Recentemente a plataforma de e-commerce Dooca foi comprada por R$ 26,5 milhões. Sua atuação é focada na criação de lojas virtuais também para o público de pequenas e médias empresas. A empresa teve um crescimento exponencial de mais 650% em número de clientes em 2020 e atingiu uma receita anual de R$ 5 milhões.
O Diretor Executivo da Locaweb Willians Cristiano Marques apresentou em vídeo exclusivo enviado por redes sociais aos clientes Dooca, que a ideia dessa aquisição é fortalecer o ecossistema de e-commerce aliando outras ferramentas como Yapay, etus, hub de marketplace, social miner entre outras ferramentas ao ambiente dooca, ou seja, sempre evoluindo!
Sei que muitos clientes dooca e tray tem dúvidas sobre o futuro, mas podem ficar seguros que ele será muito promissor e será bom para ambos.
Independente se você está na Tray ou na Dooca você já deve ter se perguntado qual a melhor plataforma para mim e se devo migrar ou não.
Existem diversas respostas e, muitas delas, são genéricas e em muitas vezes respondidas por vendedores que usam essa questão para prometer resultados milagrosos apenas com a troca de plataforma.
Avalie suas ferramentas:
De uma maneira geral, quase todas as plataformas têm capacidade de suportar uma operação básica de e-commerce. O que o lojista precisa ter em mente, são as ferramentas fundamentais para a manutenção das estratégias atuais e para os planos futuros do seu e-commerce.
Uma plataforma com um grande número de ferramentas, não é necessariamente a sua melhor opção, isso porque você provavelmente não irá utilizá-las. Ter vários recursos significa na maioria das vezes um valor mais caro pago pelo produto e você estaria desperdiçando o caixa da sua empresa com tecnologias que você nem sequer saberia como utilizar.
Pense a longo prazo:
Sabemos que a maioria dos lojistas escolhem plataformas com o menor custo, e não está necessariamente errado, uma plataforma cara, não garante que seus recursos são melhores.
O que deve ser levado em consideração é, a plataforma precisa ter recursos para atender sua demanda atual, mas principalmente, suportar o crescimento do seu e-commerce. Migrar de plataforma muitas vezes significa um esforço muito grande como por exemplo, na área financeira com a alocação de esforços com colaboradores para realizar o projeto. Por isso é importante escolher bem e a longo prazo, para não ter que gastar mais dinheiro do que deveria com atualizações ou com a troca de plataforma.
Tome cuidado com as integrações:
Provavelmente você tem integrações como: Gateway de pagamentos, operadores logísticos, serviços de antifraude, ERP, marketplaces dentre outros. Caso você não possua essas integrações, em um determinado momento da sua jornada de e-commerce você será obrigado a optar por esses serviços.
A verdade é que muitas das plataformas não possuem essas integrações ou se as possuem, não serão os mesmos fornecedores atuais e isso com certeza vai afetar negativamente sua operação.
Tendo isso em mente, o cenário ideal é que você entre em contato diretamente com esses serviços, para perguntar se as implantações com as plataformas que você está disposto a migrar estão de fato implantadas e funcionando. Todo cuidado é pouco, escute todos os lados pois quando se trata de migração estão na mesa plataformas de e-commerce, fornecedores de tecnologia e agências implementadoras, porém, quem realmente precisa ser beneficiado é a sua empresa. Tome decisões seguras e não delegue a responsabilidade de zelar pelo sucesso do seu e-commerce.
Proteja os seus dados:
Esse é um ponto bem delicado e em muitas vezes negligenciado não apenas por lojistas, mas principalmente por implantadores – agências ou plataformas de e-commerce.
Os dados que você possui tem grande importância. Entenda que de alguma forma você pagou por eles e nada é mais valioso do que isso. Imagine se seu maior concorrente tivesse acesso a sua lista de clientes, produtos mais vendidos e etc., assim fica mais fácil de entender e precificar o valor desses dados.
Migrar de plataforma não significa “começar do zero”, pelo menos não deveria ser assim. Por isso um bom backup de dados é imprescindível para o sucesso do seu negócio e isso deve estar nos pontos prioritários de um bom check-list de migração.
Tome muito cuidado com o SEO:
Talvez você não saiba o que é SEO ou a influência que ele tem dentro do comércio eletrônico. Se esse é o seu caso, recomendo que você faça uma breve pesquisa para se aprofundar no assunto. Em uma forma simples de explicar, SEO é um conjunto de técnicas desenvolvidas e aplicadas por especialistas cuja o intuito é fazer com que as páginas do seu site atinjam cada vez mais usuários, através de posições mais altas nos resultados de pesquisas em buscadores de internet como: Google e Bing.
Defenda suas URL´s como se sua vida dependesse disso.
Eu sei que isso pode parecer muito dramático para você!
Quando você tem um e-commerce suas páginas são indexadas pelos buscadores e isso é feito através de um robô, cuja a função é analisar a relevância de todas as páginas do seu site, determinando qual será a posição da sua página em relação a palavra-chave buscada pelo usuário.
Imagine que seu e-commerce contém 10.000 páginas indexadas, durante a troca de plataforma é comum que algumas URL´s sejam alteradas e para corrigir isso um redirecionamento deve ser aplicado. Feito isso, ao clicar em uma página antiga do seu site o usuário é levado para uma página nova e existente.
Nem todas essas páginas são relevantes aos olhos dos consumidores e lojistas e isso reforça um argumento muito utilizado por alguns profissionais que trabalham com implantação, de que não existe a necessidade de realizar o redirecionamento de todas as páginas “apenas as mais acessadas”.
Ao não realizar o redirecionamento completo das URL´s, você deixa de levar para o novo site fatores importantes e consequentemente você verá um grande esforço para ter um determinado número de acessos no site ser reduzido.
Você precisa de atenção redobrada, só redirecionar as Url´s não é o suficiente pois você precisa garantir que todos os conteúdos, palavras-chave, titles, descriptions tags e links externos estejam na nova página.
O intuito aqui não é debater sobre as principais técnicas ou quais são melhores para você. Não é como uma receita de bolo para SEO, pois, cada caso deve ser analisado de forma separada e para cada um deles existe um plano de ação.
Não seja negligente com essas tarefas e nem delegue elas sem saber exatamente o que precisa ser feito. Por isso vale muito a pena você ter o auxílio e a visão de um profissional de SEO para te ajudar a decidir qual é o melhor plano de ação para sua empresa.
Tome cuidado com a usabilidade do seu site:
É certo que ao realizar a troca de uma plataforma de e-commerce você decida mudar completamente seu layout. Não que isso seja algo negativo, pelo contrário, mudanças são sempre bem-vindas. Apenas tenha a mentalidade de que essas mudanças precisam ser feitas com base em dados obtidos, através da análise de comportamento dos seus usuários. A aprovação de um novo layout quase sempre é feita por pessoas que estão do outro lado da mesa, ou seja, não são os verdadeiros consumidores.
Lembre-se que, não existe receita de bolo para o sucesso no e-commerce.
Aqui estão listados alguns dos principais fatores que garantem uma boa migração.
Mas é preciso sempre contar com a expertise de pessoas que fizeram isso na prática e que através dos seus erros e acertos podem te indicar qual é o melhor caminho que poderá ser menos doloroso.