas com presença no Facebook constataram que a plataforma ajuda a alcançar novos clientes, enquanto 60% dos consumidores descobrem produtos no Instagram.
Para um fabricante de rede protetora para piscina, vale a pena trabalhar com essas plataformas porque os anúncios orgânicos estão alcançando cada vez menos usuários porque esses canais priorizam as publicações de amigos próximos.
Outra estratégia muito boa é o SEO (Search Engine Optimization) a conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e ainda equilibra os custos com marketing, obtendo resultados de médio e longo prazo.
Para trabalhar com otimização, é necessário produzir conteúdos de valor, investir em URL amigável, ter mais velocidade no carregamento das páginas, conquistar autoridade no site, criar link building, entre outras práticas.
Os empreendedores também conseguem bons resultados com e-mail marketing, uma forma de se comunicar com mais proximidade e sem tantas interferências como acontece, por exemplo, nas redes sociais.
Mas para aproveitar o potencial do e-mail, uma loja que vende produtos para massoterapia para empresas deve captar leads e não comprar listas prontas.
As mensagens devem ser enviadas para pessoas que fizeram o cadastro no site, que abandonaram o carrinho de compras, que são clientes antigos, entre outras possibilidades.
Por fim, também vale muito a pena investir em remarketing para atrair pessoas que por alguma razão não finalizaram a compra no site.
São anúncios que aparecem para esses indivíduos em outras plataformas, como um lembrete sobre os produtos que estão interessados e incentiva a finalização da aquisição.
Ferramentas essenciais para dropshipping
O empreendedor precisa investir em algumas ferramentas essenciais para gerenciar uma loja de dropshipping e alcançar o sucesso.
Uma dessas ferramentas são os aplicativos de automação que cuidam de vários processos, como gestão de pedidos, rastreamento de envios e gestão de estoque. Também existem recursos que ajudam a escolher os produtos, com base no faturamento.
Um site que vende vaporizador de cabelo profissional precisa ser otimizado e também existem recursos que ajudam a alcançar esse propósito, como no caso do Google Search.
Essas plataformas de vendas também precisam ter um bom relacionamento com os clientes, e existem ferramentas que facilitam a comunicação, como no caso do chat e do WhatsApp Business.
Outra coisa é gerenciar muito bem as campanhas de e-mail marketing e automatizar os fluxos de envio. Não é possível trabalhar corretamente o funil de vendas e a comunicação com as pessoas manualmente por e-mail.
Uma boa ferramenta organiza os contatos e envia mensagens certeiras, compatíveis com sua etapa dentro da jornada de compras.
Uma empresa de locação de banheiro de luxo consegue atrair muitos clientes porque varia as opções de pagamento, e uma plataforma dropshipping pode seguir o mesmo fluxo e adotar um gateway.
Além de facilitar o processo, também transmite mais confiança para os consumidores. Por fim, também é interessante usar os aplicativos para review de produtos.
Existem plataformas gratuitas que puxam comentários feitos em outros sites sobre os produtos para aumentar a credibilidade e a quantidade de compras feitas na loja.
O design da plataforma deve ser bem elaborado e da mesma forma existem ferramentas voltadas para isso, como no caso do Canva, que inclusive possui uma versão gratuita e completa.
O gestor tem a necessidade de saber organizar suas tarefas do dia a dia e por isso pode contar com o Trello que funciona com base no método Kanban.
Embora existam muitas alternativas para uma loja que vende refletor de led para galpão, é importante lembrar que cada plataforma tem suas próprias necessidades e pode ser necessário experimentar ferramentas para encontrar as que funcionam melhor.
Considerações finais
Dropshipping é um modelo de negócios que está atraindo pessoas que desejam ter o próprio negócio, mas não querem ter todo o trabalho e o gasto para criar seu estoque. Ao mesmo tempo, querem vender produtos seguros e de qualidade.
Mas além de trazer essa possibilidade para quem quer empreender, o dropshipping também é uma ótima opção para os consumidores porque aumenta a competitividade entre as marcas e oferece preços mais vantajosos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento e Agência Virtualiti onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.